GEO2_06UND02 - Imagens para imressão (Ação Propositiva)
Plano de Aula
Plano de aula: Práticas do Campo e da Cidade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF02GE06) de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a aplicação deste plano de aula será necessária a impressão de imagens sobre as práticas no campo e na cidade, ou o recorte de figuras de revistas caso você não consiga imprimir. Você vai utilizar também uma folha de almaço em branco para a elaboração do texto coletivo.
Material complementar:
Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tzXFRRVVRBP473JtmjK95hWqxuyn43pMJgtEYQHNFfCDjHTyJYcCDT82gB6D/geo2-06und02-imagens-para-imressao-acao-propositiva.pdf
Caso não consiga imprimir, utilize recortes de jornais e revistas sobre práticas do campo e da cidade.
Para você saber mais:
A cidade é a sede de um município que concentra população e desenvolve atividades econômicas como serviços e comércio. Já o campo é o espaço no qual a agricultura, a pecuária e o extrativismo são desenvolvidos.
Significado de cidade. Disponível em: <https://www.significados.com.br/cidade/>. Acesso em: 10 abr 2019.
Significado de Zona-Rural. Disponível em: <https://www.significados.com.br/zona-rural/>. Acesso em: 10 abr 2019.
Contextos prévios: Seria interessante os alunos terem uma noção básica dos conceitos de campo e cidade. No vídeo abaixo Chico Bento encontra um primo da cidade e as diferenças entre os dois ficam bem evidentes.
Chico Bento em: Na roça é diferente (Turma da Mônica 1990). 2013 (7min38seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bfx_E3zvnjc>. Acesso em: 10 abr 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Comece projetando o tema da aula ou escrevendo no quadro, depois pergunte aos alunos sobre a situação do local onde vivem: estamos no campo ou na cidade? Perceba se os estudantes conseguem diferenciar esses dois espaços.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a conversa perguntando se eles sabem o que é “sesta”. Provavelmente lembrarão do dia da semana. Explique que a sesta é uma prática comum em países europeus como a Espanha, esta consiste em um cochilo depois do almoço. No Brasil a maioria das cidades que a praticam estão no interior ou áreas rurais. Estimule a curiosidade dos alunos lembrando que o restaurante estava fechado na hora do almoço, para as pessoas do local esta prática é natural, mas turistas com certeza sempre estranham.
Como adequar à sua realidade: Caso a sua cidade seja praticante da sesta, peça para os alunos refletirem sobre a origem da prática. Eles aprenderam com os familiares? Quem será que começou com essa prática na cidade?
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Permita que os alunos reflitam o porquê da inexistência desta prática da soneca depois do almoço em alguns lugares, é possível que alguém fale sobre a correria das grandes cidades ou o excesso de pessoas que exige serviços vinte e quatro horas por dia.Conduza os alunos a refletirem sobre os diferentes ritmos dos lugares, traga exemplos da rotina de seu lugar de vivência, demonstrando as diferenças dos hábitos sociais a partir da dinâmica espacial.
Para você saber mais:Algumas grandes empresas perceberam que o rendimento dos funcionários melhora quando estes praticam o cochilo depois do almoço e até oferecem espaço para que isso ocorra, mas esta prática não é rotina nas cidades.
CULMINALE, Natália. Sesta, aos poucos, ganha espaço no Brasil. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/sesta-aos-poucos-ganha-espaco-no-brasil/>. Acesso em: 10 abr 2019.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Utilize imagens que ilustram as práticas do campo e da cidade, disponível nos materiais complementares, para que os alunos divididos em duplas, trios ou grupos possam descrever as características das atividades da imagem recebida. Cada grupo, após discutir, descreve sua imagem para o restante da turma.
Você pode destacar algumas questões em cada apresentação:
Imagem 1: As cidades apresentam mais luzes, cartazes e propagandas espalhadas, mesmo a noite há pessoas nas ruas procurando lazer ou mesmo trabalhando.
Imagem 2: Nas cidades há uma maior concentração de ônibus, veículos, motocicletas que circulam o dia inteiro por causa da necessidade da população de se locomover, para realizar suas atividades de trabalho e estudos.
Imagem 3: Há maior concentração de pessoas nas cidades, portanto a maioria dos estabelecimentos fica cheio durante o dia todo, mesmo a noite.
Imagem 4: A agricultura predomina a paisagem do campo, existem plantações de diversos produtos nestas áreas e a iluminação do sol ao longo do dia e dos meses interfere nos produtos que serão plantados.
Imagem 5: A pecuária, ou seja, a criação de animais, acontece no campo e o cuidado de onde esses animais passarão o dia e a noite é fundamental para os criadores.
Imagem 6: No campo, veículos como tratores podem ser utilizados para ajudar no trabalho rural, diferente da cidade, no campo não há grande circulação de veículos ao longo do dia e da noite.
Imagem 7: As verduras e legumes consumidos tanto na cidade quanto no campo são produzidos em áreas rurais, algumas famílias nas cidades compram esses produtos enlatados e industrializados, mas nas feiras existem alimentos frescos, vindos diretos da roça. No campo os estabelecimentos comerciais tem horário limite de funcionamento, nas cidades existem feiras noturnas para que a qualquer horário os habitantes possam fazer suas compras.
Imagem 8: Nas cidades existem opções alimentares como o fast food, em menos de quinze minutos as pessoas têm uma refeição em mãos 24 horas por dia. Pouco se identifica dos alimentos frescos do campo nessas refeições.
Neste momento é importante que a abordagem relacione essas ações com o ritmo dia e noite presentes no campo e na cidade e as necessidades das pessoas que moram nestes lugares.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A partir das informações trocadas na ação propositiva, em uma folha de almaço coloque o título do texto: “Ritmos de vida no Campo e na Cidade” e uma primeira frase para o primeiro grupo começar. Coloque uma primeira frase para inspirar o grupo como, por exemplo: “EXISTEM DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS DO CAMPO E DA CIDADE…”. Oriente os alunos que as frases criadas por eles têm que estar relacionada a imagem que o grupo analisou na etapa anterior, podem aparecer frases do tipo “NO CAMPO O AR É LIMPO E PURO” ou “NA CIDADE AS PESSOAS ESTÃO SEMPRE CORRENDO”. Entregue a folha para o primeiro grupo, este deve criar uma segunda frase a partir da sua. O próximo grupo apenas deve olhar a segunda frase e escrever a sua dando continuidade a ideia lida. Assim sucessivamente até todos os grupos terem escrito uma frase e o texto estar completo. Você pode usar uma prancheta e com uma segunda folha de sulfite ir cobrindo as frases anteriores e deixando apenas a última exposta. Caso os alunos ainda não saibam ler e escrever, você pode falar as frases para os grupos, estes podem responder baixinho e você escrever na folha, desde que você siga a mesma dinâmica, apenas falando a frase anterior. Ao final da dinâmica leia ou peça para algum aluno ler o texto coletivo para todos.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO2_06UND02
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: E-mail, WhatsApp, celular, tablet, ou webcam de um computador para gravação de vídeo.
- Optativas: Google Classroom, Youtube.
Valor trabalhado
Cidadania
Apresentação do tema da aula (10 minutos)
O objetivo, deste plano de aula é que os estudantes comparem atividades sociais desenvolvidas na cidade e no campo e relacionadas aos ritmos do dia e da noite. Fica a sugestão das ferramentas tecnológicas, do WhatsApp, e-mail, para envio das atividades. Caso a escola esteja utilizando a plataforma do Google Classroom, esta pode ser uma ferramenta para envio de material. Envie o slide do plano original, por meio de uma foto. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Na apresentação do tema, grave um vídeo, e pergunte aos alunos sobre a situação do local onde vivem: estamos no campo ou na cidade? Perceba se os estudantes conseguem diferenciar esses dois espaços.
Contextualização (30minutos – assincronamente)
Após do anúncio do tema da aula, envie os slides do plano original aos estudantes, e uma videoaula, contextualizando. Este momento pode ser organizado de forma assíncrona. Se preferir, envie as imagens por e-mail ou WhatsApp.
Inicie a conversa perguntando se eles sabem o que é “sesta”. Provavelmente lembrarão do dia da semana. Explique que a sesta é uma prática comum em países europeus como a Espanha, esta consiste em um cochilo depois do almoço. No Brasil a maioria das cidades que a praticam estão no interior ou áreas rurais. Estimule a curiosidade dos alunos lembrando que o restaurante estava fechado na hora do almoço, para as pessoas do local esta prática é natural, mas turistas com certeza sempre estranham.
Problematização (40 minutos - assincronamente)
Grave um vídeo com a problematização, permita que os alunos reflitam o porquê da inexistência desta prática da soneca depois do almoço em alguns lugares, é possível que alguém fale sobre a correria das grandes cidades ou o excesso de pessoas que exige serviços vinte e quatro horas por dia.Conduza os alunos a refletirem sobre os diferentes ritmos dos lugares, traga exemplos da rotina de seu lugar de vivência, demonstrando as diferenças dos hábitos sociais a partir da dinâmica espacial.
Envie aos alunos, o texto complementar da CULMINALE, Natália. Sesta, aos poucos, ganha espaço no Brasil. Revista Veja. Disponível em: <https://veja.abril.com.br/saude/sesta-aos-poucos-ganha-espaco-no-brasil/>. Acesso em 23/06/2020.
Ação propositiva (dois dias - assincronamente)
Grave uma videoaula com as orientações necessárias, utilize imagens que ilustram as práticas do campo e da cidade, disponível nos materiais complementares, para que os alunos divididos em duplas, trios ou grupos possam descrever as características das atividades da imagem recebida. Cada grupo, após discutir, descreve sua imagem para o restante da turma.
Oriente que eles encontrem-se por chamada de vídeo utilizando o WhatsApp.
- Imagens para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tzXFRRVVRBP473JtmjK95hWqxuyn43pMJgtEYQHNFfCDjHTyJYcCDT82gB6D/geo2-06und02-imagens-para-imressao-acao-propositiva.pdf. Acesso em 24/06/2020.
Caso eles não consigam imprimir, peça que utilizem recortes de jornais e revistas sobre práticas do campo e da cidade.
Sistematização (35 minutos- assincronamente)
Grave outro vídeo para esta etapa, e peça que os estudantes produzam um desenho que retratem DIFERENÇAS NAS PRÁTICAS DO CAMPO E DA CIDADE.
Oriente que produzam frases criadas por eles e que relacionem as imagens que o grupo analisou na etapa anterior, podem aparecer frases do tipo “NO CAMPO O AR É LIMPO E PURO” ou “NA CIDADE AS PESSOAS ESTÃO SEMPRE CORRENDO”.
Peça que ao terminarem suas produções de frases e desenhos, enviem os registros no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Oriente que as famílias auxiliem os estudantes em todas as etapas do plano, principalmente na sistematização.
- Deixe a sugestão do vídeo Zona Rural e Zona Urbana , que encontra-se no link: https://www.youtube.com/watch?v=wuggayV80eY. Acesso em 24/06/2020.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Barbara Silva
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Mundo do trabalho
Objeto(s) de aprendizagem: Comparar atividades sociais desenvolvidas na cidade e no campo e relacioná-las relacionadas aos ritmos do dia e da noite.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE06) Relacionar o dia e a noite a diferentes tipos de atividades sociais (horário escolar, comercial, sono etc.).
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA