10321
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 3º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Horas, minutos e segundos

Plano de aula de Matemática com atividades para 3º ano do Fundamental sobre Relação entre horas, minutos e segundos e unidades de medidas de tempo de curta ou longa duração

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: José Ricardo Azevedo da Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos

Objetivos específicos

  • Compreender que as unidades de medidas de tempo horas, minutos e segundos representam uma quantidade de tempo de longa ou curta duração;
  • Identificar início, término ou duração de uma atividade;
  • converter horas, minutos e segundos.



Conceito-chave

  • Relação entre horas, minutos e segundos;
  • unidades de medidas de tempo de curta ou longa duração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades de retomada impressas;
  • Atividade principal impressa;
  • Atividade complementar impressa;
  • Atividade raio x impressa;

Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: ao iniciar a aula explore as unidade de medida de tempo horas, minutos e segundos, converse com a turma apresente em um slide se possível, a conversa entre Guilherme e Bruno e retome os conceitos já estudados para que os alunos percebam que as unidades de medidas de tempo (horas, minutos e segundos) representam durações diferentes de tempo decorrido, dessa forma, distribuídas 60 partes iguais o intervalo de tempo é correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá o tempo total de um minuto e que uma hora equivale a 60 minutos.

Propósito: Perceber que horas minutos e segundos representam durações de tempo diferentes.

Discuta com a turma:

  • Se ele terminasse a leitura às 10 horas teriam se passado quantos minutos?
  • Vocês acham que em meia hora temos quantos minutos?
  • Como vocês podem identificar no relógio analógico as horas exatas? E do relógio digital?
  • O horário que Guilherme terminou a leitura foi às 9 horas e meia. De que forma vocês podem saber que algarismo representa meia hora no relógio analógico?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Partindo agora para a relação de unidade de medida de tempo horas e minutos, distribua a atividade de retomada e explore com os alunos outros fatos que podem ser praticados tanto em horas como em minutos, além de ler páginas de um livro, como por exemplo para pentear os cabelos, para almoçar, para fazer um curso, para assistir uma aula, para realizar uma atividade de educação física entre outros. Relembre os conceitos entre quantidades representativas entre horas e minutos.

Propósito: Relacionar as quantidades representadas em horas e minutos.

Discuta com a turma:

  • Uma corrida de 1 hora e meia é igual a quantos minutos?
  • Para tomar café da manhã, quantos minutos são gastos?
  • Se caso fossem 10 horas quantos minutos teriam se passado?
  • Onde ficará o ponteiro dos minutos? E o das horas?
  • Se fosse 9 horas e 15 minutos. Em que algarismo o ponteiro dos minutos estaria apontando?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Partindo agora para a unidade de medida de tempo minutos e segundos, escreva a informação no quadro ou se possível apresente no slide, explore com os alunos outros fatos que podem ser praticados em minutos, como por exemplo para pentear os cabelos, para almoçar entre outros. Pergunte aos alunos quais outras situações podem ocorrer em 1 ou 2 minutos. Retomando a unidade de medida de tempo segundos, explique que ao distribuímos em 60 partes iguais corresponde a um minuto, cada uma destas partes terá a duração precisa de um segundo, peça aos alunos que relatem outros tipos de situações que envolva esta unidade de medida de tempo.

Propósito: Relacionar minutos e segundos.

Discuta com a turma:

  • Uma corrida de 60 segundos é igual a quantos minutos?
  • Para tomar café da manhã, quantos minutos são gastos?
  • Qual das unidades de medidas de tempo minutos ou segundos representa maior quantidade?
  • O que vocês conseguem fazer em um minuto? E em um segundo?
  • Quantas vocês levam para fazer o dever de casa?
  • Em que esses conceitos podem te auxiliar em seu dia a dia?

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para que os alunos possam refletir qual é unidade de medida é a mais apropriada para medir o tempo de fazer um bolo.

Propósito: Identificar a unidade de medida de tempo apropriada.

Discuta com a turma:

  • Um bolo de aniversário é mais demorado para ser assado?
  • E se estivesse assando um churrasco demoraria horas ou minutos?
  • Em uma hora pode queimar o bolo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Oriente os alunos a sentarem em duplas e distribua as informações e a atividade proposta, oportunizando o momento para que leiam com atenção as informações das questões e questione que um dia é um intervalo de tempo relativamente longo, neste período você pode dormir, se alimentar, estudar, se divertir e fazer muitas outras coisas. Se dividirmos em 24 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um dia, cada uma destas partes de tempo corresponderá a exatamente uma hora. Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá a duração exata de um minuto, o que nos leva a concluir que uma hora equivale a 60 minutos, se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um minuto, cada uma destas partes terá a duração exata de um segundo, com isto concluímos que um minuto equivale a 60 segundos

Propósito: Resolver situações problemas com horas, minutos e segundos.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para transformar as horas em minutos?
  • O que você sabe sobre horas exatas?
  • Como vocês farão para converter os minutos em segundos?
  • Qual dessas atividades tem maior duração? E a menor?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que elaborem suas respostas estimule-os a relembrar os conceitos já estudados como por exemplo a quantidade de minutos em uma hora, a quantidade de segundos em minutos. Dialogue com a turma que se uma hora tem 60 minutos, quantos minutos há em 2 ou 3 horas, quantos segundos há em 2 minutos. Oriente-os que devem encontrar o início do horário da aula e o horário final e assim obter a duração total em horas ou minutos.

Propósito: Identificar o horário de início e fim de um acontecimento diário.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para saber em quanto tempo termina a aula de juliana?
  • Se a aula de juliana tivesse a duração de duas horas, então que horas terminaria?
  • Se a corrida de pedro durasse meia hora a menos, quantos minutos ele teria corrido?
  • Se pedro corresse meia hora a menos, quantos minutos teria corrido a maratona?
  • Que horário teria encerrado a corrida caso pedro começasse a correr às 9 horas da manhã?
  • Como vocês descobriram que Raíssa chegou à escola em 120 minutos?
  • Em que esta atividade pode te auxiliar em seu dia a dia?
  • Vocês já participaram de atividades como estas da situação problema? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicialmente comente de forma oral as possíveis resoluções dos alunos, peça que oralmente exponha suas ideias em relação a forma de resolver a questão. Em seguida selecione respostas e apresente para a turma, escreva-as no quadro, enfatize as estratégias que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham apresentado resultados corretos e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a conclusão do horário do término de um acontecimento.

Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual das resposta vocês concordam que é a correta?
  • Porque o grupo de Eduarda e Michel mararam 11h e 60 min?
  • Como o grupo de Jonas e leonardo fizeram para descobrir que o horário era meio dia?

Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com a turma algumas estratégias apresentadas em que possam perceber a maneira em que cada aluno pensou para concluir a atividade. Apresente em seguida as respostas de alguns alunos, escreva no quadro e oriente para que expressem suas soluções e questione se as formas adotadas são adequadas para a resolução da situação proposta. Aborde as respostas apresentadas para que percebam que algumas respostas podem ser divergentes e a possibilidade de analisar resultados corretos, direcione a turma para que compreendam que as horas podem ser convertidas em minutos.

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda que as horas podem ser convertidas em minutos.

Discuta com a turma:

  • Para transformar horas em minutos o que devemos fazer?
  • Porque Luan e Cristiano responderam 17 minutos?
  • O que Ângela e Laura concluíram para encontrar os 77 minutos?

Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Converse com a turma e pergunte se alguém fez diferente do que foi apresentado, e questione se há outra forma de resolver a questão além da adição e da multiplicação. Logo após compartilhe as soluções encontradas, escreva no quadro par que todos possam discutir as de que forma as resposta foi encontrada.

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda que há outras formas de solução que levam a resposta correta.

Discuta com a turma:

  • De que forma Otávio e Carla encontraram a resposta?
  • Porque o grupo de Lucas e Maria escolheu usar um multiplicação?
  • Alguma dupla respondeu de forma diferente?
  • Se Raíssa chegasse à escola em um minuto e meio, como vocês fariam para descobrir os segundos?

Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:

Guia de intervenção

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Finalize as atividades retomando o conteúdo trabalhado, sobre as unidades de medidas de tempo de curta e longa duração como horas, minutos e segundos e início e término de um acontecimento.

Propósito: Retomar os conteúdos estudados acerca do uso das unidades de medidas de tempos horas, minutos e segundos.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Slide sem título select-down

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos fazem uso dos conhecimentos obtidos durante aula.

Discuta com a turma:

  • Se caso o garoto observasse por meio minuto, quanto tempo seria?
  • Com vocês farão para descobrir onde ficará o ponteiro maior?
  • A partir do horário em que eles saíram do zoológico o ponteiro das horas mudará a sua posição para aumentar ou diminuir o tempo?
  • Se Renato ficasse olhando por 90 segundos, quantos minutos vocês acham que seria?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Título: Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Compartilhe com a turma o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: José Ricardo Azevedo da Silva

Mentor: Marcella de Oliveira Abreu Fontinele.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

(EF03MA22) Ler e registrar medidas e intervalos de tempo, utilizando relógios (analógico e digital) para informar os horários de início e término de realização de uma atividade e sua duração.

(EF03MA23) Ler horas em relógios digitais e em relógios analógicos e reconhecer a relação entre hora e minutos e entre minuto e segundos

Objetivos específicos

  • Compreender que as unidades de medidas de tempo horas, minutos e segundos representam uma quantidade de tempo de longa ou curta duração;
  • Identificar início, término ou duração de uma atividade;
  • converter horas, minutos e segundos.



Conceito-chave

  • Relação entre horas, minutos e segundos;
  • unidades de medidas de tempo de curta ou longa duração.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Atividades de retomada impressas;
  • Atividade principal impressa;
  • Atividade complementar impressa;
  • Atividade raio x impressa;
Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: ao iniciar a aula explore as unidade de medida de tempo horas, minutos e segundos, converse com a turma apresente em um slide se possível, a conversa entre Guilherme e Bruno e retome os conceitos já estudados para que os alunos percebam que as unidades de medidas de tempo (horas, minutos e segundos) representam durações diferentes de tempo decorrido, dessa forma, distribuídas 60 partes iguais o intervalo de tempo é correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá o tempo total de um minuto e que uma hora equivale a 60 minutos.

Propósito: Perceber que horas minutos e segundos representam durações de tempo diferentes.

Discuta com a turma:

  • Se ele terminasse a leitura às 10 horas teriam se passado quantos minutos?
  • Vocês acham que em meia hora temos quantos minutos?
  • Como vocês podem identificar no relógio analógico as horas exatas? E do relógio digital?
  • O horário que Guilherme terminou a leitura foi às 9 horas e meia. De que forma vocês podem saber que algarismo representa meia hora no relógio analógico?

Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Partindo agora para a relação de unidade de medida de tempo horas e minutos, distribua a atividade de retomada e explore com os alunos outros fatos que podem ser praticados tanto em horas como em minutos, além de ler páginas de um livro, como por exemplo para pentear os cabelos, para almoçar, para fazer um curso, para assistir uma aula, para realizar uma atividade de educação física entre outros. Relembre os conceitos entre quantidades representativas entre horas e minutos.

Propósito: Relacionar as quantidades representadas em horas e minutos.

Discuta com a turma:

  • Uma corrida de 1 hora e meia é igual a quantos minutos?
  • Para tomar café da manhã, quantos minutos são gastos?
  • Se caso fossem 10 horas quantos minutos teriam se passado?
  • Onde ficará o ponteiro dos minutos? E o das horas?
  • Se fosse 9 horas e 15 minutos. Em que algarismo o ponteiro dos minutos estaria apontando?

Materiais complementares para impressão:

Retomada

Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Partindo agora para a unidade de medida de tempo minutos e segundos, escreva a informação no quadro ou se possível apresente no slide, explore com os alunos outros fatos que podem ser praticados em minutos, como por exemplo para pentear os cabelos, para almoçar entre outros. Pergunte aos alunos quais outras situações podem ocorrer em 1 ou 2 minutos. Retomando a unidade de medida de tempo segundos, explique que ao distribuímos em 60 partes iguais corresponde a um minuto, cada uma destas partes terá a duração precisa de um segundo, peça aos alunos que relatem outros tipos de situações que envolva esta unidade de medida de tempo.

Propósito: Relacionar minutos e segundos.

Discuta com a turma:

  • Uma corrida de 60 segundos é igual a quantos minutos?
  • Para tomar café da manhã, quantos minutos são gastos?
  • Qual das unidades de medidas de tempo minutos ou segundos representa maior quantidade?
  • O que vocês conseguem fazer em um minuto? E em um segundo?
  • Quantas vocês levam para fazer o dever de casa?
  • Em que esses conceitos podem te auxiliar em seu dia a dia?
Slide Plano Aula

Título: Retomada

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue a atividade para que os alunos possam refletir qual é unidade de medida é a mais apropriada para medir o tempo de fazer um bolo.

Propósito: Identificar a unidade de medida de tempo apropriada.

Discuta com a turma:

  • Um bolo de aniversário é mais demorado para ser assado?
  • E se estivesse assando um churrasco demoraria horas ou minutos?
  • Em uma hora pode queimar o bolo?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Oriente os alunos a sentarem em duplas e distribua as informações e a atividade proposta, oportunizando o momento para que leiam com atenção as informações das questões e questione que um dia é um intervalo de tempo relativamente longo, neste período você pode dormir, se alimentar, estudar, se divertir e fazer muitas outras coisas. Se dividirmos em 24 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um dia, cada uma destas partes de tempo corresponderá a exatamente uma hora. Se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo correspondente a uma hora, cada uma destas 60 partes terá a duração exata de um minuto, o que nos leva a concluir que uma hora equivale a 60 minutos, se dividirmos em 60 partes iguais o intervalo de tempo relativo a um minuto, cada uma destas partes terá a duração exata de um segundo, com isto concluímos que um minuto equivale a 60 segundos

Propósito: Resolver situações problemas com horas, minutos e segundos.

Discuta com a turma:

  • Como fazer para transformar as horas em minutos?
  • O que você sabe sobre horas exatas?
  • Como vocês farão para converter os minutos em segundos?
  • Qual dessas atividades tem maior duração? E a menor?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: Atividade Principal

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Peça aos alunos que elaborem suas respostas estimule-os a relembrar os conceitos já estudados como por exemplo a quantidade de minutos em uma hora, a quantidade de segundos em minutos. Dialogue com a turma que se uma hora tem 60 minutos, quantos minutos há em 2 ou 3 horas, quantos segundos há em 2 minutos. Oriente-os que devem encontrar o início do horário da aula e o horário final e assim obter a duração total em horas ou minutos.

Propósito: Identificar o horário de início e fim de um acontecimento diário.

Discuta com a turma:

  • Como vocês fizeram para saber em quanto tempo termina a aula de juliana?
  • Se a aula de juliana tivesse a duração de duas horas, então que horas terminaria?
  • Se a corrida de pedro durasse meia hora a menos, quantos minutos ele teria corrido?
  • Se pedro corresse meia hora a menos, quantos minutos teria corrido a maratona?
  • Que horário teria encerrado a corrida caso pedro começasse a correr às 9 horas da manhã?
  • Como vocês descobriram que Raíssa chegou à escola em 120 minutos?
  • Em que esta atividade pode te auxiliar em seu dia a dia?
  • Vocês já participaram de atividades como estas da situação problema? Quais?

Materiais complementares para impressão:

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Inicialmente comente de forma oral as possíveis resoluções dos alunos, peça que oralmente exponha suas ideias em relação a forma de resolver a questão. Em seguida selecione respostas e apresente para a turma, escreva-as no quadro, enfatize as estratégias que já foram apresentadas por eles e acrescente como possibilidade aquelas que talvez não tenham apresentado resultados corretos e faça uma reflexão junto a classe para cheguem a conclusão do horário do término de um acontecimento.

Propósito: Discutir com a turma as soluções apresentadas.

Discuta com a turma:

  • Qual das resposta vocês concordam que é a correta?
  • Porque o grupo de Eduarda e Michel mararam 11h e 60 min?
  • Como o grupo de Jonas e leonardo fizeram para descobrir que o horário era meio dia?

Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Discuta com a turma algumas estratégias apresentadas em que possam perceber a maneira em que cada aluno pensou para concluir a atividade. Apresente em seguida as respostas de alguns alunos, escreva no quadro e oriente para que expressem suas soluções e questione se as formas adotadas são adequadas para a resolução da situação proposta. Aborde as respostas apresentadas para que percebam que algumas respostas podem ser divergentes e a possibilidade de analisar resultados corretos, direcione a turma para que compreendam que as horas podem ser convertidas em minutos.

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda que as horas podem ser convertidas em minutos.

Discuta com a turma:

  • Para transformar horas em minutos o que devemos fazer?
  • Porque Luan e Cristiano responderam 17 minutos?
  • O que Ângela e Laura concluíram para encontrar os 77 minutos?

Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: Discussão da solução

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Converse com a turma e pergunte se alguém fez diferente do que foi apresentado, e questione se há outra forma de resolver a questão além da adição e da multiplicação. Logo após compartilhe as soluções encontradas, escreva no quadro par que todos possam discutir as de que forma as resposta foi encontrada.

Propósito: Espera-se que o aluno compreenda que há outras formas de solução que levam a resposta correta.

Discuta com a turma:

  • De que forma Otávio e Carla encontraram a resposta?
  • Porque o grupo de Lucas e Maria escolheu usar um multiplicação?
  • Alguma dupla respondeu de forma diferente?
  • Se Raíssa chegasse à escola em um minuto e meio, como vocês fariam para descobrir os segundos?

Acesse aqui o Guia de Intervenção para analisar os possíveis erros e dificuldades dos alunos:

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Título: Encerramento

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Finalize as atividades retomando o conteúdo trabalhado, sobre as unidades de medidas de tempo de curta e longa duração como horas, minutos e segundos e início e término de um acontecimento.

Propósito: Retomar os conteúdos estudados acerca do uso das unidades de medidas de tempos horas, minutos e segundos.

Indicações de leitura e estudo ao professor:

Slide Plano Aula

Título: Raio X

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem.

Propósito: Avaliar se os alunos fazem uso dos conhecimentos obtidos durante aula.

Discuta com a turma:

  • Se caso o garoto observasse por meio minuto, quanto tempo seria?
  • Com vocês farão para descobrir onde ficará o ponteiro maior?
  • A partir do horário em que eles saíram do zoológico o ponteiro das horas mudará a sua posição para aumentar ou diminuir o tempo?
  • Se Renato ficasse olhando por 90 segundos, quantos minutos vocês acham que seria?

Materiais complementares para impressão:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 3º ano :

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os alunos aprendem unidades não padronizadas e padronizadas de comprimento, capacidade e massas, transformações básicas de unidades de medida de comprimento, capacidade e massa (as mais usuais), comparação entre áreas e noção de medida de área.

MAIS AULAS DE Matemática do 3º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA22 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03MA23 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano