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Plano de aula - Erros e acertos de gráficos em mídias.

POR: Cicero Inacio dos Santos 17/07/2018
Código: MAT9_22PES03

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA20) Analisar e identificar, em gráficos divulgados pela mídia, os elementos que podem induzir, às vezes propositadamente, erros de leitura, como escalas inapropriadas, legendas não explicitadas corretamente, omissão de informações importantes (fontes e datas), entre outros.

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Erros apresentados em gráficos de linhas.

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)

Objetivos específicos

Analisar erros em gráficos de linha.

Observar o que o gráfico de linha pode influenciar de forma equivocada o leitor.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de linhas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • giz
  • lousa.

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Leia ou projete.

Retomada select-down

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Lance o questionamento e deixe os alunos darem suas respostas. Anote na lousa e pergunte se os colegas concordam ou discordam. No final, escreva na lousa que um gráfico de linhas exibe uma série, como um conjunto de pontos conectado por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.

Propósito: Relembrar as característica de um gráfico de linhas.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientação: Divida a turma em duplas ou trios, leia ou projete a atividade. Você também pode distribuir a atividade impressa.

Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientação: Mostre aos alunos o gráfico apresentado, dizendo que estão representadas as intenções de votos, isto é, não é um dado da eleição final. Pergunte aos alunos se eles sabem como é realizado esse tipo de gráfico, por meio de quais dados. Observe que foi realizada uma pesquisa com aproximadamente 8000 pessoas, de 300 municípios do país.

Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico estamos trabalhando?
  • Quais dados o gráfico está apresentando?
  • Os dados são confiáveis?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientação: Peça aos alunos que montem um argumento em seus cadernos, discutindo entre eles a respeito do gráfico. Se possível, imprima o gráfico e distribua para turma, a fim de analisá-lo de forma mais rápida. Peça para que os alunos anotem todas as informações e comparações possíveis. Diga aos alunos que a margem de erro existe em casos onde um grande número de dados é analisado, e neste é de 2% para mais ou para menos.

Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: Peça aos alunos que comecem argumentando a primeira questão relativa à análise do gráfico. Alguns questionamentos devem ser levados em consideração para discutir a atividade. Espera-se que os alunos digam que Dilma está ganhando, no entanto para vencer precisaria de 51% dos votos válidos. Observamos que a diferença não é tamanha, uma vez que é de apenas 8%. Se considerarmos o erro percentual, teremos um empate técnico entre as duas candidatas.

Propósito: Discutir e analisar o gráfico apresentado pelo Jornal Folha de São Paulo.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: As perguntas devem ser expostas na ordem. Caso as respostas dos alunos tenham sido as das perguntas, utilize-as para findar essa parte do slide. A respostas esperadas são: o gráfico apresenta falhas quanto à escala, uma vez que os eixos não iniciam no zero e existe uma proporção errônea quando se trata do valor da Dilma e de Marina no dia 30 de setembro. O gráfico está bem explícito, de fácil visualização, no entanto apresenta erros que podem levar o leitor a decisões equivocadas. Uma sugestão seria o gráfico de barras, uma vez que podemos fazer uma comparação entre os valores.

Propósito: Discutir e analisar o gráfico apresentado pelo Jornal Folha de São Paulo.

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: A partir do gráfico de barras, podemos observar que não há muita diferença entre o percentual de intenção de votos entre as duas candidatas, desse modo o gráfico de linha está mostrando uma representação equivocada. Isso pode levar o leitor a compreender de forma errada as informações, podendo entender que Dilma está disparada na frente e que Marina teve uma grande queda nos votos, o que não acontece ao observarmos o gráfico exposto. Ou seja, é importante observar a escala no gráfico de linhas e se a representação está bem coerente.

Propósito: Comparar o gráfico de linhas e o gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre as barras é expressiva?

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: Observe que, no início, ambas estão empatadas tecnicamente, se considerarmos os 2% de erro percentual. Logo, há também um erro de escala no eixo vertical.

Propósito: Comparar o gráfico de linhas e o gráfico de barras.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Leia ou projete.

Propósito: Resumir a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem citar outros pontos no gráfico que podem apresentar erros para induzir interpretações equivocadas do leitor?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 10 min (slides 12 e 13)

Orientação: Projete ou entregue a atividade impressa. Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos e discutam entre si, justificando suas respostas.

Propósito: Analisar um gráfico de linha.

Discuta com a turma:

  • O gráfico mostra o crescimento de algo?
  • É um gráfico de linha?

Materiais complementares para impressão:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 min.

Orientação: Leia ou projete.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)

Objetivos específicos

Analisar erros em gráficos de linha.

Observar o que o gráfico de linha pode influenciar de forma equivocada o leitor.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de linhas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • giz
  • lousa.

Tempo sugerido: 5 min.

Orientação: Lance o questionamento e deixe os alunos darem suas respostas. Anote na lousa e pergunte se os colegas concordam ou discordam. No final, escreva na lousa que um gráfico de linhas exibe uma série, como um conjunto de pontos conectado por uma única linha. As linhas de gráfico são usadas para representar grandes quantidades de dados que ocorrem em um período de tempo contínuo.

Propósito: Relembrar as característica de um gráfico de linhas.

Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientação: Divida a turma em duplas ou trios, leia ou projete a atividade. Você também pode distribuir a atividade impressa.

Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.

Materiais complementares para impressão:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientação: Mostre aos alunos o gráfico apresentado, dizendo que estão representadas as intenções de votos, isto é, não é um dado da eleição final. Pergunte aos alunos se eles sabem como é realizado esse tipo de gráfico, por meio de quais dados. Observe que foi realizada uma pesquisa com aproximadamente 8000 pessoas, de 300 municípios do país.

Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.

Discuta com a turma:

  • Que tipo de gráfico estamos trabalhando?
  • Quais dados o gráfico está apresentando?
  • Os dados são confiáveis?

Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)

Orientação: Peça aos alunos que montem um argumento em seus cadernos, discutindo entre eles a respeito do gráfico. Se possível, imprima o gráfico e distribua para turma, a fim de analisá-lo de forma mais rápida. Peça para que os alunos anotem todas as informações e comparações possíveis. Diga aos alunos que a margem de erro existe em casos onde um grande número de dados é analisado, e neste é de 2% para mais ou para menos.

Propósito: Investigar sobre a veracidade do gráfico de linha em uma notícia de jornal.

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: Peça aos alunos que comecem argumentando a primeira questão relativa à análise do gráfico. Alguns questionamentos devem ser levados em consideração para discutir a atividade. Espera-se que os alunos digam que Dilma está ganhando, no entanto para vencer precisaria de 51% dos votos válidos. Observamos que a diferença não é tamanha, uma vez que é de apenas 8%. Se considerarmos o erro percentual, teremos um empate técnico entre as duas candidatas.

Propósito: Discutir e analisar o gráfico apresentado pelo Jornal Folha de São Paulo.

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: As perguntas devem ser expostas na ordem. Caso as respostas dos alunos tenham sido as das perguntas, utilize-as para findar essa parte do slide. A respostas esperadas são: o gráfico apresenta falhas quanto à escala, uma vez que os eixos não iniciam no zero e existe uma proporção errônea quando se trata do valor da Dilma e de Marina no dia 30 de setembro. O gráfico está bem explícito, de fácil visualização, no entanto apresenta erros que podem levar o leitor a decisões equivocadas. Uma sugestão seria o gráfico de barras, uma vez que podemos fazer uma comparação entre os valores.

Propósito: Discutir e analisar o gráfico apresentado pelo Jornal Folha de São Paulo.

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: A partir do gráfico de barras, podemos observar que não há muita diferença entre o percentual de intenção de votos entre as duas candidatas, desse modo o gráfico de linha está mostrando uma representação equivocada. Isso pode levar o leitor a compreender de forma errada as informações, podendo entender que Dilma está disparada na frente e que Marina teve uma grande queda nos votos, o que não acontece ao observarmos o gráfico exposto. Ou seja, é importante observar a escala no gráfico de linhas e se a representação está bem coerente.

Propósito: Comparar o gráfico de linhas e o gráfico de barras.

Discuta com a turma:

  • A diferença entre as barras é expressiva?

Tempo sugerido: 15 min (slides 7 a 10)

Orientação: Observe que, no início, ambas estão empatadas tecnicamente, se considerarmos os 2% de erro percentual. Logo, há também um erro de escala no eixo vertical.

Propósito: Comparar o gráfico de linhas e o gráfico de barras.

Tempo sugerido: 3 min

Orientação: Leia ou projete.

Propósito: Resumir a aula.

Discuta com a turma:

  • Vocês podem citar outros pontos no gráfico que podem apresentar erros para induzir interpretações equivocadas do leitor?

Tempo sugerido: 10 min (slides 12 e 13)

Orientação: Projete ou entregue a atividade impressa. Peça aos alunos que escrevam em seus cadernos e discutam entre si, justificando suas respostas.

Propósito: Analisar um gráfico de linha.

Discuta com a turma:

  • O gráfico mostra o crescimento de algo?
  • É um gráfico de linha?

Materiais complementares para impressão:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cícero Inacio dos Santos

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF09MA20)  Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)

Objetivos específicos

Analisar erros em gráficos de linha.

Observar o que o gráfico de linha pode influenciar de forma equivocada o leitor.

Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.

Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.

Conceito-chave

Erros apresentados em gráficos de linhas.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • giz
  • lousa.

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