10519
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Geometria

Plano de aula - Composição e decomposição de polígonos através do Tangram

Plano de aula de Matemática com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Paula Burkardt Moreira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT4_19GEO_05

Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Documentos, Google Apresentações, Google Meet, Google Fotos, WhatsApp, tangram virtual (link na descrição da adaptação).

Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.

Retomada
Propor que os alunos identifiquem as formas geométricas encontradas nas peças do tangram, o que pode ser feito tanto em molde impresso quanto em imagem virtual, em que o professor cria uma sequência de slides recursivos para que o aluno responda às questões apresentadas, a partir do Google Apresentações.
Além disso, disponibilizar um modelo de tangram via Jamboard, igual ao que se apresenta no slide da etapa seguinte (Atividade Principal), para que eles possam experimentar os movimentos e combinações de peças do quebra-cabeça.

Atividade principal
Propor aos alunos trabalharem com o tangram via Jamboard, indicado na etapa anterior (Retomada), para que possam responder ao desafio proposto.
O registro das possibilidades pode ser feito via Google Documentos ou em folha impressa.

Discussão das soluções
O professor pode fazer a discussão das soluções apresentadas nos slides desta etapa organizando um arquivo do Google Apresentações para isso, ou ainda de maneira síncrona, via Google Meet (se for possível fazê-lo).
No caso de não terem acesso à internet, o professor pode fazer as problematizações e solicitar o registro em caderno ou folha impressa, lembrando de problematizar bem as propostas para que a reflexão seja gerada no aluno, auxiliando no processo de aprendizagem.

Sistematização
Não há.

Encerramento
Pedir que os alunos organizem as ideias desenvolvidas nesta aula em um registro no caderno, de um parágrafo, indicando o que aprenderam.

Raio X
Propor que os alunos resolvam as atividades indicadas e fotografem suas montagens para enviar ao professor (o que pode ser feito via WhatsApp ou Google Fotos). No caso de não terem acesso à internet, o professor pode solicitar o envio físico das folhas impressas.

Convite às famílias
Convide a família a resolver junto com o aluno os desafios de montagem com as peças do tangram, principalmente na etapa de Raio X. Você pode propor inclusive um tangram virtual (link para acesso ao tangram: https://www.divertudo.com.br/semplugin/tangram.html)

Sugestão Enviada Por: Fernando Barnabé


Código: MAT4_19GEO05

(EF04MA18) Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 4º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem paralelismo e perpendicularismo e aplicação em situações de localização espacial; identificação de ângulos retos e não retos, reconhecimento de figuras planas e algumas propriedades, reconhecimento e análise de figuras não planas, suas características e representações.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas