17200
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 3º ano > A noção de espaço público e privado

Plano de aula - É público ou privado?

Plano de aula de História com atividades para 3º ano do EF sobre É público ou privado?

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia.

Para saber mais: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e Espaços Privados e suas diferenças na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos e privados trazido pelas crianças.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima as imagens para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos espaços em que o aluno circula.
  • A imagem apresentada é apenas referência para a atividade. Utilize uma imagem de satélite da sua cidade e prossiga com a atividade.
  • Informe aos alunos que, a partir da observação do mapa, irão separar em uma tabela o que eles acham que pertence ao espaço público e ao espaço privado. Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMugBWYa4TdBDcTF7QKfajFK6ta3NsuDVGpCRbKsgFgF5MgUXVPUSTrbTUsU/his3-10und01-observando-os-espacos-da-minha-cidade.pdf
  • Questione os alunos sobre a quem pertencem esses espaços? Deixe que falem livremente e vá anotando no quadro as respostas trazidas pelos alunos.

Converse com os alunos que os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população e os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém como uma pessoa ou uma empresa e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante ao pagamento de tarifas.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos e privados. Nessa atividade os alunos farão uma investigação analisando o vídeo apresentado, que é uma referência para a atividade. Projete o vídeo Público X Privado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KxoPapiSzp0 , acesso 14 mar 2019, que narra o histórico dos termos público e privado.

Proceda com o estudo:

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias ou em outros espaços que existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Dê como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos.

Comente que os espaços privados são administrados, mantidos, preservados e organizados pelos seus proprietários que podem permitir ou não o acesso das pessoas em suas dependências. Dê como exemplo as casas, os apartamentos, as lojas comerciais, as escolas particulares, os shopping centers, bancos, teatros, cinemas... Alguns espaços privados permitem o acesso ao público mediante o pagamento de ingresso (cinema, teatro) ou despesas durante a utilização do local ou de seus serviços (supermercado, shopping centers). Nesses locais as pessoas que os frequentam também devem observar seus horários de funcionamento. No caso de espaços privado doméstico, como as residências , os proprietários podem permitir o acesso somente às pessoas que desejam.

Você pode fazer adequações no vídeo e esclarecer dúvidas sobre vocabulário.

Como adequar à sua realidade: Organize um vídeo, mostrando os principais pontos públicos e privados da sua cidade e proceder com a atividade. Além disso, este vídeo apresenta termos e conceitos que podem ser de difícil compreensão por parte das crianças dessa faixa etária, tais como: pólis, retórica, persuasão, despótico, "mundo da vida" etc. Tente exemplificar o uso desses termos, aproximando-os usando seus sinônimos na realidade dos estudantes, para facilitar a compreensão.

Para você saber mais: FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão desenhar o trajeto que fazem de casa até a escola, destacando os espaços públicos e privados que percebem no caminho. Peça que criem legendas para facilitar a percepção do leitor, indicando se são públicos ou privados.

Exponha a atividade na classe e compartilhe com os demais as produções. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja , são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu uso deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação.Já os espaços privados , como por exemplo as escolas particulares, os shopping centers, bancos, teatros, cinemas tem sua manutenção de responsabilidade de seus administradores.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8BHYVX9r4mf4FPPKHYRs4dytEC2bXnEJtfP5JrwhAR389x5SAxGRkAqWJq3/os-espacos-publicos-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.

Para você saber mais: O espaço público ontem e hoje, disponível em: https://nahipermidia.wordpress.com/2009/12/09/o-espaco-publico-ontem-e-hoje/ acesso em 13 mar 2019

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, atividades impressas e fotografia.

Para saber mais: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.

FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e Espaços Privados e suas diferenças na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos e privados trazido pelas crianças.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Orientações:

  • Projete ou imprima as imagens para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos espaços em que o aluno circula.
  • A imagem apresentada é apenas referência para a atividade. Utilize uma imagem de satélite da sua cidade e prossiga com a atividade.
  • Informe aos alunos que, a partir da observação do mapa, irão separar em uma tabela o que eles acham que pertence ao espaço público e ao espaço privado. Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pMugBWYa4TdBDcTF7QKfajFK6ta3NsuDVGpCRbKsgFgF5MgUXVPUSTrbTUsU/his3-10und01-observando-os-espacos-da-minha-cidade.pdf
  • Questione os alunos sobre a quem pertencem esses espaços? Deixe que falem livremente e vá anotando no quadro as respostas trazidas pelos alunos.

Converse com os alunos que os espaços públicos são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população e os espaços privados são aqueles de propriedade privada, ou seja, pertencem a alguém como uma pessoa ou uma empresa e a população somente tem acesso a eles com a permissão dos proprietários ou mediante ao pagamento de tarifas.

Como adequar à sua realidade: Você poderá usar imagens dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.

Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos e privados. Nessa atividade os alunos farão uma investigação analisando o vídeo apresentado, que é uma referência para a atividade. Projete o vídeo Público X Privado. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KxoPapiSzp0 , acesso 14 mar 2019, que narra o histórico dos termos público e privado.

Proceda com o estudo:

Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias ou em outros espaços que existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Dê como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos.

Comente que os espaços privados são administrados, mantidos, preservados e organizados pelos seus proprietários que podem permitir ou não o acesso das pessoas em suas dependências. Dê como exemplo as casas, os apartamentos, as lojas comerciais, as escolas particulares, os shopping centers, bancos, teatros, cinemas... Alguns espaços privados permitem o acesso ao público mediante o pagamento de ingresso (cinema, teatro) ou despesas durante a utilização do local ou de seus serviços (supermercado, shopping centers). Nesses locais as pessoas que os frequentam também devem observar seus horários de funcionamento. No caso de espaços privado doméstico, como as residências , os proprietários podem permitir o acesso somente às pessoas que desejam.

Você pode fazer adequações no vídeo e esclarecer dúvidas sobre vocabulário.

Como adequar à sua realidade: Organize um vídeo, mostrando os principais pontos públicos e privados da sua cidade e proceder com a atividade. Além disso, este vídeo apresenta termos e conceitos que podem ser de difícil compreensão por parte das crianças dessa faixa etária, tais como: pólis, retórica, persuasão, despótico, "mundo da vida" etc. Tente exemplificar o uso desses termos, aproximando-os usando seus sinônimos na realidade dos estudantes, para facilitar a compreensão.

Para você saber mais: FILOSOFIA VOLUME 2 - Público e privado , Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zDNY_m60qfY, acesso em 14 mar 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão desenhar o trajeto que fazem de casa até a escola, destacando os espaços públicos e privados que percebem no caminho. Peça que criem legendas para facilitar a percepção do leitor, indicando se são públicos ou privados.

Exponha a atividade na classe e compartilhe com os demais as produções. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja , são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu uso deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação.Já os espaços privados , como por exemplo as escolas particulares, os shopping centers, bancos, teatros, cinemas tem sua manutenção de responsabilidade de seus administradores.

Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/n8BHYVX9r4mf4FPPKHYRs4dytEC2bXnEJtfP5JrwhAR389x5SAxGRkAqWJq3/os-espacos-publicos-da-minha-cidade.pdf

Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.

Para você saber mais: O espaço público ontem e hoje, disponível em: https://nahipermidia.wordpress.com/2009/12/09/o-espaco-publico-ontem-e-hoje/ acesso em 13 mar 2019

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE A noção de espaço público e privado do 3º ano :

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

3º ano / História / A noção de espaço público e privado

MAIS AULAS DE História do 3º ano:

3º ano / História / As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03HI10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano