10409
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 2º ano > Números

Plano de aula - Relação entre as ordens numéricas

Plano de aula de Matemática com atividades para 2º ano do Fundamental sobre Compreender os princípios do sistema de numeração decimal: formação da centena e o valor posicional dos algarismos no número, relação entre as ordens que compõem o número.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane Barreto Maia Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos
- Necessários: atividade impressa, e-mail ou Whatsapp.
- Opcionais: gravação de áudio, Zoom, Google Meets, links da história (Vídeo, A Gralha Azul - disponível aqui) e material de contagem.

Para este plano, foque na etapa da Atividade principal e do Raio X.
Este plano pode ser usado em duas aulas, uma usando o documento da atividade principal e a outra o do raio X.

Atividade principal
Envie aos alunos o documento da atividade principal usando o canal de comunicação que tiver disponível. Se os estudantes tiverem internet em casa, envie junto com a atividade o link do vídeo contando a história da gralha azul. Como a atividade envolve leitura de situação-problema, você pode gravar e enviar um áudio contando a história e explicando as comandas. Sugira que, além dos desenhos que a atividade pede, os alunos usem material de contagem para melhor compreensão dos agrupamentos e da relação entre as ordens do número. Eles podem usar o que tiverem por perto, como copos descartáveis, feijões, pipoca, tampinhas, ou até mesmo os próprios pinhões.

Apresente aos alunos possibilidades de registro das respostas por meio de imagem enviada pelo Whatsapp, e-mail ou tarefa impressa. Combine o retorno.
Se tiver possibilidade de reunir seus alunos usando uma ferramenta síncrona, apresente a situação-problema. Dê as comandas e tempo para os alunos resolverem uma a uma. Como a atividade envolve contagem, agrupamentos, é possível que surjam dúvidas. Nesses casos, faça as intervenções possíveis usando o guia de intervenções deste plano.

Discussão das soluções
Você pode pedir aos alunos que enviem mensagens uns aos outros contando a estratégia utilizada para resolver as questões.
Se eles não tiverem contato uns com os outros, você pode reunir as diferentes estratégias usadas por todos e enviar uma imagem pelo canal de comunicação disponível.

Se estiver usando uma ferramenta síncrona, reúna as diferentes respostas enviadas por todos. Socialize e discuta as diferentes estratégias utilizadas pelos alunos para compará-las e aprimorar o cálculo mental. Promova a discussão utilizando as perguntas e abrindo espaço para os alunos falarem.
     - Existe uma única estratégia para resolver uma mesma pergunta?
     - Como foi que vocês pensaram para resolver?
     - Que estratégia ajudou na hora de somar os valores parciais?
     - Quantas formas de resolver as situações podemos encontrar?

Sistematização
É importante dar uma devolutiva das respostas aos alunos, via texto, mensagem ou áudio, validando e finalizando a atividade. Elabore um pequeno texto (uma frase que sintetize a ideia) sobre como proceder ao compor valores.

Raio X
A atividade do Raio X pode ser usada em outra aula. Envie e faça a discussão da mesma forma que fez com a atividade principal. Se for possível, peça para usarem o material de contagem para simular as balas.

Convite às famílias
Solicite aos pais que, dentro das possibilidades, ajudem os filhos com a leitura dos textos. Este plano envolve a história da gralha azul e isto pode servir como um momento de interação entre os membros da família. Os filhos podem recontar aos familiares a história ouvida do vídeo ou de você. O inverso também pode ser feito, onde pais, irmãos, ou qualquer outro adulto, possa contar a história aos alunos (os links de vídeos com a história estão nos recursos).

Fale ou escreva uma mensagem aos familiares, dizendo que seria interessante que os alunos tivessem materiais manipuláveis para realização das tarefas de matemática. Peça para incentivarem os filhos a coletarem e guardarem o material de contagem, aula após aula, para serem usados em outras tarefas.

 

Sugestão Enviada Por: Eliane Zanin


Código: MAT2_02NUM01

(EF02MA03) Comparar quantidades de objetos de dois conjuntos, por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois, entre outros), para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”, indicando, quando for o caso, quantos a mais e quantos a menos.

(EF02MA04) Compor e decompor números naturais de até três ordens, com suporte de material manipulável, por meio de diferentes adições.

(EF02MA01) Comparar e ordenar números naturais (até a ordem de centenas) pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e função do zero).

(EF02MA02) Fazer estimativas por meio de estratégias diversas a respeito da quantidade de objetos de coleções e registrar o resultado da contagem desses objetos (até 1000 unidades).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 2º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem leitura, escrita e comparação de números de até três algarismos, utilização de contagens de 2 em 2, 5 em 5 e 10 em 10 no cálculo mental de adição e subtração, criação de estratégias pessoais e uso de algoritmos para cálculo e resolução de problemas envolvendo adição, subtração e multiplicação por 2 e 3, dobro e triplo, metade, terça parte e representação na reta numerada.

MAIS AULAS DE Matemática do 2º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas