17338
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - A Guerra Guaranítica e a tutela da população indígena

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre A Guerra Guaranítica e a tutela da população indígena

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Barboza De Fraga

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Apresentações.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as fontes propostas e os questionamentos sobre elas. Você pode encaminhar as fontes uma a uma, progressivamente, ou encaminhá-las todas de uma vez, com um pequeno roteiro mostrando a melhor ordem para que as analisem. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletirem:
1º - Ruínas de aldeia jesuítica
- O que está sendo mostrado na foto?
2º - Pintura de Benedito Calixto e informações sobre Cia de Jesus
- O que está sendo mostrado na pintura?
- Como os indígenas estão representados na pintura?
- Como os jesuítas estão sendo representados?
3º - Texto sobre aldeamentos jesuítas
- O que eram os aldeamentos jesuítas?

Questão para responderem:
1º - Ruínas de aldeia jesuítica
- Qual pode ser a relação dessa foto com o tema da aula: a Guerra dos Guaranis?
2º - Pintura de Benedito Calixto e informações sobre Cia de Jesus
- Qual era a função dos jesuítas dentro do projeto colonizador português e espanhol?
- Qual a relação dessa pintura com a imagem anterior?
3º - Texto sobre aldeamentos jesuítas
- Qual era a condição dos indígenas dentro do aldeamento?
- Qual a função dos religiosos dentro destes aldeamentos?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Você pode encaminhar as fontes uma de cada vez, com os respectivos questionamentos, ou encaminhá-las todas de uma vez, incluindo um roteiro informando a melhor ordem para analisarem as fontes.

Questões para refletirem:
1º - Mapa da América portuguesa
- O que é possível perceber comparando as duas cores no mapa do Brasil?
- A que época se refere o contorno em rosa? E o amarelo?
2º - História sociedade & cidadania - Causas da guerra
- Quais nações europeias negociaram o Tratado de Madri?
- O que foi estabelecido pelo tratado?
3º - Mural do Memorial
- O que está sendo mostrado na pintura?
- Esta parte do mural representa a Guerra Guaranítica. Como ela está sendo representada?
- Quem aparece com maior destaque? Como este personagem é representado?
4º - Artigo sobre Sepé Tiaraju
- Como Sepé Tiaraju é apresentado no trecho?

Questões para responderem:
1º - Mapa da América portuguesa
- O sul do Brasil foi a área onde ocorreu a Guerra Guaranítica. A quem pertencia esta região nos dois momentos históricos apresentados?
2º - História sociedade & cidadania - Causas da guerra
- Por que o tratado gerou o descontentamento dos guaranis aldeados?
- Qual a reação da maioria dos jesuítas ao Tratado de Madri? Por quê?
3º - Mural do Memorial
- Atrás de Sepé Tiaraju há uma cruz. O que ela representa no mural e na história da Guerra Guaranítica?
- O que o autor quis representar ao pintar a imagem de São Miguel Arcanjo ao lado de Sepé Tiaraju?
4º - Artigo sobre Sepé Tiaraju
- Qual o argumento de Sepé para impedir a tomada das terras dos guaranis?
- A atitude de Sepé mostra um posicionamento questionador ou submisso às autoridades europeias?
5º - História sociedade & cidadania - desfecho da guerra
- Quem venceu a Guerra Guaranítica? Por quê?
- O que aconteceu com o território dos Sete Povos das Missões defendidos por Sepé, pelos guaranis e pelos jesuítas?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas, através de áudios ou vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar as imagens propostas nos materiais do plano e os alunos podem fazer as montagens digitalmente, utilizando o Google Apresentações, por exemplo. Em seguida, podem imprimi-las, fazer as montagens como proposto nas orientações ou desenhos inspirados nas imagens com as montagens. Nestes dois casos, os estudantes podem encaminhar fotografias das produções através do Facebook, Whatsapp, Google Sala de Aula ou em um mural no Padlet.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_14UND01

(EF08HI14) Discutir a noção da tutela dos grupos indígenas e a participação dos negros na sociedade brasileira do final do período colonial, identificando permanências na forma de preconceitos, estereótipos e violências sobre as populações indígenas e negras no Brasil e nas Américas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Os processos de independência nas Américas do 8º ano:

MAIS AULAS DE História do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas