Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Equipamento para projeção ou impressão dos slides
Material complementar: Impressão da tabela para a sistematização, disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BCnfhA2ajPtuJRkDEupHmB3WKTZuNShDwN4rBbe8MuaHYpbgHZ3PzaaA6w37/geo1-06und01-tabela-para-a-sistematizacao.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula aos alunos e explique que durante a aula eles irão refletir sobre os diferentes tipos de materiais com o qual são feitos alguns objetos da sala de aula.
Contextualização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Projete ou mostre a figura impressa aos alunos e peça para que eles falem o que a imagem representa.
Após os alunos identificarem que são pedaços de madeira, questione-os: O que é possível fazer com esse material? Monte uma tabela prévia na lousa com as diferentes proposições dos alunos. De acordo com o que forem relatando, pergunte se o mesmo objeto pode ser feito com outro material. Por exemplo, se disserem que a madeira pode ser usada para uma mesa, induza-os a pensar que outros tipos de materiais já viram sendo usados para fazer uma mesa.
Permita que os alunos se manifestem livremente, sem fazer grandes intervenções, pois o assunto será aprofundado no decorrer da aula mas realiza a mediação para a construção da temática proposta no plano.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Leia para os alunos as questões propostas no slide e questione-os sobre que outros tipos de materiais existem. Leve os alunos a refletirem sobre o fato de que todos os objetos são feitos com algum tipo de material.
Permita que os alunos se manifestem e anote as informações no quadro. Você pode instigar os alunos a dar exemplos de objetos que são feitos com esses materiais.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Providencie previamente quatro caixas de papelão ou cestos. Em seguida, separe a turma em quatro grupos e proponha aos alunos um desafio. Entregue a cada grupo um caixa ou cesto e explique que cada um representará um material diferente: madeira, metal, papel, plástico. Explique que você irá marcar um tempo de 15 minutos e dentro desse tempo cada grupo deverá encontrar, dentro da classe, o máximo de objetos com o material que está representando.
Ao final desse tempo peça para que cada grupo, um de cada vez, mostre para a turma os materiais que conseguiram encontrar.
Sistematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Após a brincadeira, converse com a turma sobre os objetos encontrados pelos alunos e aproveite o momento para realizar intervenções, caso haja algum objeto que não corresponde ao material que o grupo representa.
Na sequência, proponha aos alunos um registro dos objetos que identificaram. Para isso, preencha com eles uma tabela (disponível para impressão no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BCnfhA2ajPtuJRkDEupHmB3WKTZuNShDwN4rBbe8MuaHYpbgHZ3PzaaA6w37/geo1-06und01-tabela-para-a-sistematizacao.pdf) onde deverão registrar cada objeto de acordo com o material. Escreva no quadro as conclusões ao qual chegaram e peça para que cada aluno copie-as. Dependendo do nível alfabetização da turma, substitua a atividade escrita por um registro através de desenhos.
Após o preenchimento da tabela é importante promover aos alunos uma reflexão, explicando os diferentes tipos de materiais, podendo inclusive mencionar de forma superficial a matéria-prima utilizada em cada caso. Aproveite esse momento para exemplificar outras formas de uso, relacionando os materiais com outros objetos da sala de aula, que não tenham sido mencionados pelos grupos.