16970
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 9º ano > Mundo do trabalho

Plano de aula - Turismo diante da sociedade urbana

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre analisar criticamente problemas decorrentes da atividade turística diante da sociedade urbana.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cibele Oliveira

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais, oportunizando assim avanços na compreensão sobre o tema. Essas habilidades são conexas pois foi a partir das Revolução Industrial que ocorreu o desenvolvimento dos meios de transporte e criação de leis trabalhistas com período dedicado ao descanso remunerado. Houve também o êxodo rural, que levou a uma concentração populacional (urbanização). Essa concentração, e os problemas gerados por ela (como poluição sonora,,enchentes, trânsito, acúmulo de lixo etc.), fez com que surgisse uma necessidade de afastamento temporário das grandes cidades, aparecendo assim, o turismo praticado de maneira planejada.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

  • 1 Folha tamanho A4 por dupla ou trio;
  • Lápis de cor, canetinha, lápis, borracha, caneta, cola, tesoura;
  • Imagens (colagem) - opcional;
  • Fita adesiva para colar os panfletos (exposição).

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WYcCGs4jgfDGemhJBgxWs7HNUj3zSSb2KjarA6w4qW6svXuthG8Zp6gYYMrm/geo9-und1003-contextualizacao-industrializacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GTnbqVzs3YZf89jUYXtJqf9tCSByUK3QDhqUshZAYVEzG8bUZHxsPqMUBk3z/geo9-und1003-problematizacao-atividade.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ygZKxUX4hfgJXyCHrFrydTYf4Myj8b9EWTvwwmnEhuxQBWJKk3UDNUnECEEA/geo9-und1003-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TUcBNApuzjr6ksaDktjxDTtWbPJMmMTBcnvtSW358rVXma2Tucrb9B6qZ7TD/geo09-und1003-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Os processos de industrialização levaram à mudanças profundas, incluindo a ampliação da urbanização. Houve também como consequência transformações no modo de vida e a práticas de novas atividades como o turismo. Afim de dar apoio para a realização desta aula, elencamos a seguir leituras sobre a temática da industrialização, urbanização, turismo e sustentabilidade.

“Industrialização e urbanização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm. Acesso em: 10 fev. 2019.

“Revolução Industrial e a questão ambiental” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/a-revolucao-industrial-e-a-poluicao. Acesso em: 10 fev. 2019.

“Turismo e sustentabilidade” de Isabel Duarte de Almeida e Nuno Alexandre Abranja. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1874/506-1760-1-PB.pdf?sequence=1. Acesso em: 09 fev. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais. Será necessário também que o aluno tenha entendimento da definição de uso sustentável.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas ou trios. A temática é sobre a prática do turismo e as consequências para a sociedade mediante ao processo de industrialização, que levou à urbanização e a introdução de novas atividades para atender às mudanças do modo de vida e comportamento.

Como atividade os alunos farão um folheto (folha A4) contendo informações sobre um lugar de interesse turístico da Ásia, da Europa ou Oceania. Além das informações de interesse turístico eles deverão inserir recomendações/orientações de como agir para não degradar o lugar.

Conhecedor(a) de sua turma e dos materiais disponíveis de sua unidade escolar, fica a seu critério solicitar ou não que façam uma pesquisa prévia sobre lugares turísticos a serem abordados, bem como levem imagens deste lugar para colar no material a ser confeccionado. Outra opção, é ilustrarem com desenhos feitos por eles.

As revoluções industriais levaram a processo de amplas mudanças e consequentemente do modo de vida. Com a urbanização, a construção de novos espaços se desenvolveram novas práticas de atividades econômicas, incluindo o turismo, que é também uma prática social. Como qualquer atividade o turismo também causa impactos negativos, levando a degradação de inúmeros lugares com distintas consequências. Esta aula visa levá-los a refletir sobre determinadas situações e tem como proposta a elaboração de uma ação propositiva pensando no uso responsável.

Como adequar à sua realidade:

Questione se no município ou na região onde se localiza a unidade escolar há lugares de interesse turístico, caso não tenha peça para que exemplifiquem com outros na qual eles já visitaram ou tenham interesse de conhecer. Pergunte também se esses lugares estão sendo utilizados de forma correta. E como é de forma geral como é o comportamento dos turistas.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você). Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos.

Com a industrialização e o consequente surgimento da urbanização, houve mudanças do modo de vida. A agitação das grandes cidades, além de seus problemas, criaram com o tempo o desejo de fuga desse espaço. Nesse contexto é que a partir do século XIX a atividade turística planejada passa a acontecer de maneira cada vez mais recorrente, impulsionada pela criação de leis trabalhistas que permitiram o descanso remunerado, principalmente as férias.

Fonte da Imagem:

Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.pt/detail/foto/airport-imagem-royalty-free/157399542. Acesso em: 09 fev. 2019.

Material complementar:

Industrialização - texto e imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WYcCGs4jgfDGemhJBgxWs7HNUj3zSSb2KjarA6w4qW6svXuthG8Zp6gYYMrm/geo9-und1003-contextualizacao-industrializacao.pdf

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar a cópia, leia o texto para os alunos.

Pergunte se eles tinham ideia de quando aconteceu de forma mais intensa a prática da atividade turística, e se eles associavam esse ampliação ao processo de industrialização.

Como adequar à sua realidade:

Questione se no município onde se localiza a unidade escolar há infraestrutura construída relacionada diretamente a atividade turística.

Fonte da Imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ABe_23_Borgnone_290612_D172.jpg. Acesso em: 01 mar. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre os impactos decorrentes da prática da atividade turística.

A imagem faz referência a Tailândia, país asiático que tem sofrido com o turismo realizado de forma desenfreada.

Fonte da imagem:

Observador. Disponível em: https://observador.pt/2016/05/18/cinco-paraisos-ameacados-pelo-turismo/

Acesso em: 09 fev. 2019

Material complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GTnbqVzs3YZf89jUYXtJqf9tCSByUK3QDhqUshZAYVEzG8bUZHxsPqMUBk3z/geo9-und1003-problematizacao-atividade.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide.

A imagem apresenta outro caso de país asiático que, devido a prática de turismo de massa (superlotação) sem planejamento, necessitou fechar a ilha por mais de seis meses a fim de refazer as regras de uso, limitando o número de turistas.

Fonte da imagem:

Folha de São Paulo. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2018/04/ilha-de-boracay-nas-filipinas-sera-fechada-por-6-meses-para-conter-poluicao.shtml. Acesso em: 09 fev. 2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide.

Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como base a compreensão do uso responsável dos lugares. Esta etapa tem o objetivo instigá-los a ponderar sobre os diferentes usos que as atividades (aqui o turismo) mal planejadas e executadas causam aos lugares.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro.

Entregue uma folha A4 para cada dupla ou trio. Peça para que os alunos sigam as orientações e confeccionem seus folhetos. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.

Deixe claro que o objetivo da produção do material é informar sobre um lugar de interesse turístico da Ásia, Europa ou Oceania com a preocupação de inserir dicas/recomendações sobre o uso responsável deste lugar. Se for necessário aborde o significado do uso sustentável, que no caso da atividade turística envolvem a utilização respeitando os limites para que não seja degradado, danificado nem depredado. Esse uso ainda envolve a relação com a comunidade local.

Material Complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ygZKxUX4hfgJXyCHrFrydTYf4Myj8b9EWTvwwmnEhuxQBWJKk3UDNUnECEEA/geo9-und1003-acao-propositiva-atividade.pdf

Para saber mais:

“Relações entre Visitantes e Visitados: um retrospecto dos estudos socioantropológicos” de Margarida Barretto. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62663/65458. Acesso em: 14 fev. 2019.

Sugestão de sites para pesquisa do aluno:

Você também pode orientá-los a pesquisar em revistas de turismo, cadernos de turismo (encarte jornal) e em sites de busca com palavras-chave: “turismo” “atrativos” acrescidos do nome do continente.

Sugestão de atrativos turísticos na Ásia. Disponível em: http://geo-na-ponta-da-lingua.blogspot.com/2012/07/asia-pontos-turisticos.html. Acesso em: 16 fev. 2019.

Sugestão de atrativos turísticos na Oceania. Disponível em: https://blog.venturas.com.br/turismo-na-oceania-desvendando-belezas/. Acesso em: 16 fev. 2019.

Sugestão de atrativos turísticos na Europa. Disponível em:

http://geo-na-ponta-da-lingua.blogspot.com/search?q=europa. Acesso em: 16 fev. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Nele está contido exemplo de panfleto e recomendações de uso de um lugar turístico. Deixe claro que são apenas exemplos, que eles devem usar da criatividade para confeccionarem os seus.

Fica a seu critério, como conhecedor de sua turma e dos materiais disponíveis de sua unidade escolar, solicitar que façam uma pesquisa prévia sobre o lugar que vão abordar.

As recomendações da imagem são simples e sutis e devem servir, apenas, para inspirá-los, deixe claro que não é para copiá-las na íntegra. É esperado que o aluno elabore as suas baseados no lugar que ele escolheu de forma específica, orientando para as vulnerabilidades que esse lugar possa ter. Dentre as recomendações que é esperado que eles pontuem:

  • tratar com todo respeito a comunidade do lugar;
  • valorizar e respeitar a cultura local;
  • respeitar a legislação do lugar;
  • não sujar, pichar, quebrar, vandalizar;
  • recolher lixo;
  • não depredar e nem degradar;
  • não levar qualquer tipo de material como lembrança do lugar;
  • não alimentar nem agredir animais;
  • não desmatar, cortar e arrancar espécies vegetais ;
  • evitar gritar, falar alto, principalmente em espaços naturais.

Para saber mais:

“Turismo responsável: 10 dicas para viajar e preservar o meio ambiente” da Embratur. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6308-turismo-respons%C3%A1vel-10-dicas-para-viajar-e-ajudar-o-meio-ambiente.html. Acesso em: 13 fev. 2019.

“Turismo responsável: caminhos possíveis” de Cassiana Panissa Gabrielli. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7738/8550. Acesso em: 13 fev. 2019.

Fonte da imagem:

Arquivo pessoal da autora

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos.

Esta etapa é dedicada à socialização do material produzido pelos alunos. Dependendo do número de estudantes não será possível todos apresentarem, daí a sugestão de realizar uma exposição dos folhetos na própria sala de aula ou pelos corredores da escola.

É esperado que eles compreendam que a atividade turística, como qualquer outra, causa impactos, que com consciência e planejamento é possível desenvolvê-la sem agredir e degradar.

Antes de ser uma atividade econômica, o turismo surgiu como uma atividade social, para preenchimento dos momentos livres, de ócio, o que leva ao bem estar dos indivíduos. Sendo assim, em meio a sensação de “diminuição do tempo” dos tempos atuais, a prática do turismo se faz necessária. Com planejamento e consciência pode e deve ser executada.

Material complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TUcBNApuzjr6ksaDktjxDTtWbPJMmMTBcnvtSW358rVXma2Tucrb9B6qZ7TD/geo09-und1003-sistematizacao-atividade.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade pode ser associada a outras, como a EF09GE11 que trata das principais características das Revoluções Industriais, oportunizando assim avanços na compreensão sobre o tema. Essas habilidades são conexas pois foi a partir das Revolução Industrial que ocorreu o desenvolvimento dos meios de transporte e criação de leis trabalhistas com período dedicado ao descanso remunerado. Houve também o êxodo rural, que levou a uma concentração populacional (urbanização). Essa concentração, e os problemas gerados por ela (como poluição sonora,,enchentes, trânsito, acúmulo de lixo etc.), fez com que surgisse uma necessidade de afastamento temporário das grandes cidades, aparecendo assim, o turismo praticado de maneira planejada.

Materiais necessários:

Esta aula foi preparada para ser projetada, caso sua unidade escolar não possua equipamento você deve providenciar cópia do material. Será necessário também:

  • 1 Folha tamanho A4 por dupla ou trio;
  • Lápis de cor, canetinha, lápis, borracha, caneta, cola, tesoura;
  • Imagens (colagem) - opcional;
  • Fita adesiva para colar os panfletos (exposição).

Material complementar:

Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WYcCGs4jgfDGemhJBgxWs7HNUj3zSSb2KjarA6w4qW6svXuthG8Zp6gYYMrm/geo9-und1003-contextualizacao-industrializacao.pdf

Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GTnbqVzs3YZf89jUYXtJqf9tCSByUK3QDhqUshZAYVEzG8bUZHxsPqMUBk3z/geo9-und1003-problematizacao-atividade.pdf

Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ygZKxUX4hfgJXyCHrFrydTYf4Myj8b9EWTvwwmnEhuxQBWJKk3UDNUnECEEA/geo9-und1003-acao-propositiva-atividade.pdf

Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TUcBNApuzjr6ksaDktjxDTtWbPJMmMTBcnvtSW358rVXma2Tucrb9B6qZ7TD/geo09-und1003-sistematizacao-atividade.pdf

Para você saber mais:

Os processos de industrialização levaram à mudanças profundas, incluindo a ampliação da urbanização. Houve também como consequência transformações no modo de vida e a práticas de novas atividades como o turismo. Afim de dar apoio para a realização desta aula, elencamos a seguir leituras sobre a temática da industrialização, urbanização, turismo e sustentabilidade.

“Industrialização e urbanização” de Rodolfo F. Alves Pena. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/industrializacao-urbanizacao.htm. Acesso em: 10 fev. 2019.

“Revolução Industrial e a questão ambiental” do site Toda Matéria. Disponível em: https://www.coladaweb.com/biologia/ecologia/a-revolucao-industrial-e-a-poluicao. Acesso em: 10 fev. 2019.

“Turismo e sustentabilidade” de Isabel Duarte de Almeida e Nuno Alexandre Abranja. Disponível em: http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1874/506-1760-1-PB.pdf?sequence=1. Acesso em: 09 fev. 2019.

Contextos prévios:

Compreensão básica do contexto da industrialização além das consequências sociais e ambientais. Será necessário também que o aluno tenha entendimento da definição de uso sustentável.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Fale para a turma que nesta aula eles trabalharão em duplas ou trios. A temática é sobre a prática do turismo e as consequências para a sociedade mediante ao processo de industrialização, que levou à urbanização e a introdução de novas atividades para atender às mudanças do modo de vida e comportamento.

Como atividade os alunos farão um folheto (folha A4) contendo informações sobre um lugar de interesse turístico da Ásia, da Europa ou Oceania. Além das informações de interesse turístico eles deverão inserir recomendações/orientações de como agir para não degradar o lugar.

Conhecedor(a) de sua turma e dos materiais disponíveis de sua unidade escolar, fica a seu critério solicitar ou não que façam uma pesquisa prévia sobre lugares turísticos a serem abordados, bem como levem imagens deste lugar para colar no material a ser confeccionado. Outra opção, é ilustrarem com desenhos feitos por eles.

As revoluções industriais levaram a processo de amplas mudanças e consequentemente do modo de vida. Com a urbanização, a construção de novos espaços se desenvolveram novas práticas de atividades econômicas, incluindo o turismo, que é também uma prática social. Como qualquer atividade o turismo também causa impactos negativos, levando a degradação de inúmeros lugares com distintas consequências. Esta aula visa levá-los a refletir sobre determinadas situações e tem como proposta a elaboração de uma ação propositiva pensando no uso responsável.

Como adequar à sua realidade:

Questione se no município ou na região onde se localiza a unidade escolar há lugares de interesse turístico, caso não tenha peça para que exemplifiquem com outros na qual eles já visitaram ou tenham interesse de conhecer. Pergunte também se esses lugares estão sendo utilizados de forma correta. E como é de forma geral como é o comportamento dos turistas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

Projete ou mostre uma cópia deste slide (providenciadas por você). Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar cópia, leia o texto para os alunos.

Com a industrialização e o consequente surgimento da urbanização, houve mudanças do modo de vida. A agitação das grandes cidades, além de seus problemas, criaram com o tempo o desejo de fuga desse espaço. Nesse contexto é que a partir do século XIX a atividade turística planejada passa a acontecer de maneira cada vez mais recorrente, impulsionada pela criação de leis trabalhistas que permitiram o descanso remunerado, principalmente as férias.

Fonte da Imagem:

Getty Images. Disponível em: https://www.gettyimages.pt/detail/foto/airport-imagem-royalty-free/157399542. Acesso em: 09 fev. 2019.

Material complementar:

Industrialização - texto e imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WYcCGs4jgfDGemhJBgxWs7HNUj3zSSb2KjarA6w4qW6svXuthG8Zp6gYYMrm/geo9-und1003-contextualizacao-industrializacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Caso não seja possível nem projetar, nem mostrar a cópia, leia o texto para os alunos.

Pergunte se eles tinham ideia de quando aconteceu de forma mais intensa a prática da atividade turística, e se eles associavam esse ampliação ao processo de industrialização.

Como adequar à sua realidade:

Questione se no município onde se localiza a unidade escolar há infraestrutura construída relacionada diretamente a atividade turística.

Fonte da Imagem:

Wikimedia Commons. Disponível em:https://commons.wikimedia.org/wiki/File:ABe_23_Borgnone_290612_D172.jpg. Acesso em: 01 mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide.

Esta etapa tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre os impactos decorrentes da prática da atividade turística.

A imagem faz referência a Tailândia, país asiático que tem sofrido com o turismo realizado de forma desenfreada.

Fonte da imagem:

Observador. Disponível em: https://observador.pt/2016/05/18/cinco-paraisos-ameacados-pelo-turismo/

Acesso em: 09 fev. 2019

Material complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GTnbqVzs3YZf89jUYXtJqf9tCSByUK3QDhqUshZAYVEzG8bUZHxsPqMUBk3z/geo9-und1003-problematizacao-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide.

A imagem apresenta outro caso de país asiático que, devido a prática de turismo de massa (superlotação) sem planejamento, necessitou fechar a ilha por mais de seis meses a fim de refazer as regras de uso, limitando o número de turistas.

Fonte da imagem:

Folha de São Paulo. Disponível em:

https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2018/04/ilha-de-boracay-nas-filipinas-sera-fechada-por-6-meses-para-conter-poluicao.shtml. Acesso em: 09 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide.

Deixe claro que não é para os alunos responderem os questionamentos, mas sim refletir sobre eles tendo como base a compreensão do uso responsável dos lugares. Esta etapa tem o objetivo instigá-los a ponderar sobre os diferentes usos que as atividades (aqui o turismo) mal planejadas e executadas causam aos lugares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 37 minutos

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro.

Entregue uma folha A4 para cada dupla ou trio. Peça para que os alunos sigam as orientações e confeccionem seus folhetos. Circule pela sala e acompanhe o desenvolvimento da atividade retirando dúvidas se for preciso.

Deixe claro que o objetivo da produção do material é informar sobre um lugar de interesse turístico da Ásia, Europa ou Oceania com a preocupação de inserir dicas/recomendações sobre o uso responsável deste lugar. Se for necessário aborde o significado do uso sustentável, que no caso da atividade turística envolvem a utilização respeitando os limites para que não seja degradado, danificado nem depredado. Esse uso ainda envolve a relação com a comunidade local.

Material Complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ygZKxUX4hfgJXyCHrFrydTYf4Myj8b9EWTvwwmnEhuxQBWJKk3UDNUnECEEA/geo9-und1003-acao-propositiva-atividade.pdf

Para saber mais:

“Relações entre Visitantes e Visitados: um retrospecto dos estudos socioantropológicos” de Margarida Barretto. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rta/article/view/62663/65458. Acesso em: 14 fev. 2019.

Sugestão de sites para pesquisa do aluno:

Você também pode orientá-los a pesquisar em revistas de turismo, cadernos de turismo (encarte jornal) e em sites de busca com palavras-chave: “turismo” “atrativos” acrescidos do nome do continente.

Sugestão de atrativos turísticos na Ásia. Disponível em: http://geo-na-ponta-da-lingua.blogspot.com/2012/07/asia-pontos-turisticos.html. Acesso em: 16 fev. 2019.

Sugestão de atrativos turísticos na Oceania. Disponível em: https://blog.venturas.com.br/turismo-na-oceania-desvendando-belezas/. Acesso em: 16 fev. 2019.

Sugestão de atrativos turísticos na Europa. Disponível em:

http://geo-na-ponta-da-lingua.blogspot.com/search?q=europa. Acesso em: 16 fev. 2019.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete ou mostre uma cópia deste slide. Nele está contido exemplo de panfleto e recomendações de uso de um lugar turístico. Deixe claro que são apenas exemplos, que eles devem usar da criatividade para confeccionarem os seus.

Fica a seu critério, como conhecedor de sua turma e dos materiais disponíveis de sua unidade escolar, solicitar que façam uma pesquisa prévia sobre o lugar que vão abordar.

As recomendações da imagem são simples e sutis e devem servir, apenas, para inspirá-los, deixe claro que não é para copiá-las na íntegra. É esperado que o aluno elabore as suas baseados no lugar que ele escolheu de forma específica, orientando para as vulnerabilidades que esse lugar possa ter. Dentre as recomendações que é esperado que eles pontuem:

  • tratar com todo respeito a comunidade do lugar;
  • valorizar e respeitar a cultura local;
  • respeitar a legislação do lugar;
  • não sujar, pichar, quebrar, vandalizar;
  • recolher lixo;
  • não depredar e nem degradar;
  • não levar qualquer tipo de material como lembrança do lugar;
  • não alimentar nem agredir animais;
  • não desmatar, cortar e arrancar espécies vegetais ;
  • evitar gritar, falar alto, principalmente em espaços naturais.

Para saber mais:

“Turismo responsável: 10 dicas para viajar e preservar o meio ambiente” da Embratur. Disponível em: http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/6308-turismo-respons%C3%A1vel-10-dicas-para-viajar-e-ajudar-o-meio-ambiente.html. Acesso em: 13 fev. 2019.

“Turismo responsável: caminhos possíveis” de Cassiana Panissa Gabrielli. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/turismocontemporaneo/article/view/7738/8550. Acesso em: 13 fev. 2019.

Fonte da imagem:

Arquivo pessoal da autora

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

Projete ou mostre uma cópia deste slide, caso não seja possível, copie o texto no quadro ou leia para os alunos.

Esta etapa é dedicada à socialização do material produzido pelos alunos. Dependendo do número de estudantes não será possível todos apresentarem, daí a sugestão de realizar uma exposição dos folhetos na própria sala de aula ou pelos corredores da escola.

É esperado que eles compreendam que a atividade turística, como qualquer outra, causa impactos, que com consciência e planejamento é possível desenvolvê-la sem agredir e degradar.

Antes de ser uma atividade econômica, o turismo surgiu como uma atividade social, para preenchimento dos momentos livres, de ócio, o que leva ao bem estar dos indivíduos. Sendo assim, em meio a sensação de “diminuição do tempo” dos tempos atuais, a prática do turismo se faz necessária. Com planejamento e consciência pode e deve ser executada.

Material complementar:

Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TUcBNApuzjr6ksaDktjxDTtWbPJMmMTBcnvtSW358rVXma2Tucrb9B6qZ7TD/geo09-und1003-sistematizacao-atividade.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Mundo do trabalho do 9º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09GE10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano