10346
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Brincando de detetive 1

POR: ALINE FLORIDO DE FIGUEIREDO 17/07/2018
Código: MAT1_06ALG01

1º ano / Matemática / Álgebra

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.

Plano de aula de Matemática com atividades para 1°ano do Fundamental sobre Padrão, Regularidade.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  • Identificar a regularidade na disposição da posição corporal.
  • Descrever o padrão e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.

Conceito-chave

  • Padrão, Regularidade.

Recursos necessários

  • Data show para projetar a aula ou impressão da sequência da aula;
  • Impressão das atividades complementar e raio x.

Tempo sugerido: 8 minutos (Slides 3 e 4)

Orientações: Explore oralmente com os alunos os conhecimentos acerca das atribuições de um detetive. Nesta faixa etária, o lúdico é importante. Peça que eles expliquem suas concepções, e aproveite o vocabulário trazido por eles para fazer analogias com o conhecimento e vocabulário matemático acerca de sequência. Enfatize a necessidade levantar hipótese, analisá-las e descrevê-las. Esta atividade pode ser feita em uma área externa da escola. No caso de não haver essa possibilidade, realize-a em sala de aula mesmo.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • O que faz um detetive?
  • Que habilidades ele deve ter para descobrir os mistérios?

Tempo sugerido: 8 minutos. (Slides 3 e 4)

Orientações: Ao posicionar os alunos em fila, pedir para as crianças observarem como a fila foi formada, espera-se que nesse momento as crianças consigam identificar que a fila é formada por menino e menina, e é a classificação mais evidente para a criança nesta faixa etária. Por isso, neste primeiro momento, é o critério mais fácil, mas que será ampliado no decorrer das atividades. Porém as crianças podem ter dificuldades de fazer essa observação, nesse momento é interessante fazer questionamentos que leve a turma a perceber uma ou mais características da fila formada. Você poderá utilizar os questionamentos do item discuta com a turma para as intervenções.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • Há uma repetição de crianças nessa fila?
  • O que você observou na fila formada?
  • Há alguma característica entre as crianças que compõe a fila?
  • É possível estabelecer qual a próxima criança que poderia entrar na fila?

Leia aqui a entrevista de Levin (2005) à Nova Escola sobre a importância do trabalho corporal nos processos de aprendizagem.

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Divida a turma em dois grupos. O gênero não será tão importante nesta etapa da aula, por isso, podem ser grupos mistos. O padrão agora será relacionado à expressão corporal. Posicione um aluno em pé, a seguir um agachado, outro em pé, o seguinte agachado e, por fim, mais um em pé. Interrompa o padrão neste momento e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Depois de ter

identificado o padrão e completado com um elemento, prossiga ampliando a sequência. Escolha um aluno de cada vez e discutam sobre o padrão observado e a posição que ocupará. Posicione agora um aluno em pé, um de costas e um agachado. Finalize neste momento o padrão e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos ampliar ainda mais a sequência. Qual é o próximo elemento?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar a sequência até que todos os alunos deste grupo estejam posicionados?
  • Qual o padrão de regularidade está aqui formado?

Materiais Complementares:

Resolução da atividade principal

Guia de intervenções

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Divida a turma em dois grupos. O gênero não será tão importante nesta etapa da aula, por isso, podem ser grupos mistos. O padrão agora será relacionado à expressão corporal. Posicione um aluno em pé, a seguir um agachado, outro em pé, o seguinte agachado e, por fim, mais um em pé. Interrompa o padrão neste momento e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Depois de ter identificado o padrão e completado com um elemento, prossiga ampliando a sequência. Escolha um aluno de cada vez e discutam sobre o padrão observado e a posição que ocupará. Posicione agora um aluno em pé, um de costas e um agachado. Finalize neste momento o padrão e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos ampliar ainda mais a sequência. Qual é o próximo elemento?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar a sequência até que todos os alunos deste grupo estejam posicionados?
  • Qual o padrão está aqui formado?

Tempo sugerido: 15 minutos. (slides 5, 6 e 7)

Orientações: Divida a turma em dois grupos. O gênero não será tão importante nesta etapa da aula, por isso, podem ser grupos mistos. O padrão agora será relacionado à expressão corporal. Posicione um aluno em pé, a seguir um agachado, outro em pé, o seguinte agachado e, por fim, mais um em pé. Interrompa o padrão neste momento e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Depois de ter identificado o padrão e completado com um elemento, prossiga ampliando a sequência. Escolha um aluno de cada vez e discutam sobre o padrão observado e a posição que ocupará. Posicione agora um aluno em pé, um de costas e um agachado. Finalize neste momento o padrão e inicie a discussão com o restante do grupo acerca do próximo elemento da sequência. Reforce o vocabulário matemático na interação com os alunos.

Propósito: Promover a participação de todos no processo de elaboração das soluções.

Discuta com a turma:

  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos ampliar ainda mais a sequência. Qual é o próximo elemento?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar a sequência até que todos os alunos deste grupo estejam posicionados?
  • Qual o padrão de regularidade está aqui formado?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)

Orientações: No quadro ou em uma cartolina, refaça o padrão apresentado ao primeiro grupo. E, com desenhos, represente cada posição feita pelos alunos. Leve-os novamente a descrever o padrão. Peça ajuda de algumas crianças para desenharem os elementos que completam a sequência. Esta etapa é bem importante, pois, reforça a ideia de que pode-se representar com desenhos a vivência que foi feita na prática.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar registrando a sequência. Quais são os próximos elementos?

Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 8 e 9)

Orientações: No quadro ou em uma cartolina, refaça o padrão apresentado ao primeiro grupo. E, com desenhos, represente cada posição feita pelos alunos. Leve-os novamente a descrever o padrão. Peça ajuda de algumas crianças para desenharem os elementos que completam a sequência. Esta etapa é bem importante, pois, reforça a ideia de que pode-se representar com desenhos a vivência que foi feita na prática.

Propósito: Sistematizar o pensamento, as soluções e as diferentes maneiras de chegar a ela.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão aqui formado?
  • Qual é o próximo elemento da sequência?
  • Quem gostaria de explicar a escolha deste elemento para compor a sequência?
  • Vamos continuar registrando a sequência. Quais são os próximos elementos?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Para reforçar os conceitos apresentados na aula, neste momento pode-se fazer uma analogia com a ideia de detetives descobrindo um mistério que foi citado no início.

Propósito: Explicar o conceito de sequência e sua ampliação.

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Nesta faixa etária, os alunos precisam de uma certa ludicidade e, uma fala como esta, incentiva e estimula uma atitude de descobrirem novas possibilidades. Os padrões aparecem em várias situações ao nosso redor. Cabe a eles estarem atentos no dia a dia para perceberem.

Propósito: Promover a curiosidade e atitude investigativa no pós aula.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Leia para os alunos ou peça que, individualmente, leiam a atividade e a realizem. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram.

Propósito: Fazer com que os alunos pensem no padrão apresentado, utilizando a representação corporal para dar prosseguimento à sequência.

Discuta com a turma:

  • Qual o padrão está apresentado? O que acontece?
  • Quais serão os próximos desenhos a serem feitos?

Materiais Complementares:

Atividade raio x

Atividades complementares

Resolução do raio x

Resolução das atividades complementares

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Aline Florido de Figueiredo

Mentor: Paulo César da Silva Rocha

Especialista de área: Sandra Regina Correa  Amorim

Habilidade da BNCC

(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos tais como, cor, forma e medida.

Objetivos específicos

  • Identificar a regularidade na disposição da posição corporal.
  • Descrever o padrão e utilizar esta lógica para ampliar a sequência.

Conceito-chave

  • Padrão, Regularidade.

Recursos necessários

  • Data show para projetar a aula ou impressão da sequência da aula;
  • Impressão das atividades complementar e raio x.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes