17359
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Qualidade Ambiental

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre reconhecer que a qualidade ambiental está ligada às ações e atividades humanas

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Santos Albuquerque

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar: Se possível, faça a exibição do filme VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8) para iniciar a reflexão sobre o tema da aula: NÓS E O NOSSO MEIO AMBIENTE DE CADA DIA. (O tempo de duração do vídeo é de 3:06 min.)

GEO5_10UND05 - História em Quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5nK8E4MhVxjqAxB9KTyrvnHdKD8gRu2jRxWeaJJYEkhHhD5jA3w8u5qTxs4y/geo5-10und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conferencias-ambientais.htm

http://www.ibama.gov.br/residuos/qualidade-ambiental/relatorio-de-qualidade-do-meio-ambiente-rqma

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11. É importante que os estudantes tenham estudado sobre meio ambiente.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso encontre dificuldade para projetar os slides ou imprimir as imagens para apresentar à turma, você pode buscar imagens em revistas, jornais, etc. relacionadas com o espaço de vivência dos estudantes para desenvolver a sua aula. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o tema a partir da imagem, convidando os seus estudantes a fazerem uma análise coletiva. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

Instigue a turma para a reflexão das duas situações: 1. a cena que mostra o meio ambiente num estado de conservação; 2. a cena que mostra o meio ambiente em estado de degradação.

Explore detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das imagens trabalhadas na fase da Contextualização, apresente o questionamento e estimule a discussão sobre o mesmo. Essas imagens são muito significativas para a aula, pois agrega elementos diversos que mostram diferentes estados de utilização do meio ambiente.

Estimule os alunos a participarem do diálogo e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Se possível, apresente o vídeo para a turma, seguido do questionamento para que reflitam e respondam coletivamente sobre “Como podemos cuidar do meio ambiente”. Caso não seja possível exibir o vídeo, lance o questionamento e estimule a turma a interagir.

Explore detalhes e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Material complementar:

Filme Vamos cuidar do meio ambiente: https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Peça que alguns estudantes leiam as sugestões voltadas para a preservação ambiental, articuladas na fase da Ação Propositiva, através do vídeo e da discussão.

Explore detalhes e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o escriba da sala.

Oriente que os estudantes façam uma história em quadrinhos mostrando o entendimento sobre o tema da aula.

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Material complementar:

História em Quadrinhos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5nK8E4MhVxjqAxB9KTyrvnHdKD8gRu2jRxWeaJJYEkhHhD5jA3w8u5qTxs4y/geo5-10und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Este Plano de aula está está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui. As propostas podem ser utilizadas individualmente e alternadamente, mas caso o professor desejar ele pode encadear as aula de maneira que os planos complementem-se em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para desenvolver a aula proposta torna-se necessário dispor de equipamento para a exibição dos slides elaborados. Se não tiver equipamento disponível, obtenha impressões e/ou recortes de imagens diversas, como forma ajudar na contextualização da temática central para os estudantes. O quadro e marcadores para quadro (ou giz, dependendo da realidade). Cadernos, lápis, canetas, etc. e outros materiais para registro são necessários para os estudantes.

Material complementar: Se possível, faça a exibição do filme VAMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE (Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8) para iniciar a reflexão sobre o tema da aula: NÓS E O NOSSO MEIO AMBIENTE DE CADA DIA. (O tempo de duração do vídeo é de 3:06 min.)

GEO5_10UND05 - História em Quadrinhos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5nK8E4MhVxjqAxB9KTyrvnHdKD8gRu2jRxWeaJJYEkhHhD5jA3w8u5qTxs4y/geo5-10und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Para você saber mais: Consulte os sites indicados a seguir e pesquise mais sobre questões referentes ao tema da aula, tendo em vista enriquecer e ampliar seus conhecimentos.

https://nacoesunidas.org/crescem-as-leis-para-proteger-o-meio-ambiente-mas-ha-falhas-graves-de-implementacao-diz-relatorio/

https://brasilescola.uol.com.br/geografia/conferencias-ambientais.htm

http://www.ibama.gov.br/residuos/qualidade-ambiental/relatorio-de-qualidade-do-meio-ambiente-rqma

Contextos prévios: Habilidades conexas EF06GE13 e EF04GE11. É importante que os estudantes tenham estudado sobre meio ambiente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o tema convidando os seus estudantes a analisá-lo. Para tanto, você pode projetar ou escrever o tema no quadro. Pergunte se os estudantes já ouviram falar sobre o tema? Caso sim, busque ouvi-los e fazer anotações de suas colocações.

Como adequar à sua realidade: Caso encontre dificuldade para projetar os slides ou imprimir as imagens para apresentar à turma, você pode buscar imagens em revistas, jornais, etc. relacionadas com o espaço de vivência dos estudantes para desenvolver a sua aula. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Contextos prévios: O conjunto de habilidades que compõe a unidade "Natureza, ambientes e qualidade de vida" reúne temas, conteúdos e questões que proporcionam espaço ao estudante para refletir sobre a questão ambiental, identificando problemas que ocorrem no entorno da escola, no bairro e nos lugares de vivência. São conteúdos que proporcionam o pensar e agir pela coletividade com responsabilidade, senso crítico e exercício de ética e cidadania (Detalhamento - Fonte: MEC).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Apresente o tema a partir da imagem, convidando os seus estudantes a fazerem uma análise coletiva. Para tanto, você pode: projetar ou escrever o tema no quadro;

Instigue a turma para a reflexão das duas situações: 1. a cena que mostra o meio ambiente num estado de conservação; 2. a cena que mostra o meio ambiente em estado de degradação.

Explore detalhes e vá fazendo registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

Como adequar à sua realidade: é fundamental, se possível, buscar materiais (reportagens, vídeos, etc.) que tenham relação com o espaço de vivência dos estudantes. Se não conseguir materiais da cidade em que vivem, por exemplo, podem tentar encontrar de áreas mais próximas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A partir das imagens trabalhadas na fase da Contextualização, apresente o questionamento e estimule a discussão sobre o mesmo. Essas imagens são muito significativas para a aula, pois agrega elementos diversos que mostram diferentes estados de utilização do meio ambiente.

Estimule os alunos a participarem do diálogo e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação.

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Se possível, apresente o vídeo para a turma, seguido do questionamento para que reflitam e respondam coletivamente sobre “Como podemos cuidar do meio ambiente”. Caso não seja possível exibir o vídeo, lance o questionamento e estimule a turma a interagir.

Explore detalhes e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Material complementar:

Filme Vamos cuidar do meio ambiente: https://www.youtube.com/watch?v=pT8Oh4307F8

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 17 minutos

Orientações: Peça que alguns estudantes leiam as sugestões voltadas para a preservação ambiental, articuladas na fase da Ação Propositiva, através do vídeo e da discussão.

Explore detalhes e faça registros no quadro dos aspectos mencionados ao longo da argumentação, sendo o escriba da sala.

Oriente que os estudantes façam uma história em quadrinhos mostrando o entendimento sobre o tema da aula.

É fundamental que o docente faça a mediação deste processo, a fim de que seja possível garantir equidade para todos os participantes.

Material complementar:

História em Quadrinhos:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5nK8E4MhVxjqAxB9KTyrvnHdKD8gRu2jRxWeaJJYEkhHhD5jA3w8u5qTxs4y/geo5-10und05-sistematizacao-historia-em-quadrinhos.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano