Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Projete ou escreva as adições no quadro. Leia a pergunta. Em grupos de três ou quatro alunos, peça para que eles discutam suas estratégias por três minutos. Abra a discussão para toda a turma e, à medida em que os alunos compartilharem suas estratégias, faça a sistematização no quadro.
Propósito: Relembrar estratégias para o cálculo mental de adição e subtração envolvendo múltiplos de dez.
Discuta com a turma:
- Quais as semelhanças entre as estratégias usadas?
- Quando é possível usar cada uma das estratégias apresentadas?
- Há mais de uma “boa” estratégia para a resolução de um mesmo cálculo?
Resolução:
80 + 120 = 200
140 - 80 = 60
210 - 50 = 160
120 + 70 = 190
Essa resolução é somente uma referência para o professor, a forma que os alunos irão calcular deve ser explorada durante a atividade.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos .
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos.
Deixe que os estudantes leiam o problema de Geraldo e dê tempo para que eles pensem nas estratégias que utilizariam. Dê cerca de 2 minutos para que pensem individualmente, depois mais 5 minutos para que compartilhem e discutam as estratégias utilizadas com um colega. Neste momento, apenas circule entre os alunos, observando como eles analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Pergunte a algumas duplas como eles estão pensando e se surgiu alguma dúvida. Em caso de dúvidas, peça para que conversem com o colega para tentar resolver.
Propósito: Mobilizar conhecimentos sobre adição e subtração envolvendo múltiplos de 10 para resolver o problema. Utilizar fatos fundamentais da adição e subtração para dar agilidade ao cálculo mental.
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Material complementar para o professor
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Com base nas suas observações durante a atividade principal, escolha 3 ou 4 alunos que utilizaram estratégias diferentes para que expliquem como resolveram o problema. Você pode pedir para que eles escrevam no quadro as etapas de seu pensamento ou você pode ir organizando essas etapas no quadro à medida em que eles falarem (afinal, o pedido era para que o cálculo fosse mental). Anote os nomes dos alunos que compartilharam suas resoluções próximo ao registro da estratégia. Perguntar se alguém utilizou uma estratégia diferente e, em caso positivo, pedir que esse aluno também compartilhe sua estratégia.
Propósito: Explicar as estratégias de resolução e refletir sobre a mais eficiente.
Discuta com a turma:
- Como seu grupo abordou o problema de hoje?
- A estratégia que o grupo encontrou foi bem sucedida?
- O que você aprendeu com a sua estratégia?
- Quais os prós e os contras de cada estratégia que os grupos apresentaram?
- Em que situações cada estratégia pode ser utilizada?
- Qual(is) estratégia(s) traz(em) agilidade e eficiência ao cálculo?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Caso as estratégias apresentadas neste slide não tenham sido citadas e explicadas pelos alunos, apresentá-las aos alunos.
Na resolução da Ana, ela agrupa valores que somem 50 ou centenas inteiras (240 + 10, 120 + 80, 250 - 50) e subtrai os dois valores de R$ 20 ao final. Chamar a atenção para o fato de ela procurar valores que, somados, resultem em valores que ela julga “fáceis”.
Na resolução do Bruno, ele percebe que a soma dos valores a somar menores que 100 é igual à soma dos valores a serem subtraídos (80 + 10 = 50 + 20 + 20). Esses valores, portanto, são zerados quando desconsideramos os valores maiores que 100. Resta somar, então, 240 + 120 = 360.
Propósito: Discutir algumas estratégias de resolução que possam não ter aparecido dentre os alunos.
Discuta com a turma:
- Como seu grupo abordou o problema de hoje?
- A estratégia que o grupo encontrou foi bem sucedida?
- O que você aprendeu com a sua estratégia?
- Quais os prós e os contras de cada estratégia que os grupos apresentaram?
- Em que situações cada estratégia pode ser utilizada?
- Qual(is) estratégia(s) traz(em) agilidade e eficiência ao cálculo?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes as estratégias que tornam o cálculo mais rápido e eficiente. Ressalte a importância da prática para se desenvolver a agilidade.
Propósito: Sistematizar a aprendizagem da aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e realizem o cálculo mentalmente. Circule para verificar como os alunos estão realizando os cálculos. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar o que os alunos aprenderam na aula.
Discuta com a turma:
- Sobre o que foi a nossa aula hoje?
- O que você aprendeu com ela?
- Depois do que vimos nesta aula, existem diferentes formas de resolver esse problema?
- Qual seria a forma mais prática de resolver esse problema?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar