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Plano de aula - Uma Lei Áurea? Os significados da Abolição da escravidão

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Uma Lei Áurea? Os significados da Abolição da escravidão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gabriel Amato Bruno De Lima

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, os documentos propostos e alguns questionamentos. Se possível, encaminhe o áudio com os dois sambas-enredo, disponíveis no Youtube, para que os alunos possam conhecer os dois sambas completos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Peça para os alunos identifiarem os dados de produção das fontes, como títulos, do que tratam, ano de lançamento e nome da Escola de Samba que criou o samba enredo. Peça para que discutam:

- Como o fim da escravidão é tratado nestas letras de samba-enredo do Carnaval de 2019? As duas letras concordam ou discordam em relação a este tema? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam e enviem as respostas. Eles podem encaminhá-las por escrito, por meio de áudios ou vídeos no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, proponha que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe as fontes junto com os questionamentos. No caso da Crônica de Machado de Assis, que tem um vocabulário antigo e é bastante irônica, você pode mandar um áudio ou vídeo lendo a crônica, para que, através da entonação correta, os alunos consigam compreender melhor o texto.

Jornal Gazeta de Notícias
- Quando este jornal foi publicado? Onde? Do que se trata?
- A Gazeta de Notícias noticia o fim da escravidão de uma maneira positiva ou negativa?
- Quem são os responsáveis pelo fim da escravidão, segundo a reportagem?
- Em algum momento na matéria ou no texto da lei é falado sobre como ficariam as pessoas escravizadas, agora livres? Onde poderiam morar ou trabalhar?

Crônica de Machado de Assis
     - Na crônica, após ser liberto, o que acontece com Pancrácio? Ele ganha um bom salário? É respeitado pelo patrão? Por quê?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo que consta na aba materiais e atividades deste plano para que se inspirem.

Cada grupo pode contribuir com uma chamada para montar a capa. Os alunos podem fazer isso através de um documento do Google Docs compartilhado no Google Drive, por exemplo. Eles também podem fazer as capas em papel e enviar fotografias delas para o grupo da sala.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_15UND05

(EF08HI15) Identificar e analisar o equilíbrio das forças e os sujeitos envolvidos nas disputas políticas durante o Primeiro e o Segundo Reinado.


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