17069
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 5º ano > Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

Plano de aula - Formação cultural de um povo

Plano de aula de História com atividades para 5º ano do EF sobre Formação cultural de um povo

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Magda Pereira Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens e letra de música.

Material complementar:

Materiais para impressão

HIS5_01UND05 - POEMA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zueAW9XBGKEwv4jz692tuD5JBP3wCnRDjjejUyWRdvdCgBvZDRHppXeZrrZj/his5-01und05-poema.pdf

HIS5_01UND05 - IMAGENS GRUPOS INDÍGENAS

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte aos alunos quem foram os primeiros grupos sociais do Brasil, onde e como eles viviam. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa levando os alunos a pensarem na organização social desses grupos. Dessa forma abordando e relacionando os primeiros conceitos sobre a cultura de grupos nômades e/ou os primeiros grupos sedentários.

Para você saber:

Acesse o link abaixo:

Nômades

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 (acesso em 6 de abril de 2019)

Nomadismo

https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ (acesso em 6 de abril de 2019)

Pré-História no Brasil

https://www.suapesquisa.com/prehistoria/pre_historia_brasil.htm (acesso em 6 de abril de 2019)

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.

Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.

Após a escrita, converse sobre o que escreveram.

Mais informações:

Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.

Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.

Após a escrita, converse sobre o que escreveram.

Mais informações:

Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)

A respeito dessa mensagem o professor deve trazer a informação que os Guaranis é um povo indígena espalhado nas diversas regiões do Brasil. A presença dos Guaranis é percebida em várias reservas indígenas, por exemplo em Santa Catarina temos reservas indígenas Guaranis na Grande Florianópolis, litoral do estado e em Chapecó, no interior do Estado.

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg (acesso em 6 de abril de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Partindo das reflexões da problematização solicitar aos alunos a confecção de cartazes trazendo o passado e o presente dos povos indígenas no Brasil, tendo como exemplo o povo Guarani.

Organizar uma socialização das reflexões feitas pelos alunos e expor fora da sala de aula os cartazes confeccionados.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI01) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folhas de sulfite para impressão das imagens e letra de música.

Material complementar:

Materiais para impressão

HIS5_01UND05 - POEMA

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zueAW9XBGKEwv4jz692tuD5JBP3wCnRDjjejUyWRdvdCgBvZDRHppXeZrrZj/his5-01und05-poema.pdf

HIS5_01UND05 - IMAGENS GRUPOS INDÍGENAS

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

Em seguida, pergunte aos alunos quem foram os primeiros grupos sociais do Brasil, onde e como eles viviam. Permita que os alunos exponham seus conhecimentos e ao mesmo tempo direcione a conversa levando os alunos a pensarem na organização social desses grupos. Dessa forma abordando e relacionando os primeiros conceitos sobre a cultura de grupos nômades e/ou os primeiros grupos sedentários.

Para você saber:

Acesse o link abaixo:

Nômades

https://escola.britannica.com.br/levels/fundamental/article/n%C3%B4made/482057 (acesso em 6 de abril de 2019)

Nomadismo

https://www.estudopratico.com.br/nomadismo-o-que-e-historia-e-consequencias/ (acesso em 6 de abril de 2019)

Pré-História no Brasil

https://www.suapesquisa.com/prehistoria/pre_historia_brasil.htm (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.

Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.

Após a escrita, converse sobre o que escreveram.

Mais informações:

Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para a problematização vamos partir de uma imagem do Povo Guarani Mirim, e um pensamento que reflete a essência da preservação da cultura desse povo indígena.

Ao observar a imagem das crianças indígenas do slide, solicitar para os alunos escreverem em filipetas o que a imagem representa. As hipóteses serão inúmeras, conduza a reflexão chamando a atenção que uma criança Guarani é indígena, mas é igual a toda criança, com necessidades a serem supridas como alimentação, educação, cultura e respeito.

Após a escrita, converse sobre o que escreveram.

Mais informações:

Acessar o link: https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani (acesso em 6 de abril de 2019)

A respeito dessa mensagem o professor deve trazer a informação que os Guaranis é um povo indígena espalhado nas diversas regiões do Brasil. A presença dos Guaranis é percebida em várias reservas indígenas, por exemplo em Santa Catarina temos reservas indígenas Guaranis na Grande Florianópolis, litoral do estado e em Chapecó, no interior do Estado.

Imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Dividir os alunos em grupos e entregar a imagem que representa uma índia velha:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6Wrzahqrj9AteHX42RENqvYxFwTUPdusrP5MQBPmetcrY9fukKubTEe7sJHr/imagens-grupos-indigenas.jpg e uma cópia do poema Índia Velha.

Nos grupos os alunos deverão organizar um paralelo, cuja reflexão será o que vemos na imagem e o que nos diz o poema.

Depois de observar e anotar as ideias de cada artefato (imagem e poema), pedir para alunos refletirem o que seria passado e o que seria presente em relação ao povo guarani.

Para você saber mais:

https://pib.socioambiental.org/pt/Povo:Guarani_Kaiow%C3%A1 (acesso em 6 de abril de 2019)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Partindo das reflexões da problematização solicitar aos alunos a confecção de cartazes trazendo o passado e o presente dos povos indígenas no Brasil, tendo como exemplo o povo Guarani.

Organizar uma socialização das reflexões feitas pelos alunos e expor fora da sala de aula os cartazes confeccionados.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social do 5º ano :

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

5º ano / História / Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social

MAIS AULAS DE História do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05HI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano