17732
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Descobrindo características do frio e do calor

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do EF sobre

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Natalia Maria Ghidelli

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos farão um jogo fora da sala de aula. Este jogo tem um tabuleiro desenhado no chão em tamanho grande, por isso, você deverá fazer este desenho antes da aula começar, para que no momento do jogo ele já esteja disponível. Encontre um local adequado para desenhar 4 tabuleiros. Eles consistem em 10 retângulos enfileirados, como se fosse a trilha de uma Amarelinha. Encontre mais orientações de como fazer o desenho e de como ele deve ficar no documento “Jogo do Frio ou Calor” no item “material complementar”.

Além deste tabuleiro desenhado, para aula você precisará de: quadro, giz, papel, lápis, imagens da aula e regras do “Jogo do Frio ou Calor” (estes dois últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Jogo do Frio ou Calor - como montar e regras do jogo (a ser usado na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf

Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:

Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que nesta aula eles descobrirão como os hábitos das pessoas mudam nos períodos de frio e calor.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste e do próximo slide. Se optar por apresentar as imagens impressas, imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Após projetar as imagens você pode perguntar aos alunos: Como está o tempo hoje, mais parecido com o da primeira foto ou da segunda?

Aguarde as respostas e, em seguida, comente que, para compararmos o tempo atmosférico do dia com as fotos observamos muitas características além do céu e das nuvens. É necessário usar outros sentidos e perceber que sensações eles nos proporcionam, além de observar as roupas que cada um veste e o comportamento das árvores, do vento e, até mesmo dos animais.

Após o comentário, volte para as fotos apontando que na primeira, mesmo com o céu coberto de nuvens, está calor, pois as pessoas estão na praia, com roupas de banho. Já, na segunda foto, apesar do sol brilhando ao fundo e do céu azul, as pessoas usam casacos mais grossos indicando que está frio.

Portanto, temos que observar muitas outras características, além do céu, das nuvens e do sol, para definirmos como o tempo atmosférico está. Conte, por fim que eles farão isso de uma maneira bem divertida.

Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:

Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste e do próximo slide. Se optar por apresentar as imagens impressas, imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Após projetar as imagens você pode perguntar aos alunos: Como está o tempo hoje, mais parecido com o da primeira foto ou da segunda?

Aguarde as respostas e, em seguida, comente que, para compararmos o tempo atmosférico do dia com as fotos observamos muitas características além do céu e das nuvens. É necessário usar outros sentidos e perceber que sensações eles nos proporcionam, além de observar as roupas que cada um veste e o comportamento das árvores, do vento e, até mesmo dos animais.

Após o comentário, volte para as fotos apontando que na primeira, mesmo com o céu coberto de nuvens, está calor, pois as pessoas estão na praia, com roupas de banho. Já, na segunda foto, apesar do sol brilhando ao fundo e do céu azul, as pessoas usam casacos mais grossos indicando que está frio.

Portanto, temos que observar muitas outras características, além do céu, das nuvens e do sol, para definirmos como o tempo atmosférico está. Conte, por fim que eles farão isso de uma maneira bem divertida.

Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:

Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf e escreva o questionamento no quadro.

Depois conte para a turma que esta é a Letícia e que ela está fazendo um trabalho para a escola, justamente sobre este tema sobre o qual estamos falando. Ela precisa fazer uma lista de características de como percebemos o frio e o calor e, em seguida dizer como estava o tempo atmosférico no dia em que ela escreveu o trabalho.

Nós podemos ajudá-la com todas estas questões, mas precisaremos responder uma série de perguntas.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 52 minutos

Orientações: Logo após a constatação final da etapa anterior, projete este slide e diga que as perguntas fazem parte de um jogo que eles farão em grupos, em outro local da escola. Então, divida a turma em 4 grupos e, em seguida, guie-os para o espaço o qual você deixou preparado com os tabuleiros desenhados no chão (orientações do primeiro slide).

Oriente os membros do grupo a ficarem unidos, próximos a um dos tabuleiros e a escolherem qual será o peão que eles usarão para andar as casas. Este pode ser um dos integrantes do grupo, um tênis de algum deles, uma pedra, um estojo ou algum outro objeto adequado para este fim.

Em seguida, distribua as regras do jogo para os grupos. Você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf

Leia-as junto com eles e pergunte se alguém tem alguma dúvida ou questionamento.

Grupos formados, peões decididos, regras apresentadas: É hora de jogar!

Leia cada um dos cartões com as perguntas (que também estão no documento das regras do jogo), de maneira pausada, e peça que eles esperem seu sinal para responder, como estabelecido nas regras.

Ao final das 10 perguntas observe qual grupo avançou mais no tabuleiro, este será o grupo vencedor.

Finalizado o jogo, permaneça no mesmo local para a sistematização.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam da experiência do jogo, se eles sabiam observar o tempo usando todas essas características, se sabiam que escolhemos que roupa usar dependendo de como o tempo está, etc. Permita que eles falem livremente sem interromper, em seguida, pergunte se eles conseguem dizer como estava o tempo no dia em que Leticia fez o trabalho, apenas pelas roupas que ela vestia (neste momento, se tiver a imagem impressa https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf, pode apresentá-la, ou, se preferir, podem apenar lembrar o que ela vestia).

Novamente aguarde as respostas e finalize a aula da seguinte forma: Hoje nós descobrimos que podemos observar o tempo e suas variações por meio de diversas características, inclusive através das roupas que usamos, pois ao observarmos a roupa da personagem, constatamos que ela estava sentindo frio.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Nesta aula os alunos farão um jogo fora da sala de aula. Este jogo tem um tabuleiro desenhado no chão em tamanho grande, por isso, você deverá fazer este desenho antes da aula começar, para que no momento do jogo ele já esteja disponível. Encontre um local adequado para desenhar 4 tabuleiros. Eles consistem em 10 retângulos enfileirados, como se fosse a trilha de uma Amarelinha. Encontre mais orientações de como fazer o desenho e de como ele deve ficar no documento “Jogo do Frio ou Calor” no item “material complementar”.

Além deste tabuleiro desenhado, para aula você precisará de: quadro, giz, papel, lápis, imagens da aula e regras do “Jogo do Frio ou Calor” (estes dois últimos estão disponíveis no item “material complementar”, abaixo).

Material complementar:

Imagens da aula para impressão (a serem usadas na contextualização, problematização e sistematização): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Jogo do Frio ou Calor - como montar e regras do jogo (a ser usado na ação propositiva): https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf

Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:

Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Reproduza este slide ou escreva o título no quadro. Em seguida explique aos alunos que nesta aula eles descobrirão como os hábitos das pessoas mudam nos períodos de frio e calor.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste e do próximo slide. Se optar por apresentar as imagens impressas, imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Após projetar as imagens você pode perguntar aos alunos: Como está o tempo hoje, mais parecido com o da primeira foto ou da segunda?

Aguarde as respostas e, em seguida, comente que, para compararmos o tempo atmosférico do dia com as fotos observamos muitas características além do céu e das nuvens. É necessário usar outros sentidos e perceber que sensações eles nos proporcionam, além de observar as roupas que cada um veste e o comportamento das árvores, do vento e, até mesmo dos animais.

Após o comentário, volte para as fotos apontando que na primeira, mesmo com o céu coberto de nuvens, está calor, pois as pessoas estão na praia, com roupas de banho. Já, na segunda foto, apesar do sol brilhando ao fundo e do céu azul, as pessoas usam casacos mais grossos indicando que está frio.

Portanto, temos que observar muitas outras características, além do céu, das nuvens e do sol, para definirmos como o tempo atmosférico está. Conte, por fim que eles farão isso de uma maneira bem divertida.

Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:

Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Após o anúncio do título, reproduza as imagens deste e do próximo slide. Se optar por apresentar as imagens impressas, imprima-as a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf

Após projetar as imagens você pode perguntar aos alunos: Como está o tempo hoje, mais parecido com o da primeira foto ou da segunda?

Aguarde as respostas e, em seguida, comente que, para compararmos o tempo atmosférico do dia com as fotos observamos muitas características além do céu e das nuvens. É necessário usar outros sentidos e perceber que sensações eles nos proporcionam, além de observar as roupas que cada um veste e o comportamento das árvores, do vento e, até mesmo dos animais.

Após o comentário, volte para as fotos apontando que na primeira, mesmo com o céu coberto de nuvens, está calor, pois as pessoas estão na praia, com roupas de banho. Já, na segunda foto, apesar do sol brilhando ao fundo e do céu azul, as pessoas usam casacos mais grossos indicando que está frio.

Portanto, temos que observar muitas outras características, além do céu, das nuvens e do sol, para definirmos como o tempo atmosférico está. Conte, por fim que eles farão isso de uma maneira bem divertida.

Para saber mais: Para este plano, seria interessante ler um pouco sobre as estações do ano no Brasil. No site do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), podemos encontrar as definições, com explicações das características das quatro estações nas diferentes regiões do país:

Estações do Ano. CPTEC. Disponível em: <http://clima1.cptec.inpe.br/estacoes/>. Acesso em: 20 mai 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Finalizada a contextualização reproduza este slide ou imprima a imagem dele a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf e escreva o questionamento no quadro.

Depois conte para a turma que esta é a Letícia e que ela está fazendo um trabalho para a escola, justamente sobre este tema sobre o qual estamos falando. Ela precisa fazer uma lista de características de como percebemos o frio e o calor e, em seguida dizer como estava o tempo atmosférico no dia em que ela escreveu o trabalho.

Nós podemos ajudá-la com todas estas questões, mas precisaremos responder uma série de perguntas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 52 minutos

Orientações: Logo após a constatação final da etapa anterior, projete este slide e diga que as perguntas fazem parte de um jogo que eles farão em grupos, em outro local da escola. Então, divida a turma em 4 grupos e, em seguida, guie-os para o espaço o qual você deixou preparado com os tabuleiros desenhados no chão (orientações do primeiro slide).

Oriente os membros do grupo a ficarem unidos, próximos a um dos tabuleiros e a escolherem qual será o peão que eles usarão para andar as casas. Este pode ser um dos integrantes do grupo, um tênis de algum deles, uma pedra, um estojo ou algum outro objeto adequado para este fim.

Em seguida, distribua as regras do jogo para os grupos. Você pode imprimi-la a partir deste documento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aZXYXTjvuDWpnbjFZstmhFgbqGn9yUz3whHSRzp6wKPWeSCB9bVTt9DuDy3v/geo1-11und04-como-montar-e-regras-do-jogo-frio-e-calor.pdf

Leia-as junto com eles e pergunte se alguém tem alguma dúvida ou questionamento.

Grupos formados, peões decididos, regras apresentadas: É hora de jogar!

Leia cada um dos cartões com as perguntas (que também estão no documento das regras do jogo), de maneira pausada, e peça que eles esperem seu sinal para responder, como estabelecido nas regras.

Ao final das 10 perguntas observe qual grupo avançou mais no tabuleiro, este será o grupo vencedor.

Finalizado o jogo, permaneça no mesmo local para a sistematização.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Comece esta etapa perguntando aos alunos o que acharam da experiência do jogo, se eles sabiam observar o tempo usando todas essas características, se sabiam que escolhemos que roupa usar dependendo de como o tempo está, etc. Permita que eles falem livremente sem interromper, em seguida, pergunte se eles conseguem dizer como estava o tempo no dia em que Leticia fez o trabalho, apenas pelas roupas que ela vestia (neste momento, se tiver a imagem impressa https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/96GkZxJda4n7q2WQhMcZT3AWMhxdfcjWmEX7EXYeSSC7Yy8E7EeKynGs4b2b/geo1-11und04-imagens-para-impressao.pdf, pode apresentá-la, ou, se preferir, podem apenar lembrar o que ela vestia).

Novamente aguarde as respostas e finalize a aula da seguinte forma: Hoje nós descobrimos que podemos observar o tempo e suas variações por meio de diversas características, inclusive através das roupas que usamos, pois ao observarmos a roupa da personagem, constatamos que ela estava sentindo frio.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Natureza, ambientes e qualidade de vida do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano