Notícia I
Plano de Aula
Plano de aula: Repensando o pacto colonial: as colônias eram dependentes das metrópoles europeias?
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Do mercantilismo ao capitalismo
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI17, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Material complementar:
Notícia I
Notícia que trata da possibilidade de o homem povoar a Lua no futuro. Pode ser relacionada com o processo de colonização nas Américas, uma terra “descoberta” por uma sociedade com necessidades políticas e econômicas.
Notícia II
Manchete que mostra o interesse exploratório em um território acessível, neste caso, a Lua, o que pode se relacionar às colônias espanholas e portuguesas.
Diagrama
Representação do Pacto Colonial, na qual é possível identificar o lugar da colônia no sistema econômico imposto pela metrópole.
Para você saber mais:
VILLELA, André Arruda. Exclusivo metropolitano, “superlucros” e acumulação primitiva na Europa pré-industrial. In: Topoi. v. 12, n. 23, jul.-dez. 2011, p. 4-29. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n23/1518-3319-topoi-12-23-00004.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. Editora EDUSP. 1995, São Paulo.
MONASTERIO, Leonardo; EHRL, Philipp. Colônias de povoamento versus colônia de exploração: de Heeren a Acemoglu. In: Texto para discussão/ Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.- Brasília : Rio de Janeiro: Ipea , 1990.
NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.
PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Organize a sala em grupos e informe para a turma que esta organização será mantida até o fim da aula.
Projete o print da reportagem e peça para um aluno ler a manchete. Na falta do recurso, imprima o mapa e faça-o circular entre a turma.
O arquivo da Notícia I para impressão está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gjYZC6mQBMaE5mcNscJrrEjWN7YjWJHb4d8hAgQJpHH2Zu4rymXEhySU9fMB/his7-17und04-noticia-i.pdf
Contexto
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete a notícia e peça para outro aluno ler a manchete. Na falta do recurso, imprima a Notícia II e faça-a circular entre a turma.
O arquivo Notícia II está disponível para impressão aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sBGFeppacHatxnFYUYsCW6j986dcCQd7HwJCjYRMZWY2dreJGA7uBx8Xk5C7/his7-17und04-noticia-ii.pdf
Como adequar à sua realidade:
Você pode apresentar um mapa político da Europa e fazer a comparação, pedindo para a turma identificar o que mudou e criar hipóteses referentes às razões das mudanças.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete, ou escreva no quadro, as três perguntas e peça que cada grupo responda com base nas informações contidas nas manchetes das reportagens.
Espera-se que os alunos identifiquem que as duas reportagens tratam da ocupação da Lua por dois aspectos diferentes. A Notícia I trata do assunto com base na ideia de povoamento, habitação, moradia, enquanto a Notícia II propõe a exploração da Lua por meio da mineração. Em relação à última questão, os alunos poderão relacionar a referida notícia com a forma de ocupação das colônias de exploração na América.
No caso de algum aluno não conseguir identificar e fazer as relações propostas, retome as notícias e faça perguntas mais assertivas que possibilitem iluminar pontos que ajudarão a elucidar as dúvidas dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, escreva no quadro e leia o problema que condicionará as próximas atividades.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Projete o diagrama. Na falta do recurso, imprima a quantidade necessária para distribuir um para cada grupo.
O arquivo para a impressão do Diagrama está disponível aqui:
Dê um tempo para que cada grupo converse e tente entender o diagrama. É sugerido que não ultrapasse mais do que 4 minutos. Neste momento, evite esclarecer qualquer dúvida que se refira ao conteúdo. Informe que qualquer registro deve ser feito no caderno.
Para saber mais:
VILLELA, André Arruda. Exclusivo metropolitano, “superlucros” e acumulação primitiva na Europa pré-industrial. In: Topoi. v. 12, n. 23, jul.-dez. 2011, p. 4-29. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/topoi/v12n23/1518-3319-topoi-12-23-00004.pdf. Acesso em: 21 abr. 2019.
FAUSTO, Boris. História do Brasil. Editora EDUSP. 1995, São Paulo.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Projete o texto ou escreva-o no quadro. Escolha um aluno para ler o texto e proponha para a turma que eles relacionem as informações levantadas no diagrama com o texto. Informe aos alunos que esta é uma oportunidade para que os grupos também revisem, ou repensem, as considerações feitas até o momento.
Feita a relação, sugira que os grupos apresentem rapidamente a relação feita. Espera-se que as respostas consigam identificar no diagrama a situação da colônia no sistema econômico colonial. Nesta perspectiva, a colônia produzia exclusivamente para a metrópole, que retornava os produtos manufaturados impondo aos territórios colonizados que estivessem sempre abaixo da metrópole. Relacionando estas considerações com o texto, devem chamar a atenção para a situação de dominação que caracterizou o Pacto Colonial, que controlava política e economicamente as colônias com base na exploração de seus produtos, tendo o objetivo de atender única e exclusivamente os interesses da metrópole.
Caso identifique dificuldades nas relações apresentadas, volte ao diagrama e pergunte qual era a função da colônia em relação à metrópole e vice-versa. Em relação às determinações, pergunte a quem elas eram aplicadas e depois quem saía em desvantagem e quem lucrava. Retomando o texto, pergunte como o autor caracteriza a relação que Portugal estabelecia com as suas colônias e peça para que os alunos localizem a informação
no diagrama.
Para saber mais:
NOVAIS, Fernando. Portugal e Brasil na crise do antigo sistema colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.
PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo: colônia. 7. ed. São Paulo: Brasiliense, 1963.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Mantendo a formação dos grupos informe que, com base em todas as considerações feitas, eles deverão responder a pergunta, que deverá ser projetada e escrita no quadro, em uma folha à parte que deverá ser entregue a você.
A proposta é estimular a capacidade de síntese dos alunos e a relação entre os conteúdos trabalhados em aulas anteriores. Desta forma, é importante que os textos tratem de assuntos como: as colônias constituídas em um instrumento de poder das metrópoles e a necessidade de acumulação de capital dos territórios europeus. Desta forma, ao tentarem responder a pergunta, o objetivo é que atentem, ou concluam, que, sem os gêneros explorados nas colônias, a economia de acumulação de capital não seria possível, o que comprometeria a economia das metrópoles.
Recolha as respostas e corrija a produção textual dos alunos, considerando a aplicação de noções e conhecimentos históricos e a relação entre os acontecimentos. Caso tenha tempo, peça para exporem uns para os outros.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, print ou link), Whatsapp, E-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Anchor.fm, Flipgrid.
Contexto
O objetivo desta aula é entender as funções das colônias de exploração para a manutenção do mercantilismo europeu entre os séculos XV e XVIII.
Para desenvolvê-la com os seus alunos, você poderá trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Vamos fazer uma viagem a lua? Inicie a aula, incentivando os alunos a pensarem e conversarem em casa sobre o que fariam se tivessem essa possibilidade:
- Quantas coisas poderiam conhecer? O que aproveitariam desta experiência?
Disponibilize as manchetes 1 e 2, que tratam sobre essa possibilidade. Proponha que reflitam:
- Quais os interesses referentes a viagens para a Lua expostas nas duas notícias?
- Você havia pensado em motivações semelhantes a estas?
- Será que esses interesses de povoamento e exploração de “novas terras” são novidades na História?
Se disponibilizarem de internet, podem realizar a dinâmica sobre a lua com a turma por meio de uma enquete, que pode ser feita utilizando o Mentimeter (veja como aqui - ative a tradução da página).
Problematização
Proponha que investiguem se já aconteceram experiências na Terra semelhantes aos interesses apresentados nas notícias (povoamento e exploração) e as consequências. Disponibilize o Diagrama e o texto contido no slide da problematização sobre a Colônia. Oriente-os a fazerem uma leitura atenta, até mesmo em voz alta (é necessário praticá-la em casa) e analisarem:
- Qual era a função da Metrópole em relação à Colônia?
- O que a Colônia deveria fornecer para a Metrópole?
Solicite que pesquisem o que quer dizer cada uma das características das Colônias a partir da relação com a Metrópole: economia especializada, investimento externo, dependência do mercado externo e mão de obra compulsória.
Oriente-os a elaborarem uma conclusão, para discutirem com os colegas em um momento de videoconferência ou em uma enquete:
- A partir do Pacto Colonial, quem tinha mais direitos e quem tinha mais deveres?
- Quem foi mais beneficiado e quem foi mais prejudicado?
Sistematização
Alerta de um terráqueo! Os alunos poderão enviar mensagens a possíveis seres habitantes da Lua, alertando sobre interesses dos terráqueos em povoá-la e explorá-la. Nesta mensagem, deverão expressar como foi esse tipo de experiência já ocorrida na Terra, no contexto do Pacto Colonial, de forma que devem deixar claro quem foram os maiores beneficiados daquela relação. As mensagens poderão ser feitas em formato de texto, áudio ou vídeo, e compartilhadas por meio do Whatsapp ou em murais virtuais: Anchor.fm (veja como usar) ou o Flipgrid (veja como usar).
Convite às famílias
Para que reflitam juntos sobre os interesses de exploração da Lua, as potencialidades e consequências, podem acessar: PARKINSON, Justin. Exploração da Lua: se a superfície lunar virar um campo de mineração, quem será seu dono? BBC Brasil, 27 jan. 2019. Disponível aqui. Acesso em: 22/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Paulo Henrique Pacheco
Mentor: Andrea Kamensky
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Lógicas comerciais e mercantis da modernidade.
Objeto(s) de conhecimento: A emergência do capitalismo.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI17 Discutir as razões da passagem do mercantilismo para o capitalismo.
Palavras-chave: Pacto Colonial, metrópole, colônia, mercantilismo, exploração, Portugal.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA