Esta é a minha escola, e ela tem...
Plano de Aula
Plano de aula: Escola para quê?
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços públicos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia das ruas
Material complementar:
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - A função da escola. Inicie a conversa, explorando o objetivo, o significado e importância da escola para a sociedade.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Faça a leitura do trecho da LDB ( Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional) e questione os alunos se eles conheciam essa lei. Deixe que falem livremente. Reforce que no Brasil a educação é um direito dos brasileiros e obrigatório para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. Explique que existem escolas públicas e privadas. Ressalte que as escolas públicas são de extrema importância para a população e são mantidas pela população mediante a arrecadação de impostos e administrados pelo poder público.
- Explique que no passado, a escolarização não era obrigatória, e que as escolas, quando o Brasil era predominantemente rural, estavam situadas longe das residências das pessoas, com muita dificuldade de acesso. É necessário que os alunos saibam que essa facilidade de acesso nem sempre aconteceu e muitos familiares deles, possivelmente, avós, etc, deixaram de estudar ou até mesmo são analfabetos, pois num passado não muito distante, o trabalho começava muito cedo na vida das pessoas. Algo que, apesar de combatido, ainda ocorre, mas em escala menor.
- Convide os alunos a pensarem sobre a escola em que estudam e o que ela oferece aos estudantes. Pode ser eventos, disciplinas escolares, merenda, etc.
- Informe os alunos que eles irão representar com desenhos a escola que estudam. Diga que podem desenhar o que para eles representam a escola, pode ser o ambiente da sala de aula , um momento de aprendizagem, uma merenda que gostam muito ou ainda a própria construção escolar e indicar se ela é pública ou privada. Você pode acessar a atividade pelo link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/aPWVHwutxpDnP5vFY8PXDD3HMFWNJuMHjH2KJbfZhGmdZaSSf9qPUSNaKHAe/esta-e-a-minha-escola-e-ela-tem.pdf
- Faça a socialização da atividade e deixe que os alunos falem o que desenharam e o porque. ( Para adequar o tempo, peça que alguns alunos comentem a atividade e os demais digam se pensaram na mesma proposta ou não).
Como adequar à sua realidade: Uma boa opção é promover uma visita monitorada aos espaços da escola, dialogando sobre esses espaços e como as crianças os compreendem.
Para você saber mais: BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm>, acesso em: 02 abr 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e questione se eles sabem a importância das escolas. Por que e para quê existe as escolas? Deixe que os alunos falem livremente e anote as hipóteses no quadro. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Trata-se de um recorte de jornal - A Gazeta, de 7 de maio de 1960, publicado pela imprensa de Manaus. Fonte: Disponível em: http://idd.org.br/acervo/gilberto-mestrinho-inaugura-escola/ acesso 02 abr 2019.
Leia a reportagem em voz alta e questione:
- Qual a importância de se comunicar a inauguração de uma escola?
- Por que era importante essa comunicação? Será que atualmente as pessoas se importariam em ler uma reportagem dessa nos jornais da cidade?
- Qual o nome da escola? Por que ela recebeu esse nome?
- Vocês acham a escola um local importante? Por quê?
- Será que todas as escolas são iguais em sua estrutura e função?
- A escola retratada é uma escola pública e agrícola. A função da escola pública e privada é a mesma? Uma escola rural ensina os mesmos conteúdos que uma escola urbana?
- Vocês conhecem outras escolas? Já frequentaram outras escolas? Elas têm a mesma função que a sua escola atual?
Converse com os alunos e explique que a escola sofreu modificações com o passar do tempo. aspectos como o mobiliário, vestimentas, material didático e metodologias de controle de disciplina foram transformadas com o tempo e essas mudanças fazem parte do processo histórico e que cada situação está ligada a um contexto histórico específico.
Destaque que a função principal da escola, segundo os documentos oficiais (Constituição Federal e LDB) é a democratização do conhecimento. Ou seja, justificar a sua existência, disponibilizando instrumentos necessários para a transformação do saber espontâneo em conhecimento sistematizado. Destaque que na atualidade a escola também desempenha um papel importantíssimo - o de formar cidadãos, que conhecem a sua situação na sociedade e consegue analisar , propor soluções e intervir na sua realidade.
Você poderá imprimir as questões para análise da fonte, caso deseje fazer a atividade individualmente ou em dupla.
Como adequar à sua realidade: Você poderá trazer um registro de inauguração de alguma escola importante da sua cidade.
Para você saber mais:
RAAB, Yeda Strada - Escola para quê? Reflexões sobre a função da escola pública estadual paulista- 2016, disponível em : https://www.unimep.br/phpg/bibdig/pdfs/docs/27042016_174332_yedastradaraab_ok.pdf, acesso em 02 abr 2019.
A ''qualidade'' da educação do Brasil: ESCOLA PÚBLICA X ESCOLA PARTICULAR, disponível em: https://www.webartigos.com/artigos/a-qualidade-da-educacao-do-brasil-escola-publica-x-escola-particular/34891/, acesso em 02 abr 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Essa atividade deverá ser feita coletivamente, tendo você como escriba da turma, dado o grau de complexidade.
Converse com a turma sobre a atividade e explique que eles farão uma carta aberta à comunidade escolar, falando sobre a importância, função e direito à uma educação de qualidade. Explique aos alunos que uma carta aberta é um gênero textual argumentativo, que expõe em público suas opiniões ou reivindicações acerca de um determinado assunto, é utilizada em forma de protesto, reivindicações, alerta ou forma de conscientização da população. Para repertoriar e exemplicar a atividade, leia para os alunos a Carta Aberta Juntos por uma escola melhor, disponível em: https://www.projetocacapavadosul.com.br/noticias/estudantes-divulgam-carta-aberta-sobre-a-escola-do-futuro, acesso em: 04 abr 2019.
Após a leitura, determine junto com os alunos o tema central da carta, o que eles irão reivindicar, protestar, conscientizar ou alertar a comunidade e a partir disso vá organizando a carta de acordo com as ideias que os alunos irão trazendo para a carta.
Depois de pronta, peça para os alunos copiarem no caderno e faça vários impressos para que os alunos entreguem para os pais e alunos no horário da entrada ou saída da escola.
Você poderá colocar a carta no facebook ou blog da escola.
Para você saber mais: Carta aberta, disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/redacao/carta-aberta.htm, acesso em 04 abr 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar a função da escola como espaço de construção de conhecimento. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Compartilhe com os estudantes o slide 3. Explique, via áudio, vídeo ou texto, que a educação é um direito recente e que antigamente o acesso a ela era restrito. Você pode dar maiores informações se seguir as orientações que o plano traz.
Em seguida, peça que os estudantes produzam um desenho do lugar onde é ofertada a eles a educação institucionalizada (a sua escola), através do arquivo de contextualização. Peça que compartilhem as produções no grupo da turma ou no Padlet (veja aqui como fazer).
Problematização
Compartilhe com os estudantes do slide 4. Peça que analisem a imagem e o conteúdo da notícia compartilhada, observando os aspectos históricos que diferenciam a escola retratada das escolas de hoje. Em seguida, compartilhe as questões a seguir:
- Qual o nome da escola? Por que ela recebeu esse nome?
- Vocês acham a escola um local importante? Por que?
- Será que todas as escolas são iguais em sua estrutura e função?
- A escola retratada é uma escola pública e agrícola. A função da escola pública e privada é a mesma? Uma escola rural ensina os mesmos conteúdos que uma escola urbana?
- Vocês conhecem outras escolas? Já frequentaram outras escolas? Elas têm a mesma função que a sua escola atual?
Peça que os estudantes gravem um vídeo falando sobre as questões repassadas. As produções devem ser compartilhadas no grupo da escola.
Sistematização
Para esta etapa, comunique aos estudantes que eles devem produzir uma carta/postagem de rede social que fale sobre a importância da escola na vida de qualquer cidadão. Dê as instruções de produção da carta-postagem conforme orientação do plano. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. Quando concluídas, considere postar os textos da página da escola.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Alunos descobrem como era a escola do passado” e “Como Eram as Escolas Antigamente”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06 e com habilidades desconexa EF02ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
Palavras-Chave: Espaços Públicos; Escola; Educação