17873
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Formas de representação e pensamento espacial

Plano de aula - A Geopolítica contemporânea

Plano de aula de Geografia com atividades para 9° ano do Fundamental sobre Analisar a geopolítica mundial a partir de conflitos ambientais, políticos, econômicos, sociais e de valores na contemporaneidade

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Regina Helena Tunes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva compreender especialmente a geopolítica mundial contemporânea a partir da análise de conflitos ambientais, políticos, econômicos, sociais e de valores.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e uma cartolina por grupo.

Materiais Complementares:

Material da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf

Exemplos de infográficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RdcfHVPXq3xPPyQZwKDgwjk4yxHjN4rXjstQbB4GuH6hcnpvfN5G3amgDF3G/geo9-14und05-acao-propositiva-exemplos-de-infograficos.pdf

Para você saber mais:

Site que reúne a obra de Milton Santos. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/. Acesso em 10/04/19.

THÉRY, H.; SILVA, G. Geografia Política e Geopolítica Brasileira no século XXI. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacepolitique/4116. Acesso em 10/04/19.

Para Além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais. Disponível em: http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/. Acesso em 10/04/19.

Veja quais são os principais conflitos do mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml. Acesso em 10/04/19.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 5 grupos. O número de alunos vai variar de acordo com o tamanho da sua turma. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Explique aos estudantes que essa frase é de autoria do geógrafo Milton Santos no livro “Por uma Outra Globalização” (Editora Record, 2001) e que servirá de pontapé para a aula de hoje que tratará de diversos conflitos contemporâneos associados a geopolítica mundial. A partir do estudo desses conflitos (cada grupo irá focar em um tipo de conflito diferente) os estudantes irão produzir um infográfico na cartolina com a síntese da pesquisa para exposição.

Como adequar à sua realidade: A geopolítica trata especificamente de conflitos envolvendo territórios. Geralmente o estudo da geopolítica acaba por dar mais ênfase aos conflitos territoriais mundiais, mas isso não significa que na escala local ou regional esses conflitos não existam. Assim, se possível, levante alguma informação sobre os conflitos que podem ser de demarcação de terras (fundiárias, indígenas, de remanescentes de quilombolas), de reconhecimentos dos limites municipais (ou até mesmo de movimentos emancipatórios em distritos do município), de atuação de ONGs locais que buscam representatividade na política local ou até ambientais sobre algum projeto de proporções grandes ou médias que pode causar problemas ambientais para a população no município.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre globalização.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide aos alunos. Caso não tenha projetor, você pode imprimir, copiar no quadro ou mesmo ler para os alunos a citação completa de Milton Santos. Comece explicando o que é uma citação bibliográfica (trecho retirado de uma obra que é apresentado entre aspas e com a referência completa do autor e da obra) e depois comente em detalhes sobre o trecho no slide. Nesse trecho o autor deixa claro que mesmo com todo o avanço científico e tecnológico que temos (pode ser exemplificado pelas imagens aéreas que temos acesso hoje rapidamente e também pela velocidade de circulação da informação por internet) e que está associado à globalização e ao avanço dos meios de comunicação e transporte, ainda não conseguimos compreender a história humana de forma completa, por isso ele afirma que vivemos num mundo confuso (confuso pela velocidade dos acontecimentos e a instantaneidade dos fatos) e confusamente percebido (porque dada essa velocidade temos dificuldade de compreensão do todo). Isso é, como o autor apresenta no início, um paradoxo do nosso tempo.

Para você saber mais:

Site que reúne a obra de Milton Santos. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/. Acesso em 10/04/19.

THÉRY, H.; SILVA, G. Geografia Política e Geopolítica Brasileira no século XXI. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacepolitique/4116. Acesso em 10/04/19.

Para Além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais. Disponível em: http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/. Acesso em 10/04/19.

Veja quais são os principais conflitos do mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml. Acesso em 10/04/19.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro a problematização central da aula. A pergunta central da aula faz referência ao trecho final da citação de Milton Santos em que o autor fala da Torre de Babel e, a partir dessa metáfora bíblica de origem, faz referência a dificuldade que temos hoje de compreensão da diversidade e das diferentes manifestações da globalização mundial. Explique que organizados em 5 grupos vamos pesquisar sobre manifestações da geopolítica mundial que envolvem 5 dimensões de conflitos geopolíticos: a dimensão ambiental, a social, a política, a econômica e a de valores humanos.

Para você saber mais: Torre de Babel, segundo o Antigo Testamento (Gênesis 11,1-9), faz alusão a uma torre muito alta construída na Babilônia pelos descendentes de Noé, com a intenção de eternizar seus nomes e alcançar os deuses no céu. Esta soberba, segundo a lenda bíblica, provocou a ira de Deus que, para castigá-los, confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra. Este mito é, provavelmente, inspirado na torre do templo de Marduk, nome cuja forma em hebraico é Babel ou ainda Bavel e significa "porta de Deus". Hoje, esta história mítica é utilizada como uma tentativa dos povos antigos de explicarem a diversidade de idiomas no mundo. No entanto, ainda restam no sul da antiga Mesopotâmia, ruínas de torres que se ajustam perfeitamente à torre de Babel descrita pela Bíblia.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: A ação propositiva dessa aula tem 2 opções. A opção 1 é voltada para escolas que possuem acesso à internet na sala de aula ou tenha um laboratório de informática disponível e com acesso à internet para os estudantes. A opção 2 é voltada para escolas que não possuem acesso à internet e portanto a pesquisa prévia já foi realizada para a condução da aula. Ambas possuem o mesmo objetivo que é analisar 5 dimensões de conflitos que envolvem a relação entre poder e território na escala global. Ambas também irão, ao final da aula, culminar na produção de um infográfico. Para o início da ação propositiva cada grupo deve escolher uma dimensão das seguintes opções: ambiental, social, econômica, política e de valores humanos.

Opção 1: Escolas com acesso à internet na sala de aula ou no laboratório de informática.

Na opção 1 o grupo escolherá um conflito mundial ou regional relacionado a dimensão escolhida pelo grupo. É importante que você percorra e acompanhe essa escolha do conflito para que a atividade possa realmente atingir o seu objetivo. Para que entenda e possa orientar melhor os estudantes apresentamos a seguir alguns exemplos de conflitos de cada dimensão. Na dimensão ambiental boas escolhas são acidentes de vazamento de petróleo, o caso da lama tóxica da Vale que atingiu as cidades de Mariana e Brumadinho no Brasil, o “mar do lixo” de Bangladesh, o uso de combustíveis fósseis por países do mundo de alta industrialização. Na dimensão social podemos citar o caso dos refugiados (sírios, eslavos, líbios, venezuelanos, entre outras possibilidades), as migrações do norte da África e Oriente Médio para a Europa (nesse caso recomendamos escolher uma migração), a migração e a polêmica da construção do muro entre México e EUA. Na dimensão econômica destaque para as crises econômicas como a da União Europeia (selecionar aqui um país como a Grécia, por exemplo), EUA ou Venezuela que são recentes. Na dimensão política podem ser selecionados conflitos como o da Ucrânia na região autodeclarada da Criméia, a recente independência do Sudão do Sul, a polêmica que envolve a luta pela independência da Catalunha, região da Espanha ou ainda o histórico conflito na fronteira das Coreias. A última dimensão, dos valores humanos, é a mais difícil de buscar exemplos, mas é fundamental para que a sala possa fazer uma reflexão sobre a questão. Chamamos de conflitos de valores humanos os recentes casos de questionamentos e não respeito aos direitos humanos (celebrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948) através dos casos de xenofobia, racismo, misoginia e fascismo.

Após a escolha dos conflitos pelos grupos, os estudantes devem ler duas reportagens (é importante aqui sua intervenção na orientação sobre bons canais de informação na internet) sobre o assunto e preparar, em grupos, um infográfico de síntese da pesquisa. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos.

Opção 2: Escolas sem acesso à internet.

A única diferença na opção 2 é que os textos já estão previamente selecionados para orientar a leitura e a organização das ideias sobre os conflitos mundiais em cada uma das 5 dimensões. Esses textos estão disponíveis no material complementar. Os textos podem ser impressos ou disponibilizados em computadores em arquivo de textos. Após a leitura dos textos os estudantes devem sistematizar as ideias e organizar o infográfico. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos. Acesse os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf

Material complementar

Exemplos de infográficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RdcfHVPXq3xPPyQZwKDgwjk4yxHjN4rXjstQbB4GuH6hcnpvfN5G3amgDF3G/geo9-14und05-acao-propositiva-exemplos-de-infograficos.pdf

Para você saber mais:

Como construir infográfico na escola: http://bloguinfo.blogspot.com/2012/06/como-construir-infograficos-na-escola.html. Acesso em 10/04/19.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: A ação propositiva dessa aula tem 2 opções. A opção 1 é voltada para escolas que possuem acesso à internet na sala de aula ou tenha um laboratório de informática disponível e com acesso à internet para os estudantes. A opção 2 é voltada para escolas que não possuem acesso à internet e portanto a pesquisa prévia já foi realizada para a condução da aula. Ambas possuem o mesmo objetivo que é analisar 5 dimensões de conflitos que envolvem a relação entre poder e território na escala global. Ambas também irão, ao final da aula, culminar na produção de um infográfico. Para o início da ação propositiva cada grupo deve escolher uma dimensão das seguintes opções: ambiental, social, econômica, política e de valores humanos.

Opção 1: Escolas com acesso à internet na sala de aula ou no laboratório de informática.

Na opção 1 o grupo escolherá um conflito mundial ou regional relacionado a dimensão escolhida pelo grupo. É importante que você percorra e acompanhe essa escolha do conflito para que a atividade possa realmente atingir o seu objetivo. Para que entenda e possa orientar melhor os estudantes apresentamos a seguir alguns exemplos de conflitos de cada dimensão. Na dimensão ambiental boas escolhas são acidentes de vazamento de petróleo, o caso da lama tóxica da Vale que atingiu as cidades de Mariana e Brumadinho no Brasil, o “mar do lixo” de Bangladesh, o uso de combustíveis fósseis por países do mundo de alta industrialização. Na dimensão social podemos citar o caso dos refugiados (sírios, eslavos, líbios, venezuelanos, entre outras possibilidades), as migrações do norte da África e Oriente Médio para a Europa (nesse caso recomendamos escolher uma migração), a migração e a polêmica da construção do muro entre México e EUA. Na dimensão econômica destaque para as crises econômicas como a da União Europeia (selecionar aqui um país como a Grécia, por exemplo), EUA ou Venezuela que são recentes. Na dimensão política podem ser selecionados conflitos como o da Ucrânia na região autodeclarada da Criméia, a recente independência do Sudão do Sul, a polêmica que envolve a luta pela independência da Catalunha, região da Espanha ou ainda o histórico conflito na fronteira das Coreias. A última dimensão, dos valores humanos, é a mais difícil de buscar exemplos, mas é fundamental para que a sala possa fazer uma reflexão sobre a questão. Chamamos de conflitos de valores humanos os recentes casos de questionamentos e não respeito aos direitos humanos (celebrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948) através dos casos de xenofobia, racismo, misoginia e fascismo.

Após a escolha dos conflitos pelos grupos, os estudantes devem ler duas reportagens (é importante aqui sua intervenção na orientação sobre bons canais de informação na internet) sobre o assunto e preparar, em grupos, um infográfico de síntese da pesquisa. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos.

Opção 2: Escolas sem acesso à internet.

A única diferença na opção 2 é que os textos já estão previamente selecionados para orientar a leitura e a organização das ideias sobre os conflitos mundiais em cada uma das 5 dimensões. Esses textos estão disponíveis no material complementar. Os textos podem ser impressos ou disponibilizados em computadores em arquivo de textos. Após a leitura dos textos os estudantes devem sistematizar as ideias e organizar o infográfico. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos. Acesse os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Finalizada a elaboração dos infográficos é hora de apresentar e expor os trabalhos. Organize com a turma um tempo para a apresentação dos 5 infográficos construídos. Deixe por último o grupo que pesquisou sobre os valores humanos. Como o tempo é curto estabeleça 3 minutos para cada grupo. Na apresentação o grupo não precisa dizer o que já está representado no infográfico (até porque a ideia é que os infográficos fiquem dispostos na sala por um tempo), mas sim um breve comentário sobre o conflito estudado evidenciando a relação entre o conflito e a frase que deu início a aula de autoria de Milton Santos. Ou seja, como o conhecimento desse conflito contribui (ou não) para a ideia de vivermos em um mundo confuso e confusamente percebido? A proposta de deixar o grupo de valores humanos para último é para finalizar a aula como uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos justamente para “descermos” da Torre de Babel e realmente convivermos com humanidade e respeito às diferenças.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE14 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva compreender especialmente a geopolítica mundial contemporânea a partir da análise de conflitos ambientais, políticos, econômicos, sociais e de valores.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, lápis de cor, canetinhas, roteiro da Ação Propositiva e uma cartolina por grupo.

Materiais Complementares:

Material da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf

Exemplos de infográficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RdcfHVPXq3xPPyQZwKDgwjk4yxHjN4rXjstQbB4GuH6hcnpvfN5G3amgDF3G/geo9-14und05-acao-propositiva-exemplos-de-infograficos.pdf

Para você saber mais:

Site que reúne a obra de Milton Santos. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/. Acesso em 10/04/19.

THÉRY, H.; SILVA, G. Geografia Política e Geopolítica Brasileira no século XXI. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacepolitique/4116. Acesso em 10/04/19.

Para Além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais. Disponível em: http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/. Acesso em 10/04/19.

Veja quais são os principais conflitos do mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml. Acesso em 10/04/19.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, os alunos devem estar organizados em 5 grupos. O número de alunos vai variar de acordo com o tamanho da sua turma. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Explique aos estudantes que essa frase é de autoria do geógrafo Milton Santos no livro “Por uma Outra Globalização” (Editora Record, 2001) e que servirá de pontapé para a aula de hoje que tratará de diversos conflitos contemporâneos associados a geopolítica mundial. A partir do estudo desses conflitos (cada grupo irá focar em um tipo de conflito diferente) os estudantes irão produzir um infográfico na cartolina com a síntese da pesquisa para exposição.

Como adequar à sua realidade: A geopolítica trata especificamente de conflitos envolvendo territórios. Geralmente o estudo da geopolítica acaba por dar mais ênfase aos conflitos territoriais mundiais, mas isso não significa que na escala local ou regional esses conflitos não existam. Assim, se possível, levante alguma informação sobre os conflitos que podem ser de demarcação de terras (fundiárias, indígenas, de remanescentes de quilombolas), de reconhecimentos dos limites municipais (ou até mesmo de movimentos emancipatórios em distritos do município), de atuação de ONGs locais que buscam representatividade na política local ou até ambientais sobre algum projeto de proporções grandes ou médias que pode causar problemas ambientais para a população no município.

Conhecimentos prévios: Para essa aula é importante que os estudantes já tenham estudado sobre globalização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide aos alunos. Caso não tenha projetor, você pode imprimir, copiar no quadro ou mesmo ler para os alunos a citação completa de Milton Santos. Comece explicando o que é uma citação bibliográfica (trecho retirado de uma obra que é apresentado entre aspas e com a referência completa do autor e da obra) e depois comente em detalhes sobre o trecho no slide. Nesse trecho o autor deixa claro que mesmo com todo o avanço científico e tecnológico que temos (pode ser exemplificado pelas imagens aéreas que temos acesso hoje rapidamente e também pela velocidade de circulação da informação por internet) e que está associado à globalização e ao avanço dos meios de comunicação e transporte, ainda não conseguimos compreender a história humana de forma completa, por isso ele afirma que vivemos num mundo confuso (confuso pela velocidade dos acontecimentos e a instantaneidade dos fatos) e confusamente percebido (porque dada essa velocidade temos dificuldade de compreensão do todo). Isso é, como o autor apresenta no início, um paradoxo do nosso tempo.

Para você saber mais:

Site que reúne a obra de Milton Santos. Disponível em: http://miltonsantos.com.br/site/. Acesso em 10/04/19.

THÉRY, H.; SILVA, G. Geografia Política e Geopolítica Brasileira no século XXI. Disponível em: https://journals.openedition.org/espacepolitique/4116. Acesso em 10/04/19.

Para Além da Síria: os 12 maiores conflitos mundiais. Disponível em: http://diplomaciacivil.org.br/para-alem-da-siria-os-12-maiores-conflitos-mundiais-em-2018/. Acesso em 10/04/19.

Veja quais são os principais conflitos do mundo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2018/09/veja-quais-sao-as-principais-conflitos-em-andamento-no-mundo.shtml. Acesso em 10/04/19.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete ou escreva no quadro a problematização central da aula. A pergunta central da aula faz referência ao trecho final da citação de Milton Santos em que o autor fala da Torre de Babel e, a partir dessa metáfora bíblica de origem, faz referência a dificuldade que temos hoje de compreensão da diversidade e das diferentes manifestações da globalização mundial. Explique que organizados em 5 grupos vamos pesquisar sobre manifestações da geopolítica mundial que envolvem 5 dimensões de conflitos geopolíticos: a dimensão ambiental, a social, a política, a econômica e a de valores humanos.

Para você saber mais: Torre de Babel, segundo o Antigo Testamento (Gênesis 11,1-9), faz alusão a uma torre muito alta construída na Babilônia pelos descendentes de Noé, com a intenção de eternizar seus nomes e alcançar os deuses no céu. Esta soberba, segundo a lenda bíblica, provocou a ira de Deus que, para castigá-los, confundiu-lhes as línguas e os espalhou por toda a Terra. Este mito é, provavelmente, inspirado na torre do templo de Marduk, nome cuja forma em hebraico é Babel ou ainda Bavel e significa "porta de Deus". Hoje, esta história mítica é utilizada como uma tentativa dos povos antigos de explicarem a diversidade de idiomas no mundo. No entanto, ainda restam no sul da antiga Mesopotâmia, ruínas de torres que se ajustam perfeitamente à torre de Babel descrita pela Bíblia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 29 minutos

Orientações: A ação propositiva dessa aula tem 2 opções. A opção 1 é voltada para escolas que possuem acesso à internet na sala de aula ou tenha um laboratório de informática disponível e com acesso à internet para os estudantes. A opção 2 é voltada para escolas que não possuem acesso à internet e portanto a pesquisa prévia já foi realizada para a condução da aula. Ambas possuem o mesmo objetivo que é analisar 5 dimensões de conflitos que envolvem a relação entre poder e território na escala global. Ambas também irão, ao final da aula, culminar na produção de um infográfico. Para o início da ação propositiva cada grupo deve escolher uma dimensão das seguintes opções: ambiental, social, econômica, política e de valores humanos.

Opção 1: Escolas com acesso à internet na sala de aula ou no laboratório de informática.

Na opção 1 o grupo escolherá um conflito mundial ou regional relacionado a dimensão escolhida pelo grupo. É importante que você percorra e acompanhe essa escolha do conflito para que a atividade possa realmente atingir o seu objetivo. Para que entenda e possa orientar melhor os estudantes apresentamos a seguir alguns exemplos de conflitos de cada dimensão. Na dimensão ambiental boas escolhas são acidentes de vazamento de petróleo, o caso da lama tóxica da Vale que atingiu as cidades de Mariana e Brumadinho no Brasil, o “mar do lixo” de Bangladesh, o uso de combustíveis fósseis por países do mundo de alta industrialização. Na dimensão social podemos citar o caso dos refugiados (sírios, eslavos, líbios, venezuelanos, entre outras possibilidades), as migrações do norte da África e Oriente Médio para a Europa (nesse caso recomendamos escolher uma migração), a migração e a polêmica da construção do muro entre México e EUA. Na dimensão econômica destaque para as crises econômicas como a da União Europeia (selecionar aqui um país como a Grécia, por exemplo), EUA ou Venezuela que são recentes. Na dimensão política podem ser selecionados conflitos como o da Ucrânia na região autodeclarada da Criméia, a recente independência do Sudão do Sul, a polêmica que envolve a luta pela independência da Catalunha, região da Espanha ou ainda o histórico conflito na fronteira das Coreias. A última dimensão, dos valores humanos, é a mais difícil de buscar exemplos, mas é fundamental para que a sala possa fazer uma reflexão sobre a questão. Chamamos de conflitos de valores humanos os recentes casos de questionamentos e não respeito aos direitos humanos (celebrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948) através dos casos de xenofobia, racismo, misoginia e fascismo.

Após a escolha dos conflitos pelos grupos, os estudantes devem ler duas reportagens (é importante aqui sua intervenção na orientação sobre bons canais de informação na internet) sobre o assunto e preparar, em grupos, um infográfico de síntese da pesquisa. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos.

Opção 2: Escolas sem acesso à internet.

A única diferença na opção 2 é que os textos já estão previamente selecionados para orientar a leitura e a organização das ideias sobre os conflitos mundiais em cada uma das 5 dimensões. Esses textos estão disponíveis no material complementar. Os textos podem ser impressos ou disponibilizados em computadores em arquivo de textos. Após a leitura dos textos os estudantes devem sistematizar as ideias e organizar o infográfico. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos. Acesse os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf

Material complementar

Exemplos de infográficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RdcfHVPXq3xPPyQZwKDgwjk4yxHjN4rXjstQbB4GuH6hcnpvfN5G3amgDF3G/geo9-14und05-acao-propositiva-exemplos-de-infograficos.pdf

Para você saber mais:

Como construir infográfico na escola: http://bloguinfo.blogspot.com/2012/06/como-construir-infograficos-na-escola.html. Acesso em 10/04/19.

Slide Plano Aula

Orientações: A ação propositiva dessa aula tem 2 opções. A opção 1 é voltada para escolas que possuem acesso à internet na sala de aula ou tenha um laboratório de informática disponível e com acesso à internet para os estudantes. A opção 2 é voltada para escolas que não possuem acesso à internet e portanto a pesquisa prévia já foi realizada para a condução da aula. Ambas possuem o mesmo objetivo que é analisar 5 dimensões de conflitos que envolvem a relação entre poder e território na escala global. Ambas também irão, ao final da aula, culminar na produção de um infográfico. Para o início da ação propositiva cada grupo deve escolher uma dimensão das seguintes opções: ambiental, social, econômica, política e de valores humanos.

Opção 1: Escolas com acesso à internet na sala de aula ou no laboratório de informática.

Na opção 1 o grupo escolherá um conflito mundial ou regional relacionado a dimensão escolhida pelo grupo. É importante que você percorra e acompanhe essa escolha do conflito para que a atividade possa realmente atingir o seu objetivo. Para que entenda e possa orientar melhor os estudantes apresentamos a seguir alguns exemplos de conflitos de cada dimensão. Na dimensão ambiental boas escolhas são acidentes de vazamento de petróleo, o caso da lama tóxica da Vale que atingiu as cidades de Mariana e Brumadinho no Brasil, o “mar do lixo” de Bangladesh, o uso de combustíveis fósseis por países do mundo de alta industrialização. Na dimensão social podemos citar o caso dos refugiados (sírios, eslavos, líbios, venezuelanos, entre outras possibilidades), as migrações do norte da África e Oriente Médio para a Europa (nesse caso recomendamos escolher uma migração), a migração e a polêmica da construção do muro entre México e EUA. Na dimensão econômica destaque para as crises econômicas como a da União Europeia (selecionar aqui um país como a Grécia, por exemplo), EUA ou Venezuela que são recentes. Na dimensão política podem ser selecionados conflitos como o da Ucrânia na região autodeclarada da Criméia, a recente independência do Sudão do Sul, a polêmica que envolve a luta pela independência da Catalunha, região da Espanha ou ainda o histórico conflito na fronteira das Coreias. A última dimensão, dos valores humanos, é a mais difícil de buscar exemplos, mas é fundamental para que a sala possa fazer uma reflexão sobre a questão. Chamamos de conflitos de valores humanos os recentes casos de questionamentos e não respeito aos direitos humanos (celebrados na Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948) através dos casos de xenofobia, racismo, misoginia e fascismo.

Após a escolha dos conflitos pelos grupos, os estudantes devem ler duas reportagens (é importante aqui sua intervenção na orientação sobre bons canais de informação na internet) sobre o assunto e preparar, em grupos, um infográfico de síntese da pesquisa. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos.

Opção 2: Escolas sem acesso à internet.

A única diferença na opção 2 é que os textos já estão previamente selecionados para orientar a leitura e a organização das ideias sobre os conflitos mundiais em cada uma das 5 dimensões. Esses textos estão disponíveis no material complementar. Os textos podem ser impressos ou disponibilizados em computadores em arquivo de textos. Após a leitura dos textos os estudantes devem sistematizar as ideias e organizar o infográfico. Esse infográfico deve ser feito na cartolina. Nesse infográfico é importante que a informação seja apresentada mais de forma gráfica (esquema, desenhos, gráficos, croquis) do que escrita. Oriente ainda os estudantes a usarem cores para expor esse trabalho na escola. Ao final colocamos algumas referências com dicas e sugestões para a elaboração dos infográficos. Acesse os textos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/A7FpFQZFDaBVPkYpPFAv8EhF446Q94jpSDEKtGnG4wRQ8uuJEGfJrXMNM3v8/geo9-14und05-acao-propositiva-textos.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Finalizada a elaboração dos infográficos é hora de apresentar e expor os trabalhos. Organize com a turma um tempo para a apresentação dos 5 infográficos construídos. Deixe por último o grupo que pesquisou sobre os valores humanos. Como o tempo é curto estabeleça 3 minutos para cada grupo. Na apresentação o grupo não precisa dizer o que já está representado no infográfico (até porque a ideia é que os infográficos fiquem dispostos na sala por um tempo), mas sim um breve comentário sobre o conflito estudado evidenciando a relação entre o conflito e a frase que deu início a aula de autoria de Milton Santos. Ou seja, como o conhecimento desse conflito contribui (ou não) para a ideia de vivermos em um mundo confuso e confusamente percebido? A proposta de deixar o grupo de valores humanos para último é para finalizar a aula como uma reflexão sobre a importância dos direitos humanos justamente para “descermos” da Torre de Babel e realmente convivermos com humanidade e respeito às diferenças.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE14 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano