17964
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Austrália: colonização inglesa e atual situação dos aborígenes

Compreender a colonização inglesa como precursora da dizimação e dominação dos povos aborígenes na Austrália

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Murilo Rossi

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
GEO9_06UND05

Ferramentas sugeridas
WhatsApp

Valor trabalhado
Direitos humanos

Apresentação do tema da aula
Explique aos alunos que essa aula busca compreender a colonização inglesa como precursora da dizimação e dominação dos povos aborígenes na Austrália. Solicite aos alunos que façam uma pesquisa prévia sobre o assunto, procurando sobre situação antiga e atual dos aborígenes australianos e a sua relação com a colonização inglesa na Austrália. A ideia é provocar uma sala de aula invertida, onde os alunos já começam a aula sabendo alguns aspectos do tema. Explique que a aula foi preparada para ser desenvolvida no WhatsApp, mas poderá ser adaptada para o uso do e-mail. Comente que o valor direitos humanos estará presente neste plano. Tempo estimado de 5 minutos.

Contextualização
Para esta etapa, envie o arquivo disponível aqui. Grave um áudio para a turma. Demonstre na tabela que os indicadores sociais dos povos aborígenes é deficitário em relação aos dados dos australiano (renda, desemprego, taxa de escolaridade). Questione os alunos se eles já ouviram falar e o que eles conhecem dos povos aborígenes da Austrália. Como eles já fizeram uma pesquisa prévia, deixe explicar o que eles sabem. Tempo estimado de 15 minutos.

Problematização
Professor, questione os alunos: "Como deve ter sido a abordagem dos ingleses na colonização da Austrália? Que tratamento estes povos nativos devem ter recebido?". Estimule aos alunos abordarem a chegada dos ingleses na Austrália de maneira hostil e dominadora, considerando os povos aborígenes como inferiores. Acrescente junto às discussões dados sobre a colonização inglesa (consulte o plano de aula). Tempo estimado de 20 minutos.

Ação propositiva
Após as reflexões anteriores, sobre a chegada dos ingleses na Austrália e políticas adotadas contra os aborígenes, solicite que os alunos formem grupos de 3 a 4 pessoas. Eles devem discutir as atuais condições em que vivem os aborígenes na Austrália e comparar com a opressão também sofrida pelas minorias étnicas e povos indígenas brasileiros. Após o debate entre os membros de cada grupo, todo os grupos devem criar um relatório com as principais ideias e conclusões sobre o assunto. Combine prazos e datas para postarem no WhatsApp os seus relatórios. Tempo estimado de 60 minutos.

Sistematização
Solicite aos alunos que apresentem seus relatórios e comparem as situações encontradas entre eles. Eles devem chegar à conclusão que os povos aborígenes, além de discriminados, foram dizimados e oprimidos pelos ingleses com a sustentação da cultura ocidental, religião e língua superiores aos povos nativos. Assim como no Brasil, outras minorias étnicas também viveram essa imposição imperialista da cultura europeia na colonização. Vale relembrar a situação que os indígenas vivem no país em 2020. Por fim, levante a questão dos direitos humanos, será que os povos aborígenes e os indígenas no Brasil são respeitados? Tempo estimado de 25 minutos.

Convite às famílias
Convide os pais para lerem a reportagem sobre os aborígenes, disponível aqui. A seguir, podem enriquecer o conteúdo da aula em um debate com seus filhos.

Sugestão Enviada Por: Leandro Campelo


Código: GEO9_06UND05

(EF09GE06) Associar o critério de divisão do mundo em Ocidente e Oriente com o Sistema Colonial implantado pelas potências europeias.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 9º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas