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Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - Os efeitos da crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Os efeitos da crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão

Plano 02 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados; folha em branco; data show (se houver); pincel ou giz para escrever no quadro.

Material complementar:

República de Weimar e a ascensão do nazismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7A7YyDYS68ycra2XB5H2pqv6VaqfADP8WFqkDCgjZmWsnyz8NRJz4BbY2vFE/his9-12und02-republica-de-weimar-e-a-ascensao-do-nazismo.pdf

Arquivo presente no site Brasil escola e escrito por Tales Fernando Pinto.

A crise no mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TwFn5gaXtsQBuDBSyyQZtEt4qrD3PGcDRjuedaE6XYETCmptVwcbTDWKamS3/his9-12und02-a-crise-no-mundo.pdf

Arquivo presente em http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/crise-de-1929.html

Linha do tempo (Modelo/Gabarito)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPVZC4vKzb3w9626QbZrcqVtwcv6W3AbW8NNTunZmGhp3UuXwGDnzRuWzBBc/linha-do-tempo-gabarito-his9-12und02.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre a Crise de 1929, consulte:

- HOBSBAWM, Eric. Rumo ao abismo econômico. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
p. 90-112.

- SANT’ANNA, Ivan. 1929 Quebra da Bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

- SILVA, Daniel Neves. Crise de 1929. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.

Para conhecer mais sobre a República de Weimar, consulte:

- GAY, Peter. A cultura de Weimar. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

- LOUREIRO, Isabel. A revolução alemã (1918-1923). São Paulo: Unesp, 2005.

- RICHARD, Lionel. A República de Weimar (1919-1933). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

- KLEIN, Claude. Weimar. São Paulo: Perspectiva, 1995.

Para conhecer mais sobre a ascensão do nazismo, consulte:

- LENHARO, Alcir. Nazismo - o triunfo da vontade. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

- PARADA, Maurício. A ascensão dos fascismos. In:___. Formação do mundo contemporâneo - o século estilhaçado. Petropólis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC, 2014. p. 115-140.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam compreender a relação entre os efeitos (consequências) da grande crise econômica de 1929

e seus desdobramentos na denominada República de Weimar, o que levou à ascensão de Hitler e do Partido Nazista Alemão, e iniciaria o período totalitário na Alemanha conhecido como III Reich, desencadeando posteriormente a Segunda Guerra Mundial.

Neste sentido, o professor deve se colocar como um intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto, de modo que consigam estabelecer a relação entre os efeitos causados pela crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo dos alunos. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo e sua atitude historiadora.

Para tanto, separe a turma em grupos de cinco alunos, de forma que possam se ajudar mutuamente no grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.

O professor deve entregar impresso aos grupos e/ou projetar no data show o texto “República de Weimar e a ascensão do nazismo”, de Tales Fernando Pinto, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7A7YyDYS68ycra2XB5H2pqv6VaqfADP8WFqkDCgjZmWsnyz8NRJz4BbY2vFE/his9-12und02-republica-de-weimar-e-a-ascensao-do-nazismo.pdf

arquivo presente no site Brasil Escola.

Posteriormente à entrega do material, o professor deve projetar o presente slide; escrever o questionamento nele contido no quadro ou entregar uma folha com a pergunta aos alunos, solicitando que durante a análise da imagem e do texto reflitam acerca da pergunta realizada, e anotem em uma folha em branco, uma resposta sintética a esta pergunta, conforme a interpretação do texto bem como do conhecimento prévio que possuem sobre o assunto.

O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Neste momento da aula, espera-se que os alunos consigam compreender o que foi o período da História Alemã conhecido como República de Weimar, que compreende o momento posterior ao fim da Primeira Guerra Mundial e vai até a ascensão do Partido Nazista alemão e da chegada de Hitler ao poder. Período, portanto, de grande turbulência econômica, social e política, onde os alemães enfrentam na denominada terceira fase da República de Weimar
os efeitos causados pela grande crise econômica de 1929, o que abriria caminho para a chegada dos nazista ao poder e o consequente início do III Reich alemão.

O objetivo desta etapa da aula, portanto, é que os grupos definam o que foi a República de Weimar, assimilando principalmente as características e os acontecimentos da terceira fase deste importante período histórico, percebendo como a Alemanha sofre com as consequências causadas pela grande depressão de 1929 que se iniciou nos Estados Unidos e atingiu o restante do mundo, dando novos rumos à História da Europa e especialmente da Alemanha para sempre. Feito isso o objetivo desta etapa da aula estará cumprido.

Para você saber mais:

A República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão

Após 1920 a Alemanha vivenciou uma profunda crise social e econômica, oriunda dos impactos sofridos durante a 1º Guerra Mundial e as consequências impostas pelo Tratado de Versalhes. Foi instituído neste período a República de Weimar, governo constitucional que durou de 1918 a 1933, e era formado por uma coalizão de socialistas, católicos e socialdemocratas, sendo regido por uma Constituição progressista que previa inúmeros direitos. Durante este período houve uma intensa onda de insatisfação social em virtude da grave crise econômica enfrentada pela Alemanha. Foi fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazi), com forte apelo nacionalista, e se contrapunha aos comunistas. Em 1923 houve tentativa de golpe frustrada, o que levaria Hitler para a prisão, onde este escreveria sua obra Mein Kampf (Minha luta), desenvolvendo os fundamentos do nazismo, como:

a - Existência da raça ariana.

b - Nacionalismo exacerbado.

c - Totalitarismo.

d – Anticomunismo.

e - Princípio do espaço vital.

O agravamento da situação econômica com a crise de 1929 e a fragilização das instituições políticas da República de Weimar fizeram com que nas eleições de 1932 o Partido Nacional Socialista conquistasse a maioria parlamentar. Em 1933 Hitler se torna chanceler e instala uma ditadura totalitária na Alemanha, eliminando as oposições partidárias, da imprensa, de sindicatos, e suspendendo diversos direitos políticos e sociais. Cria a Gestapo (polícia secreta do Estado) e a SS Seções de Segurança (polícia política do partido).

(Texto elaborado pelo autor do plano)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mantenha os grupos formados e entregue cópia de trechos do texto “A crise no mundo”, disponível no endereço eletrônico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TwFn5gaXtsQBuDBSyyQZtEt4qrD3PGcDRjuedaE6XYETCmptVwcbTDWKamS3/his9-12und02-a-crise-no-mundo.pdf e arquivo disponível em http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/crise-de-1929.html

Acesso em: 9 nov. 2018.

O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do texto (documento), perguntando se necessário ao professor, dúvidas que tenham sobre palavras e conceitos presentes no mesmo.

Durante a leitura do texto e a análise da tabela contida nele, os alunos não só podem como devem anotar informações que entendam relevantes para a compreensão da relação entre a crise de 1929 e a ascensão do nazismo e de Hitler na República de Weimar.

Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise dos textos, tenham em mente o questionamento feito no slide, que pode ser projetado no data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos. Peça que refletindo sobre as questões, os grupos anotem em uma folha, que pode ser a mesma utilizada na reflexão do Contexto, uma breve resposta, possível e coletiva, sobre os questionamentos feitos.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Neste momento da aula, espera-se que os alunos possam analisar o texto, e especialmente os dados contidos na tabela, estabelecendo a relação entre a crise de 1929 e a ascensão de Hitler e do Nazismo na República de Weimar. Para tanto, os alunos devem apontar a relação dos dados contidos na tabela
que mostram que o desemprego no período de 1929 a 1932 aumenta e, consequentemente, no período de 1928 a 1933, o Partido Nazista Alemão aumenta consideravelmente sua representação no Parlamento, até conquistar o poder definitivamente implantado o III Reich e seus mecanismos totalitários.

Desta maneira, objetiva-se neste momento da aula que os alunos consigam estabelecer concretamente que os efeitos sofridos pela República de Weimar na Alemanha em virtude da grande crise de 1929, possibilitou o fortalecimento e a consolidação do Partido Nazista, com seu crescimento eleitoral, ocasionando com isso a chegada de Hitler ao poder em 1933. Observado isso, o objetivo desta etapa da aula estará cumprido.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ainda com os grupos formados, peça aos alunos que construam em uma folha em branco um mapa mental, relacionando as palavras-chave indicadas neste slide.

O objetivo desta última etapa da aula é consolidar aquilo que foi discutido e analisado durante as outras etapas (Contexto e Problematização). Para tanto, os alunos não só podem como devem utilizar todo o material de anotação dos outros momentos da aula.

A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização da atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique a finalização da aula e da atividade proposta.

Após a construção do mapa, as folhas devem ser afixadas em algum local da sala ou da escola, predeterminado pelo professor, a fim de que todos que entrarem em contato com o material possam compreender os impactos da crise de 1929 na República de Weimar, especialmente no que concerne à ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha.

O compartilhamento será importante para que os grupos possam compreender com base em uma sequência cronológica os acontecimentos que se sucedem na República de Weimar com a crise de 1929 e causam a ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha, ocasionando o estabelecimento do

III Reich.

A Sistematização, portanto, deve ser o momento de observar se o objetivo inicial da aula foi atingido e se os alunos conseguiram compreender que inflação, desemprego, falta de recursos e outros efeitos causados pela grande depressão de 1929 possibilitaram ao Partido Nazista Alemão ascender ao poder por meio da representação no Parlamento e posteriormente ocupar o comando da Alemanha por meio de Hitler, instituindo um regime totalitário no país.

Para saber mais sobre o que é e como elaborar mapas mentais, consultar os seguintes links:

https://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/mapa-mental/

https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI12, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados; folha em branco; data show (se houver); pincel ou giz para escrever no quadro.

Material complementar:

República de Weimar e a ascensão do nazismo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7A7YyDYS68ycra2XB5H2pqv6VaqfADP8WFqkDCgjZmWsnyz8NRJz4BbY2vFE/his9-12und02-republica-de-weimar-e-a-ascensao-do-nazismo.pdf

Arquivo presente no site Brasil escola e escrito por Tales Fernando Pinto.

A crise no mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TwFn5gaXtsQBuDBSyyQZtEt4qrD3PGcDRjuedaE6XYETCmptVwcbTDWKamS3/his9-12und02-a-crise-no-mundo.pdf

Arquivo presente em http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/crise-de-1929.html

Linha do tempo (Modelo/Gabarito)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VPVZC4vKzb3w9626QbZrcqVtwcv6W3AbW8NNTunZmGhp3UuXwGDnzRuWzBBc/linha-do-tempo-gabarito-his9-12und02.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre a Crise de 1929, consulte:

- HOBSBAWM, Eric. Rumo ao abismo econômico. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
p. 90-112.

- SANT’ANNA, Ivan. 1929 Quebra da Bolsa de Nova York: a história real dos que viveram um dos eventos mais impactantes do mundo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2014.

- SILVA, Daniel Neves. Crise de 1929. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise29.htm>. Acesso em: 8 de fevereiro de 2019.

Para conhecer mais sobre a República de Weimar, consulte:

- GAY, Peter. A cultura de Weimar. São Paulo: Paz e Terra, 1978.

- LOUREIRO, Isabel. A revolução alemã (1918-1923). São Paulo: Unesp, 2005.

- RICHARD, Lionel. A República de Weimar (1919-1933). São Paulo: Companhia das Letras, 1988.

- KLEIN, Claude. Weimar. São Paulo: Perspectiva, 1995.

Para conhecer mais sobre a ascensão do nazismo, consulte:

- LENHARO, Alcir. Nazismo - o triunfo da vontade. 7ª ed. São Paulo: Ática, 2006.

- PARADA, Maurício. A ascensão dos fascismos. In:___. Formação do mundo contemporâneo - o século estilhaçado. Petropólis: Vozes; Rio de Janeiro: PUC, 2014. p. 115-140.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam compreender a relação entre os efeitos (consequências) da grande crise econômica de 1929

e seus desdobramentos na denominada República de Weimar, o que levou à ascensão de Hitler e do Partido Nazista Alemão, e iniciaria o período totalitário na Alemanha conhecido como III Reich, desencadeando posteriormente a Segunda Guerra Mundial.

Neste sentido, o professor deve se colocar como um intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto, de modo que consigam estabelecer a relação entre os efeitos causados pela crise de 1929 na República de Weimar e a ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo dos alunos. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo e sua atitude historiadora.

Para tanto, separe a turma em grupos de cinco alunos, de forma que possam se ajudar mutuamente no grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.

O professor deve entregar impresso aos grupos e/ou projetar no data show o texto “República de Weimar e a ascensão do nazismo”, de Tales Fernando Pinto, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7A7YyDYS68ycra2XB5H2pqv6VaqfADP8WFqkDCgjZmWsnyz8NRJz4BbY2vFE/his9-12und02-republica-de-weimar-e-a-ascensao-do-nazismo.pdf

arquivo presente no site Brasil Escola.

Posteriormente à entrega do material, o professor deve projetar o presente slide; escrever o questionamento nele contido no quadro ou entregar uma folha com a pergunta aos alunos, solicitando que durante a análise da imagem e do texto reflitam acerca da pergunta realizada, e anotem em uma folha em branco, uma resposta sintética a esta pergunta, conforme a interpretação do texto bem como do conhecimento prévio que possuem sobre o assunto.

O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Neste momento da aula, espera-se que os alunos consigam compreender o que foi o período da História Alemã conhecido como República de Weimar, que compreende o momento posterior ao fim da Primeira Guerra Mundial e vai até a ascensão do Partido Nazista alemão e da chegada de Hitler ao poder. Período, portanto, de grande turbulência econômica, social e política, onde os alemães enfrentam na denominada terceira fase da República de Weimar
os efeitos causados pela grande crise econômica de 1929, o que abriria caminho para a chegada dos nazista ao poder e o consequente início do III Reich alemão.

O objetivo desta etapa da aula, portanto, é que os grupos definam o que foi a República de Weimar, assimilando principalmente as características e os acontecimentos da terceira fase deste importante período histórico, percebendo como a Alemanha sofre com as consequências causadas pela grande depressão de 1929 que se iniciou nos Estados Unidos e atingiu o restante do mundo, dando novos rumos à História da Europa e especialmente da Alemanha para sempre. Feito isso o objetivo desta etapa da aula estará cumprido.

Para você saber mais:

A República de Weimar e a ascensão do nazismo alemão

Após 1920 a Alemanha vivenciou uma profunda crise social e econômica, oriunda dos impactos sofridos durante a 1º Guerra Mundial e as consequências impostas pelo Tratado de Versalhes. Foi instituído neste período a República de Weimar, governo constitucional que durou de 1918 a 1933, e era formado por uma coalizão de socialistas, católicos e socialdemocratas, sendo regido por uma Constituição progressista que previa inúmeros direitos. Durante este período houve uma intensa onda de insatisfação social em virtude da grave crise econômica enfrentada pela Alemanha. Foi fundado o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazi), com forte apelo nacionalista, e se contrapunha aos comunistas. Em 1923 houve tentativa de golpe frustrada, o que levaria Hitler para a prisão, onde este escreveria sua obra Mein Kampf (Minha luta), desenvolvendo os fundamentos do nazismo, como:

a - Existência da raça ariana.

b - Nacionalismo exacerbado.

c - Totalitarismo.

d – Anticomunismo.

e - Princípio do espaço vital.

O agravamento da situação econômica com a crise de 1929 e a fragilização das instituições políticas da República de Weimar fizeram com que nas eleições de 1932 o Partido Nacional Socialista conquistasse a maioria parlamentar. Em 1933 Hitler se torna chanceler e instala uma ditadura totalitária na Alemanha, eliminando as oposições partidárias, da imprensa, de sindicatos, e suspendendo diversos direitos políticos e sociais. Cria a Gestapo (polícia secreta do Estado) e a SS Seções de Segurança (polícia política do partido).

(Texto elaborado pelo autor do plano)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mantenha os grupos formados e entregue cópia de trechos do texto “A crise no mundo”, disponível no endereço eletrônico

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TwFn5gaXtsQBuDBSyyQZtEt4qrD3PGcDRjuedaE6XYETCmptVwcbTDWKamS3/his9-12und02-a-crise-no-mundo.pdf e arquivo disponível em http://educacao.globo.com/historia/assunto/mundo-em-tempos-de-guerra/crise-de-1929.html

Acesso em: 9 nov. 2018.

O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do texto (documento), perguntando se necessário ao professor, dúvidas que tenham sobre palavras e conceitos presentes no mesmo.

Durante a leitura do texto e a análise da tabela contida nele, os alunos não só podem como devem anotar informações que entendam relevantes para a compreensão da relação entre a crise de 1929 e a ascensão do nazismo e de Hitler na República de Weimar.

Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise dos textos, tenham em mente o questionamento feito no slide, que pode ser projetado no data show; escrito no quadro ou entregue impresso para os grupos. Peça que refletindo sobre as questões, os grupos anotem em uma folha, que pode ser a mesma utilizada na reflexão do Contexto, uma breve resposta, possível e coletiva, sobre os questionamentos feitos.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Neste momento da aula, espera-se que os alunos possam analisar o texto, e especialmente os dados contidos na tabela, estabelecendo a relação entre a crise de 1929 e a ascensão de Hitler e do Nazismo na República de Weimar. Para tanto, os alunos devem apontar a relação dos dados contidos na tabela
que mostram que o desemprego no período de 1929 a 1932 aumenta e, consequentemente, no período de 1928 a 1933, o Partido Nazista Alemão aumenta consideravelmente sua representação no Parlamento, até conquistar o poder definitivamente implantado o III Reich e seus mecanismos totalitários.

Desta maneira, objetiva-se neste momento da aula que os alunos consigam estabelecer concretamente que os efeitos sofridos pela República de Weimar na Alemanha em virtude da grande crise de 1929, possibilitou o fortalecimento e a consolidação do Partido Nazista, com seu crescimento eleitoral, ocasionando com isso a chegada de Hitler ao poder em 1933. Observado isso, o objetivo desta etapa da aula estará cumprido.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Ainda com os grupos formados, peça aos alunos que construam em uma folha em branco um mapa mental, relacionando as palavras-chave indicadas neste slide.

O objetivo desta última etapa da aula é consolidar aquilo que foi discutido e analisado durante as outras etapas (Contexto e Problematização). Para tanto, os alunos não só podem como devem utilizar todo o material de anotação dos outros momentos da aula.

A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização da atividade é de 15 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique a finalização da aula e da atividade proposta.

Após a construção do mapa, as folhas devem ser afixadas em algum local da sala ou da escola, predeterminado pelo professor, a fim de que todos que entrarem em contato com o material possam compreender os impactos da crise de 1929 na República de Weimar, especialmente no que concerne à ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha.

O compartilhamento será importante para que os grupos possam compreender com base em uma sequência cronológica os acontecimentos que se sucedem na República de Weimar com a crise de 1929 e causam a ascensão do nazismo e de Hitler na Alemanha, ocasionando o estabelecimento do

III Reich.

A Sistematização, portanto, deve ser o momento de observar se o objetivo inicial da aula foi atingido e se os alunos conseguiram compreender que inflação, desemprego, falta de recursos e outros efeitos causados pela grande depressão de 1929 possibilitaram ao Partido Nazista Alemão ascender ao poder por meio da representação no Parlamento e posteriormente ocupar o comando da Alemanha por meio de Hitler, instituindo um regime totalitário no país.

Para saber mais sobre o que é e como elaborar mapas mentais, consultar os seguintes links:

https://www.sbcoaching.com.br/blog/atinja-objetivos/mapa-mental/

https://manualdasecretaria.com.br/mapa-mental/

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