19238
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Planejamento coletivo

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Planejar ações para intervir diante de situações diagnosticadas coletivamente. Organizar estratégias para resolução dos problemas diagnosticados pela turma.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eliane de Siqueira

A sequência “Escambo de ideias simples e poderosas” parte de um diagnóstico de situações incômodas que culminam com a organização de um projeto de mudança.

Isso pode ser feito em qualquer espaço e permite a mobilização da coletividade. Sendo assim, a proposta é que, juntamente com as famílias, seja feita uma roda de conversa onde todos possam falar sobre situações incômodas nas quais a mudança dependa da atitude de todos da casa.
Podem surgir questões como: desperdício de energia, de água, organização dos espaços individuais, organização e limpeza dos espaços de uso coletivo, entre outras questões.

Com o diagnóstico feito, cada um tem um papel atribuído para que a mudança aconteça.
Oriente que a família construa um painel do desafio onde cada conquista possa ser comemorada por todos de uma forma diferente.

Sugestão Enviada Por: Eliane Siqueira


Código: EDE1_10UND02

(EF04GE03) Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.

(EF05GE11) Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas.

(EF35LP15) Opinar e defender ponto de vista sobre tema polêmico relacionado a situações vivenciadas na escola e/ou na comunidade, utilizando registro formal e estrutura adequada à argumentação, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano:

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas