10717
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 7º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Confiar ou não confiar? Eis a questão!

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos que comunicam um conjunto de dados.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Cilene Moreira de Meira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos que comunicam um conjunto de dados.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula pedindo para um aluno ou aluna ler o questionamento inicial do slide. Peça para que alguns alunos dêem sua opinião sobre a questão proposta, justificando sua resposta. Discuta com a turma as observações iniciais feitas pelos alunos. Destaque a importância de que os gráficos sejam originados a partir da organização dos dados em tabelas ou outros instrumentos. Ressalte também que a escolha entre os diferentes tipos de gráficos deve ser realizada de acordo com as características dos dados que eles precisam comunicar e que os gráficos precisam ser construídos em escalas adequadas. Dê exemplos de conjuntos de dados que podem ser ilustrados por gráficos de barras (como quando queremos analisar a quantidade de alunos que comem frutas diariamente, por exemplo), de setores (comumente mais utilizado quando queremos fazer essa análise em dados percentuais, ou comparando uma parte dos dados com a totalidade deles), além do gráfico de linhas (quando queremos apresentar a evolução dos dados em um certo intervalo de tempo). Destaque para os alunos que há ainda outros gráficos, como o histograma (quando os dados são contínuos, como quando queremos comparar notas de grupos de alunos no intervalo compreendido entre 5 e 6, 6 e 7 e 7 e 8, por exemplo) e o pictograma, ou pictográfico (quando escolhemos apresentar esses dados por meio de desenhos ou figuras ilustrativas)

Propósito: Retomar o conceito de comunicação dos dados por gráficos para a compreensão adequada das informações a que eles se remetem.

Discuta com a turma:

  • O que devemos levar em consideração ao escolher o gráfico mais adequado para comunicar o conjunto de dados que temos?
  • Os gráficos podem ser utilizados para ressaltar alguma informação positiva ou disfarçar alguma negativa? Em caso afirmativo, como isso ocorre?
  • Além da escolha do tipo de gráfico e da escala a ser utilizada, que outros elementos são importantes na hora de comunicar os resultados de uma pesquisa ou de um conjunto de dados qualquer?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Essa atividade não possui uma resposta única. Cada grupo poderá escolher o título e escrever o parágrafo de acordo com seus conhecimentos prévios. É fundamental que o professor acompanhe todo o desenvolvimento da atividade e faça intervenções sempre que for preciso.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque a importância da análise crítica de informações ilustradas em gráficos e da responsabilidade em criá-los utilizando critérios e escalas adequados e refletir criticamente sobre fatores que influenciam a correlação entre os dados apresentados em texto e os gráficos que ilustram esses dados. Além de analisar e questionar a veracidade e confiabilidade das informações divulgadas pela mídia.

Discuta com a turma:

  • As informações divulgadas pela mídia são sempre imparciais?
  • Informações em gráficos e tabelas são sempre verdadeiras e inquestionáveis?
  • Qual estratégias podem ser usadas para verificar a confiabilidade de uma informação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Revise com os alunos a importância da escolha de uma escala adequada na criação de um gráfico. Peça que os alunos leiam, individualmente, a atividade.

Utilize o guia de intervenções para consultar orientações para o desenho.

Propósito: Observar aspectos que permitam ou não confiar nos resultados de uma pesquisa, analisar possíveis usos de estratégias de manipulação de dados e verificação de informações para chegar a conclusões.

Discuta com a turma:

  • Toda informação estatística é sempre confiável?
  • Qual a intenção em comparar a perda de peso entre pessoas que usam a pílula com pessoas que não usam?
  • O gráfico pode induzir os clientes a pensar que a diferença entre os a perda de peso com uso da pílula é maior que o real?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resoluções da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Revise com os alunos a importância da escolha de uma escala adequada na criação de um gráfico. Peça que os alunos leiam, individualmente, a atividade.

Utilize o guia de intervenções para consultar orientações para o desenho.

Propósito: Observar aspectos que permitam ou não confiar nos resultados de uma pesquisa, analisar possíveis usos de estratégias de manipulação de dados e verificação de informações para chegar a conclusões.

Discuta com a turma:

  • Toda informação estatística é sempre confiável?
  • Qual a intenção em comparar a perda de peso entre pessoas que usam a pílula com pessoas que não usam?
  • O gráfico pode induzir os clientes a pensar que a diferença entre os a perda de peso com uso da pílula é maior que o real?

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Apresente o objetivo para a turma, projetando-o, escrevendo no quadro ou lendo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Fernanda Cilene Moreira de Meira

Mentora: Eunice Maria Figueira Cajango

Especialista de Área: Rita de Cássia Batista da Silva

Habilidade da BNCC

EF07MA30 -  Planejar e realizar pesquisa envolvendo tema da realidade social, identificando a necessidade de ser censitária ou de usar amostra, e interpretar os dados para comunicá-los por meio de relatório escrito, tabelas e gráficos, com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Analisar criticamente aspectos que indicam o grau de confiabilidade de gráficos que comunicam um conjunto de dados.

Conceito-chave

Interpretação de dados estatísticos, apresentação e comunicação de resultados.

Recursos necessários

Projetor de slide (opcional), lousa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula pedindo para um aluno ou aluna ler o questionamento inicial do slide. Peça para que alguns alunos dêem sua opinião sobre a questão proposta, justificando sua resposta. Discuta com a turma as observações iniciais feitas pelos alunos. Destaque a importância de que os gráficos sejam originados a partir da organização dos dados em tabelas ou outros instrumentos. Ressalte também que a escolha entre os diferentes tipos de gráficos deve ser realizada de acordo com as características dos dados que eles precisam comunicar e que os gráficos precisam ser construídos em escalas adequadas. Dê exemplos de conjuntos de dados que podem ser ilustrados por gráficos de barras (como quando queremos analisar a quantidade de alunos que comem frutas diariamente, por exemplo), de setores (comumente mais utilizado quando queremos fazer essa análise em dados percentuais, ou comparando uma parte dos dados com a totalidade deles), além do gráfico de linhas (quando queremos apresentar a evolução dos dados em um certo intervalo de tempo). Destaque para os alunos que há ainda outros gráficos, como o histograma (quando os dados são contínuos, como quando queremos comparar notas de grupos de alunos no intervalo compreendido entre 5 e 6, 6 e 7 e 7 e 8, por exemplo) e o pictograma, ou pictográfico (quando escolhemos apresentar esses dados por meio de desenhos ou figuras ilustrativas)

Propósito: Retomar o conceito de comunicação dos dados por gráficos para a compreensão adequada das informações a que eles se remetem.

Discuta com a turma:

  • O que devemos levar em consideração ao escolher o gráfico mais adequado para comunicar o conjunto de dados que temos?
  • Os gráficos podem ser utilizados para ressaltar alguma informação positiva ou disfarçar alguma negativa? Em caso afirmativo, como isso ocorre?
  • Além da escolha do tipo de gráfico e da escala a ser utilizada, que outros elementos são importantes na hora de comunicar os resultados de uma pesquisa ou de um conjunto de dados qualquer?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Inicie a aula fazendo a leitura do problema com os alunos e proponha que eles discutam em duplas ou trios a situação apresentada. Sugira que eles anotem suas observações. Explore a situação com os alunos, perguntando se eles já notaram gráficos apresentados na mídia escrita (jornais ou revistas), audiovisual (televisão) ou online (redes sociais e internet em geral) com temáticas informativas.

Propósito: Fazer a interpretação crítica de dados estatísticos e analisar se eles estão adequadamente representados nos gráficos propostos

Discuta com a turma:

  • Que fatores precisamos levar em conta para analisar se um gráfico está comunicando adequadamente os dados que menciona?
  • Que mudança você proporia na forma de apresentar os dados dos dois gráficos ou de algum deles?
  • É possível manipular ou escolher equivocadamente as escalas em planilhas eletrônicas? Em caso afirmativo, como corrigir isso?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Professor, priorize as resoluções dos alunos em relação aos slides propostos. Lembre-se de que esse é o momento mais oportuno para que eles enriqueçam sua argumentação matemática, estabelecendo comunicação com os demais colegas. Solicite que uma ou mais dupla socialize suas respostas com a turma, promovendo uma discussão e reflexão coletiva. Aproveite esse momento para pedir aos alunos que tiveram dificuldades ou cometeram erros também compartilhem sua experiência com os colegas.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 6 a 12).

Orientações: Essa atividade não possui uma resposta única. Cada grupo poderá escolher o título e escrever o parágrafo de acordo com seus conhecimentos prévios. É fundamental que o professor acompanhe todo o desenvolvimento da atividade e faça intervenções sempre que for preciso.

Propósito: Apresentar e discutir diferentes propostas de resolução, com enfoque na comunicação matemática e no pensamento crítico dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Com que objetivo os gráficos podem ser manipulados propositalmente?
  • Alguma informação ilustrada por um gráfico já lhe causou surpresa ou apreensão? Em caso afirmativo, por quê?
  • Como você aconselharia um leitor desses gráficos a analisá-los criticamente? Quais aspectos precisam ser analisados com cautela para concluir que um gráfico está comunicando os dados estatísticos de forma adequada?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Destaque a importância da análise crítica de informações ilustradas em gráficos e da responsabilidade em criá-los utilizando critérios e escalas adequados e refletir criticamente sobre fatores que influenciam a correlação entre os dados apresentados em texto e os gráficos que ilustram esses dados. Além de analisar e questionar a veracidade e confiabilidade das informações divulgadas pela mídia.

Discuta com a turma:

  • As informações divulgadas pela mídia são sempre imparciais?
  • Informações em gráficos e tabelas são sempre verdadeiras e inquestionáveis?
  • Qual estratégias podem ser usadas para verificar a confiabilidade de uma informação?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Revise com os alunos a importância da escolha de uma escala adequada na criação de um gráfico. Peça que os alunos leiam, individualmente, a atividade.

Utilize o guia de intervenções para consultar orientações para o desenho.

Propósito: Observar aspectos que permitam ou não confiar nos resultados de uma pesquisa, analisar possíveis usos de estratégias de manipulação de dados e verificação de informações para chegar a conclusões.

Discuta com a turma:

  • Toda informação estatística é sempre confiável?
  • Qual a intenção em comparar a perda de peso entre pessoas que usam a pílula com pessoas que não usam?
  • O gráfico pode induzir os clientes a pensar que a diferença entre os a perda de peso com uso da pílula é maior que o real?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Raio X

Resoluções da Raio X

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Revise com os alunos a importância da escolha de uma escala adequada na criação de um gráfico. Peça que os alunos leiam, individualmente, a atividade.

Utilize o guia de intervenções para consultar orientações para o desenho.

Propósito: Observar aspectos que permitam ou não confiar nos resultados de uma pesquisa, analisar possíveis usos de estratégias de manipulação de dados e verificação de informações para chegar a conclusões.

Discuta com a turma:

  • Toda informação estatística é sempre confiável?
  • Qual a intenção em comparar a perda de peso entre pessoas que usam a pílula com pessoas que não usam?
  • O gráfico pode induzir os clientes a pensar que a diferença entre os a perda de peso com uso da pílula é maior que o real?

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 7º ano :

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a calcular probabilidade de ocorrência de eventos aleatórios, calcular média e amplitude de um conjunto de dados, planejar pesquisa amostral e pesquisa censitária e representar dados no gráfico de setores.

MAIS AULAS DE Matemática do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07MA36 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano