Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Patrícia Marinoski
Mentor: Fábio Menezes da Silva
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.
Objetivos específicos
Identificar o padrão de divisão, para compará-lo às frações, representando intervalos de tempo.
Conceito-chave
Explorar frações e medidas de tempo.
Recursos necessários:
- Caderno,
- lápis,
- borracha.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula.
Propósito: Envolver a turma com o conteúdo.
Aquecimento (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
- Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.
Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Um dia tem quantas horas?
- Quantas horas tem uma semana?
- Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?
Aquecimento (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
- Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.
Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Um dia tem quantas horas?
- Quantas horas tem uma semana?
- Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?
Aquecimento (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
- Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.
Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Um dia tem quantas horas?
- Quantas horas tem uma semana?
- Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?
Aquecimento (Slides 3 a 6)
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação:
- Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
- Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.
Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.
Discuta com a turma:
- Um dia tem quantas horas?
- Quantas horas tem uma semana?
- Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Leia a atividade para os alunos.
Propósito: Reconhecer a formação de horas através de minutos.
Discuta com a turma:
- Qual a questão apresentada pelo problema?
Materiais complementares:
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Instigue os alunos a discutirem as relações que há entre o que eles já conhecem de frações e as unidades de medida de tempo.
Propósito: Estimular o uso do cálculo.
Discuta com a turma:
- Cada parte representa quantas horas?
- Como podemos chamar esta fração?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Instigue os alunos a discutirem as relações que há entre o que eles já conhecem de frações e as unidades de medida de tempo.
Propósito: Estimular o uso do cálculo.
Discuta com a turma:
- Cada parte representa quantas horas?
- Como podemos chamar esta fração?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientação: Peça para um aluno fazer a leitura.
Propósito: Reconhecer a divisão na formação da fração e o uso das horas do dia.
Discuta com a turma:
- Relate os passos realizados até aqui.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientação: Peça para um aluno fazer a leitura.
Propósito: Determinar o fator de aprendizagem.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam o exercício.
Propósito: Deixar que o aluno vivencie o processo de construção da atividade.
Discuta com a turma:
- Quais formas serão necessárias para esta resolução e como as dividiremos?
Materiais complementares: