17085
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Os efeitos da crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Os efeitos da crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Envie o objetivo da aula, o documento com o texto proposto sobre a República de Weimar e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- De acordo com o texto, quais eram os ideais do partido nazista alemão?
- Qual o resultado da Quebra da Bolsa de Nova York para a economia alemã?
- Os nazistas receberam apoio de qual setor da sociedade para fazerem de Hitler o chanceler da Alemanha em 1933?
- Como se iniciou o Terceiro Reich (período de governo de Hitler)?

Questões para responder:
- O que foi a República de Weimar?
- Defina as características e os acontecimentos da terceira fase da República de Weimar?

Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso pelo Google Sala de Aula, e-mail ou no grupo da sala no Whatsapp ou Facebook. Você pode mandar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise do texto, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar agrupados ou trabalhar individualmente. Encaminhe o texto e os questionamentos propostos na etapa.

Questões para refletir:
- De acordo com a tabela, qual a taxa de desemprego na Alemanha em 1929? E em 1932? Havia mais ou menos pessoas desempregadas em 1932 em relação a 1929?
- De acordo com a tabela, quantas cadeiras eram ocupadas por nazistas no Parlamento Alemão em 1928? E em 1933? O número de nazistas eleitos em 1933 era maior ou menor do que em 1928?

Questão para responder:
- Com base nos dados apontados no texto e na tabela, que relação é possível estabelecer entre os efeitos causados pela crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo na Alemanha?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder a questão. Eles podem enviar as respostas por escrito, áudios ou vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes na fonte que os alunos possam não ter percebido e acrescentando informações.

Uma alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder a questão e debater, e para que você contextualize a fonte e acrescente informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe as informações sobre como fazer um mapa mental e proponha que produzam os mapas relacionando os conceitos propostos na etapa.

Eles podem fazer os próprios mapas mentais em folha sulfite ou de caderno e enviar fotos. Também podem fazê-los virtualmente, utilizando um aplicativo ou software que permita edição de imagem e texto, como o Google Docs ou Apresentações.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos compartilhem os mapas mentais com você e o restante da turma, ou eles podem enviar as produções no grupo da sala, pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem os mapas com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.

As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a República de Weimar na matéria da DW Brasil  (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar):disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
   

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_12UND02

(EF09HI12) Analisar a crise capitalista de 1929 e seus desdobramentos em relação à economia global.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Totalitarismos e conflitos mundiais do 9º ano:

MAIS AULAS DE História do 9º ano:

9º ano / História / Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas