Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Peça que os alunos encontrem o resultado da divisão e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.
Propósito: Retomar regras de divisão de potências de bases iguais.
Discuta com a turma:
- Quais as estratégias utilizadas para resolver a divisão? As divisões 918 : 913 e 92 : 91 podem ser resolvidas com a mesma estratégia?
- A propriedade de divisão de potência de mesma base facilita o cálculo?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Peça que os alunos encontrem o resultado da divisão e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.
Propósito: Retomar regras de divisão de potências de bases iguais.
Discuta com a turma:
- Quais as estratégias utilizadas para resolver a divisão? As divisões 918 : 913 e 92 : 91 podem ser resolvidas com a mesma estratégia?
- A propriedade de divisão de potência de mesma base facilita o cálculo?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Monte grupos de até 4 pessoas, distribua uma folha por grupo para leitura compartilhada do texto. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre o assunto. Explique o conceito de densidade demográfica e destaque que essa é umas utilidades da matemática em outras áreas do conhecimento.
Propósito: Dividir números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguém já tinha ouvido falar sobre densidade demográfica? O que já ouviu falar?
- Com qual operação matemática a densidade demográfica está relacionada?
- Quais os dois países com maior população?
Materiais complementares:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenções
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Monte grupos de até 4 pessoas, distribua uma folha por grupo para leitura compartilhada do texto. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre o assunto. Explique o conceito de densidade demográfica e destaque que essa é umas utilidades da matemática em outras áreas do conhecimento.
Propósito: Dividir números escritos em notação científica.
Discuta com a turma:
- O país com a menor população, tem a menor área?
- Quais os dois países com maior população?
- As informações da tabela estão claras?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Retome com os alunos os critérios para comparar números em notação científica e de adição e subtração desses números.
Propósito: Dividir números escritos em notação científica para determinar o valor da densidade demográfica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- De quais formas os países podem ser ordenados na tabela?
- Quais propriedades podemos usar para facilitar a divisão dos números escritos em notação científica?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio. Sugira aos alunos que estão sentados que façam perguntas aos que forem à frente da sala.
Propósito: Compartilhar estratégias para divisão de números escritos em notação científica.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Alguém pensou diferente?
- Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
- (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas quanto ao procedimento para dividir números escritos em notação científica.
Propósito: Saber o procedimento para dividir números com notação científica.
Discuta com a turma:
- Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
- Qual é o intervalo do coeficiente da notação?
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.
Propósito: Registrar números em notação científica.
Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.
Acesse aqui o guia de intervenção.
Discuta com a turma:
- Todos entenderam o enunciado?
- Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula?
Materiais complementares:
Atividade complementar
Atividade Raio X
Resolução da atividade complementar
Resolução do Raio X