17390
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - A crise de 1929 e seus efeitos no Brasil

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A crise de 1929 e seus efeitos no Brasil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula, o documento com reportagem sobre a Crise de 29 e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- Que documento é este? Quando foi escrito?
- De acordo com a reportagem, o que era a política do café com leite?
- Pesquise e responda: O que são commodities? (Se preferir, envie a definição do termo, segundo do Dicionário Priberam: <https://dicionario.priberam.org/commodity>.
- Por que a quebra da bolsa de Nova York afetou a venda de café brasileiro, segundo a matéria?

Questão para responder:
- Com base na análise da notícia, responda quais as consequências que o Brasil sofreu com a Crise de 1929?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso pelo Google Sala de Aula, e-mail ou no grupo da sala no Whatsapp ou Facebook. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise do texto, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalhar individualmente. Encaminhe o texto e alguns questionamentos. Junto, você pode encaminhar um pequeno texto, áudio ou vídeo, contextualizando a fonte, local e data em que foi publicado, e o fato de ter sido escrito por um lavrador. Você encontra estas informações nas orientações da etapa.

Questões para refletir:
- Que tipo de documento é este? Do que se trata?
- O que é a espessa nuvem que se levanta do montão do café? Por que é desesperador para o fazendeiro contemplar (ver) essa nuvem?
- Por que o autor do texto diz que os paulistas não podem mais plantar café?

Questão para responder:
- Como o jornal retrata os efeitos e as medidas tomadas pelo governo em relação à Crise de 1929, no que se refere à questão do café?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder a questão. Eles podem enviar as respostas por escrito, áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Uma alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder a questão e debater, e para que você contextualize a fonte e acrescente informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Cada grupo pode escrever uma notícia e ilustrá-la com imagens da internet ou desenhos. Você pode criar um mural/jornal no Padlet, para que postem as reportagens, ou eles podem enviar as produções no grupo da sala pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem as reportagens com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer mais sobre a história do café e sua introdução no Brasil , através do informativo do SESC (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar):disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_12UND03

(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas