10462
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 4º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Representando frações

Plano de aula de Matemática com atividades para 4ºano do Fundamental sobre Explorar frações e medidas de tempo.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Patrícia Marinoski,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Identificar o padrão de divisão, para compará-lo às frações, representando intervalos de tempo.

Conceito-chave

Explorar frações e medidas de tempo.

Recursos necessários:

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha.








Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Envolver a turma com o conteúdo.

Aquecimento (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Aquecimento (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Aquecimento (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Aquecimento (Slides 3 a 6) select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a atividade para os alunos.

Propósito: Reconhecer a formação de horas através de minutos.

Discuta com a turma:

  • Qual a questão apresentada pelo problema?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Instigue os alunos a discutirem as relações que há entre o que eles já conhecem de frações e as unidades de medida de tempo.

Propósito: Estimular o uso do cálculo.

Discuta com a turma:

  • Cada parte representa quantas horas?
  • Como podemos chamar esta fração?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Instigue os alunos a discutirem as relações que há entre o que eles já conhecem de frações e as unidades de medida de tempo.

Propósito: Estimular o uso do cálculo.

Discuta com a turma:

  • Cada parte representa quantas horas?
  • Como podemos chamar esta fração?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para um aluno fazer a leitura.

Propósito: Reconhecer a divisão na formação da fração e o uso das horas do dia.

Discuta com a turma:

  • Relate os passos realizados até aqui.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para um aluno fazer a leitura.

Propósito: Determinar o fator de aprendizagem.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam o exercício.

Propósito: Deixar que o aluno vivencie o processo de construção da atividade.

Discuta com a turma:

  • Quais formas serão necessárias para esta resolução e como as dividiremos?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia para os alunos o objetivo da aula.

Propósito: Envolver a turma com o conteúdo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Patrícia Marinoski

Mentor: Fábio Menezes da Silva

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF04MA22 - Ler e registrar medidas e intervalos de tempo em horas, minutos e segundos relacionadas ao seu cotidiano, como informar os horários de início e término de realização de uma tarefa e sua duração.

Objetivos específicos

Identificar o padrão de divisão, para compará-lo às frações, representando intervalos de tempo.

Conceito-chave

Explorar frações e medidas de tempo.

Recursos necessários:

  • Caderno,
  • lápis,
  • borracha.







Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação:

  • Inicie o diálogo com seus alunos e conduza a conversa sobre o tema.
  • Faça junto com os alunos a técnica de apresentação com a folha de papel, descrita nos slides 4 e 5. Sempre questionando-os a respeito da fração associada a cada dobradura efetuada.

Propósito: Identificar o conhecimento prévio dos alunos.

Discuta com a turma:

  • Um dia tem quantas horas?
  • Quantas horas tem uma semana?
  • Em quantas horas se divide o período escolar e o período que estão em casa?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientação: Leia a atividade para os alunos.

Propósito: Reconhecer a formação de horas através de minutos.

Discuta com a turma:

  • Qual a questão apresentada pelo problema?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Instigue os alunos a discutirem as relações que há entre o que eles já conhecem de frações e as unidades de medida de tempo.

Propósito: Estimular o uso do cálculo.

Discuta com a turma:

  • Cada parte representa quantas horas?
  • Como podemos chamar esta fração?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Instigue os alunos a discutirem as relações que há entre o que eles já conhecem de frações e as unidades de medida de tempo.

Propósito: Estimular o uso do cálculo.

Discuta com a turma:

  • Cada parte representa quantas horas?
  • Como podemos chamar esta fração?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientação: Peça para um aluno fazer a leitura.

Propósito: Reconhecer a divisão na formação da fração e o uso das horas do dia.

Discuta com a turma:

  • Relate os passos realizados até aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Peça para um aluno fazer a leitura.

Propósito: Determinar o fator de aprendizagem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam e resolvam o exercício.

Propósito: Deixar que o aluno vivencie o processo de construção da atividade.

Discuta com a turma:

  • Quais formas serão necessárias para esta resolução e como as dividiremos?

Materiais complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 4º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade e massa com unidades padronizadas, medidas de superfície, medição do tempo, resolução de problemas com sistema monetário brasileiro; medidas de tempo, comprimento, capacidade e massa.

MAIS AULAS DE Matemática do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04MA22 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano