17385
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - O Protagonismo das Mulheres em nossa História

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre O Protagonismo das Mulheres em nossa História

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angelo Márcio De Paula

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.

Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos conheçam e valorizem o papel da mulher na sociedade, analisando sua atuação nos diferentes períodos históricos.
Agende uma videoconferência e inicie uma conversa, buscando saber como os alunos veem o papel das mães na composição familiar e social.

Compartilhe com eles o vídeo-clipe, que será uma das fontes de estudo definidas para esta etapa, e o slide com as imagens de mulheres de reconhecimento nacional. Faça os questionamentos propostos e peça aos alunos que compartilhem as observações e reflexões.

Caso não queira compartilhar o slide, você pode utilizar os recursos digitais para criar um painel com fotos e verbetes, apresentando as mulheres que foram protagonistas na História Mundial e do Brasil (utilize recursos como PowerPoint, Word, Jamboard e Padlet).

Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Compartilhe com os alunos o slide definido para esse momento e vá discorrendo sobre o tema. Deixe que todos participem com reflexões e análises.

Sistematização
Antes de iniciar esta etapa, questione os alunos se na comunidade em que vivem existe alguma mulher que tenha destaque por conta da postura política, social ou religiosa. Deixe que os alunos falem sobre o assunto.

A atividade proposta nesta etapa deverá ser pensada para ser executada de forma assíncrona. Informe os alunos que eles podem executar a tarefa com os recursos que possuem, mas também podem utilizar recursos digitais, como Paint, Jamboard e PowerPoint. Amplie a ideia da proposta para a produção de poesias, rap, músicas, repentes, dentre outras expressões artísticas

Defina uma data para que os alunos publiquem os trabalhos no grupo de Whatsapp da turma ou enviem para o seu e-mail. Dependendo do material recolhido, produza uma coletânea desses trabalhos e depois poste nas redes sociais da escola e no próprio grupo.

Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui). 
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
- Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).

Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo e criar uma produção artística para ser exposta nas redes sociais da escola.

Sugestão Enviada Por: Maria Pimenta


Código: HIS5_02UND01

(EF05HI02) Identificar os mecanismos de organização do poder político com vistas à compreensão da ideia de Estado e/ou de outras formas de ordenação social.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano:

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas