17140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 1º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Diferentes tipos de materiais

Plano de aula de Geografia com atividades para 1º ano do Fundamental sobre reconhecer os materiais utilizados para a produção dos objetos da sala de aula.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Marina Campos Do Nascimento Paulino

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos slides

Material complementar: Impressão da tabela para a sistematização, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BCnfhA2ajPtuJRkDEupHmB3WKTZuNShDwN4rBbe8MuaHYpbgHZ3PzaaA6w37/geo1-06und01-tabela-para-a-sistematizacao.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula aos alunos e explique que durante a aula eles irão refletir sobre os diferentes tipos de materiais com o qual são feitos alguns objetos da sala de aula.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete ou mostre a figura impressa aos alunos e peça para que eles falem o que a imagem representa.

Após os alunos identificarem que são pedaços de madeira, questione-os: O que é possível fazer com esse material? Monte uma tabela prévia na lousa com as diferentes proposições dos alunos. De acordo com o que forem relatando, pergunte se o mesmo objeto pode ser feito com outro material. Por exemplo, se disserem que a madeira pode ser usada para uma mesa, induza-os a pensar que outros tipos de materiais já viram sendo usados para fazer uma mesa.

Permita que os alunos se manifestem livremente, sem fazer grandes intervenções, pois o assunto será aprofundado no decorrer da aula mas realiza a mediação para a construção da temática proposta no plano.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia para os alunos as questões propostas no slide e questione-os sobre que outros tipos de materiais existem. Leve os alunos a refletirem sobre o fato de que todos os objetos são feitos com algum tipo de material.

Permita que os alunos se manifestem e anote as informações no quadro. Você pode instigar os alunos a dar exemplos de objetos que são feitos com esses materiais.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Providencie previamente quatro caixas de papelão ou cestos. Em seguida, separe a turma em quatro grupos e proponha aos alunos um desafio. Entregue a cada grupo um caixa ou cesto e explique que cada um representará um material diferente: madeira, metal, papel, plástico. Explique que você irá marcar um tempo de 15 minutos e dentro desse tempo cada grupo deverá encontrar, dentro da classe, o máximo de objetos com o material que está representando.

Ao final desse tempo peça para que cada grupo, um de cada vez, mostre para a turma os materiais que conseguiram encontrar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após a brincadeira, converse com a turma sobre os objetos encontrados pelos alunos e aproveite o momento para realizar intervenções, caso haja algum objeto que não corresponde ao material que o grupo representa.

Na sequência, proponha aos alunos um registro dos objetos que identificaram. Para isso, preencha com eles uma tabela (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BCnfhA2ajPtuJRkDEupHmB3WKTZuNShDwN4rBbe8MuaHYpbgHZ3PzaaA6w37/geo1-06und01-tabela-para-a-sistematizacao.pdf) onde deverão registrar cada objeto de acordo com o material. Escreva no quadro as conclusões ao qual chegaram e peça para que cada aluno copie-as. Dependendo do nível alfabetização da turma, substitua a atividade escrita por um registro através de desenhos.

Após o preenchimento da tabela é importante promover aos alunos uma reflexão, explicando os diferentes tipos de materiais, podendo inclusive mencionar de forma superficial a matéria-prima utilizada em cada caso. Aproveite esse momento para exemplificar outras formas de uso, relacionando os materiais com outros objetos da sala de aula, que não tenham sido mencionados pelos grupos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos slides

Material complementar: Impressão da tabela para a sistematização, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BCnfhA2ajPtuJRkDEupHmB3WKTZuNShDwN4rBbe8MuaHYpbgHZ3PzaaA6w37/geo1-06und01-tabela-para-a-sistematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula aos alunos e explique que durante a aula eles irão refletir sobre os diferentes tipos de materiais com o qual são feitos alguns objetos da sala de aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: Projete ou mostre a figura impressa aos alunos e peça para que eles falem o que a imagem representa.

Após os alunos identificarem que são pedaços de madeira, questione-os: O que é possível fazer com esse material? Monte uma tabela prévia na lousa com as diferentes proposições dos alunos. De acordo com o que forem relatando, pergunte se o mesmo objeto pode ser feito com outro material. Por exemplo, se disserem que a madeira pode ser usada para uma mesa, induza-os a pensar que outros tipos de materiais já viram sendo usados para fazer uma mesa.

Permita que os alunos se manifestem livremente, sem fazer grandes intervenções, pois o assunto será aprofundado no decorrer da aula mas realiza a mediação para a construção da temática proposta no plano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Leia para os alunos as questões propostas no slide e questione-os sobre que outros tipos de materiais existem. Leve os alunos a refletirem sobre o fato de que todos os objetos são feitos com algum tipo de material.

Permita que os alunos se manifestem e anote as informações no quadro. Você pode instigar os alunos a dar exemplos de objetos que são feitos com esses materiais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Providencie previamente quatro caixas de papelão ou cestos. Em seguida, separe a turma em quatro grupos e proponha aos alunos um desafio. Entregue a cada grupo um caixa ou cesto e explique que cada um representará um material diferente: madeira, metal, papel, plástico. Explique que você irá marcar um tempo de 15 minutos e dentro desse tempo cada grupo deverá encontrar, dentro da classe, o máximo de objetos com o material que está representando.

Ao final desse tempo peça para que cada grupo, um de cada vez, mostre para a turma os materiais que conseguiram encontrar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Após a brincadeira, converse com a turma sobre os objetos encontrados pelos alunos e aproveite o momento para realizar intervenções, caso haja algum objeto que não corresponde ao material que o grupo representa.

Na sequência, proponha aos alunos um registro dos objetos que identificaram. Para isso, preencha com eles uma tabela (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BCnfhA2ajPtuJRkDEupHmB3WKTZuNShDwN4rBbe8MuaHYpbgHZ3PzaaA6w37/geo1-06und01-tabela-para-a-sistematizacao.pdf) onde deverão registrar cada objeto de acordo com o material. Escreva no quadro as conclusões ao qual chegaram e peça para que cada aluno copie-as. Dependendo do nível alfabetização da turma, substitua a atividade escrita por um registro através de desenhos.

Após o preenchimento da tabela é importante promover aos alunos uma reflexão, explicando os diferentes tipos de materiais, podendo inclusive mencionar de forma superficial a matéria-prima utilizada em cada caso. Aproveite esse momento para exemplificar outras formas de uso, relacionando os materiais com outros objetos da sala de aula, que não tenham sido mencionados pelos grupos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 1º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01GE06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano