10614
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Números

Plano de aula - Representando números naturais

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre representação de números naturais

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cíntia Diógenes,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cíntia Diógenes

Mentora: Elisa Greenhalgh Vilalta

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA02 - Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

  • Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no quadro de pregas;
  • Compreender a função do zero na representação de números no Sistema de Numeração Decimal e utilizá-lo adequadamente.

Conceito-chave

Representação de números naturais utilizando seus valores posicionais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cartões coloridos;
  • CAVALU (Cartaz de Valor de Lugar);
  • Ábaco aberto;
  • Projetor ( opcional).





Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Depois peça para que as crianças observem os números dentro do quadro. Questione a turma sobre a possibilidade de formar um único número, composto a partir das quantidades que estão sendo apresentadas. Peça para as crianças pensarem e, em seguida, compartilharem com a turma de que forma realizaram essa composição. Esse é um momento no qual deve ser aberto para discussão. As crianças devem comparar as estratégias que cada um apresentou, verificando as semelhanças e diferenças e o que foi possível perceber sobre a composição dos números no Sistema de Numeração Decimal, a partir dessa atividade. As crianças devem perceber que cada algarismo de um número possui um valor posicional de base 10.

Discuta com a turma:

  • Quais os números que estão no quadro?
  • Com esses números poderíamos formar um único número?
  • Como você faria para compor esse número, a partir dos que estão no quadro?
  • Observando os números do quadro, há alguma regularidade entre eles?
  • É possível escrevê-los em ordem decrescente? O que você observa?
  • Quantos zeros há em cada número do quadro? Isso indica algo para você?
  • Então, qual o número que é composto a partir dos números do quadro? Explique para os seus colegas como chegou à essa conclusão.

Propósito: Compor um número, a partir dos valores posicionais de cada um dos seus algarismos.

Resposta esperada:

O número composto a partir dos números do quadro é 42 593.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Inicie a atividade dividindo a turma em quatro grupos. Não importa o número de participantes em cada grupo, o importante é que sejam quatro grupos. Entregue a atividade impressa para cada grupo. Antes de apresentar a situação-problema, explique à turma que iremos realizar uma atividade cooperativa e que é muito importante a participação e envolvimento de todos os membros do grupo. Se achar interessante, é possível utilizar alguns minutos da atividade para estabelecer combinados gerais ou entre os membros de cada grupo para que a atividade seja produtiva e prazerosa. Após esse momento, entregue cartões coloridos, semelhantes aos apresentados na imagem da atividade e com a mesma quantidade, para cada grupo (Esse material precisa ser confeccionado e preparado com antecedência). Questione as crianças sobre o que elas acham que vamos fazer com esses cartões. É importante respeitar a fala de cada criança, valorizando sua ideia e levando a uma discussão com toda a turma acerca das propostas levantadas. Só então apresente para a turma a situação-problema da atividade. O professor esclarecerá que cada grupo está com os mesmos cartões de algum dos grupos da imagem dos próximos slides. Os alunos devem observar a quantidade de cartões recebidos e analisar seus valores no quadro entregue. O grupo deve criar estratégias, discutindo e problematizando, para responder à pergunta que aparece no fim da atividade. Enquanto os alunos estão interagindo em seus grupos, caminhe pela sala,e estimule a participação de todos os alunos e realize mediações.Consulte o guia com sugestões de intervenções.

Discuta com a turma:

  • O que representa os cartões coloridos na atividade?
  • Cada cartão representa que valor?
  • Por que você acha que alguns grupos receberam vários cartões da mesma cor?
  • Ao grupo 1 ( Seu grupo recebeu três cartões marrons. O que isso representa?) Siga com esses questionamentos específicos a cada grupo.
  • Existem grupos que não possuem uma cor de cartão. O que isso representa?
  • Você consegue relacionar os cartões com as ordens dos números? Explique essa relação.
  • Qual estratégia seu grupo pretende utilizar para responder à questão?
  • Qual a maior dificuldade que seu grupo está enfrentando? Como vocês pretendem superá-la?

Propósito: Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no quadro de pregas.

Material para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor:

CAVALU - Cartaz Valor do Lugar

Fonte:

http://matematicaef2.blogspot.com.br/2011/03/aritmetica.html

O aprendizado do trabalho em grupo

Fonte:

https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Aprendizagem cooperativa na sala de aula

Fonte:

https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA%20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Orientações: Solicite que os alunos que compõem o grupo 1 na turma venham à frente e expliquem aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema. Peça que eles expliquem o passo a passo do caminho traçado pelo grupo para alcançar a resposta, bem como as dificuldades que surgiram durante a resolução e como eles conseguiram superá-las. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 1. Após a leitura, a turma discutirá sobre as opiniões das crianças do slide, respondendo aos questionamentos e chegará à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Para isso, é interessante que seja confeccionado um cartaz de valor de lugar (CAVALU) para que as crianças possam ir pregando os cartões em seus respectivos espaços para identificar o número composto por eles. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • Maria observou que não há nenhum cartão vermelho e que, por isso, o número só possui quatro ordens. Vocês concordam com ela? Por quê?
  • Carolina está sentindo dificuldade quanto ao fato de haver cartões da mesma cor repetidos. Como você explicaria o motivo da repetição de cartões da mesma cor para ela? O que isso representa na composição do número?
  • Você concorda com a explicação do Cauê? Você seria capaz de explicar de outra forma?
  • É possível generalizar a resposta dada pelo Cauê para as outras ordens do número? Como você faria isso?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Preguem os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Dessa vez os alunos que compõem o grupo 2 na turma devem à frente e explicar aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema. Solicite que o grupo explique todo o passo a passo para a resolução da atividade, com detalhes e expondo as dificuldades que enfrentaram, bem como a forma pela qual foram capazes de resolvê-las. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 2. Após a leitura, a turma discutirá sobre as opiniões das crianças do slide, respondendo aos questionamentos e chegará à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo irá pregar os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • O que você acha da hipótese de Bruno? Por que você acha que ele chegou a essa conclusão? Ele está certo?
  • Roberta concluiu que, como não há cartão verde, não pode haver nenhum algarismo na centena. Você concorda com a maneira que ela explicou? De que outra forma você explicaria isso, de forma mais clara?
  • Pela ideia que Roberta traz, o número que Bruno propôs está correto? Explique.
  • Como você responderia à pergunta de Guilherme?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Agora os alunos que compõem o grupo 3 na turma devem à frente e explicar aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema, apresentando o passo a passo com detalhes, o que discutiram, quais as maiores dificuldades que enfrentaram e como resolveram-nas. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 3. Após a leitura, abra a discussão para que as crianças opinem sobre o que está sendo exposto no slide, respondendo aos questionamentos e chegando à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo irá pregar os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • Mariana disse já compreender algo. Você concorda com ela? Explique a afirmação dela com outras palavras.
  • Daniel concordou com Mariana e compôs um número. Você acha que esse é o número correto? Explique.
  • A informação que Ana traz confirma ou não o que Mariana e Daniel disseram?
  • Que ordem representa o cartão azul? Qual o valor posicional de quatro cartões dessa cor? Por quê?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Para finalizar a discussão das soluções, os alunos que compõem o grupo 4 na turma devem à frente e apresentar a solução da atividade, assim como os outros grupos fizeram. Depois a turma lerá o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 4. Após a leitura, abra a discussão para que as crianças opinem sobre o que está sendo exposto no slide, respondendo aos questionamentos e chegando à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo pregará os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • João disse que não é possível formar um número, porque não há cartão marrom. Você concorda com ele? Por quê?
  • Karina propôs uma forma de resolver a dificuldade que o grupo está enfrentando. Como você explicaria o que ela está afirmando com outras palavras?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ler a aprendizagem da aula e relacioná-la com as estratégias utilizadas pelos alunos para identificar o valor posicional dos algarismos em números e representá-los no quadro de pregas.

Propósito: Sistematizar o conceito principal aprendido na aula.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Os alunos devem observar o quadro de pregas verificando o número de cartões e relacionando aos seus valores posicionais referentes. Questione às crianças a quanto se refere um cartão de cada cor. A partir da discussão dessas informações, solicite que escrevam os números representados em cada uma das linhas do quadro individualmente. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor posicional de um cartão azul? E marrom? E verde? E amarelo? E vermelho?
  • Se adicionarmos um cartão marrom no primeiro número o que acontecerá com os cartões verdes? Por quê?
  • Como você faria para transformar o quinto número em 10 000?
  • Como você leria cada um dos números?
  • O que significa os espaços em branco no quadro? Que algarismo eles representam?

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação dos números do Sistema de Numeração Decimal, baseado no valor posicional de cada algarismo.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Cíntia Diógenes

Mentora: Elisa Greenhalgh Vilalta

Revisora pedagógica: Eliane Zanin

Especialista de área: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

EF04MA02 - Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

Objetivos específicos

  • Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no quadro de pregas;
  • Compreender a função do zero na representação de números no Sistema de Numeração Decimal e utilizá-lo adequadamente.

Conceito-chave

Representação de números naturais utilizando seus valores posicionais.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Cartões coloridos;
  • CAVALU (Cartaz de Valor de Lugar);
  • Ábaco aberto;
  • Projetor ( opcional).




Slide Plano Aula

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientações: Projete este slide ou escreva no quadro. Depois peça para que as crianças observem os números dentro do quadro. Questione a turma sobre a possibilidade de formar um único número, composto a partir das quantidades que estão sendo apresentadas. Peça para as crianças pensarem e, em seguida, compartilharem com a turma de que forma realizaram essa composição. Esse é um momento no qual deve ser aberto para discussão. As crianças devem comparar as estratégias que cada um apresentou, verificando as semelhanças e diferenças e o que foi possível perceber sobre a composição dos números no Sistema de Numeração Decimal, a partir dessa atividade. As crianças devem perceber que cada algarismo de um número possui um valor posicional de base 10.

Discuta com a turma:

  • Quais os números que estão no quadro?
  • Com esses números poderíamos formar um único número?
  • Como você faria para compor esse número, a partir dos que estão no quadro?
  • Observando os números do quadro, há alguma regularidade entre eles?
  • É possível escrevê-los em ordem decrescente? O que você observa?
  • Quantos zeros há em cada número do quadro? Isso indica algo para você?
  • Então, qual o número que é composto a partir dos números do quadro? Explique para os seus colegas como chegou à essa conclusão.

Propósito: Compor um número, a partir dos valores posicionais de cada um dos seus algarismos.

Resposta esperada:

O número composto a partir dos números do quadro é 42 593.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Inicie a atividade dividindo a turma em quatro grupos. Não importa o número de participantes em cada grupo, o importante é que sejam quatro grupos. Entregue a atividade impressa para cada grupo. Antes de apresentar a situação-problema, explique à turma que iremos realizar uma atividade cooperativa e que é muito importante a participação e envolvimento de todos os membros do grupo. Se achar interessante, é possível utilizar alguns minutos da atividade para estabelecer combinados gerais ou entre os membros de cada grupo para que a atividade seja produtiva e prazerosa. Após esse momento, entregue cartões coloridos, semelhantes aos apresentados na imagem da atividade e com a mesma quantidade, para cada grupo (Esse material precisa ser confeccionado e preparado com antecedência). Questione as crianças sobre o que elas acham que vamos fazer com esses cartões. É importante respeitar a fala de cada criança, valorizando sua ideia e levando a uma discussão com toda a turma acerca das propostas levantadas. Só então apresente para a turma a situação-problema da atividade. O professor esclarecerá que cada grupo está com os mesmos cartões de algum dos grupos da imagem dos próximos slides. Os alunos devem observar a quantidade de cartões recebidos e analisar seus valores no quadro entregue. O grupo deve criar estratégias, discutindo e problematizando, para responder à pergunta que aparece no fim da atividade. Enquanto os alunos estão interagindo em seus grupos, caminhe pela sala,e estimule a participação de todos os alunos e realize mediações.Consulte o guia com sugestões de intervenções.

Discuta com a turma:

  • O que representa os cartões coloridos na atividade?
  • Cada cartão representa que valor?
  • Por que você acha que alguns grupos receberam vários cartões da mesma cor?
  • Ao grupo 1 ( Seu grupo recebeu três cartões marrons. O que isso representa?) Siga com esses questionamentos específicos a cada grupo.
  • Existem grupos que não possuem uma cor de cartão. O que isso representa?
  • Você consegue relacionar os cartões com as ordens dos números? Explique essa relação.
  • Qual estratégia seu grupo pretende utilizar para responder à questão?
  • Qual a maior dificuldade que seu grupo está enfrentando? Como vocês pretendem superá-la?

Propósito: Identificar o valor posicional dos algarismos representados nos números e representá-los no quadro de pregas.

Material para impressão:

Atividade Principal

Guia de intervenção

Material complementar para o professor:

CAVALU - Cartaz Valor do Lugar

Fonte:

http://matematicaef2.blogspot.com.br/2011/03/aritmetica.html

O aprendizado do trabalho em grupo

Fonte:

https://novaescola.org.br/conteudo/605/o-aprendizado-do-trabalho-em-grupo

Aprendizagem cooperativa na sala de aula

Fonte:

https://www2.olimpiadadehistoria.com.br/vw/1I8b0SK4wNQ_MDA_b3dfd_/APOSTILA%20DE%20Aprendizagem%20Cooperativa%20-%20Autor-%20Ednaldo.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Orientações: Solicite que os alunos que compõem o grupo 1 na turma venham à frente e expliquem aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema. Peça que eles expliquem o passo a passo do caminho traçado pelo grupo para alcançar a resposta, bem como as dificuldades que surgiram durante a resolução e como eles conseguiram superá-las. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 1. Após a leitura, a turma discutirá sobre as opiniões das crianças do slide, respondendo aos questionamentos e chegará à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Para isso, é interessante que seja confeccionado um cartaz de valor de lugar (CAVALU) para que as crianças possam ir pregando os cartões em seus respectivos espaços para identificar o número composto por eles. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • Maria observou que não há nenhum cartão vermelho e que, por isso, o número só possui quatro ordens. Vocês concordam com ela? Por quê?
  • Carolina está sentindo dificuldade quanto ao fato de haver cartões da mesma cor repetidos. Como você explicaria o motivo da repetição de cartões da mesma cor para ela? O que isso representa na composição do número?
  • Você concorda com a explicação do Cauê? Você seria capaz de explicar de outra forma?
  • É possível generalizar a resposta dada pelo Cauê para as outras ordens do número? Como você faria isso?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Preguem os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Material Complementar:

Resolução da Atividade Principal

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Dessa vez os alunos que compõem o grupo 2 na turma devem à frente e explicar aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema. Solicite que o grupo explique todo o passo a passo para a resolução da atividade, com detalhes e expondo as dificuldades que enfrentaram, bem como a forma pela qual foram capazes de resolvê-las. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 2. Após a leitura, a turma discutirá sobre as opiniões das crianças do slide, respondendo aos questionamentos e chegará à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo irá pregar os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • O que você acha da hipótese de Bruno? Por que você acha que ele chegou a essa conclusão? Ele está certo?
  • Roberta concluiu que, como não há cartão verde, não pode haver nenhum algarismo na centena. Você concorda com a maneira que ela explicou? De que outra forma você explicaria isso, de forma mais clara?
  • Pela ideia que Roberta traz, o número que Bruno propôs está correto? Explique.
  • Como você responderia à pergunta de Guilherme?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Agora os alunos que compõem o grupo 3 na turma devem à frente e explicar aos colegas quais as estratégias que utilizaram para sistematizar a solução do problema, apresentando o passo a passo com detalhes, o que discutiram, quais as maiores dificuldades que enfrentaram e como resolveram-nas. Depois a turma irá ler o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 3. Após a leitura, abra a discussão para que as crianças opinem sobre o que está sendo exposto no slide, respondendo aos questionamentos e chegando à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo irá pregar os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • Mariana disse já compreender algo. Você concorda com ela? Explique a afirmação dela com outras palavras.
  • Daniel concordou com Mariana e compôs um número. Você acha que esse é o número correto? Explique.
  • A informação que Ana traz confirma ou não o que Mariana e Daniel disseram?
  • Que ordem representa o cartão azul? Qual o valor posicional de quatro cartões dessa cor? Por quê?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.( slides 5 a 8)

Orientações: Para finalizar a discussão das soluções, os alunos que compõem o grupo 4 na turma devem à frente e apresentar a solução da atividade, assim como os outros grupos fizeram. Depois a turma lerá o slide de uma discussão hipotética acerca do problema do grupo 4. Após a leitura, abra a discussão para que as crianças opinem sobre o que está sendo exposto no slide, respondendo aos questionamentos e chegando à conclusão de qual seria o número representado pelos cartões entregue pelo professor para esse grupo. Por fim, o grupo pregará os cartões no CAVALU da sala e apresentará o número encontrado. Peça que as crianças leiam o número em voz alta.

Discuta com a turma:

  • Quais as cores de cartões que o grupo tem?
  • Quantos cartões há de cada cor?
  • Qual o caminho traçado pelo grupo da sala para alcançar a resposta do problema?
  • Quais as maiores dificuldades que o grupo enfrentou?
  • João disse que não é possível formar um número, porque não há cartão marrom. Você concorda com ele? Por quê?
  • Karina propôs uma forma de resolver a dificuldade que o grupo está enfrentando. Como você explicaria o que ela está afirmando com outras palavras?
  • Como estaria disposto os cartões no CAVALU da sala? Pregue os cartões no cartaz e discutam: O que é possível observar? Dispor os cartões no quadro ajuda a visualizar o número formado? Por quê?
  • Qual é o número que o grupo deve compor?

Propósito: Compartilhar a resolução da atividade, propiciando a participação e interação dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ler a aprendizagem da aula e relacioná-la com as estratégias utilizadas pelos alunos para identificar o valor posicional dos algarismos em números e representá-los no quadro de pregas.

Propósito: Sistematizar o conceito principal aprendido na aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes os conceitos estudados nessa aula.

Propósito: Resumir a aprendizagem da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Os alunos devem observar o quadro de pregas verificando o número de cartões e relacionando aos seus valores posicionais referentes. Questione às crianças a quanto se refere um cartão de cada cor. A partir da discussão dessas informações, solicite que escrevam os números representados em cada uma das linhas do quadro individualmente. O Raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções na lousa.

Discuta com a turma:

  • Qual o valor posicional de um cartão azul? E marrom? E verde? E amarelo? E vermelho?
  • Se adicionarmos um cartão marrom no primeiro número o que acontecerá com os cartões verdes? Por quê?
  • Como você faria para transformar o quinto número em 10 000?
  • Como você leria cada um dos números?
  • O que significa os espaços em branco no quadro? Que algarismo eles representam?

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da representação dos números do Sistema de Numeração Decimal, baseado no valor posicional de cada algarismo.

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 4º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem representação e comparação de números naturais de até 5 ordens, decomposição com adições e multiplicações por potências de 10; operações de adição, subtração, multiplicação e divisão, incluindo cálculo mental e resolução de problemas envolvendo contagem; frações unitárias (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/0 e 1/100) e representação das frações 1/10 e 1/100 na forma decimal, na reta numerada e em valores monetários.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano