Imagens
Plano de Aula
Plano de aula: Localizando os espaços públicos de minha cidade
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Espaços públicos locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, atividades impressas, fotografia.
Solicite antes desta aula uma pesquisa, trazendo informações minuciosas sobre os espaços públicos da sua cidade. Nesta pesquisa peça para os alunos detalhes das principais ruas e praças, prefeitura, escolas, etc. Essa atividade subsidiará os conhecimentos para a atividade a seguir.
Material complementar: ABRAHÃO, S. Espaço Público: do urbano ao político. São Paulo: Annablume; Fapesp, 2008.
MONTEIRO, P. M. Sobre o Espaço Público – uma abordagem inicial de conceitos. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005. Trabalho apresentado à disciplina de Seminário de Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Este é o momento oportuno para começar a instigar os alunos a respeito da temática da aula - Espaços públicos e suas funções na sociedade. Inicie a conversa, explorando o objetivo e o significado de Espaços Públicos trazido pelas crianças.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações:
- Projete ou imprima as imagens para desenvolver a atividade. O objetivo desta atividade é ativar a percepção dos espaços públicos em que o aluno circula.
- Informe os alunos que eles, a partir da observação das fotografias, irão estimar o espaço público representado e sua função na sociedade.
- Faça a atividade coletivamente ou em pequenos grupos. Você pode imprimir a atividade acessando: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vuXHfzcrKEvBEsaNuBMr3uMuFhRaU8ABqZKvvVaCEGCfJAt72DxJT5wfMMjH/his3-09und01-imagens.pdf ou ainda fazer a impressão diretamente da fonte das imagens.
- A imagem nº1 disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Liceu_Piauiense#/media/File:Pal%C3%A1cio_do_Liceu_Piauiense.JPG acesso em 12 mar.2019, trata-se de uma Faculdade pública, ressalte a importância deste espaço para a formação de novos profissionais.
- A imagem nº2 disponível em: https://pt.wikipedia.org/weiki/Ficheiro:Igreja_matriz_de_Jatob%C3%A1_do_Piau%C3%AD.JPG acesso em 12 mar.2019, trata-se da Igreja Matriz da Cidade, sua principal funçãoé ser apoio e difulsor da fé Católica. Explique que muitas igrejas também servem como pólo de assistência social, cultura e educação, oferecendo cursos livres ou de alfabetização de adultos.
- A imagem nº3 disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Biblioteca_de_Boa_Hora_Piau%C3%AD.JPG acesso em 12 mar.2019, trata-se da Biblioteca Municipal, converse com os alunos a respeito da função e importância de uma biblioteca para a comunidade. Ressalte sua importância como espaço de cultura e lazer da sociedade.
- A imagem nº4 disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Assun%C3%A7%C3%A3o_do_Piau%C3%AD_prefeitura.JPG acesso em 12 mar.2019, trata-se da Prefeitura da Cidade , ressalte que a prefeitura é um Edifício público que abriga os serviços administrativos e é local de trabalho do prefeito da cidade.
Questione os alunos sobre a quem pertencem esses espaços. Espera-se que os alunos respondam que esses espaços pertencem a todos nós. Reforce que os espaços públicos são de uso comum, pertencem a toda a população e sua conservação cabe a todos.
- Atenção: esta atividade tem o intuito de resgatar a memória dos alunos em relação aos espaços públicos que conhecem, caso ache pertinente você poderá ajudá-los neste resgate.
Como adequar à sua realidade: É possível usar imagens dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.
Para você saber mais: SERPA, A. O Espaço Público na Cidade Contemporânea. São Paulo: Contexto, 2007.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre atividade anterior e reforce a ideia e funções dos espaços públicos. Nessa atividade os alunos farão uma investigação sobre a fonte. Esse vídeo é apenas uma referência para a atividade. Projete o vídeo Espaços públicos de estacionamento serão privatizados. Disponível em:https://www.youtube.com/watch?v=6tPjqX1Nm6k&feature=youtu.be , acesso 12 mar. 2019, que narra o descontentamento da população em relação a privatização de um estacionamento público.
Se preferir, use um vídeo de um acontecimento em um local público importante da sua cidade e proceda com os questionamentos para o estudo da fonte.
- O que narra esse vídeo?
- É possível saber a época que foi filmado o vídeo?
- O que é privatização?
- Quais as principais características e curiosidades deste vídeo?
- Por que a população desta cidade está lutando contra a privatização do estacionamento ?
- O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
- Por que a prefeitura está apoiando a privatização da estacionamento?
- Após as discussões peça para os alunos preencherem a ficha da fonte.
- Imprima a atividade https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mka4PvzUFfRaqKUXdA3SJGRjBmfjXjcky5Xk4KVexajgmz8UVGNeVW3xDsVF/questoes-para-estudo-da-fonte.pdf e entregue aos alunos ou faça a atividade registrando no quadro ou em um cartaz.
Converse com os alunos sobre os espaços públicos que podem ser livres como as praças, ruas, parques e praias, ou seja, há o completo direito de ir e vir. Em outros espaços existe a restrição ao acesso e à circulação da população. Podemos dar como exemplo os edifícios públicos, museus, escolas públicas, hospitais públicos e bibliotecas. Esses espaços são administrados pelo município, estado ou pela União e possuem horário de funcionamento e a população somente pode usufruir desses espaços nesses horários. A maior parte desses espaços têm acesso gratuito e não apresentam fins lucrativos. Amplie a conversa com as questões dos prós e contras da privatização.
Como adequar à sua realidade: Você poderá usar um vídeo problematizando uma situação dos lugares da sua cidade e proceder com a atividade.
Para você saber mais: Serviço Público: Conceito, privatização. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/4169/4169.PDF, acesso em 13 mar 2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Essa atividade será feita individualmente. Informe aos alunos que eles irão completar a tabela, indicando um local da cidade, apontar as suas funções e representar com desenhos este espaço. Reforce que os espaços que convivemos, tais como; praças, prédios públicos, ruas, cidades, etc, são espaços públicos, ou seja, são aqueles de uso comum e que pertencem a toda a população. Portanto devemos refletir como nos relacionamos com esse espaço. Seu usuário deve ser responsável e (co) responsável pela sua conservação.
Para imprimir a atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h8QgDTGqehMxpekes3dCjqgwPysZQHc2g798R3EB4tskspmx7wc8ckzQBspH/os-espacos-publicos-da-minha-cidade.pdf
Como adequar à sua realidade: Você poderá sugerir o uso de fotografias da cidade e colá-las no exemplo da sua cidade.
Para você saber mais: O espaço público ontem e hoje, disponível em: https://nahipermidia.wordpress.com/2009/12/09/o-espaco-publico-ontem-e-hoje/ acesso em 13 mar 2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp e PDF.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é reconhecer os espaços públicos e suas funções na sociedade. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online). Envie para os estudantes o arquivo de contextualização e peça que o respondam de forma intuitiva. Dê um tempo para eles responderem e compartilharem no grupo da turma. Em seguida, discuta as respostas conforme orientações do plano.
Problematização
Explique aos estudantes, via áudio, vídeo ou texto, as características dos espaços públicos e dos privados. Na sequência, compartilhe com eles o vídeo “Espaços públicos de estacionamento serão privatizados” e peça que, após assistirem ao vídeo, respondam as seguintes questões:
- O que narra esse vídeo?
- É possível saber a época que foi filmado o vídeo?
- O que é privatização?
- Por que a população desta cidade está lutando contra a privatização do estacionamento?
- O que mais chamou a sua atenção no vídeo?
- Por que a prefeitura está apoiando a privatização da estacionamento?
Siga as orientações de explicação sobre a temática que o plano apresenta, peça que os estudantes respondam as questões no caderno e compartilhe no grupo da turma.
Sistematização
Para a sistematização, os estudantes devem relacionar a temática estudada com a própria realidade. Por isso, é interessante que antes da atividade você faça uma retomada oral e exemplifique situações de uso dos espaços públicos e privados na cidade. Se possível, compartilhe fotos dos lugares com os estudantes. Compartilhe com os alunos o arquivo de sistematização. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Também pode agendar um momento síncrono, para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma. Dê o feedback das produções.
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Aula - Espaço público e privado”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI10, EF02HI11, EF04HI03 e EF04HI06 e com habilidades desconexa EF02ER01.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Renata da Silva Gonçalves
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: A noção de espaço público e privado
Objeto (s) de conhecimento: A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
Palavras-Chave: Espaços Públicos; Cidade; Pertencimento