10686
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Álgebra

Plano de aula - Padrões em sequências de figuras

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre padrão de figuras, sequência de figuras.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gerviz Fernandes de Lima

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Construir sequências figurais em diferentes situações utilizando um padrão estabelecido e criando padrões.

Conceito-chave

Padrão de figuras, Sequência de figuras.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.




Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.

Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos, e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:

  • Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
  • O que as características de cada sequência querem dizer?
  • Qual o próximo elemento da primeira sequência?

Leitura Complementar: Texto sobre o ensino da matemática nas escolas, de Katia Smole, A Matemática na Escola: pelos Caminhos do Saber, do Sentir e do Querer, disponível aqui.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.

Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos, e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:

  • Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
  • O que as características de cada sequência querem dizer?
  • Qual o próximo elemento da primeira sequência?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula. esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto.

Propósito: Desenvolver o senso de investigação e identificação de padrões e regularidades.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Retomar os conceitos iniciais da aprendizagem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal. Enfatize que as notas musicais são figuras, e que o objetivo é a construção de sequências figurais. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conceito proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência.

Outros recursos:

Para acessar outras dinâmicas de aprendizagem, você pode acessar um jogo que indica a construção de padrões simples, o acesso pode ser realizado aqui.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Gerviz Fernandes de Lima

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa Amorim



Habilidade da BNCC

(EF02MA10) Descrever um padrão (ou regularidade) de sequências repetitivas e de sequências recursivas, por meio de palavras, símbolos ou desenhos.

Objetivos específicos

Construir sequências figurais em diferentes situações utilizando um padrão estabelecido e criando padrões.

Conceito-chave

Padrão de figuras, Sequência de figuras.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.



Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.

Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos, e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:

  • Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
  • O que as características de cada sequência querem dizer?
  • Qual o próximo elemento da primeira sequência?

Leitura Complementar: Texto sobre o ensino da matemática nas escolas, de Katia Smole, A Matemática na Escola: pelos Caminhos do Saber, do Sentir e do Querer, disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Inicie a aula explicando alguns termos utilizados nas atividades que envolvem padrão e sequência, o que eles conhecem por sequência e o que caracteriza uma sequência. Explore as explicações orais que os alunos farão acerca das respectivas sequências, o que as diferencia, o que as assemelha.

Propósito: Compreender o que eles conhecem dos conceitos já aprendidos, e possibilitar que o aluno reflita sobre o que é uma ordem e como se constrói uma sequência.
Discuta com a turma:

  • Quantos elementos diferentes possui a primeira sequência? E a segunda?
  • O que as características de cada sequência querem dizer?
  • Qual o próximo elemento da primeira sequência?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Atividade principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5, 6, 7 e 8)

Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Leve um ábaco para a sala de aula e apresente-o para os alunos. Deixe que observem a sequência de imagens. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam e interpretam a sequência de cores. Verifique se algum dos alunos identificou o que seria o intruso, explique que ele foi denominado desta forma para destacar que o mesmo não faz parte da sequência, foi colocado no lugar de outra peça. Verifique se todos encontraram a peça correta em cada situação.

Propósito: Identificar e investigar padrões em regularidades.

Discuta com a turma:

  • Você poderia descrever um dos padrões?
  • Eles obedecem à mesma ordem, começando pela direita e pela esquerda?
  • Que bolinhas poderiam ser colocadas, se fosse possível continuar a sequência no último bastão da direita?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 9, 10, 11 e 12)

Orientação: Realize a discussão da atividade, investigando um padrão por vez. Convide um aluno a explicar o padrão utilizado. Verifique se houve algum aluno que não entendeu ou não encontrou o padrão. Em seguida, faça o mesmo com as outras duas sequências, deixe as respostas expostas no quadro para uma comparação final. Questione o que assemelha e o que diferencia todos os padrões.

Propósito: Investigar padrões e elementos fora do padrão.

Discuta com a turma:

  • Você pode indicar o elemento inicial dessa sequência?
  • Qual o padrão utilizado por cada criança?
  • Há outra forma de explicar o padrão? Qual?
  • Há algum elemento que não faz parte da sequência?
  • Se há, ele interfere em algo? Modifica a regularidade presente?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula. esse momento é importante, pois sintetiza e os faz refletir sobre o que aprenderam, ou sobre possíveis dúvidas sobre o assunto.

Propósito: Desenvolver o senso de investigação e identificação de padrões e regularidades.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize a atividade lendo ou deixando que os alunos leiam a aprendizagem da aula.

Propósito: Retomar os conceitos iniciais da aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Peça ao aluno que leia a atividade, sistematizando os conhecimentos vistos na atividade principal. Enfatize que as notas musicais são figuras, e que o objetivo é a construção de sequências figurais. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conceito proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. Ao final, reserve um tempo para um debate coletivo, registrando as soluções na lousa.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante, e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da sequência.

Outros recursos:

Para acessar outras dinâmicas de aprendizagem, você pode acessar um jogo que indica a construção de padrões simples, o acesso pode ser realizado aqui.

Raio X para impressão

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 2º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra, os alunos aprendem sequências recursivas e repetitivas e regularidades das sequências, representadas de diversas formas.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02MA10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano