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Plano de aula > História > 8º ano > Os processos de independência nas Américas

Plano de aula - Liberdade, igualdade e fraternidade no Haiti (XIX)

Plano de aula de História com atividades para 8º ano do EF sobre Liberdade, igualdade e fraternidade no Haiti (XIX)

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daniele Shorne De Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet.

Contexto
Envie o objetivo da aula, as fontes propostas e os questionamentos. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc. 
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.

Questões para refletirem:
- O que a figura representada no monumento está segurando na mão direita? Para que este objeto é usado?
- A perna esquerda da figura tem correntes quebradas, o que isso pode significar?
- Qual poderia ser a finalidade da concha que a figura leva à boca?

Questões para responderem:
- Qual pode ter sido a intenção do artista ao criar o monumento Le Maroon? Que mensagem ele passa?
- Você consegue localizar o Haiti no mapa? Em que parte do continente americano ele fica?

Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.

Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes da problematização junto com alguns questionamentos para orientar a análise:

Questões para refletirem:
Trecho da Declaração de Direitos
- Segundo o Preâmbulo da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, quem a escreveu?
- Por que era importante declarar o fim de toda instituição social?
- Qual era o fim (objetivo) da sociedade?
- Quais são os direitos naturais imprescindíveis?
Trecho da Carta de Independência do Haiti
- Qual era o objetivo da Reunião do Exército nativo a quem a carta se dirigia?
- Qual era o exemplo terrível, mais justo, da vingança forjada de um povo orgulhoso da sua liberdade queria dar aos outros países? Qual seria o primeiro povo a ser aterrorizado por esta vingança?
- Qual era a ousadia exposta dos haitianos?
- O que aconteceria com os inimigos da Independência?
Trecho da carta ao Governador das armas da Bahia
- Como podemos saber que o alerta era a respeito de uma possível rebelião de escravizados?

Questões para responderem:
Trecho da Declaração de Direitos
- O que são a liberdade e a igualdade de acordo com a Declaração de Direitos?
- O que ela fala sobre escravidão? E sobre opressão e revoltas?
Trecho da Carta de Independência do Haiti
- Sabendo que o Haiti era uma colônia francesa, é coerente que o mesmo povo francês que escreveu a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em 1893 ainda quisesse manter pessoas escravizadas na sua colônia em 1804?
Trecho da carta ao Governador das armas da Bahia
- A frase “A igualdade de sangue e de direitos” demonstra a inspiração em qual documento?
- O que pode significar o “Acudir enquanto é tempo”?

Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios e vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido, e acrescentando informações.

Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.

Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar o modelo que consta nos materiais e pedir para que se baseiem nele para fazer as epígrafes para o monumento.
Você também pode propor que escrevam textos, façam desenhos, poesias etc., para registrarem a história da independência do Haiti.

Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.

Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).

Sugestão Enviada Por: Chayene Medeiros


Código: HIS8_13UND04

(EF08HI13) Analisar o processo de independência em diferentes países latino-americanos e comparar as formas de governo neles adotadas.


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