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Plano de aula - Triângulos

Plano de aula de Matemática com atividades para 6º ano do Fundamental sobre Classificar os triângulos pelas medidas de seus lados ou de seus ângulos internos.

Plano 05 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marcelo Aparecido Casadei

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF06MA18 - Identificar as características dos triângulos e classificá-los em relação a medidas dos lados e ângulos




Objetivos específicos

Classificar os triângulos pelas medidas de seus lados ou de seus ângulos internos.

Conceito-chave

Classificação dos triângulos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Folhas sulfites;
  • Réguas;
  • Transferidores;
  • Tesouras;
  • Colas.

Título do plano - Planos de aula - 6º ano


Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas.

Sugestões de Referências bibliográficas para consulta

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre o polígono apresentado na estrutura. Deverão perceber o triângulo. Pergunte qual será a razão deste ser o polígono escolhido. Ouça as opiniões antes de passar para o outro slide.

Propósito: Perceber que o uso do triângulo não é baseado em uma escolha casual. O polígono deve apresentar algo que o destaca dos outros polígonos.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Focalize a atenção dos alunos no fato dos ângulos dos triângulos não mudarem, quando você aumenta um lado, você arrasta os outros dois. Os ângulos inalteráveis dão mais firmeza aos triângulos. Explique que se mudarmos o valor de um ângulo a figura deixará de ser um polígono, já que os seus lados vão se separar.

Converse com a classe:

  • Os triângulos do slide são iguais?
  • Como iremos classificá-los?

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que os outros polígonos podem ter seus ângulos alterados sem que se mude o comprimento dos lados, enquanto que no triângulo isso não ocorre. “Os triângulos são especiais.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Peça aos alunos que formem grupos. Sugira que juntem as carteiras para facilitar a resolução da atividade principal. Distribua réguas e a primeira folha com a figura do slide para os grupos. A figura representa uma estrutura formada exclusivamente por triângulos. Diga para que separem os triângulos de acordo com a medida de seus lados. Mas para identificá-los não podem falar quanto mede cada lado (apesar de poder medir os lados). Isso é tudo que deve falar para os grupos neste momento.

Propósito: Fazer com que os alunos conversem e pensem em como irão identificar os triângulos e depois separá-los. Como não podem dizer as medidas dos lados terão que classificá-los de outra maneira que não seja dizendo a medida dos seus lados. Sendo direcionados dessa maneira, a separar os triângulos por lados iguais ou diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Distribua uma tesoura e uma cola para cada grupo e peça que recortem os triângulos para separá-los. Dê para cada grupo três folhas sulfites e diga para colarem cada tipo de triângulo em uma folha. Recorde os alunos que a separação será baseada nas característica de seus lados.

Propósito: Neste momento, recortar os triângulos vai ajudar na visualização de como separar os triângulos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Distribua os transferidores (sugerimos pelo menos 3 por grupo) e a segunda folha com a mesma estrutura aos grupos. Explique que agora irão separar os triângulos baseando-se em seus ângulos internos. Diga que podem escrever o valor dos ângulos medidos nos triângulos.

Propósito: Estimular o raciocínio dos alunos para que procurem descobrir uma lógica na separação dos triângulos pelo valor de seus ângulos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Peça que os alunos recortem os triângulos e dê para cada grupo três folhas sulfite. Diga que deverão colar em cada folha um tipo de triângulo.

Propósito: Fazer com que os grupos que haviam separado os triângulos em: triângulos com ângulos iguais e triângulos com ângulos diferentes; percebam que devem procurar uma terceira opção na comparação entre os ângulos dos triângulos. Percebendo assim os triângulos retângulos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Essa atividade propicia o surgimento de diversos erros na separação dos triângulos. Por essa razão fica interessante todos os grupos apresentarem seus resultados. Não é necessário dizer que as separações estão erradas, mas que os grupos juntamente com o professor irão procurar chegar a um consenso nos resultados observados.

Converse com a classe:

  • Seu método utilizado na realização da atividade ficou muito diferente do resultado do final da correção?
  • Apesar da diferença, minha separação pode ser considerada errada?

Propósito: Observar os diferentes resultados e maneiras que foram feitas as separações e através do diálogo entre os grupos chegar a uma conclusão que satisfaça realmente o que foi pedido na atividade.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Essa atividade propicia o surgimento de diversos erros na separação dos triângulos. Por essa razão fica interessante todos os grupos apresentarem seus resultados. Não é necessário dizer que as separações estão erradas, mas que os grupos juntamente com o professor irão procurar chegar a um consenso nos resultados observados. Explique que os triângulos com os três lados iguais são equiláteros, os que possuem dois lados iguais são isósceles os que possuem três lados diferentes são escalenos.

Converse com a classe:

  • Seu método utilizado na realização da atividade ficou muito diferente do resultado do final da correção?
  • Apesar da diferença, minha separação pode ser considerada errada?

Propósito: Observar os diferentes resultados e maneiras que foram feitas as separações e através do diálogo entre os grupos chegar a uma conclusão que satisfaça realmente o que foi pedido na atividade.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Explique que na separação pelos ângulos também temos uma nomenclatura especial. Os triângulos com todos ângulos internos menores que 90º são acutângulos (ângulos internos agudos), os triângulos com um ângulo interno maior que 90º são obtusângulos (um ângulo obtuso), os triângulos com um ângulo interno igual a 90º são retângulos (um ângulo reto).

Propósito: Compreender que os ângulos internos dos triângulos sempre apresentarão apenas uma dessas três características.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Neste slide, temos um exemplo de um possível erro a ser cometido por um grupo. Neste caso, se considerarmos os três diferentes “tamanhos” de triângulos, seria uma boa resposta, o problema é que o conceito de grande, médio e pequeno é relativo. O professor pode usar uma analogia, como por exemplo: Um gato comparado com ratinho é grande, mas comparado a um leão é pequeno.

Se pegarmos os três triângulos separados como “lados grandes”, podemos observar que um deles apresenta um lado maior que dos outros dois. O que o colocaria em uma outra qualificação de lado maior do que os outros triângulos.

Propósito: Fazer com que os alunos saibam escolher a melhor classificação, fazendo uso do que aprenderam e da lógica usada no consenso dos resultados escolhidos.

Painel de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Explique aos alunos que foram distribuídas três folhas para a separação dos triângulos, o que significa que deve existir algo a mais do que ângulos iguais ou diferentes. Diga que, se analisarmos com atenção, perceberemos que a comparação em ângulos maiores, menores ou iguais a 90º é mais completa do que as outras.

Converse com a classe: É possível um triângulo ter dois ângulos obtusos? Por quê?

Propósito: Fazer com que os alunos saibam escolher a melhor classificação, fazendo uso do que aprenderam e da lógica usada no consenso dos resultados escolhidos.

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com a classe sobre os objetivos que conseguiram atingir. Questione os alunos novamente sobre as maneiras de classificar os triângulos. Finalize a sistematização do conceito com as nomenclaturas utilizadas na classificação dos triângulos.

Propósito: Fazer com que a classe relacione os resultados obtidos na realização da atividade com os modelos de classificação dos triângulos.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pode-se fazer o encerramento aproveitando os resultados da análise das soluções da atividade principal. Retome que os triângulos podem ser classificados de acordo com seus lados ou ângulos internos. Classificando de acordo com os lados, temos:

  • Com os três lados iguais são equiláteros;
  • Com dois lados iguais são isósceles;
  • Com três lados diferentes são escalenos.

Classificando de acordo com os ângulos internos, temos:

  • Quando todos os ângulos internos são menores que 90º o triângulo será acutângulo;
  • Quando um ângulo interno for maior que 90º o triângulo será obtusângulo;
  • Quando um ângulo interno for igual a 90º o triângulo será retângulo.

Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula, com atenção para as classificações dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos.

Discuta com a turma:

  • Podemos usar estas classificações para todos os triângulos?

Propósito: Através da análise dos resultados da atividade principal compreender as diferentes maneiras de classificar os triângulos.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 16 e 17).

Orientação: Distribua os exercícios impressos e diga que o exercício deverá ser feito individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como classificar os triângulos usando as medidas de seus lados ou de seus ângulos internos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 16 e 17).

Orientações: Esse exercício deverá ser feito individualmente. Deverá ser feito em 10 minutos. Cada aluno precisará de uma régua e um transferidor.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do raio X.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 1 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Para acessar documento com sugestões de Referências Bibliográficas.

Sugestões de Referências bibliográficas para consulta


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Marcelo Ap. Casadei

Mentor: Renata S. Gonçalves

Especialista de área: Pricilla Mendes Cerqueira



Habilidade da BNCC

EF06MA18 - Identificar as características dos triângulos e classificá-los em relação a medidas dos lados e ângulos




Objetivos específicos

Classificar os triângulos pelas medidas de seus lados ou de seus ângulos internos.

Conceito-chave

Classificação dos triângulos

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Folhas sulfites;
  • Réguas;
  • Transferidores;
  • Tesouras;
  • Colas.

Título do plano - Planos de aula - 6º ano

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientação: Inicie a aula questionando os alunos sobre o polígono apresentado na estrutura. Deverão perceber o triângulo. Pergunte qual será a razão deste ser o polígono escolhido. Ouça as opiniões antes de passar para o outro slide.

Propósito: Perceber que o uso do triângulo não é baseado em uma escolha casual. O polígono deve apresentar algo que o destaca dos outros polígonos.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 3 e 4).

Orientações: Focalize a atenção dos alunos no fato dos ângulos dos triângulos não mudarem, quando você aumenta um lado, você arrasta os outros dois. Os ângulos inalteráveis dão mais firmeza aos triângulos. Explique que se mudarmos o valor de um ângulo a figura deixará de ser um polígono, já que os seus lados vão se separar.

Converse com a classe:

  • Os triângulos do slide são iguais?
  • Como iremos classificá-los?

Propósito: Fazer com que os alunos percebam que os outros polígonos podem ter seus ângulos alterados sem que se mude o comprimento dos lados, enquanto que no triângulo isso não ocorre. “Os triângulos são especiais.

Materiais complementares para impressão:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Peça aos alunos que formem grupos. Sugira que juntem as carteiras para facilitar a resolução da atividade principal. Distribua réguas e a primeira folha com a figura do slide para os grupos. A figura representa uma estrutura formada exclusivamente por triângulos. Diga para que separem os triângulos de acordo com a medida de seus lados. Mas para identificá-los não podem falar quanto mede cada lado (apesar de poder medir os lados). Isso é tudo que deve falar para os grupos neste momento.

Propósito: Fazer com que os alunos conversem e pensem em como irão identificar os triângulos e depois separá-los. Como não podem dizer as medidas dos lados terão que classificá-los de outra maneira que não seja dizendo a medida dos seus lados. Sendo direcionados dessa maneira, a separar os triângulos por lados iguais ou diferentes.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Distribua uma tesoura e uma cola para cada grupo e peça que recortem os triângulos para separá-los. Dê para cada grupo três folhas sulfites e diga para colarem cada tipo de triângulo em uma folha. Recorde os alunos que a separação será baseada nas característica de seus lados.

Propósito: Neste momento, recortar os triângulos vai ajudar na visualização de como separar os triângulos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Distribua os transferidores (sugerimos pelo menos 3 por grupo) e a segunda folha com a mesma estrutura aos grupos. Explique que agora irão separar os triângulos baseando-se em seus ângulos internos. Diga que podem escrever o valor dos ângulos medidos nos triângulos.

Propósito: Estimular o raciocínio dos alunos para que procurem descobrir uma lógica na separação dos triângulos pelo valor de seus ângulos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos (slides 5 a 8).

Orientações: Peça que os alunos recortem os triângulos e dê para cada grupo três folhas sulfite. Diga que deverão colar em cada folha um tipo de triângulo.

Propósito: Fazer com que os grupos que haviam separado os triângulos em: triângulos com ângulos iguais e triângulos com ângulos diferentes; percebam que devem procurar uma terceira opção na comparação entre os ângulos dos triângulos. Percebendo assim os triângulos retângulos.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Essa atividade propicia o surgimento de diversos erros na separação dos triângulos. Por essa razão fica interessante todos os grupos apresentarem seus resultados. Não é necessário dizer que as separações estão erradas, mas que os grupos juntamente com o professor irão procurar chegar a um consenso nos resultados observados.

Converse com a classe:

  • Seu método utilizado na realização da atividade ficou muito diferente do resultado do final da correção?
  • Apesar da diferença, minha separação pode ser considerada errada?

Propósito: Observar os diferentes resultados e maneiras que foram feitas as separações e através do diálogo entre os grupos chegar a uma conclusão que satisfaça realmente o que foi pedido na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Essa atividade propicia o surgimento de diversos erros na separação dos triângulos. Por essa razão fica interessante todos os grupos apresentarem seus resultados. Não é necessário dizer que as separações estão erradas, mas que os grupos juntamente com o professor irão procurar chegar a um consenso nos resultados observados. Explique que os triângulos com os três lados iguais são equiláteros, os que possuem dois lados iguais são isósceles os que possuem três lados diferentes são escalenos.

Converse com a classe:

  • Seu método utilizado na realização da atividade ficou muito diferente do resultado do final da correção?
  • Apesar da diferença, minha separação pode ser considerada errada?

Propósito: Observar os diferentes resultados e maneiras que foram feitas as separações e através do diálogo entre os grupos chegar a uma conclusão que satisfaça realmente o que foi pedido na atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Explique que na separação pelos ângulos também temos uma nomenclatura especial. Os triângulos com todos ângulos internos menores que 90º são acutângulos (ângulos internos agudos), os triângulos com um ângulo interno maior que 90º são obtusângulos (um ângulo obtuso), os triângulos com um ângulo interno igual a 90º são retângulos (um ângulo reto).

Propósito: Compreender que os ângulos internos dos triângulos sempre apresentarão apenas uma dessas três características.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Neste slide, temos um exemplo de um possível erro a ser cometido por um grupo. Neste caso, se considerarmos os três diferentes “tamanhos” de triângulos, seria uma boa resposta, o problema é que o conceito de grande, médio e pequeno é relativo. O professor pode usar uma analogia, como por exemplo: Um gato comparado com ratinho é grande, mas comparado a um leão é pequeno.

Se pegarmos os três triângulos separados como “lados grandes”, podemos observar que um deles apresenta um lado maior que dos outros dois. O que o colocaria em uma outra qualificação de lado maior do que os outros triângulos.

Propósito: Fazer com que os alunos saibam escolher a melhor classificação, fazendo uso do que aprenderam e da lógica usada no consenso dos resultados escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos (slides 9 a 13).

Orientações: Explique aos alunos que foram distribuídas três folhas para a separação dos triângulos, o que significa que deve existir algo a mais do que ângulos iguais ou diferentes. Diga que, se analisarmos com atenção, perceberemos que a comparação em ângulos maiores, menores ou iguais a 90º é mais completa do que as outras.

Converse com a classe: É possível um triângulo ter dois ângulos obtusos? Por quê?

Propósito: Fazer com que os alunos saibam escolher a melhor classificação, fazendo uso do que aprenderam e da lógica usada no consenso dos resultados escolhidos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Converse com a classe sobre os objetivos que conseguiram atingir. Questione os alunos novamente sobre as maneiras de classificar os triângulos. Finalize a sistematização do conceito com as nomenclaturas utilizadas na classificação dos triângulos.

Propósito: Fazer com que a classe relacione os resultados obtidos na realização da atividade com os modelos de classificação dos triângulos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Pode-se fazer o encerramento aproveitando os resultados da análise das soluções da atividade principal. Retome que os triângulos podem ser classificados de acordo com seus lados ou ângulos internos. Classificando de acordo com os lados, temos:

  • Com os três lados iguais são equiláteros;
  • Com dois lados iguais são isósceles;
  • Com três lados diferentes são escalenos.

Classificando de acordo com os ângulos internos, temos:

  • Quando todos os ângulos internos são menores que 90º o triângulo será acutângulo;
  • Quando um ângulo interno for maior que 90º o triângulo será obtusângulo;
  • Quando um ângulo interno for igual a 90º o triângulo será retângulo.

Peça para escreverem em seus cadernos o que aprenderam na aula, com atenção para as classificações dos triângulos quanto aos lados e quanto aos ângulos.

Discuta com a turma:

  • Podemos usar estas classificações para todos os triângulos?

Propósito: Através da análise dos resultados da atividade principal compreender as diferentes maneiras de classificar os triângulos.

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 16 e 17).

Orientação: Distribua os exercícios impressos e diga que o exercício deverá ser feito individualmente.

Propósito: Verificar se os alunos compreenderam como classificar os triângulos usando as medidas de seus lados ou de seus ângulos internos.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Tempo previsto: 10 minutos (slides 16 e 17).

Orientações: Esse exercício deverá ser feito individualmente. Deverá ser feito em 10 minutos. Cada aluno precisará de uma régua e um transferidor.

Propósito: Constatar a assimilação do conteúdo pela análise da resolução individual do raio X.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

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