Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Cíntia Diógenes
Mentora: Elisa Greenhalgh Vilalta
Revisora pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Tenuta
Habilidade da BNCC
EF04MA02 - Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.
Objetivos específicos
- Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no quadro de pregas;
- Compreender a função do zero na representação de números no Sistema de Numeração Decimal e utilizá-lo adequadamente.
Conceito-chave
Representação de números naturais utilizando seus valores posicionais.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
- Cartões coloridos;
- CAVALU (Cartaz de Valor de Lugar);
- Ábaco aberto;
- Projetor ( opcional).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 5 minutos.
Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Depois peça para que as crianças observem os números dentro do quadro. Questione a turma sobre a possibilidade de formar um único número, composto a partir das quantidades que estão sendo apresentadas. Peça para as crianças pensarem e, em seguida, compartilharem com a turma de que forma realizaram essa composição. Esse é um momento no qual deve ser aberto para discussão. As crianças devem comparar as estratégias que cada um apresentou, verificando as semelhanças e diferenças e o que foi possível perceber sobre a composição dos números no Sistema de Numeração Decimal, a partir dessa atividade. As crianças devem perceber que cada algarismo de um número possui um valor posicional de base 10.
Discuta com a turma:
- Quais os números que estão no quadro?
- Com esses números poderíamos formar um único número?
- Como você faria para compor esse número, a partir dos que estão no quadro?
- Observando os números do quadro, há alguma regularidade entre eles?
- É possível escrevê-los em ordem decrescente? O que você observa?
- Quantos zeros há em cada número do quadro? Isso indica algo para você?
- Então, qual o número que é composto a partir dos números do quadro? Explique para os seus colegas como chegou à essa conclusão.
Propósito: Compor um número, a partir dos valores posicionais de cada um dos seus algarismos.
Resposta esperada:
O número composto a partir dos números do quadro é 42 593.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Inicie a atividade dividindo a turma em quatro grupos. Não importa o número de participantes em cada grupo, o importante é que sejam quatro grupos. Entregue a atividade impressa para cada grupo. Antes de apresentar a situação-problema, explique à turma que iremos realizar uma atividade cooperativa e que é muito importante a participação e envolvimento de todos os membros do grupo. Se achar interessante, é possível utilizar alguns minutos da atividade para estabelecer combinados gerais ou entre os membros de cada grupo para que a atividade seja produtiva e prazerosa. Após esse momento, entregue cartões coloridos, semelhantes aos apresentados na imagem da atividade e com a mesma quantidade, para cada grupo (Esse material precisa ser confeccionado e preparado com antecedência). Questione as crianças sobre o que elas acham que vamos fazer com esses cartões. É importante respeitar a fala de cada criança, valorizando sua ideia e levando a uma discussão com toda a turma acerca das propostas levantadas. Só então apresente para a turma a situação-problema da atividade. O professor esclarecerá que cada grupo está com os mesmos cartões de algum dos grupos da imagem dos próximos slides. Os alunos devem observar a quantidade de cartões recebidos e analisar seus valores no quadro entregue. O grupo deve criar estratégias, discutindo e problematizando, para responder à pergunta que aparece no fim da atividade. Enquanto os alunos estão interagindo em seus grupos, caminhe pela sala,e estimule a participação de todos os alunos e realize mediações.Consulte o guia com sugestões de intervenções.
Discuta com a turma:
- O que representa os cartões coloridos na atividade?
- Cada cartão representa que valor?
- Por que você acha que alguns grupos receberam vários cartões da mesma cor?
- Ao grupo 1 ( Seu grupo recebeu três cartões marrons. O que isso representa?) Siga com esses questionamentos específicos a cada grupo.
- Existem grupos que não possuem uma cor de cartão. O que isso representa?
- Você consegue relacionar os cartões com as ordens dos números? Explique essa relação.
- Qual estratégia seu grupo pretende utilizar para responder à questão?
- Qual a maior dificuldade que seu grupo está enfrentando? Como vocês pretendem superá-la?
Propósito: Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no quadro de pregas.
Material para impressão:
Material complementar para o professor:
CAVALU - Cartaz Valor do Lugar
Fonte:
http://matematicaef2.blogspot.com.br/2011/03/aritmetica.html
O aprendizado do trabalho em grupo
Fonte:
https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo
Aprendizagem cooperativa na sala de aula
Fonte:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Orientações: Solicite que os alunos que compõem o grupo 1 na turma venham à frente e expliquem aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema. Peça que eles expliquem o passo a passo do caminho traçado pelo grupo para alcançar a resposta, bem como as dificuldades que surgiram durante a resolução e como eles conseguiram superá-las. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 1. Após a leitura, a turma discutirá sobre as opiniões das crianças do slide, respondendo aos questionamentos e chegará à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Para isso, é interessante que seja confeccionado um cartaz de valor de lugar (CAVALU) para que as crianças possam ir pregando os cartões em seus respectivos espaços para identificar o número composto por eles. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.
Discuta com a turma:
- Quais as cores de cartões que o grupo tem?
- Quantos cartões há de cada cor?
- Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
- Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
- Maria observou que não há nenhum cartão vermelho e que, por isso, o número só possui quatro ordens. Vocês concordam com ela? Por quê?
- Carolina está sentindo dificuldade quanto ao fato de haver cartões da mesma cor repetidos. Como você explicaria o motivo da repetição de cartões da mesma cor para ela? O que isso representa na composição do número?
- Você concorda com a explicação do Cauê? Você seria capaz de explicar de outra forma?
- É possível generalizar a resposta dada pelo Cauê para as outras ordens do número? Como você faria isso?
- Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Preguem os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
- Qual é o número que o grupo deve compor?
Material Complementar:
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Dessa vez os alunos que compõem o grupo 2 na turma devem à frente e explicar aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema. Solicite que o grupo explique todo o passo a passo para a resolução da atividade, com detalhes e expondo as dificuldades que enfrentaram, bem como a forma pela qual foram capazes de resolvê-las. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 2. Após a leitura, a turma discutirá sobre as opiniões das crianças do slide, respondendo aos questionamentos e chegará à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo irá pregar os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.
Discuta com a turma:
- Quais as cores de cartões que o grupo tem?
- Quantos cartões há de cada cor?
- Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
- Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
- O que você acha da hipótese de Bruno? Por que você acha que ele chegou a essa conclusão? Ele está certo?
- Roberta concluiu que, como não há cartão verde, não pode haver nenhum algarismo na centena. Você concorda com a maneira que ela explicou? De que outra forma você explicaria isso, de forma mais clara?
- Pela ideia que Roberta traz, o número que Bruno propôs está correto? Explique.
- Como você responderia à pergunta de Guilherme?
- Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
- Qual é o número que o grupo deve compor?
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Agora os alunos que compõem o grupo 3 na turma devem à frente e explicar aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema, apresentando o passo a passo com detalhes, o que discutiram, quais as maiores dificuldades que enfrentaram e como resolveram-nas. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 3. Após a leitura, abra a discussão para que as crianças opinem sobre o que está sendo exposto no slide, respondendo aos questionamentos e chegando à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo irá pregar os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.
Discuta com a turma:
- Quais as cores de cartões que o grupo tem?
- Quantos cartões há de cada cor?
- Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
- Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
- Mariana disse já compreender algo. Você concorda com ela? Explique a afirmação dela com outras palavras.
- Daniel concordou com Mariana e compôs um número. Você acha que esse é o número correto? Explique.
- A informação que Ana traz confirma ou não o que Mariana e Daniel disseram?
- Que ordem representa o cartão azul? Qual o valor posicional de quatro cartões dessa cor? Por quê?
- Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
- Qual é o número que o grupo deve compor?
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)
Orientações: Para finalizar a discussão das soluções, os alunos que compõem o grupo 4 na turma devem à frente e apresentar a solução da atividade, assim como os outros grupos fizeram. Depois a turma lerá o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 4. Após a leitura, abra a discussão para que as crianças opinem sobre o que está sendo exposto no slide, respondendo aos questionamentos e chegando à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo pregará os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.
Discuta com a turma:
- Quais as cores de cartões que o grupo tem?
- Quantos cartões há de cada cor?
- Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
- Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
- João disse que não é possível formar um número, porque não há cartão marrom. Você concorda com ele? Por quê?
- Karina propôs uma forma de resolver a dificuldade que o grupo está enfrentando. Como você explicaria o que ela está afirmando com outras palavras?
- Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
- Qual é o número que o grupo deve compor?
Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Ler a aprendizagem da aula e relacioná-la com as estratégias utilizadas pelos alunos para identificar o valor posicional dos algarismos em números e representá-los no quadro de pregas.
Propósito: Sistematizar o conceito principal aprendido na aula.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.
Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Os alunos devem observar o quadro de pregas verificando o número de cartões e relacionando aos seus valores posicionais referentes. Questione às crianças a quanto se refere um cartão de cada cor. A partir da discussão dessas informações, solicite que escrevam os números representados em cada uma das linhas do quadro individualmente. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.
Discuta com a turma:
- Qual o valor posicional de um cartão azul? E marrom? E verde? E amarelo? E vermelho?
- Se adicionarmos um cartão marrom no primeiro número o que acontecerá com os cartões verdes? Por quê?
- Como você faria para transformar o quinto número em 10 000?
- Como você leria cada um dos números?
- O que significa os espaços em branco no quadro? Que algarismo eles representam?
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação dos números do Sistema de Numeração Decimal, baseado no valor posicional de cada algarismo.
Materiais Complementares:
Resolução da Atividade Complementar