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Plano de aula > História > 9º ano > Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946

Plano de aula - A constituição de 1988 e a cidadania

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A constituição de 1988 e a cidadania

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula de Abreu Figueira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, alguns questionamentos para que os alunos reflitam e a questão disparadora para que debatam. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.

Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletir:
- O que são direitos e deveres?
- Será que ser cidadão é apenas quando se vota?
- Sou cidadão quando jogo meu lixo no local correto e contribuo para o meio ambiente?
- Sou cidadão quando pago meus impostos?
- Sou cidadão quando frequento a escola pública?

Questão para responder:
- O que é cidadania?

Dê um tempo para que os alunos possam refletir e debater as ideias a respeito do conceito de cidadania. Em seguida, encaminhe o documento com a definição do termo e questione:
- A definição de Cidadania apresentada é diferente da sua resposta? No que?

Problematização
Nesta etapa você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, os alunos podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode agrupá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.

Encaminhe os textos acompanhados dos questionamentos propostos. Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos.

Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção deles para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.

Outra opção para esse momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que possam responder os questionamentos e discutir as respostas enquanto você esclarece dúvidas e pontua informações.

Sistematização
Nesta etapa da aula, você pode encaminhar o texto de Gilberto Dimenstein e pedir para que os alunos reflitam sobre o que significa ser um cidadão só no papel. Em seguida, peça para que eles escrevam um direito que consideram que esteja só no papel. Os alunos podem enviar uma fotografia segurando um pedaço de papel com o direito escrito e postar nas redes sociais com uma hashtag para divulgar as produções. Outra opção é que você crie um mural no Padlet para que eles postem os direitos, que podem ser acompanhados de fotos ou desenhos.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilhar as criações com os familiares.

O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).

As famílias podem assistir ao documentário Educação para a Cidadania, disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_23UND02

(EF09HI23) Identificar direitos civis, políticos e sociais expressos na Constituição de 1988 e relacioná-los à noção de cidadania e ao pacto da sociedade brasileira de combate a diversas formas de preconceito, como o racismo.


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