16884
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > História > 7º ano > O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

Plano de aula - A chegada da Europa em outras partes do mundo

Plano de aula de História com atividades para 7º ano do EF sobre A chegada da Europa em outras partes do mundo

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luís Antônio de Castro Morais

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas, canetas, lápis, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor).

Material complementar:

Nzinga Mbandi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaenDwCEhScWD7WuwdSEpptd47smbwqbC8yMXueuwuQxRUAdrdH8xJZ3rZwH/his7-02und02-rainha-nzinga-mbandi.pdf

Mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmyzcunesnTdCpJJgkpjC8bMjGx2sh2VcGv2q2V9vXQEx5UhR2hfXJzs3jZ7/his7-02und02-mapas-rotas-trafico-de-pessoas-escravizadas.pdf

Perguntas reflexão Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X9CfyQjEEAtkQF2ehMnuycMTnUqeXgAQ795temMkqMGHmShEg4fcfMcREGsg/his7-02und02-perguntas-problematizacao-reflexao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyyfawXgA7TwCBPhFBx75Gm4VJTAzh8DnMMwnraJvHg97Ptxe9wy5u9kbJPJ/his7-02und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032013-094719/publico/2012_MarianaBracksFonseca.pdf - Dissertação que estuda Nzinga Mbandi e as resistências na Angola. Acesso em: 27/2/2019.

https://super.abril.com.br/historia/rainha-nzinga-mbandi/ - Matéria sobre Nzinga. Acesso em: 27/2/2019.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta contextualização propõe que os alunos façam um paralelo entre a globalização e a expansão marítima europeia do período moderno. Você deve dividir a sala em seis grupos (atente para que os grupos não sejam grandes e sejam heterogêneos, para que os alunos consigam se auxiliar durante a aula); proponha as seguintes reflexões:

  • O que foi a expansão marítima?

É esperado que os alunos associem a expansão marítima com o momento que Portugal e Espanha, principalmente se lançaram ao mar. Você pode, para auxiliar, pedir para que definam, primeiramente, a palavra “expansão” e, após, “marítima”. Após definirem ambas as palavras, separadamente, podem chegar ao conceito de forma mais orgânica.

  • A expansão marítima europeia pode ter sido o início de um processo de conexões entre povos?

É esperado que os alunos consigam dar respostas que conectem a expansão marítima a um processo de globalização. Explore com os alunos as possibilidades que as conexões entre povos proporcionaram para aquelas sociedades

Por se tratar de alguns conceitos, os alunos podem sentir dificuldades em responder as perguntas. Se isso ocorrer, você deve ir facilitando a discussão, exemplificando: O que é a internet? Com ela conseguimos acessar apenas conteúdos do Brasil? Posso conversar com pessoas de outros países?, Quem está usando uma peça de roupa que foi feita em outro país? Alguma marca famosa?. Por meio destas perguntas os alunos começarão a compreender o conceito de globalização e a influência dela em nossas vida e cultura. Isso auxiliará no entendimento das conexões entre os povos.

Como adequar à sua realidade: Nossa sugestão de seis grupos pode ser alterada de acordo com a realidade de sua turma. A quantidade de grupos foi pensada para que os grupos ficassem com um número menor de alunos, facilitando a discussão e a interação entre os alunos

Para você saber mais:

Definição de globalização, segundo o dicionário online Dicio: Processo que ocasiona uma integração, ou ligação estreita, entre economias e mercados, em diferentes países, resultando na quebra das fronteiras entre eles. https://www.dicio.com.br/globalizacao/. Acesso em: 11/2/2019.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Orientações: Você deve manter a turma dividida em grupos. Distribua os materiais sobre a rainha Nzinga e sobre as rotas de tráfico de pessoas escravizadas para cada um dos grupos. Neste material estão presente informações para os grupos refletirem sobre a relação de Portugal com outras sociedades. Inicialmente, peça para que os grupos discutam, com base nas perguntas abaixo,se houve processos de ruptura e/ou continuidade com a chegada de Portugal aos continentes africano e americano.

  • Vocês já viram algo na televisão, em revistas e na internet sobre a influência de Portugal nestes continentes?
  • Qual marca Portugal pode ter deixado de mais forte em suas colônias?

Observe as respostas dos alunos, pode ser que eles levantem pontos do senso comum sobre os continentes. Você pode incentivá-los mencionando que existem vários países que têm como língua oficial o português.

Após 3 minutos, peça para que os grupos socializem suas respostas com a turma.

Distribua os materiais correspondentes a cada grupo e dê 15 minutos para que os grupos discutam e façam a leitura. Após este tempo, os grupos deverão compartilhar suas respostas e você deve guiar a discussão com a sala.

O material A rainha Nzinga Mbandi traz a figura de Nzinga e identifica alguns processos de adaptações culturais, os mapas os alunos podem identificar as rotas do tráfico e pensar sobre a influência africana no Brasil. No fim da discussão você deve deixar uma pergunta para que os alunos possam refletir e discutir para finalizar esta parte da aula:

  • Qual o impacto que Portugal causou neste encontro de culturas?

Materiais para impressão:

Rainha Nzinga Mbandi

Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaenDwCEhScWD7WuwdSEpptd47smbwqbC8yMXueuwuQxRUAdrdH8xJZ3rZwH/his7-02und02-rainha-nzinga-mbandi.pdf

Mapas

Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmyzcunesnTdCpJJgkpjC8bMjGx2sh2VcGv2q2V9vXQEx5UhR2hfXJzs3jZ7/his7-02und02-mapas-rotas-trafico-de-pessoas-escravizadas.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por trabalhar individualmente e fazer uma discussão coletiva com a turma, se o número de alunos for pequeno.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Como proposta de culminância da aula, cada grupo deverá formular um conjunto de duas questões para outro grupo responder, como se fosse um quiz. É importante que todos os grupos formulem uma pergunta sobre cada material. Deste modo você consegue observar o modo que o que foi discutido em sala foi retido pelos alunos.

Estimule os alunos a ser criativos, esta etapa tem apenas 13 minutos. Reserve 5 minutos para que os grupos possam realizar as perguntas uns para os outros. Você deve selecionar quais grupos devem se juntar para responder/realizar as perguntas, junte grupos que apresentaram alguma dificuldade com outros que estão com mais facilidade na matéria. Deste modo, os alunos podem se ajudar neste processo.

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por sortear algumas perguntas e fazê-las a sala toda.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Pincel ou giz, folhas, canetas, lápis, slides impressos (caso sua escola não conte com um projetor).

Material complementar:

Nzinga Mbandi: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaenDwCEhScWD7WuwdSEpptd47smbwqbC8yMXueuwuQxRUAdrdH8xJZ3rZwH/his7-02und02-rainha-nzinga-mbandi.pdf

Mapas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmyzcunesnTdCpJJgkpjC8bMjGx2sh2VcGv2q2V9vXQEx5UhR2hfXJzs3jZ7/his7-02und02-mapas-rotas-trafico-de-pessoas-escravizadas.pdf

Perguntas reflexão Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/X9CfyQjEEAtkQF2ehMnuycMTnUqeXgAQ795temMkqMGHmShEg4fcfMcREGsg/his7-02und02-perguntas-problematizacao-reflexao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xyyfawXgA7TwCBPhFBx75Gm4VJTAzh8DnMMwnraJvHg97Ptxe9wy5u9kbJPJ/his7-02und02-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-14032013-094719/publico/2012_MarianaBracksFonseca.pdf - Dissertação que estuda Nzinga Mbandi e as resistências na Angola. Acesso em: 27/2/2019.

https://super.abril.com.br/historia/rainha-nzinga-mbandi/ - Matéria sobre Nzinga. Acesso em: 27/2/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Esta contextualização propõe que os alunos façam um paralelo entre a globalização e a expansão marítima europeia do período moderno. Você deve dividir a sala em seis grupos (atente para que os grupos não sejam grandes e sejam heterogêneos, para que os alunos consigam se auxiliar durante a aula); proponha as seguintes reflexões:

  • O que foi a expansão marítima?

É esperado que os alunos associem a expansão marítima com o momento que Portugal e Espanha, principalmente se lançaram ao mar. Você pode, para auxiliar, pedir para que definam, primeiramente, a palavra “expansão” e, após, “marítima”. Após definirem ambas as palavras, separadamente, podem chegar ao conceito de forma mais orgânica.

  • A expansão marítima europeia pode ter sido o início de um processo de conexões entre povos?

É esperado que os alunos consigam dar respostas que conectem a expansão marítima a um processo de globalização. Explore com os alunos as possibilidades que as conexões entre povos proporcionaram para aquelas sociedades

Por se tratar de alguns conceitos, os alunos podem sentir dificuldades em responder as perguntas. Se isso ocorrer, você deve ir facilitando a discussão, exemplificando: O que é a internet? Com ela conseguimos acessar apenas conteúdos do Brasil? Posso conversar com pessoas de outros países?, Quem está usando uma peça de roupa que foi feita em outro país? Alguma marca famosa?. Por meio destas perguntas os alunos começarão a compreender o conceito de globalização e a influência dela em nossas vida e cultura. Isso auxiliará no entendimento das conexões entre os povos.

Como adequar à sua realidade: Nossa sugestão de seis grupos pode ser alterada de acordo com a realidade de sua turma. A quantidade de grupos foi pensada para que os grupos ficassem com um número menor de alunos, facilitando a discussão e a interação entre os alunos

Para você saber mais:

Definição de globalização, segundo o dicionário online Dicio: Processo que ocasiona uma integração, ou ligação estreita, entre economias e mercados, em diferentes países, resultando na quebra das fronteiras entre eles. https://www.dicio.com.br/globalizacao/. Acesso em: 11/2/2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos.

Orientações: Você deve manter a turma dividida em grupos. Distribua os materiais sobre a rainha Nzinga e sobre as rotas de tráfico de pessoas escravizadas para cada um dos grupos. Neste material estão presente informações para os grupos refletirem sobre a relação de Portugal com outras sociedades. Inicialmente, peça para que os grupos discutam, com base nas perguntas abaixo,se houve processos de ruptura e/ou continuidade com a chegada de Portugal aos continentes africano e americano.

  • Vocês já viram algo na televisão, em revistas e na internet sobre a influência de Portugal nestes continentes?
  • Qual marca Portugal pode ter deixado de mais forte em suas colônias?

Observe as respostas dos alunos, pode ser que eles levantem pontos do senso comum sobre os continentes. Você pode incentivá-los mencionando que existem vários países que têm como língua oficial o português.

Após 3 minutos, peça para que os grupos socializem suas respostas com a turma.

Distribua os materiais correspondentes a cada grupo e dê 15 minutos para que os grupos discutam e façam a leitura. Após este tempo, os grupos deverão compartilhar suas respostas e você deve guiar a discussão com a sala.

O material A rainha Nzinga Mbandi traz a figura de Nzinga e identifica alguns processos de adaptações culturais, os mapas os alunos podem identificar as rotas do tráfico e pensar sobre a influência africana no Brasil. No fim da discussão você deve deixar uma pergunta para que os alunos possam refletir e discutir para finalizar esta parte da aula:

  • Qual o impacto que Portugal causou neste encontro de culturas?

Materiais para impressão:

Rainha Nzinga Mbandi

Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XaenDwCEhScWD7WuwdSEpptd47smbwqbC8yMXueuwuQxRUAdrdH8xJZ3rZwH/his7-02und02-rainha-nzinga-mbandi.pdf

Mapas

Link do material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pmyzcunesnTdCpJJgkpjC8bMjGx2sh2VcGv2q2V9vXQEx5UhR2hfXJzs3jZ7/his7-02und02-mapas-rotas-trafico-de-pessoas-escravizadas.pdf

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por trabalhar individualmente e fazer uma discussão coletiva com a turma, se o número de alunos for pequeno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: Como proposta de culminância da aula, cada grupo deverá formular um conjunto de duas questões para outro grupo responder, como se fosse um quiz. É importante que todos os grupos formulem uma pergunta sobre cada material. Deste modo você consegue observar o modo que o que foi discutido em sala foi retido pelos alunos.

Estimule os alunos a ser criativos, esta etapa tem apenas 13 minutos. Reserve 5 minutos para que os grupos possam realizar as perguntas uns para os outros. Você deve selecionar quais grupos devem se juntar para responder/realizar as perguntas, junte grupos que apresentaram alguma dificuldade com outros que estão com mais facilidade na matéria. Deste modo, os alunos podem se ajudar neste processo.

Como adequar à sua realidade: Você pode optar por sortear algumas perguntas e fazê-las a sala toda.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias do 7º ano :

7º ano / História / O mundo moderno e a conexão entre sociedades africanas, americanas e europeias

MAIS AULAS DE História do 7º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07HI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de História

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano