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Plano de aula - Os direitos humanos e a ONU

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre Os direitos humanos e a ONU

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Aline Aparecida Pereira Zacheu

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.

Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.

Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. Encaminhe, primeiro, o documento com a imagem das 12 violações mais comuns aos direitos humanos e os questionamentos:

- Você conhece os direitos humanos?
- Quem os defende?
- Como os direitos humanos podem ser violados?

Dê um prazo para que os alunos possam responder os questionamentos no próprio grupo da sala, por escrito ou em formato de áudio ou vídeo. Em seguida, encaminhe, por escrito, o objetivo da aula, o quadro informativo sobre Malala Yousafzai e Kailash Satyarthi, e alguns números sobre o impacto do trabalho de expansão da educação, que você encontra nas orientações da etapa e a seguir. Encaminhe, também, os questionamentos.

Informação:
- “O Banco Mundial e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) estimam que, em 1960, só 42% da população mundial sabia ler e escrever. Em 2015, este percentual cresceu para 86%. Alguns países – Andorra, Azerbaijão, Cuba, Eslovênia, Geórgia, Liechtenstein, Luxemburgo, Noruega, Polônia, Rússia e Tajiquistão – possuem índices de alfabetização de 100% ou perto disso.”

Questões:
- Você conhece alguma pessoa que não sabe ler e escrever?
- Se sim, o que você acha que dificultou o acesso dessa pessoa à escola?
- Qual seria o motivo de ela não ter frequentado a escola?

Você pode enviar pequenos áudios ou vídeos intermediando a análise das fontes, chamando a atenção para certos aspectos, esclarecendo dúvidas, acrescentando informações que achar necessárias etc.

Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.

Encaminhe o trecho da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os questionamentos propostos na etapa.

Solicite que façam a leitura dos trechos da Declaração e, em seguida, discutam e respondam os seguintes tópicos:
- Quais os motivos que levaram à escrita deste documento?
- Por que um grupo de pessoas e uma instituição tiveram que o fazê-lo?
- A quem se dirige o texto da Declaração?
- De acordo com a Declaração, quem tem direito à educação assegurado?
- Já que todos são iguais, por que algumas pessoas têm o seu direito à educação violado?

Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, discutir e responder as questões. Eles podem enviar as respostas por escrito ou através de áudios e vídeos. Você pode mandar áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.

Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para que eles possam responder as questões e debater, e para que você consiga contextualizar as fontes e acrescentar informações.

Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Cada grupo pode escrever um artigo para todos da turma formarem uma “Declaração”. Se estiverem trabalhando individualmente, cada aluno pode enviar uma proposta de artigo e escolher os 10 ou 15 melhores para a Declaração. Caso seja interessante, também é possível incluir todas as sugestões.

Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as propostas de artigo, ou eles podem enviá-las pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc. Incentive-os a compartilharem propostas e dúvidas com os colegas.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as suas criações com os seus familiares e amigos através das redes sociais.

É possível assistir ao documentário “Para todos em todo lugar”, sobre a criação da criação da Declaração Universal dos Direitos Humanos no canal da ONU Brasil no Youtube: (disponível aqui). 

Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS9_16UND01

(EF09HI16) Relacionar a Carta dos Direitos Humanos ao processo de afirmação dos direitos fundamentais e de defesa da dignidade humana, valorizando as instituições voltadas para a defesa desses direitos e para a identificação dos agentes responsáveis por sua violação.


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