19227
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Empreendedora > 1º ano > Unidade

Plano de aula - Descobrindo minhas origens

Plano de aula de Educação Empreendedora para Ensino Fundamental 1 sobre Identificar aspectos culturais diversos, pertencentes aos campos individuais e coletivos dos estudantes e seus familiares.

Plano 01 de 4 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Soares Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre o plano select-down

Slide Plano Aula

As orientações desse plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e as da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 100 minutos e é parte de um projeto que pode ser explorado de forma interdisciplinar. Nessa aula será proposta uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia do que é “ser migrante”, relacionando a própria identidade e a da família.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa, Geografia ou História) ou combinar encontros envolvendo dois componentes. Este plano faz parte de um pequeno projeto, que será contemplado em 4 planos de aula. É importante que se dê sequência a este plano, com o plano 2 - O que há de migrante em mim?

Ação prévia: é indicado que, antes dessa aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que trate sobre migrações e formação do povo brasileiro. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução, contando aos alunos um pouco da história de formação do povo brasileiro. Utilize alguns dos materiais sugeridos abaixo, que constam do item Para você saber mais... para embasar seu trabalho.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários:

Imagens impressas para serem entregues aos estudantes disponíveis nos materiais complementares.

Template para a montagem da entrevista disponível nos materiais complementares.

Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar as situações da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.


Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 03/03/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 03/03/2020

Como montar um questionário?

Disponível em: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Question%C3%A1rio

Acesso: 03/03/2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em círculo. Essa roda de conversa pode ser feita com os alunos assentados no chão. Sente-se junto deles, de preferência adotando uma postura parecida para que se sintam mais acolhidos.

Explicite para o grupo o objetivo dessa aula, que é identificar aspectos culturais diversos, pertencentes aos campos individuais e coletivos das crianças e dos familiares. Explique que vamos trabalhar com a identidade de cada um, compreendendo vários aspectos das diversas culturas brasileiras.

Projete as fotos ou entregue-as impressas para as crianças.

Questione o grupo sobre as preferências gastronômicas, religiosas e os lugares de lazer favoritos.

Sugestões:

  • De onde será que são essas crianças?
  • Será que têm os mesmos gostos culinários?
  • Moram no mesmo país?
  • Brincam das mesmas brincadeiras?
  • Praticam as mesmas religiões?
  • São crianças parecidas com vocês?

Perceba e valorize a diversidade de opiniões no grupo. Desafie os estudantes a perceberem a diversidade que há entre eles. Peça que olhem uns para os outros e que percebam as cores de cabelo, de olhos, os tipos físicos etc. Nesse momento, é importante que os alunos percebam a grande diversidade que há entre eles.

Como adequar à sua realidade: selecione imagens de acordo com sua preferência ou conforme a realidade de seu grupo. Podem ser exploradas imagens de lugares com diferentes construções. Outras sugestões para explorar a diversidade cultural: fotos, músicas, quadros pintados...

Imagem disponível em: Banco de imagens NOVA ESCOLA

Acesso: 1º/3/2020

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: continue a discussão com o grupo e faça o questionamento proposto no slide.

Projete, leia ou escreva no quadro a frase apresentada no slide para dar início à conversa.

É provável que os alunos já tenham vivenciado na escola alguma situação parecida, já que muitas séries executam trabalhos sobre a formação do povo brasileiro. Caso tenham conversado sobre o assunto, relembre com eles as informações que possuem. Caso o assunto seja novo, ouça o grupo e complete com outros questionamentos:

  • Já pensou sobre a origem de sua família?
  • Já conversou com seus pais a respeito?
  • Toda a sua família veio/pertence a um mesmo lugar?
  • Há pessoas com diferentes sotaques em sua família?
  • Quais sentimentos/percepções você tem quando conversa com pessoas de lugares e com culturas diferentes?
  • Você conhece pessoas que têm o sotaque diferente do seu?
  • Você sabe o porquê desse sotaque?

Caso os alunos não consigam identificar de imediato pessoas migrantes na família, questione-os sobre as outras pessoas com as quais convivem, seja na escola, igreja, bairro, comunidade, no caminho para a escola e nas atividades de recreação, entre outros. Oriente-os de forma breve sobre a diversidade cultural do nosso povo. Explicite rapidamente sobre como somos um povo diverso, formado a partir da mistura de muitos outros povos. Peça que se olhem e que percebam quanta diversidade há na sala de aula. Explique que é pouco provável que todos tenham uma única origem familiar. Essa discussão será aprofundada ao longo da sequência.

Questione mais uma vez os estudantes:

  • Com a diversidade de respostas, é possível que muitos de vocês tenham origens diferentes?
  • É possível que muitos nem saibam dessas origens?
  • Como podemos fazer para descobrir de onde nós e nossos familiares vieram?

Auxilie os alunos na busca de soluções para o último questionamento. Faça apontamentos para o grupo indicando a necessidade de uma pesquisa prévia para fazer o levantamento da identidade familiar de cada estudante.

É importante que os alunos comecem a perceber e associar a formação da população brasileira que se deu desde a chegada do portugueses às migrações ocorridas ao longo de mais de 500 anos. Esse assunto é comum aos alunos de séries finais do Fundamental I. Ele pode ser abordado de forma mais aprofundada em aulas de História, mas também pode ser trabalhado brevemente ao longo de toda sequência.

Explicite para o grupo que inicialmente nossa terra era habitada por diferentes povos indígenas, com culturas e etnias distintas. Em meados de 1500, a chegada de portugueses, e posterior migração forçada de africanos, fez com que a população se miscigenasse e as variações culturais ocorressem. Posteriormente, ao final do século XIX e início do XX, o Brasil recebeu um número muito grande de imigrantes, que transformou o povo brasleiro de forma marcante, formando, assim, um povo diverso, com cores distintas, comidas variadas, diversos ritmos musicais, múltiplos sotaques e muitas formas de viver.

Como adequar à sua realidade: valorize a diversidade que existe em sua escola. Convide algum aluno que viva a situação de migrante para falar com o grupo. Valorize a diversidade da sua sala de aula. Dê espaço aos alunos que se apresentam mais claramente nessa condição.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: provoque o grupo com a questão do slide. Ouça as respostas do grupo e valorize o que os estudantes dizem.

Continue auxiliando os alunos na busca de soluções para os questionamentos anteriores. Faça apontamentos para o grupo, indicando a necessidade de uma pesquisa prévia para fazer o levantamento da identidade familiar de cada estudante.

É provável que eles concluam que será necessário entrevistar as famílias para conhecerem as origens.

Questione-os:

- Como vocês farão essa entrevista?

Ouça as hipóteses do grupo e diga que farão uma chuva de ideias para elencar as questões da entrevista.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: diga aos estudantes que eles precisam planejar o que fazer. Esse é um momento muito precioso, pois é necessário orientar os alunos em relação ao que será feito para coleta de dados.

É importante que os estudantes compreendam que as ações exigem planejamento. Eles precisam pensar em como farão as entrevistas, quem serão as pessoas entrevistadas, como serão abordadas e como farão os registros, entre outras questões.

Para que isso ocorra, explique que o bom planejamento das ações será de suma importância para que as atividades sejam concluídas com êxito.

Imagem disponível: https://br.freepik.com/fotos-gratis/guarda-chuva-de-papel-perfurado-de-estacao-chuvosa_2761122.htm#page=1&query=chuva%20de%20ideias&position=6

Acesso: 5/3/2020

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: peça aos alunos que se dividam em grupos de 4 ou 5 integrantes. Oriente essa divisão sempre que for necessário. Entregue para cada grupo a folha-padrão que pode ser impressa dos materiais complementares, mas explique que ela só será usada ao final das discussões.

Nessa etapa os alunos ainda não devem criar as questões das entrevistas, mas se munir de informações sobre como estruturar uma boa entrevista, usando as questões mais adequadas.

Projete, leia ou escreva no quadro as informações apresentadas no slide. Você também pode imprimir as orientações nos materiais complementares.

Explique aos alunos que, para que uma boa entrevista seja feita, são necessários alguns critérios de elaboração. As perguntas devem ser claras e responder aquilo que queremos saber. Trabalhe o passo a passo do slide. Peça para que leiam atentamente as orientações antes de formular as questões.

Oriente cada grupo a se organizar no espaço que acha mais adequado. Explique que esse é o momento para organização e planejamento do que será feito e não confecção das questões propriamente ditas.

Caso seja necessário, discuta com seu grupo alguns passos para a criação de um bom questionário. Você pode acessar o material indicado e auxiliar o grupo em relação às dúvidas que possam surgir na elaboração das questões.

Você pode encontrar neste link: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Question%C3%A1rio. Acesso: 3/3/2020

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: projete o slide para amparar os grupos na construção das questões. Faça intervenções e sugestões para enriquecer o repertório dos alunos.

Pergunte aos grupos se há outras formas de registrarem as respostas dos entrevistados que não seja apenas pela escrita. Deixe que os alunos proponham novas maneiras de registrar os dados e acolha-os.

Sugira algumas perguntas como:

- De onde vieram? (Local de procedência.)

- Como viviam meus familiares?

- Quais as melhores perguntas a se fazer?

- Quais foram as razões da migração?

- Quais os hábitos culturais trazidos (culinária, vestimenta, música, dança, festas, ritos religiosos, entre outros)?

- Quais desafios e dificuldades de Adaptação?

A partir dessas e outras indagações, circule pelos grupos e perceba se as questões são relevantes para que descubram sobre as identidades. Sugira e apoie os alunos na escolha e confecção das melhores questões. Oriente-os a formular questões com relevância para todo o grupo e explique que cada aluno aplicará o roteiro criado para uma pessoa da família.

Modelo de entrevista disponível nos materiais complementares.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: nesse momento é importante que cada grupo apresente as questões criadas para as entrevistas e os meios que pretendem utilizar para obter as respostas.

É provável que alguns grupos queiram gravar vídeos, outros queiram gravar áudios, trazer fotos e outras fontes históricas que contem sobre a origem deles e da família. Valorize e acolha toda a diversidade de propostas apresentadas pelos grupos. Auxilie os grupos, caso queira trocar e revisar as questões. Promova uma discussão saudável, onde os alunos sejam capazes de opinar e sugerir melhoramentos aos outros colegas.

Promova um momento de reflexão e avaliação dos itens criados. Permita que os grupos melhorem as produções por meio das intervenções e auxílio dos demais.

Continuidade da sequência: solicite, para a próxima aula, que os estudantes tragam os registros das entrevistas que realizaram, para que sejam compartilhados com o grupo. Saliente que esses registros podem ser escritos, em áudio, vídeo, foto e documentos. Auxilie os alunos para que usem e abusem da criatividade e a imaginação.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-lista-de-verificacao-de-mao-desenhada_3903464.htm#page=1&query=question%C3%A1rio&position=1

Acesso: 3/3/2020

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique aos grupos que agora todos deverão avaliar as atividades desenvolvidas na aula e o envolvimento do grupo com elas. Explique que eles farão uma autoavaliação de todo processo. Proponha algumas perguntas e dê aos grupos alguns minutos para discutirem e apresentarem suas conclusões.

Sugestão de perguntas:

- Meu grupo conseguiu se organizar bem para realizar a atividade proposta?

- Todos auxiliaram no processo de construção do questionário?

- Há pontos a serem melhorados?

- Como cada um pode ajudar da melhor forma?

Peça aos grupos que elejam um colega para representar os demais. Ouça as avaliações do grupo e dê o feedback. Cuide para evidenciar, sempre, os pontos positivos. Aponte aqueles pontos que podem melhorar, para que o grupo possa amadurecer até a próxima aula.

Continuidade da sequência: solicite, para a próxima aula, que os estudantes tragam os registros das entrevistas que realizaram, para que sejam compartilhados com o grupo. Saliente que esses registros podem ser escritos, em áudio, vídeo, foto e documentos. Auxilie os alunos para que usem e abusem da criatividade e da imaginação.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-premium/avaliacao-avaliacao_2137994.htm

Acesso: 30/4/2020

Resumo da aula

download Baixar plano

As orientações desse plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e as da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 100 minutos e é parte de um projeto que pode ser explorado de forma interdisciplinar. Nessa aula será proposta uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia do que é “ser migrante”, relacionando a própria identidade e a da família.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa, Geografia ou História) ou combinar encontros envolvendo dois componentes. Este plano faz parte de um pequeno projeto, que será contemplado em 4 planos de aula. É importante que se dê sequência a este plano, com o plano 2 - O que há de migrante em mim?

Ação prévia: é indicado que, antes dessa aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que trate sobre migrações e formação do povo brasileiro. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução, contando aos alunos um pouco da história de formação do povo brasileiro. Utilize alguns dos materiais sugeridos abaixo, que constam do item Para você saber mais... para embasar seu trabalho.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários:

Imagens impressas para serem entregues aos estudantes disponíveis nos materiais complementares.

Template para a montagem da entrevista disponível nos materiais complementares.

Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar as situações da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.


Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 03/03/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 03/03/2020

Como montar um questionário?

Disponível em: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Question%C3%A1rio

Acesso: 03/03/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em círculo. Essa roda de conversa pode ser feita com os alunos assentados no chão. Sente-se junto deles, de preferência adotando uma postura parecida para que se sintam mais acolhidos.

Explicite para o grupo o objetivo dessa aula, que é identificar aspectos culturais diversos, pertencentes aos campos individuais e coletivos das crianças e dos familiares. Explique que vamos trabalhar com a identidade de cada um, compreendendo vários aspectos das diversas culturas brasileiras.

Projete as fotos ou entregue-as impressas para as crianças.

Questione o grupo sobre as preferências gastronômicas, religiosas e os lugares de lazer favoritos.

Sugestões:

  • De onde será que são essas crianças?
  • Será que têm os mesmos gostos culinários?
  • Moram no mesmo país?
  • Brincam das mesmas brincadeiras?
  • Praticam as mesmas religiões?
  • São crianças parecidas com vocês?

Perceba e valorize a diversidade de opiniões no grupo. Desafie os estudantes a perceberem a diversidade que há entre eles. Peça que olhem uns para os outros e que percebam as cores de cabelo, de olhos, os tipos físicos etc. Nesse momento, é importante que os alunos percebam a grande diversidade que há entre eles.

Como adequar à sua realidade: selecione imagens de acordo com sua preferência ou conforme a realidade de seu grupo. Podem ser exploradas imagens de lugares com diferentes construções. Outras sugestões para explorar a diversidade cultural: fotos, músicas, quadros pintados...

Imagem disponível em: Banco de imagens NOVA ESCOLA

Acesso: 1º/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: continue a discussão com o grupo e faça o questionamento proposto no slide.

Projete, leia ou escreva no quadro a frase apresentada no slide para dar início à conversa.

É provável que os alunos já tenham vivenciado na escola alguma situação parecida, já que muitas séries executam trabalhos sobre a formação do povo brasileiro. Caso tenham conversado sobre o assunto, relembre com eles as informações que possuem. Caso o assunto seja novo, ouça o grupo e complete com outros questionamentos:

  • Já pensou sobre a origem de sua família?
  • Já conversou com seus pais a respeito?
  • Toda a sua família veio/pertence a um mesmo lugar?
  • Há pessoas com diferentes sotaques em sua família?
  • Quais sentimentos/percepções você tem quando conversa com pessoas de lugares e com culturas diferentes?
  • Você conhece pessoas que têm o sotaque diferente do seu?
  • Você sabe o porquê desse sotaque?

Caso os alunos não consigam identificar de imediato pessoas migrantes na família, questione-os sobre as outras pessoas com as quais convivem, seja na escola, igreja, bairro, comunidade, no caminho para a escola e nas atividades de recreação, entre outros. Oriente-os de forma breve sobre a diversidade cultural do nosso povo. Explicite rapidamente sobre como somos um povo diverso, formado a partir da mistura de muitos outros povos. Peça que se olhem e que percebam quanta diversidade há na sala de aula. Explique que é pouco provável que todos tenham uma única origem familiar. Essa discussão será aprofundada ao longo da sequência.

Questione mais uma vez os estudantes:

  • Com a diversidade de respostas, é possível que muitos de vocês tenham origens diferentes?
  • É possível que muitos nem saibam dessas origens?
  • Como podemos fazer para descobrir de onde nós e nossos familiares vieram?

Auxilie os alunos na busca de soluções para o último questionamento. Faça apontamentos para o grupo indicando a necessidade de uma pesquisa prévia para fazer o levantamento da identidade familiar de cada estudante.

É importante que os alunos comecem a perceber e associar a formação da população brasileira que se deu desde a chegada do portugueses às migrações ocorridas ao longo de mais de 500 anos. Esse assunto é comum aos alunos de séries finais do Fundamental I. Ele pode ser abordado de forma mais aprofundada em aulas de História, mas também pode ser trabalhado brevemente ao longo de toda sequência.

Explicite para o grupo que inicialmente nossa terra era habitada por diferentes povos indígenas, com culturas e etnias distintas. Em meados de 1500, a chegada de portugueses, e posterior migração forçada de africanos, fez com que a população se miscigenasse e as variações culturais ocorressem. Posteriormente, ao final do século XIX e início do XX, o Brasil recebeu um número muito grande de imigrantes, que transformou o povo brasleiro de forma marcante, formando, assim, um povo diverso, com cores distintas, comidas variadas, diversos ritmos musicais, múltiplos sotaques e muitas formas de viver.

Como adequar à sua realidade: valorize a diversidade que existe em sua escola. Convide algum aluno que viva a situação de migrante para falar com o grupo. Valorize a diversidade da sua sala de aula. Dê espaço aos alunos que se apresentam mais claramente nessa condição.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: provoque o grupo com a questão do slide. Ouça as respostas do grupo e valorize o que os estudantes dizem.

Continue auxiliando os alunos na busca de soluções para os questionamentos anteriores. Faça apontamentos para o grupo, indicando a necessidade de uma pesquisa prévia para fazer o levantamento da identidade familiar de cada estudante.

É provável que eles concluam que será necessário entrevistar as famílias para conhecerem as origens.

Questione-os:

- Como vocês farão essa entrevista?

Ouça as hipóteses do grupo e diga que farão uma chuva de ideias para elencar as questões da entrevista.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: diga aos estudantes que eles precisam planejar o que fazer. Esse é um momento muito precioso, pois é necessário orientar os alunos em relação ao que será feito para coleta de dados.

É importante que os estudantes compreendam que as ações exigem planejamento. Eles precisam pensar em como farão as entrevistas, quem serão as pessoas entrevistadas, como serão abordadas e como farão os registros, entre outras questões.

Para que isso ocorra, explique que o bom planejamento das ações será de suma importância para que as atividades sejam concluídas com êxito.

Imagem disponível: https://br.freepik.com/fotos-gratis/guarda-chuva-de-papel-perfurado-de-estacao-chuvosa_2761122.htm#page=1&query=chuva%20de%20ideias&position=6

Acesso: 5/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: peça aos alunos que se dividam em grupos de 4 ou 5 integrantes. Oriente essa divisão sempre que for necessário. Entregue para cada grupo a folha-padrão que pode ser impressa dos materiais complementares, mas explique que ela só será usada ao final das discussões.

Nessa etapa os alunos ainda não devem criar as questões das entrevistas, mas se munir de informações sobre como estruturar uma boa entrevista, usando as questões mais adequadas.

Projete, leia ou escreva no quadro as informações apresentadas no slide. Você também pode imprimir as orientações nos materiais complementares.

Explique aos alunos que, para que uma boa entrevista seja feita, são necessários alguns critérios de elaboração. As perguntas devem ser claras e responder aquilo que queremos saber. Trabalhe o passo a passo do slide. Peça para que leiam atentamente as orientações antes de formular as questões.

Oriente cada grupo a se organizar no espaço que acha mais adequado. Explique que esse é o momento para organização e planejamento do que será feito e não confecção das questões propriamente ditas.

Caso seja necessário, discuta com seu grupo alguns passos para a criação de um bom questionário. Você pode acessar o material indicado e auxiliar o grupo em relação às dúvidas que possam surgir na elaboração das questões.

Você pode encontrar neste link: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Question%C3%A1rio. Acesso: 3/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: projete o slide para amparar os grupos na construção das questões. Faça intervenções e sugestões para enriquecer o repertório dos alunos.

Pergunte aos grupos se há outras formas de registrarem as respostas dos entrevistados que não seja apenas pela escrita. Deixe que os alunos proponham novas maneiras de registrar os dados e acolha-os.

Sugira algumas perguntas como:

- De onde vieram? (Local de procedência.)

- Como viviam meus familiares?

- Quais as melhores perguntas a se fazer?

- Quais foram as razões da migração?

- Quais os hábitos culturais trazidos (culinária, vestimenta, música, dança, festas, ritos religiosos, entre outros)?

- Quais desafios e dificuldades de Adaptação?

A partir dessas e outras indagações, circule pelos grupos e perceba se as questões são relevantes para que descubram sobre as identidades. Sugira e apoie os alunos na escolha e confecção das melhores questões. Oriente-os a formular questões com relevância para todo o grupo e explique que cada aluno aplicará o roteiro criado para uma pessoa da família.

Modelo de entrevista disponível nos materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: nesse momento é importante que cada grupo apresente as questões criadas para as entrevistas e os meios que pretendem utilizar para obter as respostas.

É provável que alguns grupos queiram gravar vídeos, outros queiram gravar áudios, trazer fotos e outras fontes históricas que contem sobre a origem deles e da família. Valorize e acolha toda a diversidade de propostas apresentadas pelos grupos. Auxilie os grupos, caso queira trocar e revisar as questões. Promova uma discussão saudável, onde os alunos sejam capazes de opinar e sugerir melhoramentos aos outros colegas.

Promova um momento de reflexão e avaliação dos itens criados. Permita que os grupos melhorem as produções por meio das intervenções e auxílio dos demais.

Continuidade da sequência: solicite, para a próxima aula, que os estudantes tragam os registros das entrevistas que realizaram, para que sejam compartilhados com o grupo. Saliente que esses registros podem ser escritos, em áudio, vídeo, foto e documentos. Auxilie os alunos para que usem e abusem da criatividade e a imaginação.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/fundo-de-lista-de-verificacao-de-mao-desenhada_3903464.htm#page=1&query=question%C3%A1rio&position=1

Acesso: 3/3/2020

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: explique aos grupos que agora todos deverão avaliar as atividades desenvolvidas na aula e o envolvimento do grupo com elas. Explique que eles farão uma autoavaliação de todo processo. Proponha algumas perguntas e dê aos grupos alguns minutos para discutirem e apresentarem suas conclusões.

Sugestão de perguntas:

- Meu grupo conseguiu se organizar bem para realizar a atividade proposta?

- Todos auxiliaram no processo de construção do questionário?

- Há pontos a serem melhorados?

- Como cada um pode ajudar da melhor forma?

Peça aos grupos que elejam um colega para representar os demais. Ouça as avaliações do grupo e dê o feedback. Cuide para evidenciar, sempre, os pontos positivos. Aponte aqueles pontos que podem melhorar, para que o grupo possa amadurecer até a próxima aula.

Continuidade da sequência: solicite, para a próxima aula, que os estudantes tragam os registros das entrevistas que realizaram, para que sejam compartilhados com o grupo. Saliente que esses registros podem ser escritos, em áudio, vídeo, foto e documentos. Auxilie os alunos para que usem e abusem da criatividade e da imaginação.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-premium/avaliacao-avaliacao_2137994.htm

Acesso: 30/4/2020

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Educação Empreendedora do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02GE01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP15 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04GE02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP18 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Empreendedora

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano