17913
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 7º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - Quilombos e remanescentes quilombolas no Brasil

Plano de aula de Geografia com atividades para 7° ano do Fundamental sobre Reconhecer o significado de quilombo e a territorialidade das comunidades remanescentes quilombolas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Laiany Rose Souza Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Ferramentas de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail ou mensagens em ambientes virtuais), internet e câmera.

Valor trabalhado
O respeito ao ambiente e à própria coletividade.

Apresentação do tema da aula
Apresente o tema aos alunos por escrito, por meio de alguma ferramenta de comunicação tecnológica, juntamente com as seguintes perguntas: o que é um quilombo? E um quilombola?

Contextualização
A contextualização deste plano adaptado tem o objetivo de levar o estudante a conhecer as duas expressões: quilombos e quilombolas. Peça que façam uma rápida pesquisa e registrem no caderno de Geografia o que descobriram sobre os dois termos. Caso na localidade da escola exista alguma comunidade quilombola, isso pode ser indicado na contextualização, instigando os estudantes a conhecer um pouco mais sobre a comunidade e o lugar.

Ação propositiva
A ação propositiva segue a originalmente proposta pelo plano de aula, mas deve ser realizada individualmente, dada a impossibilidade de encontro entre os estudantes. A proposta da atividade é a construção de um ou dois parágrafos, de autoria dos estudantes, com base no material de estudo enviado, respondendo à seguinte pergunta: "O que define ser um quilombola?". Para isso, envie os seguintes materiais de consulta por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnlógica:
1) O mapa do Brasil, disponível na problematização do arquivo original;
2) A letra da música de Gabriel, o Pensador, disponível na ação propositiva;
3) A reportagem da TV Brasil sobre quilombolas no Brasil, disponível aqui;
4) O vídeo do Fórum Brasil de Direitos Humanos sobre o direito à terra, disponível aqui.

Sistematização
Peça que os estudantes enviem, por e-mail ou outra ferramenta de comunicação tecnológica, o parágrafo escrito. Dê feedbacks individuais, qualitativos, sobre o parágrafo construído.

Convite às famílias
Convide os familiares para conhecerem um pouco mais sobre as comunidades quilombolas a partir do documentário "Quilombolas", disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Regina Tunes


Código: GEO7_03UND03

(EF07GE03) Selecionar argumentos que reconheçam as territorialidades dos povos indígenas originários, das comunidades remanescentes de quilombos, de povos das florestas e do cerrado, de ribeirinhos e caiçaras, entre outros grupos sociais do campo e da cidade, como direitos legais dessas comunidades.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 7º ano:

MAIS AULAS DE Geografia do 7º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas