10544
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Descobrindo múltiplos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6ºano do Fundamental sobre Ampliar os conhecimentos sobre múltiplos de números naturais.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Emanuelle Martins

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

  • EF06MA04
  • EF06MA05

Objetivos específicos

  • Ampliar os conhecimentos sobre múltiplos de números naturais.

Conceito-chave

Compreensão da relação matemática: “Um número A multiplicado por um número B, resulta C. Logo, C é múltiplo de A e de B ao mesmo tempo.”

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia.




Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Professor, leia para seus alunos o objetivo da aula.

Propósito: através do objetivo expresso, orientar os alunos sobre o que estudarão nesta aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientações: professor deixe seus alunos pensarem sobre a questão e trocarem ideias com seus colegas, depois oriente que eles devem registrar como pensaram, fazendo anotações no caderno.

Propósito: Perceber, através da resolução da atividade, que os números propostos para tomar os medicamentos possuem como múltiplo o número 24.

Discuta com a turma:

  • Como você pensa em fazer a distribuição de horários?
  • Se você fosse a mãe ou o pai de Elaine como você iria organizar os horários para dar os medicamentos a ela?
  • Você consegue imaginar porque o médico escolheu esses números para intervalo de horários para os medicamentos, além da própria necessidade médica?
  • O médico poderia ter receitado um medicamento que fosse de 5 em 5 horas?
  • Por que o número 24 é importante nesta atividade?
  • O que o número 24 é para os números 3, 4, 6 e 8?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos e apresente o problema. Uma atividade por grupo já é o suficiente, mas se puder imprimir mais, pode auxiliar os grupos a dividir tarefas.

Permita o uso da calculadora. Como o exercício depende da compreensão do significado de múltiplo, a calculadora pode ser uma ótima ferramenta para a verificação dos cálculos.

Leia com a sala todas as instruções para verificar se todos compreendem cada um dos desafios, e como preencher a cruzadinha. Pode ser que alguns alunos percebam a resposta imediata de alguns desafios como o item E (99), o item G (0) ou ainda o item (B) 555. Caso isso ocorra, utilize esses casos para exemplificar como as casas devem ser preenchidas e peça que os alunos justifiquem por que esses números satisfazem os desafios em questão.

Essa justificativa inicial para as primeiras descobertas é essencial para que eles comecem a mobilizar estratégias de resolução que se apliquem na continuidade do exercício.

Peça então que cada grupo se debruce sobre sua atividade visando chegar o mais longe que puder. Caso algum grupo termine antes dos outros, permita que os membros do grupo se distribuam entre os grupos restantes para auxiliar nas questões mais difíceis.

Propósito: Retomar o conceito de múltiplos estudado na aula anterior, aplicando o conhecimento para preencher corretamente a cruzadinha.

Discuta com a turma:

  • Quantos algarismos tem cada um dos números procurados?
  • 1000 é múltiplo de 6? Como você pode fazer para descobrir se 1000 é ou não múltiplo de 6?
  • Como você pode descobrir um múltiplo de 6 maior do que 1000?
  • Existe algum múltiplo de 3 e 5 que não seja múltiplo de 15?
  • Existe algum múltiplo de 11 e de 17 que não seja múltiplo de 187?
  • Quais são os números de 3 algarismos que resultam da multiplicação de um número por ele mesmo?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão de soluções select-down

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Professor, estimule seus alunos a analisarem se a solução apresentada no slide está correta. Se algum aluno declarar que a solução não está correta, peça para ele explicar como pensou. É provável que ele mesmo perceba onde está errando e aprenda a forma correta. Deixe seus alunos apontarem novas ideias, pois há outros caminhos para resolver e essa troca de ideias é muito rica para o aprendizado de todos.

Propósito: Corrigir a atividade partindo de uma possibilidade de resolução.

Discuta com a turma:

  • As ideias apresentadas pelas meninas no slide são interessantes, mas você pensou como elas? Explique para nós como você pensou.
  • Você pensou em alguma forma diferente para começar a resolver a cruzadinha? E neste caso, como iríamos terminá-la?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Professor, peça para um aluno ler a fala da menina expressa no slide. Em seguida, você faz a leitura da relação matemática expressa abaixo. Depois, faça os questionamentos que estão no “discuta com a turma”.

Propósito: concluir o aprendizado desta aula destacando pontos importantes que foram estudados.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia nos dar mais exemplos da relação matemática que aprendemos?
  • Você consegue perceber essa relação matemática nas atividades que resolvemos nesta aula? Onde você percebeu?
  • E no seu dia a dia, em que situações podemos aplicar essa relação matemática que estudamos hoje?

Raio x select-down

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: professor, entregue uma atividade para cada aluno e deixe-os resolverem sozinhos.

Propósito: através da atividade expressa neste slide, avaliar o que foi aprendido nesta aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Professor, leia para seus alunos o objetivo da aula.

Propósito: através do objetivo expresso, orientar os alunos sobre o que estudarão nesta aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanuelle Martins

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

  • EF06MA04
  • EF06MA05

Objetivos específicos

  • Ampliar os conhecimentos sobre múltiplos de números naturais.

Conceito-chave

Compreensão da relação matemática: “Um número A multiplicado por um número B, resulta C. Logo, C é múltiplo de A e de B ao mesmo tempo.”

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não;
  • Projetor Multimídia.



Tempo sugerido: 08 minutos.

Orientações: professor deixe seus alunos pensarem sobre a questão e trocarem ideias com seus colegas, depois oriente que eles devem registrar como pensaram, fazendo anotações no caderno.

Propósito: Perceber, através da resolução da atividade, que os números propostos para tomar os medicamentos possuem como múltiplo o número 24.

Discuta com a turma:

  • Como você pensa em fazer a distribuição de horários?
  • Se você fosse a mãe ou o pai de Elaine como você iria organizar os horários para dar os medicamentos a ela?
  • Você consegue imaginar porque o médico escolheu esses números para intervalo de horários para os medicamentos, além da própria necessidade médica?
  • O médico poderia ter receitado um medicamento que fosse de 5 em 5 horas?
  • Por que o número 24 é importante nesta atividade?
  • O que o número 24 é para os números 3, 4, 6 e 8?
  • Materiais complementares:

Atividade aquecimento

Resolução do aquecimento

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Organize a sala em grupos e apresente o problema. Uma atividade por grupo já é o suficiente, mas se puder imprimir mais, pode auxiliar os grupos a dividir tarefas.

Permita o uso da calculadora. Como o exercício depende da compreensão do significado de múltiplo, a calculadora pode ser uma ótima ferramenta para a verificação dos cálculos.

Leia com a sala todas as instruções para verificar se todos compreendem cada um dos desafios, e como preencher a cruzadinha. Pode ser que alguns alunos percebam a resposta imediata de alguns desafios como o item E (99), o item G (0) ou ainda o item (B) 555. Caso isso ocorra, utilize esses casos para exemplificar como as casas devem ser preenchidas e peça que os alunos justifiquem por que esses números satisfazem os desafios em questão.

Essa justificativa inicial para as primeiras descobertas é essencial para que eles comecem a mobilizar estratégias de resolução que se apliquem na continuidade do exercício.

Peça então que cada grupo se debruce sobre sua atividade visando chegar o mais longe que puder. Caso algum grupo termine antes dos outros, permita que os membros do grupo se distribuam entre os grupos restantes para auxiliar nas questões mais difíceis.

Propósito: Retomar o conceito de múltiplos estudado na aula anterior, aplicando o conhecimento para preencher corretamente a cruzadinha.

Discuta com a turma:

  • Quantos algarismos tem cada um dos números procurados?
  • 1000 é múltiplo de 6? Como você pode fazer para descobrir se 1000 é ou não múltiplo de 6?
  • Como você pode descobrir um múltiplo de 6 maior do que 1000?
  • Existe algum múltiplo de 3 e 5 que não seja múltiplo de 15?
  • Existe algum múltiplo de 11 e de 17 que não seja múltiplo de 187?
  • Quais são os números de 3 algarismos que resultam da multiplicação de um número por ele mesmo?
  • Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Professor, estimule seus alunos a analisarem se a solução apresentada no slide está correta. Se algum aluno declarar que a solução não está correta, peça para ele explicar como pensou. É provável que ele mesmo perceba onde está errando e aprenda a forma correta. Deixe seus alunos apontarem novas ideias, pois há outros caminhos para resolver e essa troca de ideias é muito rica para o aprendizado de todos.

Propósito: Corrigir a atividade partindo de uma possibilidade de resolução.

Discuta com a turma:

  • As ideias apresentadas pelas meninas no slide são interessantes, mas você pensou como elas? Explique para nós como você pensou.
  • Você pensou em alguma forma diferente para começar a resolver a cruzadinha? E neste caso, como iríamos terminá-la?

Tempo sugerido: 02 minutos

Orientações: Professor, peça para um aluno ler a fala da menina expressa no slide. Em seguida, você faz a leitura da relação matemática expressa abaixo. Depois, faça os questionamentos que estão no “discuta com a turma”.

Propósito: concluir o aprendizado desta aula destacando pontos importantes que foram estudados.

Discuta com a turma:

  • Alguém poderia nos dar mais exemplos da relação matemática que aprendemos?
  • Você consegue perceber essa relação matemática nas atividades que resolvemos nesta aula? Onde você percebeu?
  • E no seu dia a dia, em que situações podemos aplicar essa relação matemática que estudamos hoje?

Tempo sugerido: 05 minutos

Orientações: professor, entregue uma atividade para cada aluno e deixe-os resolverem sozinhos.

Propósito: através da atividade expressa neste slide, avaliar o que foi aprendido nesta aula.

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 6º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem a comparar diferentes sistemas de numeração, identificar múltiplos e divisores de um número natural, números primos, compostos e quadrados perfeitos; resolver problemas e desenvolver fluência com as quatro operações com números naturais; conceituar frações (razão, quantidade e multiplicador), ordenar, adicionar e subtrair frações com denominadores diferentes, calcular porcentagens.

MAIS AULAS DE Matemática do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano