Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cíntia Diógenes
Mentor: Renata Monaco
Especialista de Educação Empreendedora: Paulo Andrade
Habilidade da BNCC:
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Objetivos específicos:
- Discutir sobre o que é ser criança/adolescente, com base nas experiências vividas.
- Refletir sobre as transformações, desenvolvimentos e aprendizagens que os alunos realizaram na vida.
- Reconhecer os direitos assegurados às crianças e defendê-los a partir da exposição de problemáticas.
- Construir um projeto sobre o que é ser criança/adolescente para ser apresentado para a comunidade escolar.
Componentes:
Língua Portuguesa e História
Materiais Necessários:
Post-it; cartolina para o cartaz “toda criança/todo adolescente tem direito a...”; Estatuto da Criança e do Adolescente em tirinhas para crianças, na versão impressa ou digital (link disponível no material complementar desse plano); aparelho de som para reproduzir a música Criança Não Trabalha, de Arnaldo Antunes e Paulo Tatit; letra da música Criança Não Trabalha impressa (documento disponível no material complementar desse plano); imagens de crianças trabalhando (elas podem ser reproduzidas no próprio slide ou impressas - documento para impressão disponível no material complementar desse plano).
Código: EDE1_08UND02
(EF35LP20) Expor trabalhos ou pesquisas escolares, em sala de aula, com apoio de recursos multissemióticos (imagens, diagrama, tabelas etc.), orientando-se por roteiro escrito, planejando o tempo de fala e adequando a linguagem à situação comunicativa.
(EF15LP09) Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.
(EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
(EF15LP11) Reconhecer características da conversação espontânea presencial, respeitando os turnos de fala, selecionando e utilizando, durante a conversação, formas de tratamento adequadas, de acordo com a situação e a posição do interlocutor.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes