17506
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Croqui e localização

Plano de aula de Geografia com atividades para 3º ano do Fundamental sobre construir croquis através de contos.

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Da Silva Gomes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma em dois grupos.

Materiais necessários: Cartolina e lápis de cor.

Para você saber mais:

Mapas da Geografia e Cartografia Temática, Marcello Martinelli, 112 págs., Ed. Contexto.

O Ponto Onde Estamos, Paulo Miceli, 232 págs., Ed. da Unicamp.

Do Desenho ao Mapa, Rosângela Doin de Almeida, 120 pág., Ed. Contexto

Alfabetização cartográfica. https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica acesso: 24/04/2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Para brincar às vezes utilizamos cantigas de rodas. Tem uma muito famosa, chamada “Cadê?”, que é mais ou menos assim: cadê o gato? Foi para o mato, cadê o mato? Pegou fogo, cadê o fogo? A água apagou, cadê a água? o boi bebeu. Se o gato tivesse um croqui será que ele iria para um lugar perigoso? Muitos personagens dos contos se perderam por aí, por que andam por lugares desconhecidos. Vocês já leram essas histórias várias vezes que tal ajudar os personagens?

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Fale com os alunos. Quando estamos em um lugar que conhecemos é fácil nos localizar, porém quando nunca fomos a um lugar, utilizamos alguns pontos de referência que nos ajudam na localização. Quais pontos de referência poderiam ser representados em um croqui para ajudar as pessoas em um trajeto? E quais poderiam ser destacados na história de João e Maria e Chapeuzinho Vermelho para que eles não se perdessem na floresta?

Para você saber mais: Em croquis, a turma inventa paisagens. https://novaescola.org.br/conteudo/2130/em-croquis-a-turma-inventa-paisagens acesso: 27/04/2019

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: As histórias citadas no slide são de conhecimento da maioria das crianças, mas para relembrar sugiro que conte resumidamente os contos, destacando a palavra “perdidos”. Em seguida de um tempo para que os alunos pensem sobre a pergunta do slide. Pergunte a eles qual seria a importância da existência de um mapa na história para os personagens?

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em dois grupos, cada um fará o croqui de uma das histórias. Fale com os alunos: Se vocês estivessem dentro de uma caixa escondido nas florestas das duas histórias que vimos anteriormente, o que mudariam no caminho dos personagens? Encontrar um lobo e uma bruxa não é nada legal! Vocês agora podem criar um novo caminho para os personagens, com símbolos, como pontos de referência, para que eles possam ficar mais atentos aos perigos. Como naquela época não existia celular para Chapeuzinho e nem João e Maria consultar o GPS, vocês farão um croqui para ajudar na localização de cada um eles. Lembrem que eles precisam chegar com segurança.

Entregue as cartolinas e os lápis para os grupos. Sugere-se que os alunos troquem suas cartolinas no 10 minutos finais, para que possam interpretar a visão do outro no croqui e trocando informações para possíveis mudanças.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Construa uma frase coletiva com a turma que responda a pergunta do slide.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03GEO6) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Divida a turma em dois grupos.

Materiais necessários: Cartolina e lápis de cor.

Para você saber mais:

Mapas da Geografia e Cartografia Temática, Marcello Martinelli, 112 págs., Ed. Contexto.

O Ponto Onde Estamos, Paulo Miceli, 232 págs., Ed. da Unicamp.

Do Desenho ao Mapa, Rosângela Doin de Almeida, 120 pág., Ed. Contexto

Alfabetização cartográfica. https://novaescola.org.br/conteudo/2325/alfabetizacao-cartografica acesso: 24/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Fale com os alunos: Para brincar às vezes utilizamos cantigas de rodas. Tem uma muito famosa, chamada “Cadê?”, que é mais ou menos assim: cadê o gato? Foi para o mato, cadê o mato? Pegou fogo, cadê o fogo? A água apagou, cadê a água? o boi bebeu. Se o gato tivesse um croqui será que ele iria para um lugar perigoso? Muitos personagens dos contos se perderam por aí, por que andam por lugares desconhecidos. Vocês já leram essas histórias várias vezes que tal ajudar os personagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Fale com os alunos. Quando estamos em um lugar que conhecemos é fácil nos localizar, porém quando nunca fomos a um lugar, utilizamos alguns pontos de referência que nos ajudam na localização. Quais pontos de referência poderiam ser representados em um croqui para ajudar as pessoas em um trajeto? E quais poderiam ser destacados na história de João e Maria e Chapeuzinho Vermelho para que eles não se perdessem na floresta?

Para você saber mais: Em croquis, a turma inventa paisagens. https://novaescola.org.br/conteudo/2130/em-croquis-a-turma-inventa-paisagens acesso: 27/04/2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: As histórias citadas no slide são de conhecimento da maioria das crianças, mas para relembrar sugiro que conte resumidamente os contos, destacando a palavra “perdidos”. Em seguida de um tempo para que os alunos pensem sobre a pergunta do slide. Pergunte a eles qual seria a importância da existência de um mapa na história para os personagens?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em dois grupos, cada um fará o croqui de uma das histórias. Fale com os alunos: Se vocês estivessem dentro de uma caixa escondido nas florestas das duas histórias que vimos anteriormente, o que mudariam no caminho dos personagens? Encontrar um lobo e uma bruxa não é nada legal! Vocês agora podem criar um novo caminho para os personagens, com símbolos, como pontos de referência, para que eles possam ficar mais atentos aos perigos. Como naquela época não existia celular para Chapeuzinho e nem João e Maria consultar o GPS, vocês farão um croqui para ajudar na localização de cada um eles. Lembrem que eles precisam chegar com segurança.

Entregue as cartolinas e os lápis para os grupos. Sugere-se que os alunos troquem suas cartolinas no 10 minutos finais, para que possam interpretar a visão do outro no croqui e trocando informações para possíveis mudanças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Construa uma frase coletiva com a turma que responda a pergunta do slide.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Formas de representação e pensamento espacial do 3º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano