10391
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Números

Plano de aula - Multiplicando Notações

Plano de aula de Matemática com atividades para 9º ano do Fundamental sobre Multiplicar números escritos em notação científica.

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Augusto do Nascimento Vieira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

Objetivos específicos

Multiplicar números escritos em notação científica.

Conceito-chave

Notação Científica.

Recursos necessários

  • Lápis, borracha, papel e régua.
  • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos encontrem o resultado da multiplicação e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras para multiplicar potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Existe algum padrão na operação proposta? Como essa observação pode ajudar no cálculo do resultado?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para fazer a conta?
  • Se lembram das propriedades da multiplicação de potências?

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos encontrem o resultado da multiplicação e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras para multiplicar potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Existe algum padrão na operação proposta? Como essa observação pode ajudar no cálculo do resultado?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para fazer a conta?
  • Se lembram das propriedades da multiplicação de potências?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem sobre administração de empresas, custo, receita e lucro. Verifique se todos entenderam as condições colocadas no texto que implicam a quantidade de parafusos por carro e o tamanho da embalagem que recebe cada parafuso.

Propósito: Resolver problemas por meio de multiplicação de números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Discuta com a turma:

  • Por que custos e receitas envolvem matemática?
  • Alguém pode dar exemplos de prismas? Como podemos calcular o volume do prisma?
  • O custo e o lucro da empresa podem ser expressos em notação científica? Essa é a representação usual?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem sobre administração de empresas, custo, receita e lucro. Verifique se todos entenderam as condições colocadas no texto que implicam a quantidade de parafusos por carro e o tamanho da embalagem que recebe cada parafuso.

Propósito: Resolver problemas por meio de multiplicação de números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Discuta com a turma:

  • Por que custos e receitas envolvem matemática?
  • Alguém pode dar exemplos de prismas? Como podemos calcular o volume do prisma?
  • O custo e o lucro da empresa podem ser expressos em notação científica? Essa é a representação usual?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Estimule a criatividade neles dizendo que não há apenas uma forma de resolver o problema. Peça que eles usem a notação científica, para explorar o objetivo da aula. Ande pela sala e, se for necessário, ajude os grupos (os alunos) que estiverem com mais dificuldades.

Propósito: Fazer cálculos utilizando a multiplicação de notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O tamanho da produção será maior que 1 milhão de parafusos?
  • O custo do frete passou de 1 milhão?
  • A ordem de grandeza dos valores: de produção, de venda e de transporte são iguais?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Estimule a criatividade neles dizendo que não há apenas uma forma de resolver o problema. Peça que eles usem a notação científica, para explorar o objetivo da aula. Ande pela sala e, se for necessário, ajude os grupos (os alunos) que estiverem com mais dificuldades.

Propósito: Fazer cálculos utilizando a multiplicação de notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O tamanho da produção será maior que 1 milhão de parafusos?
  • O custo do frete passou de 1 milhão?
  • A ordem de grandeza dos valores: de produção, de venda e de transporte são iguais?

Discussão das soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio. Sugira aos alunos que estão sentados que façam perguntas aos que forem à frente da sala.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução de problemas com multiplicação de números escritos em notação científica.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Será que tem outra forma de fazer?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas quanto ao procedimento para multiplicar números escritos em notação científica.

Propósito: Saber multiplicar números escritos em notação científica

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Qual é o intervalo do coeficiente da notação?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Multiplicar números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Discuta brevemente com seus alunos o que será feito na aula.

  • Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

    Autor: Fábio Augusto do Nascimento Vieira

    Mentor: Fernando de Mello Trevisani

    Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

    Habilidade da BNCC

    (EF09MA04) Resolver e elaborar problemas com números reais, inclusive em notação científica, envolvendo diferentes operações.

    Objetivos específicos

    Multiplicar números escritos em notação científica.

    Conceito-chave

    Notação Científica.

    Recursos necessários

    • Lápis, borracha, papel e régua.
    • Atividades impressas em folhas, projetadas ou colocadas na lousa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos encontrem o resultado da multiplicação e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras para multiplicar potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Existe algum padrão na operação proposta? Como essa observação pode ajudar no cálculo do resultado?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para fazer a conta?
  • Se lembram das propriedades da multiplicação de potências?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Peça que os alunos encontrem o resultado da multiplicação e compartilhem as estratégias de resolução utilizadas.

Propósito: Retomar regras para multiplicar potências de bases iguais.

Discuta com a turma:

  • Existe algum padrão na operação proposta? Como essa observação pode ajudar no cálculo do resultado?
  • Quais estratégias vocês utilizaram para fazer a conta?
  • Se lembram das propriedades da multiplicação de potências?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem sobre administração de empresas, custo, receita e lucro. Verifique se todos entenderam as condições colocadas no texto que implicam a quantidade de parafusos por carro e o tamanho da embalagem que recebe cada parafuso.

Propósito: Resolver problemas por meio de multiplicação de números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Discuta com a turma:

  • Por que custos e receitas envolvem matemática?
  • Alguém pode dar exemplos de prismas? Como podemos calcular o volume do prisma?
  • O custo e o lucro da empresa podem ser expressos em notação científica? Essa é a representação usual?

Materiais complementares:

Atividade principal

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Faça perguntas (breves) para que os alunos falem o que eles sabem sobre administração de empresas, custo, receita e lucro. Verifique se todos entenderam as condições colocadas no texto que implicam a quantidade de parafusos por carro e o tamanho da embalagem que recebe cada parafuso.

Propósito: Resolver problemas por meio de multiplicação de números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Discuta com a turma:

  • Por que custos e receitas envolvem matemática?
  • Alguém pode dar exemplos de prismas? Como podemos calcular o volume do prisma?
  • O custo e o lucro da empresa podem ser expressos em notação científica? Essa é a representação usual?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Estimule a criatividade neles dizendo que não há apenas uma forma de resolver o problema. Peça que eles usem a notação científica, para explorar o objetivo da aula. Ande pela sala e, se for necessário, ajude os grupos (os alunos) que estiverem com mais dificuldades.

Propósito: Fazer cálculos utilizando a multiplicação de notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O tamanho da produção será maior que 1 milhão de parafusos?
  • O custo do frete passou de 1 milhão?
  • A ordem de grandeza dos valores: de produção, de venda e de transporte são iguais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Organize os alunos em grupos e peça para fazerem a leitura da atividade. Estimule a criatividade neles dizendo que não há apenas uma forma de resolver o problema. Peça que eles usem a notação científica, para explorar o objetivo da aula. Ande pela sala e, se for necessário, ajude os grupos (os alunos) que estiverem com mais dificuldades.

Propósito: Fazer cálculos utilizando a multiplicação de notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • O tamanho da produção será maior que 1 milhão de parafusos?
  • O custo do frete passou de 1 milhão?
  • A ordem de grandeza dos valores: de produção, de venda e de transporte são iguais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Conduza o momento para que os alunos compartilhem as estratégias/raciocínios que utilizaram. Corrija os erros de conceito ou de cálculo. Incentive os alunos a irem até a lousa não tendo medo de errar. É importante que pelo menos um aluno de cada grupo apresente seu raciocínio. Sugira aos alunos que estão sentados que façam perguntas aos que forem à frente da sala.

Propósito: Compartilhar estratégias de resolução de problemas com multiplicação de números escritos em notação científica.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Alguém pensou diferente?
  • Será que tem outra forma de fazer?
  • Vocês acreditam que é o jeito mais fácil de pensar?
  • (Se houver erro no raciocínio) Alguém percebeu algo de errado?

Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: É sugerido que os alunos façam o registro do slide e tirem suas dúvidas quanto ao procedimento para multiplicar números escritos em notação científica.

Propósito: Saber multiplicar números escritos em notação científica

Discuta com a turma:

  • Alguma dúvida com o expoente da notação científica?
  • Qual é o intervalo do coeficiente da notação?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos (pode ser em fileiras) de forma que cada um faça o seu raio X, atividade será para verificar se eles compreenderam como registrar números em notação científica.

Propósito: Multiplicar números escritos em notação científica.

Você pode fazer o download dessa atividade para imprimir para os seus alunos aqui.

Acesse aqui o guia de intervenção.

Discuta com a turma:

  • Todos entenderam o enunciado?
  • Está sendo pedido na questão algum conteúdo que vocês não viram na aula

Materiais complementares:

Atividade complementar

Atividade Raio X

Resolução da atividade complementar

Resolução do Raio X

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 9º ano :

Com o plano de aula sobre números os alunos aprendem sobre o conjunto dos números reais como ampliação dos racionais; números irracionais e seu significado; representação dos números reais na reta numerada; cálculos com números reais: as quatro operações, e potências com expoentes negativos e fracionários; resolução de problema envolvendo operações com números escritos em notação científica e operações com percentuais sucessivos.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09MA04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano