Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Composição e decomposição de polígonos através do Tangram
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Polígonos
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Burkardt Moreira
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Objetivos específicos
Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.
Conceito-chave
Quadriláteros, triângulos, polígonos, Tangram
Recursos necessários
- lousa;
- papel A4;
- tesoura;
- lápis de cor.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.
Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar a proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Apresente o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Divida a turma em grupos de dois ou três alunos e entregue a atividade para que os alunos possam colorir, identificar e nomear os polígonos que formam o Tangram.
Materiais complementares
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientação: Apresente o Tangram, um quebra-cabeça de origem chinesa, composto por sete peças a partir de um quadrado: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Com essas sete peças, é possível criar e montar cerca de 1.700 figuras diferentes.
Sugira que os alunos aprendam a construir o Tangram a partir de uma de suas mais interessantes lendas, que fala sobre a maneira do ser humano encarar a própria vida e a possibilidade de mudanças de pontos de vista de cada um, diante de novas situações apresentadas.
Fonte: https://pt.slideshare.net/reginacarla21/lenda-do-surgimento-do-tangram
Projete o texto na lousa ou entregue uma cópia do modelo para impressão para os alunos. (Arquivo da Atividade Principal disponível nos Materiais de Apoio). A leitura deve ser feita individualmente e, em seguida, coletivamente. À medida que os alunos fazem a leitura coletiva, questione algumas passagens, por exemplo: “Qual seria o significado de quadradice?”; “como seria um humano quadrado”; “qual seria a diferença entre compreender o mundo através da razão e através da emoção? “qual a mensagem que o texto quis passar?”. Dessa forma, os alunos se envolvem mais com a lenda e têm a oportunidade de vivenciar a matemática integrada com outras disciplinas, já que estão interpretando um texto.
Depois de se apropriarem da ideia central do texto, inicie a atividade de construção do Tangram. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e entregue uma folha de papel quadrada e uma tesoura para cada grupo.
A cada passagem da lenda, os grupos são desafiados a fazerem a dobradura correspondente e cortar o papel na marcação feita. Veja o passo a passo da resolução da atividade de construção do Tangram a partir das passagens da lenda.
Em seguida, proponha que os alunos pintem as peças do Tangram que construíram. Proponha que os grupos montem novos quadriláteros e triângulos utilizando as peças confeccionadas por eles e apresentem para a turma, para que os outros grupos tenham a possibilidade de nomeá-los, citando algumas de suas propriedades. Para compor esses novos polígonos, os grupos podem utilizar quantas peças forem necessárias, mas não é preciso usar todas as sete peças.
Para ter acesso à dica de ampliação, assista ao vídeo Desafios com o Tangram.
Materiais complementares
Resolução da Atividade Principal
Propósito: Estimular a interpretação de informações contidas em um texto e fazer a conexão entre essas informações e a maneira concreta de aplicá-las.
Estimular a percepção visual e a composição e decomposição de polígonos.
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Apresente o Tangram, um quebra-cabeça de origem chinesa, composto por sete peças a partir de um quadrado: dois triângulos grandes, dois triângulos pequenos, um triângulo médio, um quadrado e um paralelogramo. Com essas sete peças, é possível criar e montar cerca de 1.700 figuras diferentes.
Sugira que os alunos aprendam a construir o Tangram a partir de uma de suas mais interessantes lendas, que fala sobre a maneira do ser humano encarar a própria vida e a possibilidade de mudanças de pontos de vista de cada um, diante de novas situações apresentadas.
Fonte: https://pt.slideshare.net/reginacarla21/lenda-do-surgimento-do-tangram
Projete o texto na lousa ou entregue uma cópia do modelo para impressão para os alunos. (Arquivo da Atividade Principal disponível nos Materiais de Apoio). A leitura deve ser feita individualmente e, em seguida, coletivamente. À medida que os alunos fazem a leitura coletiva, questione algumas passagens, por exemplo: “Qual seria o significado de quadradice?”; “como seria um humano quadrado”; “qual seria a diferença entre compreender o mundo através da razão e através da emoção? “qual a mensagem que o texto quis passar?”. Dessa forma, os alunos se envolvem mais com a lenda e têm a oportunidade de vivenciar a matemática integrada com outras disciplinas, já que estão interpretando um texto.
Depois de se apropriarem da ideia central do texto, inicie a atividade de construção do Tangram. Divida a turma em grupos de três ou quatro alunos e entregue uma folha de papel quadrada e uma tesoura para cada grupo.
A cada passagem da lenda, os grupos são desafiados a fazerem a dobradura correspondente e cortar o papel na marcação feita. Veja o passo a passo da resolução da atividade de construção do Tangram a partir das passagens da lenda.
Em seguida, proponha que os alunos pintem as peças do Tangram que construíram. Proponha que os grupos montem novos quadriláteros e triângulos utilizando as peças confeccionadas por eles e apresentem para a turma, para que os outros grupos tenham a possibilidade de nomeá-los, citando algumas de suas propriedades. Para compor esses novos polígonos, os grupos podem utilizar quantas peças forem necessárias, mas não é preciso usar todas as sete peças.
Para ter acesso à dica de ampliação, assista ao vídeo Desafios com o Tangram.
Propósito: Estimular a interpretação de informações contidas em um texto e fazer a conexão entre essas informações e a maneira concreta de aplicá-las.
Estimular a percepção visual e a composição e decomposição de polígonos.
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Os alunos devem socializar as formas construídas por eles nessa atividade. Se achar necessário, mostre outras formas possíveis. Nos slides 5, 6, 7 e 8, aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem diversas composições possíveis utilizando as peças do Tangram, utilizando quantas peças quiser. Nessa atividade, demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá agregar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.
Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.
Discuta com a turma:
- Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
- Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos podemos compor?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8, aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem diversas composições possíveis utilizando as peças do Tangram, utilizando quantas peças quiser. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.
Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.
Discuta com a turma:
- Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
- Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos podemos compor?
Discussão das soluções
Discussão das soluçõesTempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8, aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem diversas composições possíveis utilizando as peças do Tangram, utilizando quantas peças quiser. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.
Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.
Discuta com a turma:
- Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
- Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos podemos compor?
Discussão das soluções
Discussão das soluçõesTempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Nos slides 5, 6, 7 e 8, aparecem algumas possibilidades de composição de novos polígonos a partir de duas, três, quatro ou cinco peças do Tangram. Existem diversas composições possíveis utilizando as peças do Tangram, utilizando quantas peças quiser. Nessa atividade demos maior enfoque aos quadriláteros e triângulos, mas o plano pode ser ampliado para composição de outros polígonos. Esse tipo de atividade trabalha muito a atenção e a percepção visual, o que irá colaborar bastante no estudo de áreas, perímetros, proporções e frações, além de recordar as propriedades dos triângulos e quadriláteros.
Propósito: Estimular a percepção visual dos alunos e recordar as propriedades de triângulos e quadriláteros.
Discuta com a turma:
- Vocês encontraram outras maneiras de compor quadriláteros e triângulos?
- Além de quadriláteros e triângulos, quais outros polígonos podemos compor?
Encerramento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Encerre a aula relembrando que no começo da atividade os alunos tiveram a oportunidade de decompor um quadrado em sete peças, formando as sete peças que compõem o Tangram. Dando continuidade à atividade, os alunos foram desafiados a formar novos triângulos e quadriláteros a partir das peças que eles próprios construíram.
Propósito: Retomar as ideias de composição e decomposição de figuras geométricas.
Raio-X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Os alunos podem aproveitar o Tangram que construíram na Atividade Principal para executar a atividade de Raio-X, ou você pode imprimir o Tangram para que os alunos recortem e pintem as peças. Em seguida, os alunos devem compor os três quadrados sugeridos na atividade.
Materiais complementares
Resolução da atividade complementar
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos, identificando triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT4_19GEO_05
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: (apenas se forem absolutamente indispensáveis; caso contrário, inserir todos como opcionais)
- Opcionais: Jamboard, Google Documentos, Google Apresentações, Google Meet, Google Fotos, WhatsApp, tangram virtual (link na descrição da adaptação).
Para este plano, foque na etapa Atividade Principal.
Retomada
Propor que os alunos identifiquem as formas geométricas encontradas nas peças do tangram, o que pode ser feito tanto em molde impresso quanto em imagem virtual, em que o professor cria uma sequência de slides recursivos para que o aluno responda às questões apresentadas, a partir do Google Apresentações.
Além disso, disponibilizar um modelo de tangram via Jamboard, igual ao que se apresenta no slide da etapa seguinte (Atividade Principal), para que eles possam experimentar os movimentos e combinações de peças do quebra-cabeça.
Atividade principal
Propor aos alunos trabalharem com o tangram via Jamboard, indicado na etapa anterior (Retomada), para que possam responder ao desafio proposto.
O registro das possibilidades pode ser feito via Google Documentos ou em folha impressa.
Discussão das soluções
O professor pode fazer a discussão das soluções apresentadas nos slides desta etapa organizando um arquivo do Google Apresentações para isso, ou ainda de maneira síncrona, via Google Meet (se for possível fazê-lo).
No caso de não terem acesso à internet, o professor pode fazer as problematizações e solicitar o registro em caderno ou folha impressa, lembrando de problematizar bem as propostas para que a reflexão seja gerada no aluno, auxiliando no processo de aprendizagem.
Sistematização
Não há.
Encerramento
Pedir que os alunos organizem as ideias desenvolvidas nesta aula em um registro no caderno, de um parágrafo, indicando o que aprenderam.
Raio X
Propor que os alunos resolvam as atividades indicadas e fotografem suas montagens para enviar ao professor (o que pode ser feito via WhatsApp ou Google Fotos). No caso de não terem acesso à internet, o professor pode solicitar o envio físico das folhas impressas.
Convite às famílias
Convide a família a resolver junto com o aluno os desafios de montagem com as peças do tangram, principalmente na etapa de Raio X. Você pode propor inclusive um tangram virtual (link para acesso ao tangram: https://www.divertudo.com.br/semplugin/tangram.html)
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autora: Paula Burkardt Moreira
Mentora: Paula Massi Reis Pires
Especialista de área: Priscilla Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
EF04MA18 - Reconhecer ângulos retos e não retos em figuras poligonais com o uso de dobraduras, esquadros ou softwares de geometria.
Objetivos específicos
Identificar triângulos e quadriláteros a partir da composição e decomposição das peças do Tangram.
Conceito-chave
Quadriláteros, triângulos, polígonos, Tangram
Recursos necessários
- lousa;
- papel A4;
- tesoura;
- lápis de cor.