10399
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Dividindo Notações

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Dividir números escritos em notação científica.

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Dividir números escritos em notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, papel e régua.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Peça que os alunos encontrem o resultado da divisão e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras de divisão de potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias utilizadas para resolver a divisão? As divisões 918 : 913 e 92 : 91 podem ser resolvidas com a mesma estratégia?
  • A propriedade de divisão de potência de mesma base facilita o cálculo?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Peça que os alunos encontrem o resultado da divisão e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras de divisão de potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias utilizadas para resolver a divisão? As divisões 918 : 913 e 92 : 91 podem ser resolvidas com a mesma estratégia?
  • A propriedade de divisão de potência de mesma base facilita o cálculo?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte grupos de até 4 pessoas, distribua uma folha por grupo para leitura compartilhada do texto. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre o assunto. Explique o conceito de densidade demográfica e destaque que essa é umas utilidades da matemática em outras áreas do conhecimento.

Propósito: Dividir números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre densidade demográfica? O que já ouviu falar?
  • Com qual operação matemática a densidade demográfica está relacionada?
  • Quais os dois países com maior população?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte grupos de até 4 pessoas, distribua uma folha por grupo para leitura compartilhada do texto. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre o assunto. Explique o conceito de densidade demográfica e destaque que essa é umas utilidades da matemática em outras áreas do conhecimento.

Propósito: Dividir números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • O país com a menor população, tem a menor área?
  • Quais os dois países com maior população?
  • As informações da tabela estão claras?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Retome com os alunos os critérios para comparar números em notação científica e de adição e subtração desses números.

Propósito: Dividir números escritos em notação científica para determinar o valor da densidade demográfica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • De quais formas os países podem ser ordenados na tabela?
  • Quais propriedades podemos usar para facilitar a divisão dos números escritos em notação científica?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio. Sugira aos alunos que estão sentados que façam perguntas aos que forem à frente da sala.

Propósito: Compartilhar estratégias para divisão de números escritos em notação científica.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas quanto ao procedimento para dividir números escritos em notação científica.

Propósito: Saber o procedimento para dividir números com notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Qual é o intervalo do coeficiente da notação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Registrar números em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Dividir números escritos em notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, papel e régua.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Peça que os alunos encontrem o resultado da divisão e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras de divisão de potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias utilizadas para resolver a divisão? As divisões 918 : 913 e 92 : 91 podem ser resolvidas com a mesma estratégia?
  • A propriedade de divisão de potência de mesma base facilita o cálculo?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Peça que os alunos encontrem o resultado da divisão e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras de divisão de potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Quais as estratégias utilizadas para resolver a divisão? As divisões 918 : 913 e 92 : 91 podem ser resolvidas com a mesma estratégia?
  • A propriedade de divisão de potência de mesma base facilita o cálculo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte grupos de até 4 pessoas, distribua uma folha por grupo para leitura compartilhada do texto. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre o assunto. Explique o conceito de densidade demográfica e destaque que essa é umas utilidades da matemática em outras áreas do conhecimento.

Propósito: Dividir números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguém já tinha ouvido falar sobre densidade demográfica? O que já ouviu falar?
  • Com qual operação matemática a densidade demográfica está relacionada?
  • Quais os dois países com maior população?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Monte grupos de até 4 pessoas, distribua uma folha por grupo para leitura compartilhada do texto. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem (ou não sabem) sobre o assunto. Explique o conceito de densidade demográfica e destaque que essa é umas utilidades da matemática em outras áreas do conhecimento.

Propósito: Dividir números escritos em notação científica.

Discuta com a turma:

  • O país com a menor população, tem a menor área?
  • Quais os dois países com maior população?
  • As informações da tabela estão claras?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Retome com os alunos os critérios para comparar números em notação científica e de adição e subtração desses números.

Propósito: Dividir números escritos em notação científica para determinar o valor da densidade demográfica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • De quais formas os países podem ser ordenados na tabela?
  • Quais propriedades podemos usar para facilitar a divisão dos números escritos em notação científica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio. Sugira aos alunos que estão sentados que façam perguntas aos que forem à frente da sala.

Propósito: Compartilhar estratégias para divisão de números escritos em notação científica.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas quanto ao procedimento para dividir números escritos em notação científica.

Propósito: Saber o procedimento para dividir números com notação científica.

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Qual é o intervalo do coeficiente da notação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Registrar números em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula?

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano