Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Rejane Bianchini
Mentora: Gilne Gardesani Fernandez
Revisora Pedagógica: Eliane Zanin
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF02MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4 e 5) com a ideia de adição de parcelas iguais por meio de estratégias e formas de registro pessoais, utilizando ou não suporte de imagens e/ou material manipulável.
Objetivos específicos
Associar o conceito de multiplicação à ideia de adição de parcelas iguais por meio de registros pessoais.
Conceito-chave
Multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Vocabulário
Adição: operação que junta (soma) quantidades ou que acrescenta quantidades a uma outra já existente.
Parcelas: nome de cada um dos números que serão somados numa adição.
Multiplicação: operação utilizada para representar de forma reduzida ou simplificada uma adição de parcelas iguais (consideramos aqui, apenas a ideia central deste plano).
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Caderno;
- Atividades fotocopiadas (se achar conveniente);
- Material para contagem (palitos de picolé,canudinhos, tampinhas, fio de contas...o material que seus alunos estiverem mais habituados).
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma. Em seguida, faça breve explicação aos alunos sobre o que você espera que eles aprendam no decorrer desta aula.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo previsto: 10 minutos.
Orientações: Depois de compartilhar o objetivo com seus alunos, inicie a atividade com a leitura do slide, que pode ser feita por você, por um aluno ou pela turma conjuntamente. Ou passe a proposta no quadro. Você pode também entregar a atividade impressa se preferir. Em seguida, peça para que os alunos pensem em possíveis soluções para este desafio de forma coletiva. É importante neste momento da aula, que os alunos consigam interpretar o problema e apresentem resoluções. Sugere-se que você leve material concreto para a realização da atividade (material que sirva para manipulação e que os alunos estejam familiarizados, como canudinhos, palitos de picolé, fio de contas...). Faça os questionamentos sugeridos no discuta com a turma. Demonstre no quadro a repetição da quantidade 4 (figurinhas) 4+4+4+4+4+4+4+4 , pode ser feito assim 8x4. Estimule os alunos a perceberem a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais.
Propósito: Discutir a resolução do problema pela soma de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você entendeu desta atividade.
- Como você pensa iniciar a resolução dela? Por quê?
- Existem outras maneiras? Quais? Permita que os alunos deem exemplos.
- Quantas vezes 4 figurinhas foram colocadas no álbum?
Amplie a atividade com outros questionamentos:
- E se Aline colocar 5 figurinhas em cada página?
- E se tiver somente 5 páginas com 4 figurinhas cada uma?
- Se forem 3 figurinhas em 10 páginas?
Através da variação de quantidade de páginas e de figurinhas em cada página, vá questionando os alunos até compreenderem a atividade.
Materiais Complementares:
Atividade principal
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Apresente o problema aos alunos. Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia a cada um. Deixe que os alunos leiam e dê tempo para que tentem resolvê-lo individualmente; depois peça que discutam com um colega. Neste primeiro momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias, para em seguida questioná-los a respeito disso. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Sugere-se que o professor leve material concreto para a realização da atividade (pode ser algum material que os alunos estejam familiarizados, como palitos de picolé, fios de contas, canudinhos... ).
Propósito: Resolver problemas utilizando o conceito de multiplicação com ideia de adição de parcelas iguais.
Discuta com a turma:
- Me conte o que você pensou fazer para resolver o problema. (Faça o registro no quadro).
- Alguém pensou numa estratégia diferente? Qual? (Continue fazendo os registros no quadro).
- Das maneiras que a gente colocou aqui no quadro, qual a mais demorada? Por quê?
- Das estratégias aqui apresentadas, tem alguma que é mais prática? Qual? Por quê?
- De todos os jeitos que a gente resolveu aqui no quadro, qual você compreendeu melhor?
- Agora pense: E se Paula tivesse comprado 5 pacotes com 7 bombons, quantos bombons teria comprado?
Varie a quantidade de pacotes e de bombons que cada uma comprou até que todos os alunos compreendam a atividade. Você pode sugerir que os próprios alunos façam essas sugestões de variação e calculam.
Materiais Complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 8).
Orientações: Permita que os alunos exponham suas estratégias de resolução. Faça os questionamentos sugeridos no discuta com a turma. Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Explique que a multiplicação torna mais rápido os cálculos de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de bombons e de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Material Complementar:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 8).
Orientações: Permita que os alunos exponham suas estratégias de resolução. Faça os questionamentos sugeridos no discuta com a turma. Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Explique que a multiplicação torna mais rápido os cálculos de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de bombons e de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 8).
Orientações: Permita que os alunos exponham suas estratégias de resolução. Faça os questionamentos sugeridos no discuta com a turma. Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Explique que a multiplicação torna mais rápido os cálculos de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de bombons e de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 5 a 8).
Orientações: Permita que os alunos exponham suas estratégias de resolução. Faça os questionamentos sugeridos no discuta com a turma. Estimule os alunos para que percebam a relação da multiplicação com a soma de parcelas iguais. Explique que a multiplicação torna mais rápido os cálculos de adição de parcelas iguais. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão as possíveis formas de resolução da atividade. Faça uma simulação de novas situações, com outras quantidades de bombons e de pacotes, garantindo a compreensão da atividade e a construção da adição por parcelas iguais. Faça desenhos no quadro para representar as novas situações. Você pode sugerir também outros materiais, como palitos de picolé, bolinhas de gude, tampinhas...ou seja, o tipo de material que seus alunos estiverem mais habituados para fazerem contagens e operações. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro. Os slides apresentam um exemplo, mas você pode utilizar outros, conforme as necessidades da sua turma, ampliando ou diminuindo os valores numéricos.
Propósito: Discutir e analisar as diferentes resoluções apresentadas para a atividade.
Discuta com a turma:
- Que outras estratégias vocês poderiam usar? Permita que os alunos as representem no quadro.
- Qual das estratégias apresentadas você acha mais prática? Por quê?
- Qual das estratégias apresentadas você compreendeu melhor?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Sistematize o conceito retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais. Peça para que alguns alunos expliquem o que entenderam sobre multiplicação e faça alguns exercícios para fixar a relação da multiplicação associada a soma de parcelas iguais. Apresente o slide com o conceito trabalhado na aula ou passe este resumo no quadro para que registrem em seus cadernos.
Propósito: Retomar os conhecimentos trabalhados, sistematizando-os e apresentar o conceito central trabalhado na aula.
Discuta com a turma:
- Como podemos representar uma adição de parcelas iguais de forma mais econômica e simples?
- Existe relação entre a multiplicação e a adição de parcelas iguais? Qual?
- Por que a multiplicação torna os cálculos de adição mais rápidos?
- O que significa cada número na multiplicação?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Resuma o conceito, retomando com os alunos a relação da multiplicação com a adição das parcelas iguais.
Propósito: Resumir o conceito central trabalhado na aula.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem. Circule pela sala para verificar como os alunos estão utilizando o conceito de multiplicação relacionado à soma de parcelas iguais para chegarem ao resultado. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da multiplicação associada à soma de parcelas iguais.
Materiais Complementares: