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Plano de aula > História > 9º ano > Totalitarismos e conflitos mundiais

Plano de aula - A formação de alianças: a Primeira Guerra bate à porta

Plano de aula de História com atividades para 9º ano do EF sobre A formação de alianças: a Primeira Guerra bate à porta

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Guilherme Gonzaga Bento

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro, lápis de cor.

Material complementar:

Mapa Europa em blocos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TV9gkNMX4CmUZXcztU3Gd6Jzq5PbskAzHHeeV2E29UDu4HTGaH27ptd8r3u8/his9-10und03-europa-em-blocos.pdf

Arquivo presente no livro História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial, de Luís Edmundo Moraes.

Fragmento do livro A Primeira Guerra Mundial, de Lawrence Sondhaus

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HeQNM6faEzJh4fvsaUDPA9pQGNrSfP7puGvKDyaDTsmfyXuedECb5utMtU4n/his9-10und03-excerto-a-primeira-guerra-mundial.pdf

Tratado

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7B8MuN66vpQusnCsCZDAgY3juTctCsjeqwXSxJvfTmzuCqYTkeXkjayMbc5m/his9-10und03-tratado.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre a Política de Alianças e a Primeira Guerra Mundial, consulte:

ARARIPE, Luiz de Alencar. Primeira Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio. (Org.). História das guerras. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 320-353.

MAGNOLI, Demétrio; BARBOSA, Elaine Senise. A Grande Guerra e as ilusões perdidas (1914-1928). In:___. Liberdade versus

igualdade - O mundo em desordem (1914-1945). V. 1. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2011. p. 17-33.

MORAES, Luís Edmundo. O fim do século - ambiente e expectativas. In:___. História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017.

HOBSBAWM, Eric. A era da guerra total. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

p. 29-60.

SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017.

SOUSA, Rainer Gonçalves. “Alianças para a Primeira Guerra Mundial”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/aliancas.htm>. Acesso em: 26 de dezembro de 2018.

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam identificar e compreender como se deu a formação dos blocos de alianças que culminaram na Primeira Guerra Mundial, considerando quais países compunham estes blocos e os motivos que levaram à sua formação, de maneira que os alunos entendam que a formação destas alianças militares também possui fundo político e econômico e que elas não se dão por acaso, sempre tendo como fundo estratégias de defesa, conquista territorial, manutenção de hegemonia política e econômica, entre outras causas e motivações.

Neste sentido, o professor deve se colocar como uma intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto, levando em conta toda a complexidade do que será estudado.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo do aluno. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo
e sua atitude historiadora.

Para tanto, separe a turma em trios ou quartetos, de forma que possam se ajudar mutuamente no grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.

O professor deve entregar impresso aos grupos e/ou projetar em slide o “Mapa Europa em blocos”, arquivo presente no livro História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial, de Luís Edmundo Moraes, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TV9gkNMX4CmUZXcztU3Gd6Jzq5PbskAzHHeeV2E29UDu4HTGaH27ptd8r3u8/his9-10und03-europa-em-blocos.pdf

Posteriormente à entrega dos materiais, o professor deve projetar o presente slide; escrever o questionamento nele contido no quadro ou entregar uma folha com a pergunta aos alunos, solicitando que, durante a análise do mapa, os alunos reflitam acerca do questionamento realizado, anotando em uma folha em branco quais os blocos de alianças foram formados e quais países os compunham, sempre levando em conta os dados contidos no mapa e o conhecimento prévio que possuem sobre o assunto.

O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 10 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Espera-se nesta etapa da aula que os alunos consigam identificar, com base na análise do mapa, quais os países integravam os blocos de alianças da Tríplice Aliança e Tríplice Entente na configuração geopolítica da Europa entre o fim do século XIX e o início do século XX. É importante frisar aos alunos que eles devem anotar na folha e guardá-la para consulta nas outras etapas da aula.

Uma vez identificada e anotada a configuração das alianças que culminariam na Primeira Guerra esta etapa da aula estará cumprida.

Para você saber mais:

Sugerimos ao professor para maiores informações de forma clara e objetiva sobre a formação de alianças consultar:

SOUSA, Rainer Gonçalves. Alianças para a Primeira Guerra Mundial; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/aliancas.htm>. Acesso em: 26 dez. 2018.

As alianças da Grande Guerra - a Tríplice Entente, disponível em <https://minionupucmg.wordpress.com/2017/07/31/as-aliancas-da-grande-guerra-parte-i-a-triplice-entente/> Acesso em: 9 jan. 2018.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mantenha os grupos formados e entregue o Fragmento do livro A Primeira Guerra Mundial, de Lawrence Sondhaus, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HeQNM6faEzJh4fvsaUDPA9pQGNrSfP7puGvKDyaDTsmfyXuedECb5utMtU4n/his9-10und03-excerto-a-primeira-guerra-mundial.pdf

O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do fragmento do texto (documento), utilizando-se se necessário do Glossário que acompanha o texto, para a melhor compreensão de palavras e conceitos presentes no mesmo. Caso necessário o professor pode ser consultado para esclarecer alguma dúvida sobre o documento.

Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise do documento, tenham em mente os questionamentos feitos no slide, que podem ser projetados no data show, escritos no quadro ou entregue impressos para os grupos. Peça que, refletindo sobre as questões, os grupos anotem em uma folha, que pode ser a mesma utilizada na reflexão do Contexto, uma breve resposta, possível e coletiva sobre o referido questionamento.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Nesta etapa da aula, com base na leitura e na análise do texto, espera-se que os alunos compreendam as causas e as motivações que ocasionaram
a formação de alianças no período que antecede a Primeira Guerra Mundial e culminaria na eclosão desta. O fragmento aponta para uma relativa estabilidade e paz entre as grandes potências europeias que se aliavam em busca de seus interesses e da manutenção de influência e hegemonia de poder, sem, no entanto, demonstrar hostilidade até a década que antecede a Primeira Guerra Mundial.

Com base nesta interpretação, espera-se que os alunos compreendam como se deu a formação dos blocos de alianças político-militares que se enfrentariam na Primeira Guerra. Eram eles: a Tríplice Aliança, formada em 1882 por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, e do outro lado
a Tríplice Entente, constituída por França, Rússia e Grã-Bretanha.

Em relação ao primeiro questionamento, espera-se que os alunos respondam que as alianças realizadas tinham como principal objetivo a cooperação e a proteção mútua entre os países com a finalidade de evitar conflitos armados e se defender quando necessário. Neste sentido,
o objetivo principal dessas alianças era evitar conflitos e cooperação em defesa.

No caso do segundo questionamento, temos no caso da Tríplice Aliança a necessidade de aliança entre Áustria-Hungria e Itália, ainda que tivessem divergências, a aproximação com a Alemanha, a fim de evitar animosidades e atritos e se protege de França e Rússia. Já no caso da formação da Tríplice Entente, tinha-se como principal objetivo dos países que a constituíam se proteger do crescente poderio da Alemanha.

Realizada esta interpretação por parte dos grupos, o objetivo desta etapa da aula terá sido atingido. É importante frisar que o professor deve procurar não intervir no processo de análise e interpretação dos alunos, apenas auxiliando em dúvidas pontuais quanto questionado.

Para você saber mais:

Sobre a Política de Alianças consulte o texto “Política de alianças para a Primeira Guerra Mundial, do historiador Leandro Carvalho, disponível no endereço eletrônico https://alunosonline.uol.com.br/historia/politica-aliancas-para-primeira-guerra-mundial.html

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Desfaça os grupos e divida a sala em dois grandes grupos, um para ser a Tríplice Entente e outro para ser a Tríplice Aliança. Distribua para os grupos a definição de tratado, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7B8MuN66vpQusnCsCZDAgY3juTctCsjeqwXSxJvfTmzuCqYTkeXkjayMbc5m/his9-10und03-tratado.pdf

Peça aos alunos que elaborem um tratado de aliança entre os países, de acordo com a aliança atribuída a cada grupo, ou seja, Tríplice Entente ou Tríplice Aliança. O tratado deve conter: 1 - Os países-membros dos tratados. 2 - Os objetivos a que se destina a formação daquela aliança. 3 - Os termos de cooperação a que se submeterão os países-membros.

A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização da atividade é de 20 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique a finalização da aula e atividade proposta. Nos primeiros 14 minutos os alunos irão criar o tratado e nos 6 minutos restantes os grupos vão compartilhá-lo com toda a turma.

Neste momento, os alunos deverão demonstrar o que aprenderam sobre a formação de alianças que culminaram na Primeira Guerra Mundial. Para tanto, deverão elaborar o tratado exatamente nos termos propostos, de forma a contemplar os principais itens presentes neste instrumento que formaliza as alianças, como a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.

O professor deve orientar os alunos para que, se necessário, utilizem os materiais de anotação produzidos nas outras etapas da aula, ou seja, tanto o mapa entregue na Contextualização quanto as respostas da etapa de Problematização feitas com base na análise do documento utilizado naquela fase da aula.

No fim da atividade, como forma de compartilhamento os alunos deverão eleger um representante do grupo para que leia para toda a turma o tratado elaborado pelo grupo.

A Sistematização, portanto, deve ser o momento de aferir se o objetivo inicial da aula foi atingido e se os alunos conseguiram compreender como se deu o processo de formação das alianças, quais os países pertencentes e as causas e os motivos que ocasionaram a formação destes blocos políticos-militares que culminariam na Primeira Guerra Mundial.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópia impressa dos materiais indicados, folha em branco, data show (se houver), pincel ou giz para escrever no quadro, lápis de cor.

Material complementar:

Mapa Europa em blocos

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TV9gkNMX4CmUZXcztU3Gd6Jzq5PbskAzHHeeV2E29UDu4HTGaH27ptd8r3u8/his9-10und03-europa-em-blocos.pdf

Arquivo presente no livro História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial, de Luís Edmundo Moraes.

Fragmento do livro A Primeira Guerra Mundial, de Lawrence Sondhaus

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HeQNM6faEzJh4fvsaUDPA9pQGNrSfP7puGvKDyaDTsmfyXuedECb5utMtU4n/his9-10und03-excerto-a-primeira-guerra-mundial.pdf

Tratado

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7B8MuN66vpQusnCsCZDAgY3juTctCsjeqwXSxJvfTmzuCqYTkeXkjayMbc5m/his9-10und03-tratado.pdf

Para você saber mais:

Para conhecer mais sobre a Política de Alianças e a Primeira Guerra Mundial, consulte:

ARARIPE, Luiz de Alencar. Primeira Guerra Mundial. In: MAGNOLI, Demétrio. (Org.). História das guerras. 5ª ed. São Paulo: Contexto, 2011. p. 320-353.

MAGNOLI, Demétrio; BARBOSA, Elaine Senise. A Grande Guerra e as ilusões perdidas (1914-1928). In:___. Liberdade versus

igualdade - O mundo em desordem (1914-1945). V. 1. Rio de Janeiro/São Paulo: Record, 2011. p. 17-33.

MORAES, Luís Edmundo. O fim do século - ambiente e expectativas. In:___. História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017.

HOBSBAWM, Eric. A era da guerra total. In:___. Era dos extremos - o breve século XX (1914-1991). 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

p. 29-60.

SONDHAUS, Lawrence. A Primeira Guerra Mundial. São Paulo: Contexto, 2017.

SOUSA, Rainer Gonçalves. “Alianças para a Primeira Guerra Mundial”; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/aliancas.htm>. Acesso em: 26 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula apresentando-o aos alunos. A intenção neste momento é que os alunos conheçam qual a finalidade da aula e o que deverão aprender no fim desta. No entanto, o professor não deve antecipar nenhuma questão específica que será tratada durante a aula, possibilitando aos alunos construir o conhecimento por conta própria, sendo o professor apenas um mediador desta construção.

O objetivo central da aula é que os alunos possam identificar e compreender como se deu a formação dos blocos de alianças que culminaram na Primeira Guerra Mundial, considerando quais países compunham estes blocos e os motivos que levaram à sua formação, de maneira que os alunos entendam que a formação destas alianças militares também possui fundo político e econômico e que elas não se dão por acaso, sempre tendo como fundo estratégias de defesa, conquista territorial, manutenção de hegemonia política e econômica, entre outras causas e motivações.

Neste sentido, o professor deve se colocar como uma intermediário do processo de aprendizagem, não estabelecendo nenhuma relação hierarquizada de conhecimento com o aluno, mas apenas mediar a construção do conhecimento histórico em sala de aula, fornecendo os subsídios necessários para que os alunos consigam refletir criticamente com base nas fontes históricas e seu conhecimento prévio sobre o assunto, levando em conta toda a complexidade do que será estudado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Neste momento é hora de estimular o protagonismo do aluno. Sendo assim o professor não deve discorrer sobre o assunto e sim mediar a reflexão do mesmo com os alunos, visto que estes devem estar no centro do processo de aprendizagem, exercendo seu protagonismo
e sua atitude historiadora.

Para tanto, separe a turma em trios ou quartetos, de forma que possam se ajudar mutuamente no grupo em que estiverem localizados, orientando-os para que sempre busquem o diálogo, o compartilhamento e a construção conjunta do conhecimento, respeitando a divergência de opiniões que possa existir.

O professor deve entregar impresso aos grupos e/ou projetar em slide o “Mapa Europa em blocos”, arquivo presente no livro História contemporânea - da Revolução Francesa à Primeira Guerra Mundial, de Luís Edmundo Moraes, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TV9gkNMX4CmUZXcztU3Gd6Jzq5PbskAzHHeeV2E29UDu4HTGaH27ptd8r3u8/his9-10und03-europa-em-blocos.pdf

Posteriormente à entrega dos materiais, o professor deve projetar o presente slide; escrever o questionamento nele contido no quadro ou entregar uma folha com a pergunta aos alunos, solicitando que, durante a análise do mapa, os alunos reflitam acerca do questionamento realizado, anotando em uma folha em branco quais os blocos de alianças foram formados e quais países os compunham, sempre levando em conta os dados contidos no mapa e o conhecimento prévio que possuem sobre o assunto.

O professor deve deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 10 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Espera-se nesta etapa da aula que os alunos consigam identificar, com base na análise do mapa, quais os países integravam os blocos de alianças da Tríplice Aliança e Tríplice Entente na configuração geopolítica da Europa entre o fim do século XIX e o início do século XX. É importante frisar aos alunos que eles devem anotar na folha e guardá-la para consulta nas outras etapas da aula.

Uma vez identificada e anotada a configuração das alianças que culminariam na Primeira Guerra esta etapa da aula estará cumprida.

Para você saber mais:

Sugerimos ao professor para maiores informações de forma clara e objetiva sobre a formação de alianças consultar:

SOUSA, Rainer Gonçalves. Alianças para a Primeira Guerra Mundial; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/aliancas.htm>. Acesso em: 26 dez. 2018.

As alianças da Grande Guerra - a Tríplice Entente, disponível em <https://minionupucmg.wordpress.com/2017/07/31/as-aliancas-da-grande-guerra-parte-i-a-triplice-entente/> Acesso em: 9 jan. 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Mantenha os grupos formados e entregue o Fragmento do livro A Primeira Guerra Mundial, de Lawrence Sondhaus, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HeQNM6faEzJh4fvsaUDPA9pQGNrSfP7puGvKDyaDTsmfyXuedECb5utMtU4n/his9-10und03-excerto-a-primeira-guerra-mundial.pdf

O professor deve pedir aos alunos que realizem uma leitura atenta do fragmento do texto (documento), utilizando-se se necessário do Glossário que acompanha o texto, para a melhor compreensão de palavras e conceitos presentes no mesmo. Caso necessário o professor pode ser consultado para esclarecer alguma dúvida sobre o documento.

Solicite aos alunos que, durante a leitura e análise do documento, tenham em mente os questionamentos feitos no slide, que podem ser projetados no data show, escritos no quadro ou entregue impressos para os grupos. Peça que, refletindo sobre as questões, os grupos anotem em uma folha, que pode ser a mesma utilizada na reflexão do Contexto, uma breve resposta, possível e coletiva sobre o referido questionamento.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo de realização da atividade é de 18 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique o andamento das etapas seguintes da aula.

Nesta etapa da aula, com base na leitura e na análise do texto, espera-se que os alunos compreendam as causas e as motivações que ocasionaram
a formação de alianças no período que antecede a Primeira Guerra Mundial e culminaria na eclosão desta. O fragmento aponta para uma relativa estabilidade e paz entre as grandes potências europeias que se aliavam em busca de seus interesses e da manutenção de influência e hegemonia de poder, sem, no entanto, demonstrar hostilidade até a década que antecede a Primeira Guerra Mundial.

Com base nesta interpretação, espera-se que os alunos compreendam como se deu a formação dos blocos de alianças político-militares que se enfrentariam na Primeira Guerra. Eram eles: a Tríplice Aliança, formada em 1882 por Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália, e do outro lado
a Tríplice Entente, constituída por França, Rússia e Grã-Bretanha.

Em relação ao primeiro questionamento, espera-se que os alunos respondam que as alianças realizadas tinham como principal objetivo a cooperação e a proteção mútua entre os países com a finalidade de evitar conflitos armados e se defender quando necessário. Neste sentido,
o objetivo principal dessas alianças era evitar conflitos e cooperação em defesa.

No caso do segundo questionamento, temos no caso da Tríplice Aliança a necessidade de aliança entre Áustria-Hungria e Itália, ainda que tivessem divergências, a aproximação com a Alemanha, a fim de evitar animosidades e atritos e se protege de França e Rússia. Já no caso da formação da Tríplice Entente, tinha-se como principal objetivo dos países que a constituíam se proteger do crescente poderio da Alemanha.

Realizada esta interpretação por parte dos grupos, o objetivo desta etapa da aula terá sido atingido. É importante frisar que o professor deve procurar não intervir no processo de análise e interpretação dos alunos, apenas auxiliando em dúvidas pontuais quanto questionado.

Para você saber mais:

Sobre a Política de Alianças consulte o texto “Política de alianças para a Primeira Guerra Mundial, do historiador Leandro Carvalho, disponível no endereço eletrônico https://alunosonline.uol.com.br/historia/politica-aliancas-para-primeira-guerra-mundial.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Desfaça os grupos e divida a sala em dois grandes grupos, um para ser a Tríplice Entente e outro para ser a Tríplice Aliança. Distribua para os grupos a definição de tratado, disponível no endereço eletrônico https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7B8MuN66vpQusnCsCZDAgY3juTctCsjeqwXSxJvfTmzuCqYTkeXkjayMbc5m/his9-10und03-tratado.pdf

Peça aos alunos que elaborem um tratado de aliança entre os países, de acordo com a aliança atribuída a cada grupo, ou seja, Tríplice Entente ou Tríplice Aliança. O tratado deve conter: 1 - Os países-membros dos tratados. 2 - Os objetivos a que se destina a formação daquela aliança. 3 - Os termos de cooperação a que se submeterão os países-membros.

A instrução, que está presente no slide, pode ser projetada no data show; escrita no quadro ou entregue impressa para os grupos, de forma a melhor orientá-los.

É importante deixar bem claro aos alunos que o tempo total de realização da atividade é de 20 minutos, não podendo ser ultrapassado, para que não prejudique a finalização da aula e atividade proposta. Nos primeiros 14 minutos os alunos irão criar o tratado e nos 6 minutos restantes os grupos vão compartilhá-lo com toda a turma.

Neste momento, os alunos deverão demonstrar o que aprenderam sobre a formação de alianças que culminaram na Primeira Guerra Mundial. Para tanto, deverão elaborar o tratado exatamente nos termos propostos, de forma a contemplar os principais itens presentes neste instrumento que formaliza as alianças, como a Tríplice Entente e a Tríplice Aliança.

O professor deve orientar os alunos para que, se necessário, utilizem os materiais de anotação produzidos nas outras etapas da aula, ou seja, tanto o mapa entregue na Contextualização quanto as respostas da etapa de Problematização feitas com base na análise do documento utilizado naquela fase da aula.

No fim da atividade, como forma de compartilhamento os alunos deverão eleger um representante do grupo para que leia para toda a turma o tratado elaborado pelo grupo.

A Sistematização, portanto, deve ser o momento de aferir se o objetivo inicial da aula foi atingido e se os alunos conseguiram compreender como se deu o processo de formação das alianças, quais os países pertencentes e as causas e os motivos que ocasionaram a formação destes blocos políticos-militares que culminariam na Primeira Guerra Mundial.

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