Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT7_19GEO05
Recursos
- Necessários:
- caderno
- lápis
- régua
- grupo de alunos no Whatsapp
- Lápis de cor
- Opcionais:
Google Sala de Aula
- Meet
- Loom
- Vídeo : ““Prova de que os ângulos de um triângulo somam 180º”- Khan Academy, disponível em: https://youtu.be/0OboBN9uefM acesso em 03 de jul 2020.
Aquecimento
A retomada pode ser feita através da visualização do vídeo "Prova de que os ângulos de um triângulo somam 180º", disponível no Khan Academy e peça que escrevam nos cadernos a propriedade aprendida sobre os triângulos.
Atividade principal
Professor, para a realização da atividade principal os alunos precisam ter acesso aos problemas propostos. Para isso, fotografe a atividade principal e disponibilize a imagem no grupo de WhatsApp para que os alunos possam pensar sobre ele. Ao final, oriente-os a fotografar as suas estratégias e respostas para compartilhar com o professor e a turma no momento da discussão das soluções.
Discussão das soluções
Seria interessante disponibilizar aos alunos, estratégias diferentes de resolução, focando, sempre que possível. O WhatsApp pode ser usado para intermediar a mediação entre as respostas dos alunos e possíveis comentários e orientações sobre equívocos ou dúvidas apresentadas. Se houver recursos tecnológicos para discussão em tempo real com a turma, utilize para esclarecer dúvidas e sugerir propostas que ampliem e consolidem as aprendizagens. Sugestão de recursos on line para discussões: Meet ou Hangout (Google)
Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada como tarefa de casa ou como avaliação da aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Lembre-se também que há atividades complementares que podem ser enviadas para os alunos como atividades de fixação ou sistematização.
Convite às famílias
Oriente as famílias que, oportunamente, auxiliem na leitura das comandas e no envio das soluções conforme os combinados com o professor. É importante que as famílias acompanhem as atividades nos canais de comunicação estabelecidos entre vocês.
Sugestão Enviada Por: Renata da Silva Gonçalves
Código: MAT7_19GEO05
(EF07MA24) Construir triângulos, usando régua e compasso, reconhecer a condição de existência do triângulo quanto à medida dos lados e verificar que a soma das medidas dos ângulos internos de um triângulo é 180°.
Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem as transformações geométricas de polígonos no plano cartesiano, identificando as simetrias de translação, rotação e reflexão; a reconhecer as propriedades da circunferência, investigar as relações entre ângulos formados por retas paralelas e transversais; investigar propriedades de triângulos e analisar ângulos internos e externos de polígonos.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes