Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: e-mail; WhatsApp; celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom e YouTube.
Valores trabalhados
Respeito ao ambiente e participação
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os estudantes desenvolvam a capacidade de observar as diferenças culturais entre pessoas de diversas procedências. Fica a sugestão de ferramentas tecnológicas, como WhatsApp e e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando o Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original por meio de uma foto. O plano ocorrerá, na maior parte do tempo, de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo e comece perguntando aos alunos se existem diferenças entre as pessoas. Se existem, quais são?
Contextualização (30 minutos – assincronamente)
Após o anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, junto a uma videoaula contextualizando-os. Esse momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Pergunte aos alunos se quando eles estão brincando em algum lugar, como em um parquinho, todas as crianças são iguais? Quais diferenças são percebidas logo no primeiro momento? Essas diferenças os impedem de brincarem juntas? Atrapalham as brincadeiras?
Peça que eles contem isso oralmente (o áudio deve ser de, no máximo, um minuto) e enviem para o grupo de WhatsApp da turma.
Problematização (30 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização. Explique para a sala que eles irão ouvir a história de duas pessoas que estudam juntas desde pequenos e, apesar de serem muito diferentes, se tornaram grandes amigos. O link da história está disponível aqui.
Após contar a história, pergunte quais as principais diferenças entre os meninos. Em seguida, pergunte quais as afinidades entre eles. Então, questione se as diferenças impediram as brincadeiras e a amizade entre os dois. Oriente que as respostas sejam enviadas por mensagens de texto e áudio.
Ação propositiva (três dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias. Explique que os alunos irão conhecer a planta baixa de alguns bairros onde os amigos moram, e que a planta baixa é a representação de uma área pequena olhada de cima.
Peça para observarem o desenho. Em seguida, os alunos deverão descobrir de qual bairro vem cada um dos meninos seguindo as pistas dadas na história, como as comidas típicas e o jeito de se expressar.
- Planta baixa, disponível aqui.
Depois de executada a tarefa, pergunte aos alunos se existem bairros parecidos com os da história na cidade onde moram, bairros com comidas e artigos típicos de algum lugar específico do Brasil ou do mundo, e se eles frequentam esses bairros, experimentam as comidas e conversam com as pessoas.
Sistematização (30 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa. Pergunte se, como aconteceu na história, existe alguma diferença de fala ou de costume entre os alunos da classe. Em seguida, pergunte quais afinidades existem entre eles, o que gostam de fazer juntos. Então, para terminar a atividade, liste com os alunos o que eles mais gostam de fazer juntos, o que gostam de fazer sozinhos e o que não gostam de fazer. Diga que essa lista será organizada de forma coletiva entre eles, utilizando o Google Docs.
Convite às famílias
Oriente que as famílias conversem com as crianças sobre o tema desta aula. Peça finalizem a conversa assistindo ao vídeo da Turma da Mônica e escutando a musica A diferença é que nos une.
- Turma da Mônica: Respeito e tolerância – disponível aqui;
- Mundo Bita: A diferença é o que nos une – disponível aqui.