17740
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - O lugar onde vivo: histórias e regras de convívio

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre O lugar onde vivo: histórias e regras de convívio

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Norton Frehse Nicolazzi Junior

Sugestão de adaptação para ensino remoto 

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam que as regras estabelecidas favorecem uma maior qualidade de vida e convivência nas sociedades, favorecendo o pleno exercício de cidadania.

Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.

Para esse momento de aulas remotas, proponha que os alunos façam os combinados na sala virtual, já que são ambientes diferentes e, por isso, a regras devem ser diferentes em sua maioria.

Você poderá enviar o link (disponível aqui), para que os alunos ampliem o aprendizado em relação ao tema proposto: O que é cidadania?

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.

Altere a forma síncrona desta atividade pôr assíncrona, visto que leitura, análise e construção do quadro comparativo demandam muito tempo. A proposta de grupos pode ser mantida ou determine que a tarefa seja feita individualmente. Informe aos alunos que eles podem utilizar os recursos digitais para a construção do quadro (Word, PowerPoint, Jamboard, Padlet) ou utilizar os recursos que possuem. Nos dois formatos, defina o que os alunos terão que ler, analisar e construir, e envie a proposta para o Whatsapp individual deles.

Caso ache interessante envie o link onde há o registro da promulgação da Constituição Federal Brasileira (disponível aqui). https://www.youtube.com/watch?v=XywPfKnZL4E

Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa: as regras criadas poderão ser enviadas para os grupos de pais e redes sociais da escola. Para isso, indique aos alunos que façam as produções utilizando recursos digitais ou, caso não seja possível, que fabriquem o material e tirem fotos dele.

Volte às regras criadas para as aulas virtuais, propostas no início deste Plano, e faça uma revisão do que deve ser mantido ou alterado para o bom relacionamento e convivência da turma.

Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).      
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).      
Google Docs (disponível aqui).  
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, incentivando e ajudando na produção do trabalho que será apresentado para a turma, conversando sobre o tema proposto e determinado as regras de convivência em casa.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_04UND02

(EF05HI04) Associar a noção de cidadania com os princípios de respeito à diversidade, à pluralidade e aos direitos humanos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas