10603
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - Esquentando a Cuca com Cálculo Mental envolvendo adição e subtração

Plano de aula de Matemática com atividades para 5ºano do Fundamental sobre Sistema de numeração decimal e noções de adição e subtração.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Gilves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Gilves

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.

Conhecimento Prévio

Sistema de numeração decimal e noções de adição e subtração.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Cartas numeradas
  • Tabuleiro do jogo
  • Projetor de slides






Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Entregue uma filipeta de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento, professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O cálculo mental não precisa ser realizado rapidamente e sim corretamente, portanto pressionar os alunos para que encontrem o resultado rápido não é uma estratégia significativa. Para facilitar o entendimento dos demais alunos da turma, o aluno que for expor como pensou pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que assim todos os demais compreendam seu raciocínio. Neste momento é interessante chamar a lousa alunos que utilizaram estratégias diferentes, então você pode ao fim de cada explicação perguntar se alguém pensou diferente. Pode ser que nem todos se saiam tão bem se essa for a primeira atividade envolvendo cálculo mental que você propõe. O cálculo mental deve ser uma atividade permanente na sua rotina, para que assim, os alunos a desenvolvam com maior habilidade.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar à lousa os alunos que você escolheu previamente)

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que, assim como na situação anterior, registrem o resultado obtido na filipeta e, avise-os que você irá circulando pela sala olhando. Professor, proceda da mesma maneira que na situação anterior, observando e localizando alunos com dificuldades, fazendo questionamentos que o façam refletir, sendo capaz de perceber seu erro e superar as dificuldades diagnosticadas por você. Lembre-se professor que você deve ser um orientador, para que os alunos avancem em suas habilidades e estratégias e não um facilitador de acertos!

Solicite que os alunos compartilhem com os colegas como pensaram, registrando na lousa suas estratégias.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar à lousa os alunos que você escolheu previamente)

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 9) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o tabuleiro e conjunto de fichas para cada grupo. Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se inteirar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, seria interessante que cada aluno tivesse o seu próprio jogo para que pudessem levar para casa para jogar com sua família. Cada jogo possui 69 fichas, você pode trazê-las prontas para eles, ou pode ainda utilizar uma aula a mais para que eles mesmos confeccionam essas fichas com seu auxílio ou, se achar mais viável, pode solicitar que eles as preparem previamente em casa com o auxílio da família. Para que esse material dure mais, seria interessante confeccionar o tabuleiro em papel paraná, ou um papelão mais resistente e as fichas em papel canson. As fichas devem ser confeccionadas todas em uma única cor.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.

Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.

Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.

Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis. Esclareça ou retome com os alunos a diferença entre linhas, colunas e diagonais para que não fique subentendido. Muitas vezes é comum algumas crianças se confundirem. Se achar pertinente, pode exemplificar na lousa.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Professor, explique aos alunos que irão analisar como aconteceu o jogo Esquentando a Cuca com Maria e seus colegas. Explique que no caso de Maria era um trio. Nesta etapa da aula, sugiro reorganizar as carteiras da turma, de modo que todos possam interagir melhor. Uma sugestão seria organizá-las formando um U ou ainda de forma que os alunos fiquem dispostos como em um auditório.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • O que será que aconteceu com as crianças durante suas jogadas?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E agora, alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 -15) = 15 minutos.

Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E aí, agora alguém teria escolhido um lugar diferente para colocar as fichas? Por quê? Onde?
  • Já dá pra saber quem irá totalizar 1 000 primeiro? Por quê?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 -15) = 15 minutos.

Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E aí, agora alguém teria escolhido um lugar diferente para colocar as fichas? Por quê? Onde?
  • Já dá pra saber quem irá totalizar 1 000 primeiro? Por quê?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • De acordo com as fichas que eles pegaram, tem alguma criança que está mais perto de completar 1000? Quem?
  • Onde essa criança teria que colocar sua ficha, imaginando que outro colega não vai pontuar antes dele?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Sabendo que o jogo irá continuar, há a possibilidade de outra criança somar 1 000? Por que não? (Professor, neste momento pode ser que algum aluno diga que a Karina pode jogar a ficha de número 50 e pontuar, porém faça-os refletir que o Bruno, ao totalizar 1 000, irá recolher as fichas que o fizeram chegar a este valor, o que afastará Karina do 1 000.)

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como Maria e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias e assim não cometer erros. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu desvendar o segredo?
  • Vocês usaram a mesma operação para todas as situações?
  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas situações mentalmente?

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos clicando aqui.

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma explicando-o para que o compreendam.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Paula Gilves

Mentora: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

EF05MA07 - Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

Objetivos específicos

Desenvolver estratégias de cálculo mental em operações do campo aditivo.

Conhecimento Prévio

Sistema de numeração decimal e noções de adição e subtração.

Conceito-chave

Cálculo Mental

Recursos necessários

  • Cartas numeradas
  • Tabuleiro do jogo
  • Projetor de slides





Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Inicie a aula explicando aos alunos que na aula de hoje não terão apenas que realizar cálculos mentalmente, terão que compartilhar como pensaram para a realização dos mesmos.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • É possível fazer conta sem utilizar lápis e papel? Como? (Aqui certamente dirão que pode-se utilizar calculadoras e outros materiais concretos)
  • E se não pudermos utilizar nada disso, dá pra fazer conta? Como?
  • Alguém quer nos contar como resolveria uma conta sem utilizar esses materiais?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Entregue uma filipeta de papel para cada aluno e diga que, após resolverem o cálculo mentalmente, deverão anotar o resultado nesse papel, e, que você irá circulando pela sala olhando. Nesse momento, professor, caso perceba que algum aluno apresenta dificuldades, você deve identificá-las e assim fazer questionamentos que oportunizem a reflexão do aluno, de modo que o mesmo perceba onde está errando e assim supere a dificuldade diagnosticada por você. O cálculo mental não precisa ser realizado rapidamente e sim corretamente, portanto pressionar os alunos para que encontrem o resultado rápido não é uma estratégia significativa. Para facilitar o entendimento dos demais alunos da turma, o aluno que for expor como pensou pode ir registrando na lousa à medida que verbaliza suas estratégias para que assim todos os demais compreendam seu raciocínio. Neste momento é interessante chamar a lousa alunos que utilizaram estratégias diferentes, então você pode ao fim de cada explicação perguntar se alguém pensou diferente. Pode ser que nem todos se saiam tão bem se essa for a primeira atividade envolvendo cálculo mental que você propõe. O cálculo mental deve ser uma atividade permanente na sua rotina, para que assim, os alunos a desenvolvam com maior habilidade.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar à lousa os alunos que você escolheu previamente)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 3 - 5) = 5 minutos.

Orientações: Peça aos alunos que, assim como na situação anterior, registrem o resultado obtido na filipeta e, avise-os que você irá circulando pela sala olhando. Professor, proceda da mesma maneira que na situação anterior, observando e localizando alunos com dificuldades, fazendo questionamentos que o façam refletir, sendo capaz de perceber seu erro e superar as dificuldades diagnosticadas por você. Lembre-se professor que você deve ser um orientador, para que os alunos avancem em suas habilidades e estratégias e não um facilitador de acertos!

Solicite que os alunos compartilhem com os colegas como pensaram, registrando na lousa suas estratégias.

Propósito: Explorar o conhecimento que os alunos possuem sobre cálculo mental e as estratégias por eles utilizadas.

Discuta com a turma:

  • Alguém mais pensou desta forma?
  • Quem pensou de outra maneira e quer compartilhar? (Professor, não se esqueça de, neste momento, chamar à lousa os alunos que você escolheu previamente)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 - 9) = 20 minutos.

Orientação: Nesta etapa, após separar a turma em trios ou quartetos (ficando a critério do professor) considerando os saberes que cada um possui e de modo que haja desafios, entregar o tabuleiro e conjunto de fichas para cada grupo. Lembre-se que a formação dos grupos deverá focar os agrupamentos produtivos. Você pode ler e se inteirar mais sobre agrupamentos produtivos e como agrupar seus alunos clicando aqui.

Professor, seria interessante que cada aluno tivesse o seu próprio jogo para que pudessem levar para casa para jogar com sua família. Cada jogo possui 69 fichas, você pode trazê-las prontas para eles, ou pode ainda utilizar uma aula a mais para que eles mesmos confeccionam essas fichas com seu auxílio ou, se achar mais viável, pode solicitar que eles as preparem previamente em casa com o auxílio da família. Para que esse material dure mais, seria interessante confeccionar o tabuleiro em papel paraná, ou um papelão mais resistente e as fichas em papel canson. As fichas devem ser confeccionadas todas em uma única cor.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou eles terão dificuldade para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim, consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.

Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.

Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: slides (6 -9) = 20 minutos.

Orientação: Faça a leitura colaborativa das orientações do jogo, explicando e tirando todas as dúvidas possíveis. Esclareça ou retome com os alunos a diferença entre linhas, colunas e diagonais para que não fique subentendido. Muitas vezes é comum algumas crianças se confundirem. Se achar pertinente, pode exemplificar na lousa.

É interessante ir mostrando aos alunos os materiais à medida que for falando sobre eles para que os alunos se interem com os mesmos.

Professor, a cada regra lida e discutida, questione com os alunos se ficou alguma dúvida ou os mesmos terão dificuldades para trabalhar autonomamente.

Propósito: Apresentar e possibilitar a compreensão das regras do jogo pelos alunos para que assim consigam realizá-lo autonomamente.

Discuta com a turma:

  • Ficou alguma dúvida?
  • Alguém gostaria de perguntar algo que não tenha ficado muito claro até aqui?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Professor, explique aos alunos que irão analisar como aconteceu o jogo Esquentando a Cuca com Maria e seus colegas. Explique que no caso de Maria era um trio. Nesta etapa da aula, sugiro reorganizar as carteiras da turma, de modo que todos possam interagir melhor. Uma sugestão seria organizá-las formando um U ou ainda de forma que os alunos fiquem dispostos como em um auditório.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • O que será que aconteceu com as crianças durante suas jogadas?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Realizar a leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E agora, alguém teria colocado as fichas em algum quadrinho diferente do que essas crianças escolheram? Por quê? Onde?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 -15) = 15 minutos.

Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E aí, agora alguém teria escolhido um lugar diferente para colocar as fichas? Por quê? Onde?
  • Já dá pra saber quem irá totalizar 1 000 primeiro? Por quê?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 -15) = 15 minutos.

Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • E aí, agora alguém teria escolhido um lugar diferente para colocar as fichas? Por quê? Onde?
  • Já dá pra saber quem irá totalizar 1 000 primeiro? Por quê?
  • Tudo bem até aqui? Alguma dúvida?
  • De acordo com as fichas que eles pegaram, tem alguma criança que está mais perto de completar 1000? Quem?
  • Onde essa criança teria que colocar sua ficha, imaginando que outro colega não vai pontuar antes dele?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: (Slides 10 - 15) = 15 minutos.

Orientações: Continuar utilizando a mesma estratégia de leitura colaborativa do slide, explorando a tabela de dupla entrada, certificando-se que todos os alunos estão compreendendo o que está sendo discutido, bem como o tabuleiro e as disposição das fichas escolhidas pelas crianças.

Propósito: Socializar uma situação semelhante com diferente estratégia.

Discuta com a turma:

  • Sabendo que o jogo irá continuar, há a possibilidade de outra criança somar 1 000? Por que não? (Professor, neste momento pode ser que algum aluno diga que a Karina pode jogar a ficha de número 50 e pontuar, porém faça-os refletir que o Bruno, ao totalizar 1 000, irá recolher as fichas que o fizeram chegar a este valor, o que afastará Karina do 1 000.)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Explique aos alunos que após a discussão de como Maria e outras crianças pensaram para resolver essa mesma atividade, pode-se concluir que o cálculo mental é mais uma estratégia para facilitar nosso dia a dia, mas que é preciso pensar em estratégias e assim não cometer erros. Deve frisar que, no cálculo mental, o importante é chegar ao resultado correto e não acabar primeiro. Professor, você pode projetar, imprimir ou até passar na lousa o conteúdo deste slide.

Propósito: Socializar a importância do cálculo mental e da necessidade de saber utilizá-los adequadamente no dia a dia.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos na aula de hoje?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos leiam a atividade e a realizem individualmente. Circule pela sala e questione alguns alunos para saber como estão pensando durante a realização da atividade proposta. Em seguida, socialize a resolução com os alunos. Professor, neste momento é interessante pedir que alguns alunos (escolhidos por você enquanto circulava pela sala e os observava na realização da proposta), expliquem aos colegas como pensaram ao fazer as atividades. Muitas vezes, as dúvidas de algumas crianças são sanadas em correções coletivas como essa.

O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um para possíveis ajustes de uma próxima aula.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em outra situação, avaliando os conhecimento sobre cálculo mental

Discuta com a turma:

  • Quem conseguiu desvendar o segredo?
  • Vocês usaram a mesma operação para todas as situações?
  • De onde deve partir meu raciocínio para calcular essas situações mentalmente?

Você pode fazer o download desta atividade para imprimir para os seus alunos clicando aqui.

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividade complementar

Resolução do raio x

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano :

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano