10437
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 8º ano > Álgebra

Plano de aula - Soluções de uma Equação Linear

Plano de aula de Matemática com atividades para 8º ano do Fundamental sobre Resolver um sistema de equações lineares com duas incógnitas. Representar equações no plano cartesiano. Reconhecer relações entre as representações algébrica e geométrica.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: CAROLINA MOURA BRASIL CARNEIRO DA SILVA

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Habilidade da BNCC

EF08MA08 - Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1o grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

Objetivos específicos

  1. Resolver um sistema de equações lineares com duas incógnitas.
  2. Representar um sistema de equações no plano cartesiano.
  3. Reconhecer as relações entre as representações algébrica e geométrica.



Conceito-chave

Solução de um Sistema de Equações Lineares.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, papel quadriculado, se possível, o GeoGebra.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Este é um momento de mobilizar questionamentos dos alunos sobre as relações entre as resoluções geométrica e algébrica. Pergunte a eles quais as maneiras como essas resoluções se relacionem. Valorize as hipóteses e estimule que os alunos busquem verificar as validades dessas hipóteses na resolução da atividade principal.

Propósito: Mobilizar a discussão sobre o assunto e estimular a curiosidade dos alunos.

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Sugira que os alunos façam uma exploração livre da representação no plano cartesiano. Se eles tiverem dificuldade em fazer uma exploração de como poderia ser a representação no plano, sugira que eles encontrem uma equação que represente a situação. A partir da equação, oriente-os a resolver substituindo valores em uma tabela para, então, traçar o gráfico. Em seguida, peça para eles resolverem algebricamente o problema utilizando a estratégia que eles se sentem mais à vontade.

Propósito: Resolver a situação problema utilizando uma estratégia algébrica e uma estratégia geométrica.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Apresentar a triangulação entre representação algébrica, em formato de tabela para, enfim, obter uma representação geométrica é interessante. Essa tabela pode ser feita coletivamente no quadro. É importante que eles percebam que não é necessário mais do que dois pontos e que a escolha desses pontos pode facilitar na representação do gráfico. Porém, como este não é o objetivo principal, não tem necessidade de dar muita ênfase nesse sentido.

Propósito: Representar a situação por meio de um sistema de equações do primeiro grau.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Elabore as tabelas para auxiliar a determinação das representações geométricas de cada uma das equações.

Propósito: Determinar a representação geométrica da situação problema.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Resolver o sistema a partir de sua representação algébrica. É interessante que você selecione dois alunos que tenham resolvido o sistema a partir das duas estratégias apresentadas. Caso haja algum erro na resolução dos alunos, aproveite esse momento para retomar conceitos já comentados.

Propósito: Resolver o problema algebricamente.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Retomar as equações tais como ficaram depois da sua manipulação para verificar sua nova representação geométrica.

Propósito: Revisitar a nova equação encontrada a partir da substituição de uma equação em outra.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Pode ser complicado o aluno compreender que uma equação do tipo t=4 será uma reta perpendicular à reta que representa esta variável. Antes de apresentar esta representação, busque que essa seja uma resposta vinda dos alunos. Discuta com eles o que pode representar esta situação.

Propósito: Representar o novo sistema encontrado a partir da sua representação geométrica.

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Aqui novamente vai aparecer a representação de uma reta perpendicular ao eixo a qual representa a incógnita.

Propósito: Representar o novo sistema encontrado a partir da sua representação geométrica.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 11 e 12)

Orientações: Esse é um momento de sintetização e formalização do conteúdo visto na aula de hoje. Busque uma frase de fechamento a partir das falas dos alunos. Não deixe de fazer o registro escrito pois esse é um momento de produção dos alunos.

Propósito: Apresentar um conjunto de conclusões a partir da discussão das soluções.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 11 e 12)

Orientações: Essa parte da aula precisa ser compreendida como um momento de sistematização do conteúdo. Por isso, sugerimos que este seria um momento onde pode e deve ser feito algum tipo de registro escrito do que foi aprendido ao longo da aula.

Propósito: Sistematizar o conteúdo apresentado.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Permita que os alunos resolvam as questões a partir da estratégia algébrica que eles preferirem. Sugerimos que a atividade seja feita em dupla para promover discussões pertinentes. Lembre os alunos que este problema deve ser resolvido a partir das estratégias algébrica e geométrica em paralelo.

Propósito: Avaliar o conteúdo discutido durante a aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Habilidade da BNCC

EF08MA08 - Resolver e elaborar problemas relacionados ao seu contexto próximo, que possam ser representados por sistemas de equações de 1o grau com duas incógnitas e interpretá-los, utilizando, inclusive, o plano cartesiano como recurso.

Objetivos específicos

  1. Resolver um sistema de equações lineares com duas incógnitas.
  2. Representar um sistema de equações no plano cartesiano.
  3. Reconhecer as relações entre as representações algébrica e geométrica.



Conceito-chave

Solução de um Sistema de Equações Lineares.

Recursos necessários

Lápis, borracha, caderno, papel quadriculado, se possível, o GeoGebra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Este é um momento de mobilizar questionamentos dos alunos sobre as relações entre as resoluções geométrica e algébrica. Pergunte a eles quais as maneiras como essas resoluções se relacionem. Valorize as hipóteses e estimule que os alunos busquem verificar as validades dessas hipóteses na resolução da atividade principal.

Propósito: Mobilizar a discussão sobre o assunto e estimular a curiosidade dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Sugira que os alunos façam uma exploração livre da representação no plano cartesiano. Se eles tiverem dificuldade em fazer uma exploração de como poderia ser a representação no plano, sugira que eles encontrem uma equação que represente a situação. A partir da equação, oriente-os a resolver substituindo valores em uma tabela para, então, traçar o gráfico. Em seguida, peça para eles resolverem algebricamente o problema utilizando a estratégia que eles se sentem mais à vontade.

Propósito: Resolver a situação problema utilizando uma estratégia algébrica e uma estratégia geométrica.

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Apresentar a triangulação entre representação algébrica, em formato de tabela para, enfim, obter uma representação geométrica é interessante. Essa tabela pode ser feita coletivamente no quadro. É importante que eles percebam que não é necessário mais do que dois pontos e que a escolha desses pontos pode facilitar na representação do gráfico. Porém, como este não é o objetivo principal, não tem necessidade de dar muita ênfase nesse sentido.

Propósito: Representar a situação por meio de um sistema de equações do primeiro grau.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Elabore as tabelas para auxiliar a determinação das representações geométricas de cada uma das equações.

Propósito: Determinar a representação geométrica da situação problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Resolver o sistema a partir de sua representação algébrica. É interessante que você selecione dois alunos que tenham resolvido o sistema a partir das duas estratégias apresentadas. Caso haja algum erro na resolução dos alunos, aproveite esse momento para retomar conceitos já comentados.

Propósito: Resolver o problema algebricamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Retomar as equações tais como ficaram depois da sua manipulação para verificar sua nova representação geométrica.

Propósito: Revisitar a nova equação encontrada a partir da substituição de uma equação em outra.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Pode ser complicado o aluno compreender que uma equação do tipo t=4 será uma reta perpendicular à reta que representa esta variável. Antes de apresentar esta representação, busque que essa seja uma resposta vinda dos alunos. Discuta com eles o que pode representar esta situação.

Propósito: Representar o novo sistema encontrado a partir da sua representação geométrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos. (slides 5 a 10)

Orientações: Aqui novamente vai aparecer a representação de uma reta perpendicular ao eixo a qual representa a incógnita.

Propósito: Representar o novo sistema encontrado a partir da sua representação geométrica.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 11 e 12)

Orientações: Esse é um momento de sintetização e formalização do conteúdo visto na aula de hoje. Busque uma frase de fechamento a partir das falas dos alunos. Não deixe de fazer o registro escrito pois esse é um momento de produção dos alunos.

Propósito: Apresentar um conjunto de conclusões a partir da discussão das soluções.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos. (slides 11 e 12)

Orientações: Essa parte da aula precisa ser compreendida como um momento de sistematização do conteúdo. Por isso, sugerimos que este seria um momento onde pode e deve ser feito algum tipo de registro escrito do que foi aprendido ao longo da aula.

Propósito: Sistematizar o conteúdo apresentado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Permita que os alunos resolvam as questões a partir da estratégia algébrica que eles preferirem. Sugerimos que a atividade seja feita em dupla para promover discussões pertinentes. Lembre os alunos que este problema deve ser resolvido a partir das estratégias algébrica e geométrica em paralelo.

Propósito: Avaliar o conteúdo discutido durante a aula.

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Álgebra do 8º ano :

Com o plano de aula sobre álgebra os alunos aprendem a simplificação e desenvolvimento de expressões algébricas, o cálculo do valor numérico de uma expressão algébrica, a representação de relações lineares no plano cartesiano, a resolução de equações e sistema de equações lineares, identificação e resolução de equação polinomial do tipo ax² = b e variação de grandezas direta e inversamente proporcionais.

MAIS AULAS DE Matemática do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08MA08 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano