Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_12ALG03
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis,, WhatsApp
- Opcionais: Messenger Sala de aluno (https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/), Meet, Hangout, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa ATIVIDADE PRINCIPAL
Aquecimento
O Aquecimento é usado na aula para que o aluno resolva um sistema de equações pela estratégia que julgar melhor e a aula foca na resolução do sistema pelo método da adição. Sugerimos deixar o Aquecimento para ser realizado posteriormente, como revisão para focar na Atividade principal
Atividade principal
Use a Atividade principal como apoio central para uma ‘aula invertida’. Sugerimos que você encaminhe a atividade principal e a discussão da solução. Solicite que os alunos leiam o material, vejam a estratégia adotada, pesquisem sobre o assunto e façam um vídeo explicando como se resolve uma equação pelo método da adição, usando um outro exemplo. Deixe um canal aberto (WhatsApp) para que eles possam tirar possíveis dúvidas. É necessário que, nas orientações, seja gravado um vídeo ou áudio, com detalhes do trabalho que eles precisam realizar. Veja a viabilidade de fazer esse trabalho em duplas. Encaminhe a versão impressa da atividade e as orientações por WhatsApp. Os alunos devem encaminhar suas produções (vídeos) para sua apreciação. Determine um tempo máximo do vídeo. Isso ajuda o poder de síntese dos alunos. Posteriormente, indique a realização do Raio X, Aquecimento e atividades complementares.
Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de equações de 1º grau. Os links 1 e 2 exploram sistemas de equações. Você pode indicar aos alunos que possuem acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/systems-of-linear-equations/introduction-to-systems-of-linear-equations/v/trolls-tolls-and-systems-of-equations
https://pt.khanacademy.org/math/algebra/systems-of-linear-equations/equivalent-systems-of-equations/v/king-s-cupcakes-solving-systems-by-elimination
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-equations-expressions/pre-algebra-equation-word-problems/v/constructing-basic-equations-examples
Discussão das soluções
Analise os vídeos produzidos pelos alunos e destaque os pontos relevantes para nortear as discussões que podem ser em tempo real ou não (ver sugestões para aula em tempo real abaixo). Disponibilize para toda a turma alguns vídeos. É importante que no feedback sejam abordadas, erros e dicas para realização de novas atividades. Socialize com a turma suas impressões através de um vídeo curto (WhatsApp). Proponha a realização também do Raio X e das atividades complementares para ampliar e consolidar as aprendizagens. Não esqueça de retomar as discussões também dessas atividades.
Se for possível, você para discutir em tempo real, com sua turma. Use o Meet, Hangout ou Zoom e considere apenas os itens e os conceitos de maior relevância.
Você pode usar também o Messenger Sala de aluno https://www.messenger.com/groupcall/LINK:4svjhs7dyZw8zoxm/
Sistematização
xxxx
Encerramento
xxxx
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X e atividades complementares como forma de revisão para consolidação das aprendizagens. Não esqueça de retomar discussões também dessas atividades e focar nos pontos de aprendizagem mais críticos.
Convite às famílias
xxxxx