Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Gerviz Fernandes de Lima
Mentor: Paulo César da Silva Rocha
Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim
Habilidade da BNCC
(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.
Objetivos específicos
Construir sequências figurais em diferentes situações utilizando um padrão estabelecido e criando padrões.
Conceito-chave
Padrão de figuras, Sequência de figuras.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.
Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos, e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
- O que as características de cada sequência querem dizer?
- Qual o próximo elemento da primeira sequência?
Leitura Complementar: Texto sobre o ensino da matemática nas escolas, de Katia Smole, A Matemática na Escola: pelos Caminhos do Saber, do Sentir e do Querer, disponível aqui.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.
Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos, e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:
- Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
- O que as características de cada sequência querem dizer?
- Qual o próximo elemento da primeira sequência?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.
Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.
Discuta com a turma:
- Você poderia descrever um dos padrões?
- Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
- Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)
Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.
Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.
Discuta com a turma:
- Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
- Qual o padrão utilizado por cada criança?
- Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
- Há algum elemento que não faz parte da sequência?
- Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula. esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto.
Propósito: Desenvolver o senso de investigação e identificação de padrões e regularidades.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.
Propósito: Retomar os conceitos iniciais da aprendizagem.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal. Enfatize que as notas musicais são figuras, e que o objetivo é a construção de sequências figurais. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conceito proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência.
Outros recursos:
Para acessar outras dinâmicas de aprendizagem, você pode acessar um jogo que indica a construção de padrões simples, o acesso pode ser realizado aqui.