17530
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Problemas relacionados à poluição industrial na China

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar os problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo resolução de problemas baseado na metodologia ativa “design thinking”.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é analisar problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo ideias e medidas mitigadoras por meio da metodologia ativa denominada “design thinking”, proposta aqui em uma versão de curta duração.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE09 que aborda a densidade demográfica e as condições de vida além de buscar a identificação de problemas e soluções socioambientais. Pode ainda ser complementada com a EF09GE11 que se refere às principais características das Revoluções Industriais.

Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também: lápis, borracha, caderno, caneta, cartolina, relógio para marcar o tempo de cada etapa da ação propositiva e folhas de papel adesivo de várias dimensões, formas e cores (bloco adesivo) - conhecido popularmente como post-its (marca registrada da empresa 3M). Caso não seja possível adquirir o material, substituir por folhas de papel cortadas e fita adesiva.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pf62Cy6RkJ3P2Zb5XeqX6NvqHAc4rwwHhPaGVsAmGNQNk2GmUaGauN3TWjaD/geo9-10und04-contextualizacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N7mnWJhcPbePGzYuMPDbF2dkWjwqn3yj4eybFT7RFR8bXkgAMDvs35cr27qF/geo9-10und04-problematizacao.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HBpasBhvje2c6gnQQv4GQZtuY4xZmUkpNYADqzKCnXVhzS4PTsrJJkYVnXJ9/geo9-10und04-acao-propositiva.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SkGsbWVDAcg5aY3MMbQyrww3gNHrwpUc2XcDxFTsbD73TPyxFVkxa6vfjeQs/ge09-10und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre questões importantes da China, seu processo de industrialização e também sobre a ferramenta denominada design thinking.

Design thinking é uma metodologia ativa que propõe uma maneira de levar o aluno a buscar soluções possíveis para um problema, sendo assim, o aluno tem papel de protagonista e o professor de mediador. Esta metodologia se divide em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e a evolução.

FREITAS, Eduardo de. Aspectos importantes da China. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/china/aspectos-importantes-china.htm>. Acesso em: 15 fev. 2019.

GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Industrialização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/industrializacao/>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais das Revoluções Industriais e suas implicações para o meio ambiente e sociedade, incluindo a poluição industrial.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A abordagem será sobre a poluição industrial na China, que tem causados sérias consequências para a sociedade e para o meio ambiente, sendo motivo de preocupação mundial, uma vez que o país é a maior economia do mundo na atualidade.

A maior parte da poluição chinesa é causada pelas indústrias, que por não seguirem e obedecerem às leis ambientais, continuam a emitir uma grande quantidade de fumaça, gases e líquidos contaminantes, além de gerar resíduos sólidos que não são reaproveitados nem reciclados.

Como atividade os alunos irão trabalhar inspirados na metodologia ativa de design thinking e ao final da aula irão indicar as melhores soluções para os problemas apresentados, já que ele pode também ser aplicado como uma forma de resolução de problemas. Não existe uma fórmula para a aplicação do design thinking, existem etapas a serem cumpridas em busca de se atingir o objetivo. Para esta aula a ferramenta será base para os alunos proporem soluções aos problemas apresentados.

As etapas são:

  • Descoberta ou imersão - quando se apresenta o problema;
  • Interpretação;
  • Ideação - brainstorming - levantamento propostas/ideias;
  • Experimentação - melhores ideias;
  • Evolução - elaborar um documento final.

Para você saber mais:

GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.

TAVARES, Priscilla de Albuquerque. Metodologias ativas: entenda como elas favorecem a aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12170/metodologias-ativas-entenda-como-elas-favorecem-a-aprendizagem>. Acesso em: 28 fev. 2019.

Como adequar à sua realidade:

Busque saber junto aos alunos se no município onde se localiza a unidade escolar ocorre poluição industrial. Conteste também se eles sabem qual é o setor de atividade que mais polui o lugar onde eles vivem.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos. A China possui cerca de um quinto da população mundial, e é o terceiro em extensão territorial. Sendo assim, o país possui amplo número de trabalhadores, o que permite às indústrias espalhadas pelo país contratarem mão de obra mais barata e, consequentemente, obter ganhos maiores na produção. Essa conjuntura aliada ao fato de os sindicatos e governos não fiscalizar as condições de trabalho, viabiliza exportar seus produtos a preços bastante atrativos para o restante do mundo, dando ao país o título de uma das maiores economias mundiais desde a década de 1980.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pf62Cy6RkJ3P2Zb5XeqX6NvqHAc4rwwHhPaGVsAmGNQNk2GmUaGauN3TWjaD/geo9-10und04-contextualizacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia para os alunos. Com a retomada da industrialização na década de 1970 e com a abertura do país ao capital estrangeiro nos anos 80, a China obteve um grande crescimento econômico. As indústrias, principalmente as ligadas ao setor de mineração, automotiva, de maquinários, eletrônicos, têxtil e petroquímica, passaram a ser atreladas ao mercado externo. Com essa conjuntura o país conseguiu atrair investimentos estrangeiros e se consolida na atualidade como uma das maiores economias do mundo.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa. Juntamente com a industrialização aconteceu o processo de urbanização e, devido à falta de planejamento, de aplicação de leis e de conscientização, a contaminação do ar e das águas no país chega a níveis alarmantes.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N7mnWJhcPbePGzYuMPDbF2dkWjwqn3yj4eybFT7RFR8bXkgAMDvs35cr27qF/geo9-10und04-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa, que é uma das maiores do mundo.

Deixe claro que não é para responder aos questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como parâmetro os conhecimentos prévios acerca das características da industrialização e da poluição causada por este setor da economia, como:

  • Diminuição e degradação da qualidade ambiental;
  • Poluição dos corpos hídricos, solos e ar;
  • Destruição de fauna e flora;
  • Proliferação de doenças etc.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, leia o texto para os alunos. Diga que irão trabalhar em grupos. É esperado que os alunos participem de maneira organizada e respeitosa, portanto, deixe claro como transcorrerá a dinâmica da aula.

A aula é baseada na metodologia ativa denominada “design thinking”. Aqui será feita em uma versão de curta duração. O papel do professor, como mediador, é de extrema importância para organizar a atividade; será necessário auxiliar os alunos a dispor os post-it no quadro, elencar a ordem de importância das sugestões (brainstorming) e orientar a decisão sobre as melhores soluções.

É preciso que o tempo para cada ação seja cumprido, a fim de desenvolver todas as etapas de maneira adequada.

No decorrer dos primeiros dez minutos os alunos, reunidos em grupos deverão analisar o material que são referentes a poluição do ar, contaminação do solo e poluição hídrica decorrentes da industrialização na China.

A partir desta fase, se você julgar ser pertinente, divida o quadro deixando um espaço determinado para cada grupo colar os seus post-it, pois somente na fase final, sistematização, é que será indicada as melhores soluções decididas pela sala.

Passado a primeira fase os alunos deverão, nos grupos, propor ideias para mitigar ou solucionar a poluição decorrente da industrialização. Deixe bem claro que esta etapa é decisiva e que também tem 10 minutos para ser realizada. Cada ideia deve ser escrita em um post-it (ou material alternativo), nenhuma ideia deve ser descartada. Esse momento é conhecido como brainstorming, ou chuva de ideias. Durante esta etapa é importante que você circule pela sala e retire eventuais dúvidas. Incentive para que todos participem e deem suas contribuições, escrevendo as ideias no post-it. Conhecedor (a) de sua turma, fica a seu critério permitir que somente um aluno por grupo cole o post-it no quadro, a fim de não tumultuar, ou que cada participante cole o(s) seu(s). Nesse momento não há uma ordem para colagem do material.

Os dez minutos restantes, ainda nos grupos, deve ser direcionado na decisão de elencar as melhores ideias e consideradas as mais viáveis. Nesta etapa a organização é imprescindível, já que as considerações podem ser divergentes.

Por ser um trabalho colaborativo, peça para que eles conversem entre si a fim de chegar a uma decisão. Deixe claro que é importante emitir a opinião, mas também é indispensável ouvir os colegas. Com o uso do post-it fica fácil fazer uma lista de ordem de importância mudando as posições.

É esperado que dentre as ideias para solucionar os problemas decorrentes da industrialização apareça:

  • Uso de tecnologias menos poluentes;
  • Substituição de fontes de energia de origem fóssil por fontes consideradas limpas;
  • Cumprimento de leis (a China possui leis rígidas, porém a fiscalização é falha);
  • Plantio de espécies, principalmente em áreas degradadas e com presença de mananciais;
  • Utilização de filtros, catalisadores e despoluidores;
  • Ampliação do tratamento de água;
  • Utilização de filtros de resíduos nas indústrias antes de lançá-los no ar.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HBpasBhvje2c6gnQQv4GQZtuY4xZmUkpNYADqzKCnXVhzS4PTsrJJkYVnXJ9/geo9-10und04-acao-propositiva.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Caso julgue necessário projete ou mostre uma cópia desta imagem para que os alunos tenham ideia de como ficará a disposição dos post-it.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamentos de possíveis soluções para os problemas evidenciados no material analisado.

Peça que cada grupo mostre as ideias e sugestões para a sala, já elencadas nos post-it por ordem de importância. A partir das decisões tomadas por cada grupo e hora de elaborar um quadro síntese com aquelas que forem consideradas as melhores opções (deixe claro que a decisão não é uma disputa). Nessa fase final o seu papel de orientação na busca de direcionar a decisão é fundamental, busque ser o mais democrático possível atendendo ao maior número de alunos no apontamento das decisões.

É esperado que eles compreendam que, apesar elencarem e votarem nas ideias que eles consideram mais urgentes/importantes de serem colocadas em prática, os problemas não são fáceis de serem solucionados. Decisões tomadas em conjunto contribuem para o exercício da argumentação e formação de opinião.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SkGsbWVDAcg5aY3MMbQyrww3gNHrwpUc2XcDxFTsbD73TPyxFVkxa6vfjeQs/ge09-10und04-sistematizacao.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Especificamente sobre esta aula o objetivo é analisar problemas relacionados à poluição industrial na China, propondo ideias e medidas mitigadoras por meio da metodologia ativa denominada “design thinking”, proposta aqui em uma versão de curta duração.

Esta habilidade pode ser trabalhada conjuntamente com outra como a EF09GE09 que aborda a densidade demográfica e as condições de vida além de buscar a identificação de problemas e soluções socioambientais. Pode ainda ser complementada com a EF09GE11 que se refere às principais características das Revoluções Industriais.

Materiais necessários: Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também: lápis, borracha, caderno, caneta, cartolina, relógio para marcar o tempo de cada etapa da ação propositiva e folhas de papel adesivo de várias dimensões, formas e cores (bloco adesivo) - conhecido popularmente como post-its (marca registrada da empresa 3M). Caso não seja possível adquirir o material, substituir por folhas de papel cortadas e fita adesiva.

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pf62Cy6RkJ3P2Zb5XeqX6NvqHAc4rwwHhPaGVsAmGNQNk2GmUaGauN3TWjaD/geo9-10und04-contextualizacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N7mnWJhcPbePGzYuMPDbF2dkWjwqn3yj4eybFT7RFR8bXkgAMDvs35cr27qF/geo9-10und04-problematizacao.pdf

Ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HBpasBhvje2c6gnQQv4GQZtuY4xZmUkpNYADqzKCnXVhzS4PTsrJJkYVnXJ9/geo9-10und04-acao-propositiva.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SkGsbWVDAcg5aY3MMbQyrww3gNHrwpUc2XcDxFTsbD73TPyxFVkxa6vfjeQs/ge09-10und04-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

A seguir estão elencados alguns links abordando a temática da aula para que você se inteire sobre questões importantes da China, seu processo de industrialização e também sobre a ferramenta denominada design thinking.

Design thinking é uma metodologia ativa que propõe uma maneira de levar o aluno a buscar soluções possíveis para um problema, sendo assim, o aluno tem papel de protagonista e o professor de mediador. Esta metodologia se divide em cinco etapas: descoberta, interpretação, ideação, experimentação e a evolução.

FREITAS, Eduardo de. Aspectos importantes da China. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/china/aspectos-importantes-china.htm>. Acesso em: 15 fev. 2019.

GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.

Industrialização. Toda Matéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/industrializacao/>. Acesso em: 28 jan. 2019.

Contextos prévios:

Características gerais das Revoluções Industriais e suas implicações para o meio ambiente e sociedade, incluindo a poluição industrial.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em grupos. A abordagem será sobre a poluição industrial na China, que tem causados sérias consequências para a sociedade e para o meio ambiente, sendo motivo de preocupação mundial, uma vez que o país é a maior economia do mundo na atualidade.

A maior parte da poluição chinesa é causada pelas indústrias, que por não seguirem e obedecerem às leis ambientais, continuam a emitir uma grande quantidade de fumaça, gases e líquidos contaminantes, além de gerar resíduos sólidos que não são reaproveitados nem reciclados.

Como atividade os alunos irão trabalhar inspirados na metodologia ativa de design thinking e ao final da aula irão indicar as melhores soluções para os problemas apresentados, já que ele pode também ser aplicado como uma forma de resolução de problemas. Não existe uma fórmula para a aplicação do design thinking, existem etapas a serem cumpridas em busca de se atingir o objetivo. Para esta aula a ferramenta será base para os alunos proporem soluções aos problemas apresentados.

As etapas são:

  • Descoberta ou imersão - quando se apresenta o problema;
  • Interpretação;
  • Ideação - brainstorming - levantamento propostas/ideias;
  • Experimentação - melhores ideias;
  • Evolução - elaborar um documento final.

Para você saber mais:

GAROFALO, Débora. Design Thinking: o que é e como usar em sala de aula. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12457/design-thinking-o-que-e-e-como-usar-em-sala-de-aula>. Acesso em: 16 fev. 2019.

TAVARES, Priscilla de Albuquerque. Metodologias ativas: entenda como elas favorecem a aprendizagem. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/12170/metodologias-ativas-entenda-como-elas-favorecem-a-aprendizagem>. Acesso em: 28 fev. 2019.

Como adequar à sua realidade:

Busque saber junto aos alunos se no município onde se localiza a unidade escolar ocorre poluição industrial. Conteste também se eles sabem qual é o setor de atividade que mais polui o lugar onde eles vivem.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos. A China possui cerca de um quinto da população mundial, e é o terceiro em extensão territorial. Sendo assim, o país possui amplo número de trabalhadores, o que permite às indústrias espalhadas pelo país contratarem mão de obra mais barata e, consequentemente, obter ganhos maiores na produção. Essa conjuntura aliada ao fato de os sindicatos e governos não fiscalizar as condições de trabalho, viabiliza exportar seus produtos a preços bastante atrativos para o restante do mundo, dando ao país o título de uma das maiores economias mundiais desde a década de 1980.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pf62Cy6RkJ3P2Zb5XeqX6NvqHAc4rwwHhPaGVsAmGNQNk2GmUaGauN3TWjaD/geo9-10und04-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou faça uma cópia deste slide, não sendo possível, leia para os alunos. Com a retomada da industrialização na década de 1970 e com a abertura do país ao capital estrangeiro nos anos 80, a China obteve um grande crescimento econômico. As indústrias, principalmente as ligadas ao setor de mineração, automotiva, de maquinários, eletrônicos, têxtil e petroquímica, passaram a ser atreladas ao mercado externo. Com essa conjuntura o país conseguiu atrair investimentos estrangeiros e se consolida na atualidade como uma das maiores economias do mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa. Juntamente com a industrialização aconteceu o processo de urbanização e, devido à falta de planejamento, de aplicação de leis e de conscientização, a contaminação do ar e das águas no país chega a níveis alarmantes.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/N7mnWJhcPbePGzYuMPDbF2dkWjwqn3yj4eybFT7RFR8bXkgAMDvs35cr27qF/geo9-10und04-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a tecer considerações sobre a poluição industrial chinesa, que é uma das maiores do mundo.

Deixe claro que não é para responder aos questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como parâmetro os conhecimentos prévios acerca das características da industrialização e da poluição causada por este setor da economia, como:

  • Diminuição e degradação da qualidade ambiental;
  • Poluição dos corpos hídricos, solos e ar;
  • Destruição de fauna e flora;
  • Proliferação de doenças etc.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, leia o texto para os alunos. Diga que irão trabalhar em grupos. É esperado que os alunos participem de maneira organizada e respeitosa, portanto, deixe claro como transcorrerá a dinâmica da aula.

A aula é baseada na metodologia ativa denominada “design thinking”. Aqui será feita em uma versão de curta duração. O papel do professor, como mediador, é de extrema importância para organizar a atividade; será necessário auxiliar os alunos a dispor os post-it no quadro, elencar a ordem de importância das sugestões (brainstorming) e orientar a decisão sobre as melhores soluções.

É preciso que o tempo para cada ação seja cumprido, a fim de desenvolver todas as etapas de maneira adequada.

No decorrer dos primeiros dez minutos os alunos, reunidos em grupos deverão analisar o material que são referentes a poluição do ar, contaminação do solo e poluição hídrica decorrentes da industrialização na China.

A partir desta fase, se você julgar ser pertinente, divida o quadro deixando um espaço determinado para cada grupo colar os seus post-it, pois somente na fase final, sistematização, é que será indicada as melhores soluções decididas pela sala.

Passado a primeira fase os alunos deverão, nos grupos, propor ideias para mitigar ou solucionar a poluição decorrente da industrialização. Deixe bem claro que esta etapa é decisiva e que também tem 10 minutos para ser realizada. Cada ideia deve ser escrita em um post-it (ou material alternativo), nenhuma ideia deve ser descartada. Esse momento é conhecido como brainstorming, ou chuva de ideias. Durante esta etapa é importante que você circule pela sala e retire eventuais dúvidas. Incentive para que todos participem e deem suas contribuições, escrevendo as ideias no post-it. Conhecedor (a) de sua turma, fica a seu critério permitir que somente um aluno por grupo cole o post-it no quadro, a fim de não tumultuar, ou que cada participante cole o(s) seu(s). Nesse momento não há uma ordem para colagem do material.

Os dez minutos restantes, ainda nos grupos, deve ser direcionado na decisão de elencar as melhores ideias e consideradas as mais viáveis. Nesta etapa a organização é imprescindível, já que as considerações podem ser divergentes.

Por ser um trabalho colaborativo, peça para que eles conversem entre si a fim de chegar a uma decisão. Deixe claro que é importante emitir a opinião, mas também é indispensável ouvir os colegas. Com o uso do post-it fica fácil fazer uma lista de ordem de importância mudando as posições.

É esperado que dentre as ideias para solucionar os problemas decorrentes da industrialização apareça:

  • Uso de tecnologias menos poluentes;
  • Substituição de fontes de energia de origem fóssil por fontes consideradas limpas;
  • Cumprimento de leis (a China possui leis rígidas, porém a fiscalização é falha);
  • Plantio de espécies, principalmente em áreas degradadas e com presença de mananciais;
  • Utilização de filtros, catalisadores e despoluidores;
  • Ampliação do tratamento de água;
  • Utilização de filtros de resíduos nas indústrias antes de lançá-los no ar.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HBpasBhvje2c6gnQQv4GQZtuY4xZmUkpNYADqzKCnXVhzS4PTsrJJkYVnXJ9/geo9-10und04-acao-propositiva.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Caso julgue necessário projete ou mostre uma cópia desta imagem para que os alunos tenham ideia de como ficará a disposição dos post-it.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 08 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos. Esta etapa é dedicada à socialização das sugestões e apontamentos de possíveis soluções para os problemas evidenciados no material analisado.

Peça que cada grupo mostre as ideias e sugestões para a sala, já elencadas nos post-it por ordem de importância. A partir das decisões tomadas por cada grupo e hora de elaborar um quadro síntese com aquelas que forem consideradas as melhores opções (deixe claro que a decisão não é uma disputa). Nessa fase final o seu papel de orientação na busca de direcionar a decisão é fundamental, busque ser o mais democrático possível atendendo ao maior número de alunos no apontamento das decisões.

É esperado que eles compreendam que, apesar elencarem e votarem nas ideias que eles consideram mais urgentes/importantes de serem colocadas em prática, os problemas não são fáceis de serem solucionados. Decisões tomadas em conjunto contribuem para o exercício da argumentação e formação de opinião.

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SkGsbWVDAcg5aY3MMbQyrww3gNHrwpUc2XcDxFTsbD73TPyxFVkxa6vfjeQs/ge09-10und04-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano